Através desse simulador online você poderá fazer comparações ou simulações de rentabilidade entre o título público Tesouro Selic e títulos privados emitidos por bancos como LCI e LCA. Leia as instruções no final da página para entender como a simulação é feita. Esse simulador tem como base os ensinamentos dos livros: Como Investir em Títulos Públicos e Como Investir em CDB, LCI e LCA.

Você pode editar todos os campos amarelos. Eles já estão preenchidos apenas como um exemplo didático. Veja como preencher:

Data do investimento – Informe a data do início do investimento que pretende simular. É muito importante que a data seja um dia útil.

Data do vencimento – Informe a data de vencimento do investimento. O número de dias entre a data do investimento e do vencimento é utilizado para identificar qual será a alíquota do imposto de renda adotada no Tesouro Selic. Observe que quanto maior o prazo, menor a alíquota do imposto de renda sobre o rendimento. Isso significa que a maior rentabilidade no Tesouro Selic será obtida quando o valor ficar investido por mais de 2 anos.

Taxa Selic – Você encontrará a taxa Selic atual visitando esse endereço aqui. Você verá na página a coluna “No Dia” e “Meta Selic”. Use a taxa que aparece “No Dia”. Você também pode projetar uma taxa média futura menor caso acredite que a taxa irá cair no futuro ou maior caso acredite que ela irá subir.

Taxa de Compra do Tesouro Selic – É uma taxa exibida na coluna “Taxa de Rendimento” nesse endereço aqui.Veja um exemplo:

Taxa da corretora – Existem corretoras que cobram uma taxa anual dos clientes que compram títulos públicos através dela. Verifique na sua corretora se essa taxa é cobrada e qual o percentual. Vale lembrar que existem corretoras que não cobram taxas e nesse caso você deve digitar 0,00%. Não informe a taxa de 0,25% da B3 nesse campo. O sistema já considera essa taxa automaticamente.

Taxa CDI – Esse é a taxa DI que remunera o CDI e que os bancos utilizam como base para definir a rentabilidade de títulos privados como o LCI e LCA. Para saber qual é a taxa DI atual basta visitar aqui. A taxa DI vai aparecer em destaque no topo do site em uma faixa azul.

Percentual do CDI – Os bancos não costumam pagar o equivalente a 100% da taxa DI (CDI). É comum encontrar LCI e LCA com taxas menores que 100%. Exemplo: “LCI com taxa de 90% do CDI”. Neste exemplo você digitaria 90% nesse campo.

Rentabilidade anual do LCI ou LCA – Aqui temos o resultado de quanto será a rentabilidade anual do seu investimento em LCI ou LCA.

Rentabilidade anual do Tesouro Selic – Nesse campo você verá a rentabilidade líquida do Tesouro Selic. Isso significa que a o imposto de renda, a taxa da corretora, a taxa de B3 já estarão descontados.

Importante: Os títulos privados como LCI, LCA e CDB sempre devem oferecer remuneração maior que os títulos públicos e o motivo é simples. Investir em títulos privados é mais arriscado que investir em títulos públicos. Todo mercado considera os títulos públicos do seu país como sendo os investimentos de menor risco. Todos os demais deveriam oferecer taxas maiores como prêmio pelo risco maior. Quanto maior o risco, maior a taxa. Por este motivo você não deve comparar títulos públicos e privados observando apenas a rentabilidade. Existem outros fatores que você deve avaliar como as características da LCI ou da LCA, a saúde financeira do banco que está emitindo o título, a carência, liquidez e outros fatores importantes. No livro Como Investir em CDB, LCI e LCA esses temas são abordados com profundidade.

Vale lembrar que esse comparador tem objetivo educativo. Você não deve encarar as informações dessa página e das simulações como uma recomendação de investimento. É fundamental que você estude e entenda o funcionamento dos investimentos para ser capaz de investir com plena consciência. Você é o único responsável pelos investimentos que faz e por este motivo precisa ampliar seus conhecimentos sobre o assunto.

Independência Financeira

Aqui começa a sua jornada. No final, o trabalho será por paixão e não por obrigação. Crie o seu plano de construção de patrimônio colecionando investimentos que geram a renda que pagará pelo seu estilo de vida. Tenha de volta o seu tempo livre para aproveitar como quiser. Conquiste uma vida mais leve e menos corrida. Todas as ferramentas para você planejar e iniciar a sua jornada até a sua independência financeira. Comece por esse livro.

Investir nas melhores empresas da Bolsa

Aprenda a selecionar as melhores empresas da Bolsa para investir em ações. Domine os conhecimentos e as ferramentas que permitem estudar os resultados financeiros e fundamentalistas das empresas. Comece do zero e invista nas ações das empresas que mais crescem e distribuem lucros (dividendos). Livro ilustrado, rico em gráficos, vídeos e exemplos reais do mercado brasileiro. Perfeito para quem está iniciando.

Investir em CDB, LCI e LCA

Todos os conhecimentos e as ferramentas que você precisa para multiplicar a rentabilidade dos seus investimentos em renda fixa de forma imediata e segura. Aprenda a investir em títulos privados como CDB, LCI e LCA que pagam juros acima da média. Ganhe todos os simuladores e planilhas para comparar a estudar os investimentos de renda fixa oferecidos por todas as principais instituições financeiras.