Como criar conta grátis no GuiaInvest

O objetivo deste tutorial é ensinar nossos leitores iniciantes a criar uma conta gratuita no GuiaInvest. Essa é a comunidade de investidores que participo desde 2013 e onde encontro as ferramentas de análise que utilizo para acompanhar e decidir sobre meus investimentos em ações. Quando escrevo artigos sobre investimentos na bolsa faço estudos utilizando as ferramentas do GuiaInvest e para acompanhar esses artigos seria interessante que você tivesse pelo menos a conta gratuita.

Tenho uma conta PRO (versão paga do GuiaInvest), mas para quem está começando agora a conta gratuita é suficiente. Ela permitirá que você acompanhe boa parte dos artigos que já publiquei e os que ainda vou publicar sobre investimentos na bolsa. Através da conta gratuita é possível acessar diversas ferramentas úteis para quem pretende investir em ações. Vou falar sobre essas ferramentas neste tutorial.

O GuiaInvest é uma mistura de rede social com ferramentas de análise fundamentalista das ações das empresas. Também existe ferramenta de análise técnica de uso simplificado para estudar o preço das ações e os volumes negociados. Na versão gratuita os dados são atualizados a cada 15 minutos. Na versão paga são atualizados em tempo real.

Na minha opinião, o recurso mais interessante do GuiaInvest é o acesso ao grande banco de dados fundamentalistas das empresas. Todos os números que aparecem nos balanços contábeis das empresas, que permitem avaliar seu desempenho e saúde financeira, estão disponíveis nas ferramentas que o GuiaInvest oferece. Como irei mostrar aqui, existem diversos relatórios automáticos, relatórios personalizados, sistemas de busca de ações e sistemas de análise que apresentam os dados que você precisa de uma forma rápida e organizada. Com poucos cliques você pode utilizar filtros para comparar as empresas e encontrar as oportunidades.

Você verá neste tutorial que isso é muito útil para o pequeno investidor que busca oportunidades de longo prazo e não tem tempo (nem muito conhecimento) para ficar lendo centenas de páginas de balanços contábeis que as empresas produzem a cada semestre.  Seria humanamente impossível ler o balanço de dezenas ou até centenas de empresas a cada trimestre para buscar oportunidades. No passado, esse tipo de ferramenta só estava disponível para grandes investidores.

Eu já tive a assinatura gratuita do GuiaInvest, mas hoje tenho a versão paga (PRO) por entender que o tempo que eu gastava analisando balanços para investir em ações valem mais do que os R$ 47 que eles me cobram por mês. As ferramentas me permitem encontrar oportunidades rapidamente e economizam o tempo que eu gastaria fazendo isso.

Acompanhe os passos para a criação da sua conta gratuita:

Passo 1

Primeiro visite esse endereço aqui e clique na opção “ENTRAR” no canto superior direito da página. Na parte central da página também tem um botão que leva para a página de entrada onde existe o formulário para novos usuários. Já se você clicar no botão vermelho “Quero saber mais” vai aparecer a página que descreve a versão paga do GuiaInvest. Veja na figura abaixo onde você deve clicar.

Passo 2

Ela é a tela de entrada do GuiaInvest. Como você ainda não possui uma conta gratuita basta clicar no link “Crie uma conta” no final do formulário. Veja a localização do link na foto abaixo:

Passo 3

Agora você será direcionado para outro formulário como aparece logo abaixo. Escolha o método que pretende usar para criar sua conta. É possível criar fazendo uso dos dados da sua conta no Facebook ou você poderá criar a conta fornecendo seu endereço de email. Escolha a forma que achar melhor.

Passo 4

Se você clicou em “cadastre-se com seu e-mail” será direcionado para um formulário como esse logo abaixo. Forneça seu nome, email e crie uma senha. Ela será solicitada sempre que você entrar na comunidade novamente. Sua conta será criada automaticamente e um e-mail de confirmação será enviado para você.

Passo 5

Parabéns. Sua conta gratuita foi criada. Aqui está a tela que você verá quando acessar o Guiainvest pela primeira vez. Recomendo que dedique algum tempo explorando os recursos. Na figura abaixo você tem um resumo de como a ferramenta funciona. Uma dica para a sua primeira tarefa seria selecionar as ações que você pretende seguir através do formulário no canto direito.

 

Agora você pode seguir outros participantes do GuiaInvest. Para localizar pessoas, ações e empresas basta  utilizar o campo de pesquisa que aparece na barra superior da tela. Faça uma busca por “Leandro Avila” e comece a seguir minhas publicações. Veja como fazer na figura abaixo. Você também pode visitar o meu “mural” e ver o que estou publicando lá acessando aqui.

Explorando o GuiaInvest

O Guiainvest funciona como uma rede social que reúne pequenos investidores de todo Brasil. É como se você estivesse dentro de um “Facebook de Investidores” onde todas as pessoas estão interessadas em aprender sobre investimentos e praticar os ensinamentos no dia a dia. Dentro do ambiente existem ferramentas gratuitas e fáceis de usar por qualquer iniciante. É possível estudar os gráficos através da análise técnica e estudar os números das empresas através da análise fundamentalista. Conheça a análise técnica e fundamentalista visitando aqui.

A grande vantagem do GuiaInvest é poder acessar dados fundamentalistas de todas as empresas em um único lugar e de uma forma fácil de entender. Você não precisa ler os complicados balanços trimestrais das empresas para localizar informações importantes para decidir sobre onde investir.

Veja um exemplo de página onde temos os dados do último balanço de um grande banco.

A figura acima é um exemplo da página que você pode visualizar ao clicar em “mais” e depois em “resultados trimestrais”. Ela possui os dados mais importantes da empresa que foram divulgados no último trimestre. É muito rápido comparar os últimos resultados com os trimestres anteriores. Observe todas as opções na figura acima.

Logo acima tempos a página de Raio-X. Existe uma página dessas para cada ação listada na bolsa. Ela é muito longa e não foi possível tirar uma foto com todas as informações para publicar aqui. Ela apresenta em um só lugar, de forma rápida e acessível, todos os dados importantes para o pequeno investidor. Você poderá visualizar rapidamente a rentabilidade da ação nos últimos 7 dias, no mês, 30 dias, 12 meses e nos quatro anos anteriores. Na parte inferior do relatório existem diversos dados fundamentalistas importantes como Preço/Lucro, DY, Payout, Dividendos pagos, Valor de Mercado, Price Sales Ratio que é o valor de mercado dividido pela receita operacional líquida, Lucro por Ação, Valor Patrimonial por Ação, Margem Bruta, Margem Líquida, Dívida Bruta dividida pelo patrimônio líquido, Liquidez Corrente, Ativo Total, Patrimônio Líquido, Receita Líquida, Lucro Líquido, Proventos, etc.

O Raio-X ainda acompanha um gráfico que permite observar de forma rápida o histórico de lucros ou prejuízos da empresa.

No GuiaInvest existem algumas ferramentas e relatórios que só podem ser acessados por assinantes pagos que utilizam a versão PRO do GuiaInvest. Essas ferramentas economizam muito tempo do pequeno investidor que seguem o objetivo de fazer investimentos de longo prazo.

Um exemplo está no relatório que aparece quando clicamos na opção “Analise”. O sistema verifica os dados dos balanços e aplica os critérios que foram ensinados pelo Benjamin Graham. Graham é considerado o precursor da estratégia buy and hold (comprar e segurar) de investimentos em ações, seguida por seu seguidor bilionário Warren Buffett. Ele é autor de livros que até hoje são considerados verdadeiras bíblias para os investidores. O André Fogaça, sócio do GuiaInvest, tem um curso chamado Árvore da Riqueza que fala sobre a analise fundamentalista baseada nos ensinamentos de Benjamin Graham e de outros grandes autores da analise fundamentalista, mas com foco voltado para o investidor brasileiro.

Na opção “extras” existem três ferramentas gratuitas que descrevi na figura abaixo. Gosto muito da ferramenta de pesquisa de ações. Ela funciona como um filtro. Você pode selecionar o filtro que lista apenas as ações que pagaram os maiores dividendos. Você pode listar apenas as que tiveram valorização acima de x% no ano. Você pode filtrar e listar com base na relação de preço e lucro (P/L), Preço e Valor Patrimonial (P/VPA), Valor de Mercado, etc. Isso economiza muito tempo na sua “garimpagem” por ações que merecem serem estudadas com mais profundidade. Ajuda muito a separar o joio do trigo fazendo você economizar tempo (que é o nosso bem mais precioso).

Outra ferramenta muito interessante é a que gera relatórios setoriais. Ela permite ter uma visão de quais setores da economia possuem melhor desempenho na bolsa de valores. Pode listar por volume, P/L, P/VPA, R/RL, DY (dividendos), etc. Além dos setores você também pode pesquisar por subsetores e segmentos de mercado.

 

Na área do site chamada Stock Guide, observe no menu horizontal superior, é possível criar seus próprios estudos para pesquisar boas ações com base nos dados fundamentalistas das empresas. Vários desses estudos já estão prontos e você só precisa clicar e adaptar para sua necessidade. Exemplos: Ranking de maiores pagadoras de dividendos, Ranking de liquidez, Ranking de P/L, Maiores Altas e Maiores Baixas, etc. Entre os relatórios da versão PRO temos o Garimpo Avançado e Simples de Ações, Oscilações, Ranking de P/VPA, Ranking de valor de mercado, Seleção Avançada de Dividendos, Seleção GuiaInvest e Ranking de empresas sem prejuízos trimestral nos últimos 5 anos.

O mais interessante é que você mesmo pode montar seus próprios estudos para listar as ações com os melhores desempenhos usando como base qualquer número que faça parte do balanço e dos fundamentos da empresa.

Real Time Data

Existe um recurso muito interessante na área “extras” que pode ser usado por quem tem a conta PRO. Essa ferramenta é um complemento para o seu Microsoft Excel. Basta baixar o RTD, instalar e ele ficará integrado ao Excel. O sistema permite que você acesse qualquer informação fundamentalista de qualquer empresa através das suas planilhas. Basta estar conectado na internet. O sistema pega os dados em tempo real no banco de dados do GuiaInvest.

Eles oferecem diversos modelos de planilha que já estão prontas para uso. Você pode baixar e modificar essas planilhas livremente. Sempre que você abre uma planilha que faz uso desse recurso, uma tela aparece pedindo o login e a senha da sua conta no GuiaInvest.

Cursos e aulas em vídeo

Dentro da área da versão PRO existem aulas em vídeos e cursos para iniciantes. Um desses cursos é o treinamento “Bolsa para leigos”. São 17 aulas em vídeo sobre os temas que listei abaixo:

  • Lição 01 – Introdução
  • Lição 02 – Participantes do Mercado (Parte I)
  • Lição 03 – Participantes do Mercado (Parte II)
  • Lição 04 – O Mercado de Ações em Detalhes
  • Lição 05 – Clube de Investimento
  • Lição 06 – Ofertas Públicas
  • Lição 07 – Acionistas: Direitos e Garantias
  • Lição 08 – Entendendo o Funcionamento do Mercado (Parte I)
  • Lição 09 – Entendendo o Funcionamento do Mercado (Parte II)
  • Lição 10 – Como Avaliar uma Ação Através da Análise Fundamentalista
  • Lição 11 – Como Avaliar uma Ação Através da Análise Técnica)
  • Lição 12 – Derivativos
  • Lição 13 – Certificado de Depósito de Ações (BDR)
  • Lição 14 – Informações ao Investidor
  • Lição 15 – Termômetro do Mercado
  • Lição 16 – Custos de Transação
  • Lição 17 – Conclusão

Também existe uma área chamada Guiainvest PRO Express com 24 aulas em vídeo ensinando a usar todos os recursos e ferramentas oferecidas na versão paga do Guiainvest.

  • 1. Como Pesquisar Ações
  • 2. Como Acessar o Ranking de Ações
  • 3. Como Utilizar o Monitor do Mercado
  • 4. Como Utilizar as Listas de Ações
  • 5. Como Utilizar o Raio-X (Básico)
  • 6. Como Utilizar o Raio-X (Avançado)
  • 7. Como Interpretar a Análise de Estrelas
  • 8. Como Acessar as Informações Complementares
  • 9. Aprenda a Utilizar o Stock Guide (Básico)
  • 10. Aprenda a Utilizar o Stock Guide (Intermediário)
  • 11. Aprenda a Utilizar o Stock Guide (Avançado)
  • 12. Como Exportar um Estudo para o Excel
  • 13. Como Copiar e Compartilhar um Estudo
  • 14. Como Utilizar os Gráficos (Básico)
  • 15. Como Utilizar os Gráficos (Avançado)
  • 16. Como Copiar e Compartilhar um Gráfico
  • 17. Como Instalar o GuiaInvest RTD
  • 18. Como Abrir uma Planilha com Link RTD
  • 19. Como Criar uma Planilha do Zero Usando o RTD
  • 20. Como Utilizar o Consultor Virtual de Investimentos
  • 21. Como Utilizar o Planejador Financeiro
  • 22. Como Utilizar o Guia Completo de Fundos
  • 23. Como Utilizar o Check List Automático de Ações
  • 24. Como Acessar o Relatório Mensal GI

Foto da página onde é possível acessar dezenas de aulas em vídeo:

Conclusão:

Esses são apenas alguns recursos que existem no GuiaInvest. Como falei, para quem está iniciando, a conta gratuita é um verdadeiro presente. Não custa nada começar a ter contato com o mundo dos investimentos em ações. Basta querer, ter um pouco de tempo e dedicação. Para quem pretende avançar e fazer estudos sobre investimento na bolsa, a conta PRO será uma ferramenta barata, prática e de grande utilidade no seu dia a dia como pequeno investidor. No passado, ferramentas que analisavam dados de centenas de empresas com apenas um clique eram caras e somente os grandes investidores tinham acesso. Para criar sua conta gratuita agora mesmo visite esse endereço aqui, clique na opção “ENTRAR” e siga o passo 1 como foi apresentado no início do artigo.

Perceba que as ferramentas não fazem o trabalho para você. Se você não entende nada de marcenaria, não adianta ter as melhores ferramentas de marcenaria do mundo. Elas serão inúteis nas mãos de quem não as sabe utilizar. Já se você tem a força de vontade necessária para aprender, será apenas uma questão de tempo para tirar o melhor proveito das ferramentas.

By |08/05/2017|Categories: Ações|39 Comments

About the Author:

Leandro Ávila é administrador de empresas, educador independente especializado em Educação Financeira. Além de editor do Clube dos Poupadores é autor dos livros: Reeducação Financeira, Investidor Consciente, Investimentos que rendem mais, e livros sobre Como comprar e investir em imóveis.

39 Comments

  1. sandro 8 de maio de 2017 at 10:17 - Reply

    Muito bom o site, já uso a um tempo. Só tenho uma dúvida, as informações apresentadas no banco de dados (dívida, lucro, valor patrimonial, etc.) são atualizadas no mesmo dia que a empresa disponibiliza seu relatório?

    • Leandro Ávila 8 de maio de 2017 at 12:05 - Reply

      Oi Sandro, nunca parei para observar se os dados aparecem no mesmo dia ou no dia seguinte. Exemplo: na sexta-feira a Magazine Luiza divulgou seu balanço trimestral. Já pude observar nas opções Raio-X, Análise e Resultados Trimestrais do GuiaInvest o impacto que esse balanço atual representou na avaliação da empresa. Apesar de ter sido a melhor ação de 2016 com ganhos de 501% (o lucro da empresa disparou 1.014%, passando de R$ 5,3 milhões no primeiro trimestre de 2016 para R$ 58,6 milhões no início deste ano), existem outros números que precisam ser avaliados e o site ajuda muito a fazer isso de forma rápida. Acredito que no momento que os dados são disponibilizados na Bovespa o sistema do GuiaInvest recebe os dados. Os dados sem qualquer tratamento e análise (dados crus) estão disponíveis neste endereço aqui.

  2. Samara 8 de maio de 2017 at 10:48 - Reply

    Excelente dica, muito obrigada Leandro!

  3. Robson 8 de maio de 2017 at 13:51 - Reply

    Olá Leandro! Você poderia fazer uma análise de alguma ação seguindo os seus critérios utilizando a conta grátis do Guiainvest?

    Obrigado e um grande abraço!

    • Leandro Ávila 8 de maio de 2017 at 16:43 - Reply

      Oi Robson. Eu posso ser punido se fizer isso que você me pediu. Existe uma entidade do governo chamada CVM que significa Comissão de Valores Mobiliários. Essa entidade tem o objetivo criar normas sobre o mercado de valores mobiliários e fiscalizar o cumprimento delas. A compra e venda de ações faz parte do mercado de valores mobiliários. Segundo a CVM, somente aqueles que são “Analistas de Valores Mobiliários” podem analisar e divulgar suas analises sobre as ações das empresas. Para ser analista você precisa se credenciar, isso envolve custos regulares e tira de você determinadas liberdades como investidor, como não poder investir livremente em ações que você analisa. Para fazer meu trabalho de educador eu não preciso ser analista. Sempre que escrevo artigos sobre ações eu evito falar de ações específicas por não poder fazer isso livremente.

      • Robson 8 de maio de 2017 at 21:43 - Reply

        Não sabia disso. Muito obrigado por me explicar. Grande abraço!

  4. Isteffany Paulino 8 de maio de 2017 at 14:52 - Reply

    Prezado Leandro, tentei criar a conta gratuita no GuaInvest, seguindo os passos que você mencionou, mas primeiro aconteceu de acusar que o e-mail era inválido (optei por registrar com o e-mail) e tentei com dois endereços de e-mail diferentes. Mudei então de navegador e aí deu certo, recebi a mensagem de confirmação, porém, ao acessar o site, não aparece a tela inicial mostrada por você, que permite experimentar a ferramenta. Aparece apenas uma tela de suporte do site. O que pode ter acontecido? Tentei o processo novamente e não deu certo.

    • Leandro Ávila 8 de maio de 2017 at 16:45 - Reply

      Oi Isteffany. Eu não sei dizer o que pode ter ocorrido. Antes de escrever o artigo eu tive o cuidado de criar uma conta de teste, uma conta nova. Utilizei outro endereço de email para criar a conta e poder ver as telas que aparecem quando o usuário é novo. Acho que não custa nada enviar uma mensagem para o suporte deles.

      • Istéffany 16 de maio de 2017 at 14:14 - Reply

        Prezado Leandro, obrigada pela resposta. Entrei em contato com o suporte e resolveram o meu problema. Agora é experimentar a ferramenta.

  5. Lázaro Marques 8 de maio de 2017 at 15:37 - Reply

    Prezado Leandro, tentei efetuar o cadastro e deu erro (“informe um email válido”), creio que o site apresenta algum problema, tentei na período da manhã e tarde. Obrigado!

    • Leandro Ávila 8 de maio de 2017 at 21:52 - Reply

      Oi Lázaro. Tente novamente. Recebi o aviso de vários leitores que começaram a me seguir lá dentro, provavelmente são pessoas que conseguiram se cadastrar normalmente.

  6. William 8 de maio de 2017 at 18:55 - Reply

    Excelente dica, assisti a uma palestra dele essa semana e pensei que o GuiaInvest só tinha a versão PRO. Eu queria experimentar um pouco antes de decidir adquirir a versão PRO, e daí surge este artigo. Muito obrigado Leandro.

    • Leandro Ávila 8 de maio de 2017 at 21:51 - Reply

      Oi William. A versão gratuita permite participar da comunidade que funciona como uma rede social, também existem algumas ferramentas que funcionam normalmente na versão livre.

  7. Allan 8 de maio de 2017 at 22:49 - Reply

    Guiainvest é um antro de sardinhagem.
    Melhor para análise fundamentalista é Bastter.

    • Leandro Ávila 9 de maio de 2017 at 7:17 - Reply

      Oi Allan, respeito sua opinião e como seria bom para o mundo se a opinião dos outros também fosse respeitada. O GuiaInvest, na minha opinião, é um ótimo lugar para aqueles que estão iniciando. Minha maior atenção é para os iniciantes aqui no Clube dos Poupadores, pois são eles que mais precisam de ajuda. Infelizmente existem aqueles que chamam os iniciantes de “sardinha”, que no lugar de ajudar ficam rindo das suas dúvidas, fazendo chacota. Eu também já fui iniciante sobre investimentos na bolsa de valores e sei exatamente o que é fazer uma pergunta em uma comunidade cheia de pessoas “experientes” e ser tratado com grosseria, com falta de educação, com brincadeiras sem graça. Infelizmente existem donos de sites que se orgulham da maneira grosseira com que trata seus visitantes e participantes. Eu também não tenho nenhuma simpatia por sites, blogs e fóruns que fazem parceria e recebem patrocínio de corretoras e outras instituições financeiras. Não posso recomendar para os meus leitores um ambiente onde os iniciantes são chamados e sardinha. Eu faço parte do GuiaInvest desde 2013. Aqui no meu site eu irei divulgar as ferramentas que eu uso, gosto e acredito. Não tenho nada contra as pessoas que gostam de outras ferramentas, mas aqui eu irei fazer o que eu acho melhor para os meus leitores.

    • Gustavo 15 de maio de 2017 at 4:17 - Reply

      Bastter é um antro de arrogância e falta de profissionalismo, isso sim. E arrogância vem do sentimento de inferioridade, já explica a Psicologia. Tentei acompanhar alguns vídeos do site no YouTube, mas o próprio começa a divagar, mudar de assunto do nada, falar bobagem, alegando que ninguém pode reclamar porque é de graça. Como se isso justificasse. Sardinha é que se acha tubarão.

      • Leandro Ávila 15 de maio de 2017 at 8:15 - Reply

        Oi Gustavo. Eu me esforço para não rotular as pessoas, todo mundo tenta fazer o trabalho que pode fazer, dentro das suas limitações. Eu tenho minhas limitações e os meus defeitos, você deve ter os seus, cada um coleciona suas limitações e defeitos. Devemos nos concentrar nas ideias. Olhado pelo mundo das ideias, na minha opinião, alguém que está querendo fazer um trabalho de educação deve respeitar o iniciante. O desrespeito afasta as pessoas, desestimula, poda o desejo de buscar conhecimento. Um educador que desestimula o iniciante a aprender, não é educador. Mesmo assim, existe espaço para todos na internet. Existe gosto para tudo. Isso é muito bom. Cada pessoa deve se conectar naquele estilo que mais gosta.

  8. Fausto 8 de maio de 2017 at 23:19 - Reply

    Você pode conseguir essas informações também de forma gratuita no site Fundamentus.

    • Leandro Ávila 9 de maio de 2017 at 7:19 - Reply

      Oi Fausto. É uma ótima ferramenta para quem tem mais experiência e conhecimentos. Para quem tem pouco conhecimento ela pode desmotivar.

  9. Marcelo Williams 9 de maio de 2017 at 10:07 - Reply

    Muito boa a dica Leandro. Obrigado.

  10. Luiz 9 de maio de 2017 at 10:57 - Reply

    Leandro, suas dicas me foram muito úteis. Agradeço.
    Estou começando a usar o Guiainvest e já conheço o Fundamentus. Acredito que o Guiainvest contém informações mastigadas, como também consolidadas que o Fundamentus não tem. Algumas informações históricas e comparáveis que sinto falta no Fundamentus, encontrei no Guiainvest. Portanto, acho que é possível usá-las de forma complementar.
    Abraço.

  11. Bernardo 9 de maio de 2017 at 13:07 - Reply

    Estás me encorajando a entrar neste mundo, obviamente começando pela aquisiçao de conhecimento. Obrigado

    • Leandro Ávila 10 de maio de 2017 at 7:34 - Reply

      Oi Bernardo. É importante estudar e no início fazer investimentos pequenos com o objetivo educativo, ou seja, investimentos que permitem aprender na prática.

  12. Eduardo 9 de maio de 2017 at 21:04 - Reply

    Leandro, quando você pensa em adquirir ações de uma empresa, você vai até a empresa, conversa com gerentes, conversa com clientes e competidores dessa empresa? Gestores de grandes fundos fazem mais do que isso e inclusive interferem na gestão da empresa. Quando você investe apenas lendo relatórios que muitas vezes são falsificados, você se encontra em uma posição desvantajosa. Não estou dizendo para não investir diretamente mas acho perigoso inclusive recomendar para leigos cuja principal fonte de renda não tem a ver com mercado financeiro ao invés de investir através de fundos. Pode não ganhar tanto e escolher bons fundos dá muito trabalho também, mas se pessoas que olham números o dia todo e fizeram faculdade e cursos disso perdem dinheiro, alguém que investe porque leu bons livros e bons sites têm muito mais probabilidade de perder.

    • Leandro Ávila 10 de maio de 2017 at 7:42 - Reply

      Oi Eduardo. É por este motivo que os grandes investidores recomendam que você invista em empresas que estão em setores que você conhece. Eu acho perigoso investir sem saber o que está fazendo. Não importa se é em fundos, ações, etc. Por este motivo a único investimento que eu recomendo insistentemente é aquele que você faz na sua educação. O resto é consequência. Investir em fundos sem estudar o prospecto e o regulamento pode ser um desastre. Você precisa saber o que você está autorizando o gestor fazer com o seu dinheiro. Precisa saber o que leve vai fazer, como vai fazer e quais serão os custos. A maioria não investe em fundos dessa forma, da mesma forma que muitos não investem em ações conhecendo a empresa que está investindo. Até guardar dinheiro em casa é perigoso se você não entende quais serão as consequências da inflação. Eu já escrevi uma série de artigos sobre fundos que está disponível aqui no Clube dos Poupadores.

  13. Renato 9 de maio de 2017 at 23:53 - Reply

    Leandro, o que você pensa sobre os serviços que vendem relatórios de ações? Acredita que, aliado ao estudo e à capacitação individual, os relatórios podem ser um mecanismo complementar de ajuda ao investidor? Abraço.

    • Leandro Ávila 10 de maio de 2017 at 7:45 - Reply

      Oi Renato. A maioria compra esse tipo de relatório como atalho. Você paga alguém para que ele diga onde você e milhares ou até centenas de milhares devem investir, pois esses relatórios não são personalizados, eles são um padrão vendido para muitos. O problema que vejo é que você vai acabar comprando ações de empresas que não conhece, que estão em atividades que você não entende. Você compra quando o momento é bom, mas depois de alguns meses ou anos você não tem condições técnicas de saber se ainda é uma boa opção de investimento. Você vai ficar condenado a assinar esse relatório da empresa para sempre, pois se não fizer isso não saberá quando eles vão deixar de recomendar a determinada ação. A ideia deles é justamente essa, criar uma dependência. Eu como educador tento estimular que as pessoas sejam cada vez mais independentes dos outros para investir. A vantagem da educação é que ela ensina a pescar. As recomendações de investimento criam uma relação de dependência.

  14. Eliana 10 de maio de 2017 at 9:48 - Reply

    Bom dia Leandro, acompanho as suas postagens e são bastantes válidas para meu conhecimento. Gostaria de solicitar um documentário sobre as ETFs, para iniciante em ação, acho que é um caminho a mais.

  15. Carlos 15 de maio de 2017 at 12:52 - Reply

    Olá Leandro,

    Minha única ressalva em adquirir o guiainvest pro são algumas frases que o André Fogaça utiliza para promover seus produtos, como:

    “Neste vídeo de 90 minutos eu mostro como investir R$ 100 reais mensais e obter uma renda de até R$ 5 mil. ”

    Sabemos que, e você mesmo já explanou sobre isso, no mundo dos investimentos, qualquer promessa milagrosa deve ser analisada com muito cuidado. Não existe almoço grátis.

    • Leandro Ávila 15 de maio de 2017 at 13:04 - Reply

      Oi Carlos. É verdade. Toda promessa deve ser analisada com muito cuidado. Isso é diferente de “Toda promessa deve ser descartada sem ser analisada com cuidado”. É isso que eu tento seguir na minha vida para evitar problemas sem jogar oportunidades no lixo. Chamo isso de principio da descrença, inclusive eu coloquei ele no final de todas as páginas do Clube dos Poupadores, lá no rodapé da página. O princípio da descrença é a proposição segundo a qual o pesquisador não deve acreditar em nada e ao mesmo tempo estar aberto à investigação e experimentação pessoal. Isso é fundamental para o desenvolvimento humano.

  16. Angelita 21 de maio de 2017 at 11:53 - Reply

    Parabéns Leandro, pelo respeito com os iniciantes, tenho acompanhando e concordo com seus princípios de educar, orientar as pessoas. Estudarei muito o assunto, tenho pesquisado muito, lendo muito e acima de tudo me reorganizando.OBRIGADO.

  17. Edson 10 de novembro de 2017 at 10:21 - Reply

    Olá, Leandro parabéns pelo excelente trabalho!
    Você não tem mais conta no GuiaInvest? procurei pelo seu nome no site para ler seus post mas, não encontrei.

Leave A Comment

Share this

Compartilhe com um amigo