Confira a lista dos carros mais seguros e mais inseguros do Brasil com base em testes de batida que também são chamados de teste de colisão, teste de impacto ou crash test. Você vai descobrir que a indústria automobilística no Brasil vende carros inseguros porque o brasileiro ainda não aprendeu a comprar carro da forma correta.

A característica que você mais deve levar em consideração ao escolher um carro é a segurança. Infelizmente muitos brasileiros usam como principal fator de decisão a beleza do carro e as ilusões e fantasias exibidas nos comerciais da televisão.

Quando você prioriza o preço do carro e os custos com manutenção, seguro e consumo de combustível está cometendo um erro. Tudo isto é importante, mas a segurança precisa estar em primeiro lugar.

De nada adianta ter um carro bonito e econômico se sua vida ou sua saúde estão comprometidas. Dinheiro não é mais importante que a segurança da sua família. Entre um veículo inseguro e o transporte público, prefira o transporte público. Isto se aplica ao uso de motos. O principal argumento de quem vende motos é que andar de moto é melhor que andar de ônibus. Procure saber quantas pessoas morrem ou ficam com sequelas irreversíveis todos os anos na sua cidade andando de moto e de ônibus e tire suas conclusões. No futuro pretendo falar sobre as motos. Hoje vamos falar da segurança dos carros.

Os testes de colisão são realizados em baixa velocidade (entre 55km/h a 64km/h) já que o objetivo deles é testar o veículo com base nas colisões mais comuns que são as que acontece dentro dos centros urbanos.

Batidas em alta velocidade costumam ser fatais. Não existe muitas chances de sobrevivência em batidas frontais em alta velocidade, nem mesmo dentro dos carros mais seguros vendidos no Brasil. Veja o que acontece com um Ford Focus batendo em um muro a 200km/h que teria o mesmo efeito de dois carros a 100km/h batendo de frente em uma estrada.

O crash test é realizado batendo um veículo contra barreiras indeformáveis, normalmente utilizam blocos de concreto ou ferro. Seria como bater em um muro ou poste. Também existem testes em blocos deformáveis metálicos que seria como bater em um veículo parado. Utilizando diversos sensores em bonecos colocados dentro do carro é possível avaliar os danos que a colisão pode provocar no motorista e passageiro.

Uma entidade que faz testes de colisão de carros vendidos no Brasil Latin NCAP. Seus objetivos são oferecer aos consumidores uma avaliações independentes e imparciais de segurança dos carros novos; estimular os fabricantes a melhorarem o desempenho em segurança de seus veículos à venda no país; incentivar os governos a aplicarem as regulamentações exigidas pelas Nações Unidas quanto aos testes de colisão para os veículos de passageiros.

É bem fácil de perceber que carros fabricados para serem vendidos nos EUA e na Europa seguem normas de segurança mais rígidas, não só pelo fato do governo obrigar as empresas a seguirem normas de segurança, mas pelo fato dos consumidores já estarem conscientizados que precisam exigir segurança e qualidade naquilo que compram. Quem faz os testes dos carros vendidos na Europa é a Euro NCAP.

E aqui entra a educação financeira. Você deve usar o seu dinheiro de forma inteligente exigindo o menor preço pela máxima qualidade e segurança possíveis. E para isto você precisa se informar antes de comprar carros.

Lista de Carros Mais Seguros do Brasil

Entenda a tabela: Clicando no nome de cada carro é possível ver o teste de batida. Considere a data em que o teste foi feito. Muitos carros no Brasil ficam muitos anos (as vezes décadas) sem sofrer nenhuma mudança importante, só fazem maquiagem na carroceria. Na tabela temos a quantidade de airbags instalados no veículo testado onde o traço significa que o veículo não possui airbag. No campo “Adulto” você tem a nota de 0 a 5 de segurança divulgada pela Latin NCAP. Quanto maior é a nota mais seguro é o carro para o adulto ou para a criança. A nota infantil leva em consideração uma criança pequena em uma cadeirinha de bebê colocada logo atrás do motorista.

Veículos Data Airbags Segurança Adulto Segurança Infantil
Volkswagen Up! jan/14 2 5 4
Ranault Clio jan/14 2 3 1
Ford Ecosport nov/13 2 5 3
Ford Focus III nov/13 2 5 4
Chevrolet Malibu nov/13 10 4 1
Volkswagen Jetta nov/13 2 5 4
Chevrolet Agile jun/13 0 2
Chevrolet Celta ago/11 1 2
Chevrolet Classic ago/11 1 1
Chevrolet Cruze LT ago/11 2 4 3
Fiat Novo Uno Evo jun/11 1 2
Ford New Fiesta jun/12 2 4 4
Ford Focus Hatch set/12 2 4 3
Ford Ka jul/11 1 3
Honda City jul/11 2 4 4
Hyundai HB20 nov/13 2 4 3
Jac J3 mai/12 2 1 2
Nissan March set/11 2 2 1
Peugeot 207 ago/10 2 2 2
Peugeot 207 ago/10 1 2
Renault Clio jul/13 0 1
Renault Fluence set/12 2 4 2
Renault Sandero abr/12 1 2
Toyota Etios out/12 2 4 2
Volkswagen Polo ago/12 2 4 3
Volkswagen Gol ago/10 2 3 2
Volkswagen Gol ago/10 1 2

Para ver os testes em outros veículos visite aqui.

OBS: Normalmente a Latin NCAP compra os carros que testa diretamente nas concessionárias como se fosse um consumidor comum. Isto teoricamente evitaria que a montadora preparasse o carro do teste para receber uma boa nota. Segundo informações divulgadas na imprensa o teste feito no VW UP! foi realizado em janeiro de 2014 quando este veículo ainda não se encontrada à venda nas lojas. O veículo testado veio da fábrica da Volks em Taubaté e não de uma concessionária comum. Em uma notícia divulgada na imprensa o diretor técnico do Global NCap afirmou que poderiam fazer um novo teste usando o UP comprado em loja e se o desempenho fosse menor a nota seria reduzida. É importante observar que este carro popular vindo da fábrica teve 5 estrelas para proteção de adultos, a nota máxima, e 4 para a de crianças. A organização afirmou que essa foi a melhor combinação de resultados na história do Latin NCap desde 2010.

Carros mais seguros

Com base nos testes acima os carros mais seguros são os que tiveram nota 5 para segurança do passageiro. Nenhum veículo teve nota maior que 4 para a segurança infantil. O fato do Chevrolet Malibu possuir 10 airbags não significa que é mais seguro em batidas frontais. No caso de batidas laterais, por possuir airbag nas laterais, é claro que o Malibu será mais seguro do que veículos que não possuem este tipo de airbag. Observando outros testes é possível perceber que carros de menor porte tendem a ser mais inseguros que carros de maior porte. Veja a colisão entre um carro pequeno e um carro grande, sendo que o pequeno possui uma versão brasileira.

Airbag é muito importante

Você vai perceber que o airbag faz muita diferença entre morrer e sobreviver em um acidente com base nas notas dos testes. Sua saúde e sua vida não tem preço. Hoje todos os carros produzidos no Brasil precisam vir com airbag de fábrica (exigência legal). Se você ainda anda em carro sem airbag é interessante pensar na possibilidade de trocar seu carro por um outro usado com airbag ou um carro zero com airbag. Veja o exemplo do VW Gol com e sem airbag na tabela. A nota para a segurança do adulto passa de 1 (sem airbag) para 3 (com airbag).

Não acredite só em propaganda

Você precisa ter muito cuidado ao comprar veículos com base em informações passadas pelos fabricantes em comerciais de televisão. Vamos ver um exemplo entre muitos: A Nissan gosta de destacar em todos os seus comerciais que o Nissan March é um carro com qualidade japonesa. Eles usam o slogan: “Agora todo mundo pode ter um carro japonês.”

Fazem isto porque a população tem a impressão que carros japoneses são modernos e seguros. Realmente, os carros produzidos para serem vendidos no Japão e Europa são mais seguros. O problema é que veículo vendido no Brasil não é exatamente o mesmo vendido lá fora. São carros diferentes.

No Japão o Nissan March se chama Nissan Micra. O March vendido no Brasil é produzido no México e não no Japão. Ele recebeu nota 2 de segurança mesmo com airbag veja a batida aqui . O Nissan Micra que é o March japonês é mais seguro e recebeu nota 4 em segurança como você pode ver aqui. Compare com a batida do Micra aqui.

Este tipo de marketing não é exclusividade de uma ou duas empresa. Todas tentam vender ilusões, fantasias e até mentiras para o consumidor leigo e desinformado. A maioria das marcas brasileiras produzem carros menos seguros, com menor custo e maior lucro para as montadoras. Fazem isto porque a população brasileira ainda não sabe comprar carro.

Livro que ensina a escolher o melhor carro

Recentemente adquiri um livro digital chamado “Como Escolher o seu Carro Ideal” escrito pelo Leandro Mattera que se especializou em prestar consultoria para pessoas e empresas que precisam comprar um carro sem erros, sem pegadinhas e sem arrependimentos. Com este livro percebemos que o brasileiro acha que sabe comprar carro, mas na verdade não sabe. Precisamos aprender a comprar carro com a razão e não com a emoção.

Por não saber comprar carro que os piores carros do mundo só são vendidos aqui. Além de comprar carro ruim e inseguro o brasileiro ainda aceita pagar caro. Quem lucra com isto são as inúmeras montadoras que lançam carros exclusivos (ruins) para o mercado brasileiro. Este problema tem relação com a educação financeira das pessoas. Se não sabemos comprar somos facilmente enganados pelas empresas, compramos errado, temos prejuízo e arriscamos nossa vida.

Com base neste livro eu pretendo escrever outros artigos durante o ano. Para quem pretende trocar de carro ou até comprar o primeiro carro nos próximos anos eu recomendo que você conheça o livro visitando esta página aqui. Todo investimento em conhecimento é insignificante perto do benefício perpétuo de saber mais.