O objetivo deste tutorial é ensinar nossos leitores iniciantes a criar uma conta gratuita no GuiaInvest. Essa é a comunidade de investidores que participo desde 2013 e onde encontro as ferramentas de análise que utilizo para acompanhar e decidir sobre meus investimentos em ações. Quando escrevo artigos sobre investimentos na bolsa faço estudos utilizando as ferramentas do GuiaInvest e para acompanhar esses artigos seria interessante que você tivesse pelo menos a conta gratuita.

Tenho uma conta PRO (versão paga do GuiaInvest), mas para quem está começando agora a conta gratuita é suficiente. Ela permitirá que você acompanhe boa parte dos artigos que já publiquei e os que ainda vou publicar sobre investimentos na bolsa. Através da conta gratuita é possível acessar diversas ferramentas úteis para quem pretende investir em ações. Vou falar sobre essas ferramentas neste tutorial.

O GuiaInvest é uma mistura de rede social com ferramentas de análise fundamentalista das ações das empresas. Também existe ferramenta de análise técnica de uso simplificado para estudar o preço das ações e os volumes negociados. Na versão gratuita os dados são atualizados a cada 15 minutos. Na versão paga são atualizados em tempo real.

Na minha opinião, o recurso mais interessante do GuiaInvest é o acesso ao grande banco de dados fundamentalistas das empresas. Todos os números que aparecem nos balanços contábeis das empresas, que permitem avaliar seu desempenho e saúde financeira, estão disponíveis nas ferramentas que o GuiaInvest oferece. Como irei mostrar aqui, existem diversos relatórios automáticos, relatórios personalizados, sistemas de busca de ações e sistemas de análise que apresentam os dados que você precisa de uma forma rápida e organizada. Com poucos cliques você pode utilizar filtros para comparar as empresas e encontrar as oportunidades.

Você verá neste tutorial que isso é muito útil para o pequeno investidor que busca oportunidades de longo prazo e não tem tempo (nem muito conhecimento) para ficar lendo centenas de páginas de balanços contábeis que as empresas produzem a cada semestre.  Seria humanamente impossível ler o balanço de dezenas ou até centenas de empresas a cada trimestre para buscar oportunidades. No passado, esse tipo de ferramenta só estava disponível para grandes investidores.

Eu já tive a assinatura gratuita do GuiaInvest, mas hoje tenho a versão paga (PRO) por entender que o tempo que eu gastava analisando balanços para investir em ações valem mais do que os R$ 47 que eles me cobram por mês. As ferramentas me permitem encontrar oportunidades rapidamente e economizam o tempo que eu gastaria fazendo isso.

Acompanhe os passos para a criação da sua conta gratuita:

Passo 1

Primeiro visite esse endereço aqui e clique na opção “ENTRAR” no canto superior direito da página. Na parte central da página também tem um botão que leva para a página de entrada onde existe o formulário para novos usuários. Já se você clicar no botão vermelho “Quero saber mais” vai aparecer a página que descreve a versão paga do GuiaInvest. Veja na figura abaixo onde você deve clicar.

Passo 2

Ela é a tela de entrada do GuiaInvest. Como você ainda não possui uma conta gratuita basta clicar no link “Crie uma conta” no final do formulário. Veja a localização do link na foto abaixo:

Passo 3

Agora você será direcionado para outro formulário como aparece logo abaixo. Escolha o método que pretende usar para criar sua conta. É possível criar fazendo uso dos dados da sua conta no Facebook ou você poderá criar a conta fornecendo seu endereço de email. Escolha a forma que achar melhor.

Passo 4

Se você clicou em “cadastre-se com seu e-mail” será direcionado para um formulário como esse logo abaixo. Forneça seu nome, email e crie uma senha. Ela será solicitada sempre que você entrar na comunidade novamente. Sua conta será criada automaticamente e um e-mail de confirmação será enviado para você.

Passo 5

Parabéns. Sua conta gratuita foi criada. Aqui está a tela que você verá quando acessar o Guiainvest pela primeira vez. Recomendo que dedique algum tempo explorando os recursos. Na figura abaixo você tem um resumo de como a ferramenta funciona. Uma dica para a sua primeira tarefa seria selecionar as ações que você pretende seguir através do formulário no canto direito.

 

Agora você pode seguir outros participantes do GuiaInvest. Para localizar pessoas, ações e empresas basta  utilizar o campo de pesquisa que aparece na barra superior da tela. Faça uma busca por “Leandro Avila” e comece a seguir minhas publicações. Veja como fazer na figura abaixo. Você também pode visitar o meu “mural” e ver o que estou publicando lá acessando aqui.

Explorando o GuiaInvest

O Guiainvest funciona como uma rede social que reúne pequenos investidores de todo Brasil. É como se você estivesse dentro de um “Facebook de Investidores” onde todas as pessoas estão interessadas em aprender sobre investimentos e praticar os ensinamentos no dia a dia. Dentro do ambiente existem ferramentas gratuitas e fáceis de usar por qualquer iniciante. É possível estudar os gráficos através da análise técnica e estudar os números das empresas através da análise fundamentalista. Conheça a análise técnica e fundamentalista visitando aqui.

A grande vantagem do GuiaInvest é poder acessar dados fundamentalistas de todas as empresas em um único lugar e de uma forma fácil de entender. Você não precisa ler os complicados balanços trimestrais das empresas para localizar informações importantes para decidir sobre onde investir.

Veja um exemplo de página onde temos os dados do último balanço de um grande banco.

A figura acima é um exemplo da página que você pode visualizar ao clicar em “mais” e depois em “resultados trimestrais”. Ela possui os dados mais importantes da empresa que foram divulgados no último trimestre. É muito rápido comparar os últimos resultados com os trimestres anteriores. Observe todas as opções na figura acima.

Logo acima tempos a página de Raio-X. Existe uma página dessas para cada ação listada na bolsa. Ela é muito longa e não foi possível tirar uma foto com todas as informações para publicar aqui. Ela apresenta em um só lugar, de forma rápida e acessível, todos os dados importantes para o pequeno investidor. Você poderá visualizar rapidamente a rentabilidade da ação nos últimos 7 dias, no mês, 30 dias, 12 meses e nos quatro anos anteriores. Na parte inferior do relatório existem diversos dados fundamentalistas importantes como Preço/Lucro, DY, Payout, Dividendos pagos, Valor de Mercado, Price Sales Ratio que é o valor de mercado dividido pela receita operacional líquida, Lucro por Ação, Valor Patrimonial por Ação, Margem Bruta, Margem Líquida, Dívida Bruta dividida pelo patrimônio líquido, Liquidez Corrente, Ativo Total, Patrimônio Líquido, Receita Líquida, Lucro Líquido, Proventos, etc.

O Raio-X ainda acompanha um gráfico que permite observar de forma rápida o histórico de lucros ou prejuízos da empresa.

No GuiaInvest existem algumas ferramentas e relatórios que só podem ser acessados por assinantes pagos que utilizam a versão PRO do GuiaInvest. Essas ferramentas economizam muito tempo do pequeno investidor que seguem o objetivo de fazer investimentos de longo prazo.

Um exemplo está no relatório que aparece quando clicamos na opção “Analise”. O sistema verifica os dados dos balanços e aplica os critérios que foram ensinados pelo Benjamin Graham. Graham é considerado o precursor da estratégia buy and hold (comprar e segurar) de investimentos em ações, seguida por seu seguidor bilionário Warren Buffett. Ele é autor de livros que até hoje são considerados verdadeiras bíblias para os investidores. O André Fogaça, sócio do GuiaInvest, tem um curso chamado Árvore da Riqueza que fala sobre a analise fundamentalista baseada nos ensinamentos de Benjamin Graham e de outros grandes autores da analise fundamentalista, mas com foco voltado para o investidor brasileiro.

Na opção “extras” existem três ferramentas gratuitas que descrevi na figura abaixo. Gosto muito da ferramenta de pesquisa de ações. Ela funciona como um filtro. Você pode selecionar o filtro que lista apenas as ações que pagaram os maiores dividendos. Você pode listar apenas as que tiveram valorização acima de x% no ano. Você pode filtrar e listar com base na relação de preço e lucro (P/L), Preço e Valor Patrimonial (P/VPA), Valor de Mercado, etc. Isso economiza muito tempo na sua “garimpagem” por ações que merecem serem estudadas com mais profundidade. Ajuda muito a separar o joio do trigo fazendo você economizar tempo (que é o nosso bem mais precioso).

Outra ferramenta muito interessante é a que gera relatórios setoriais. Ela permite ter uma visão de quais setores da economia possuem melhor desempenho na bolsa de valores. Pode listar por volume, P/L, P/VPA, R/RL, DY (dividendos), etc. Além dos setores você também pode pesquisar por subsetores e segmentos de mercado.

 

Na área do site chamada Stock Guide, observe no menu horizontal superior, é possível criar seus próprios estudos para pesquisar boas ações com base nos dados fundamentalistas das empresas. Vários desses estudos já estão prontos e você só precisa clicar e adaptar para sua necessidade. Exemplos: Ranking de maiores pagadoras de dividendos, Ranking de liquidez, Ranking de P/L, Maiores Altas e Maiores Baixas, etc. Entre os relatórios da versão PRO temos o Garimpo Avançado e Simples de Ações, Oscilações, Ranking de P/VPA, Ranking de valor de mercado, Seleção Avançada de Dividendos, Seleção GuiaInvest e Ranking de empresas sem prejuízos trimestral nos últimos 5 anos.

O mais interessante é que você mesmo pode montar seus próprios estudos para listar as ações com os melhores desempenhos usando como base qualquer número que faça parte do balanço e dos fundamentos da empresa.

Real Time Data

Existe um recurso muito interessante na área “extras” que pode ser usado por quem tem a conta PRO. Essa ferramenta é um complemento para o seu Microsoft Excel. Basta baixar o RTD, instalar e ele ficará integrado ao Excel. O sistema permite que você acesse qualquer informação fundamentalista de qualquer empresa através das suas planilhas. Basta estar conectado na internet. O sistema pega os dados em tempo real no banco de dados do GuiaInvest.

Eles oferecem diversos modelos de planilha que já estão prontas para uso. Você pode baixar e modificar essas planilhas livremente. Sempre que você abre uma planilha que faz uso desse recurso, uma tela aparece pedindo o login e a senha da sua conta no GuiaInvest.

Cursos e aulas em vídeo

Dentro da área da versão PRO existem aulas em vídeos e cursos para iniciantes. Um desses cursos é o treinamento “Bolsa para leigos”. São 17 aulas em vídeo sobre os temas que listei abaixo:

  • Lição 01 – Introdução
  • Lição 02 – Participantes do Mercado (Parte I)
  • Lição 03 – Participantes do Mercado (Parte II)
  • Lição 04 – O Mercado de Ações em Detalhes
  • Lição 05 – Clube de Investimento
  • Lição 06 – Ofertas Públicas
  • Lição 07 – Acionistas: Direitos e Garantias
  • Lição 08 – Entendendo o Funcionamento do Mercado (Parte I)
  • Lição 09 – Entendendo o Funcionamento do Mercado (Parte II)
  • Lição 10 – Como Avaliar uma Ação Através da Análise Fundamentalista
  • Lição 11 – Como Avaliar uma Ação Através da Análise Técnica)
  • Lição 12 – Derivativos
  • Lição 13 – Certificado de Depósito de Ações (BDR)
  • Lição 14 – Informações ao Investidor
  • Lição 15 – Termômetro do Mercado
  • Lição 16 – Custos de Transação
  • Lição 17 – Conclusão

Também existe uma área chamada Guiainvest PRO Express com 24 aulas em vídeo ensinando a usar todos os recursos e ferramentas oferecidas na versão paga do Guiainvest.

  • 1. Como Pesquisar Ações
  • 2. Como Acessar o Ranking de Ações
  • 3. Como Utilizar o Monitor do Mercado
  • 4. Como Utilizar as Listas de Ações
  • 5. Como Utilizar o Raio-X (Básico)
  • 6. Como Utilizar o Raio-X (Avançado)
  • 7. Como Interpretar a Análise de Estrelas
  • 8. Como Acessar as Informações Complementares
  • 9. Aprenda a Utilizar o Stock Guide (Básico)
  • 10. Aprenda a Utilizar o Stock Guide (Intermediário)
  • 11. Aprenda a Utilizar o Stock Guide (Avançado)
  • 12. Como Exportar um Estudo para o Excel
  • 13. Como Copiar e Compartilhar um Estudo
  • 14. Como Utilizar os Gráficos (Básico)
  • 15. Como Utilizar os Gráficos (Avançado)
  • 16. Como Copiar e Compartilhar um Gráfico
  • 17. Como Instalar o GuiaInvest RTD
  • 18. Como Abrir uma Planilha com Link RTD
  • 19. Como Criar uma Planilha do Zero Usando o RTD
  • 20. Como Utilizar o Consultor Virtual de Investimentos
  • 21. Como Utilizar o Planejador Financeiro
  • 22. Como Utilizar o Guia Completo de Fundos
  • 23. Como Utilizar o Check List Automático de Ações
  • 24. Como Acessar o Relatório Mensal GI

Foto da página onde é possível acessar dezenas de aulas em vídeo:

Conclusão:

Esses são apenas alguns recursos que existem no GuiaInvest. Como falei, para quem está iniciando, a conta gratuita é um verdadeiro presente. Não custa nada começar a ter contato com o mundo dos investimentos em ações. Basta querer, ter um pouco de tempo e dedicação. Para quem pretende avançar e fazer estudos sobre investimento na bolsa, a conta PRO será uma ferramenta barata, prática e de grande utilidade no seu dia a dia como pequeno investidor. No passado, ferramentas que analisavam dados de centenas de empresas com apenas um clique eram caras e somente os grandes investidores tinham acesso. Para criar sua conta gratuita agora mesmo visite esse endereço aqui, clique na opção “ENTRAR” e siga o passo 1 como foi apresentado no início do artigo.

Perceba que as ferramentas não fazem o trabalho para você. Se você não entende nada de marcenaria, não adianta ter as melhores ferramentas de marcenaria do mundo. Elas serão inúteis nas mãos de quem não as sabe utilizar. Já se você tem a força de vontade necessária para aprender, será apenas uma questão de tempo para tirar o melhor proveito das ferramentas.