Depoimentos

Como era a sua vida antes e depois de conhecer o Clube dos Poupadores? Como a educação financeira está ajudando você e a sua família a terem uma vida mais equilibrada, livre e próspera? Estou coletando depoimentos espontâneos dos nossos leitores para motivar os novos e futuros leitores.

O objetivo desta página é colecionar depoimentos reais e que possam motivar quem está iniciando sua jornada pela educação financeira. Ninguém melhor do que você para dar um testemunho sincero.

Lançamos os livros do Clube dos Poupadores com os melhores ensinamentos que ajudam mais de 2 milhões de pessoas que visitam nossas páginas por ano. (clique aqui para conhecer os livros)

O seu testemunho sobre a importância da educação financeira pode motivar milhões de pessoas a seguirem os caminhos que você trilhou até aqui. Motivar pessoas a seguirem bons exemplos é a missão mais nobre de qualquer ser humano. Inspirar o próximo foi a missão de vida das pessoas mais importantes que já estiveram entre nós. Livros e bons exemplos mudam o mundo.

Aproveite esta oportunidade de ajudar pessoas que você não conhece através do seu exemplo de vida. Preencha o formulário no final desta página. Muito obrigado!

About the Author:

Leandro Ávila é administrador de empresas, educador independente especializado em Educação Financeira. Além de editor do Clube dos Poupadores é autor dos livros: Reeducação Financeira, Investidor Consciente, Investimentos que rendem mais, e livros sobre Como comprar e investir em imóveis.

265 Comments

  1. Pedro 27 de fevereiro de 2016 at 11:15 - Reply

    Olá

    Eu sou o Pedro e já recebi diversos artigos do Clube dos Poupadores nesses últimos dois anos que contribuíram para a minha educação financeira e aumenta ainda mais a minha convicção a respeito da falta de educação financeira de muitas pessoas ao meu redor, inclusive familiares. Graças a Deus eu recebi uma boa educação financeira dos meus pais e a minha formação acadêmica em ciências contábeis e o meu trabalho como gerente financeiro na empresa do meu pai me fez enxergar a verdadeira dinâmica do dinheiro no mundo e, principalmente, no nosso país. O Clube dos Poupadores entrou na minha vida para esculpir e polir o meu conhecimento em finanças de forma que nenhum outro curso fosse capaz para tal missão. Portanto, só tenho a agradecer ao Clube dos Poupadores e ao seu fundador Leandro Ávila. Desejo imensamente que esta ferramente poderosa alcance o máximo possível de pessoas, principalmente as que carecem de educação financeira e passam por dificuldades. São os meus votos!
    Atenciosamente,
    Pedro Pinheiro Neto

  2. Márcio Silveira 27 de fevereiro de 2016 at 11:17 - Reply

    Olá Leandro,
    Achei bacana a oportunidade de deixar um depoimento e cá estou pra compartilhar a minha dica. Sempre busquei educação financeira mas nunca tive disciplina para começar a economizar parte da minha renda. O fato de possuir conhecimento não muda nada na vida da gente se não for seguido por atitude, disciplina e mudança, não é mesmo?
    Isso mudou a cerca de dois anos quando conheci minha atual companheira, uma pessoa com renda inferior a minha mas que já conseguiu conquistar vários objetivos pela tranquilidade com que faz poupança. Então minha dica é: tentar construir poupança em conjunto com o companheiro de forma que um cobre (literalmente) o outro todos os meses. É provável que isso funcione melhor quando o objetivo da poupança seja algo em comum e decidido por ambos com uma viagem ou troca de carro por exemplo. No meu caso funcionou muito bem porque ela fica no meu pé pra saber se eu já depositei a minha parte e é incrível como ficou mais fácil dessa forma pra mim.
    É isso, espero ter contribuído de alguma forma. Outra coisa, usei a palavra “poupança” mas sinta-se a vontade para trocar por algum sinônimo caso você não queira que seja confundida com a “conta poupança”.
    Abraço!

  3. Ivan Siqueira 27 de fevereiro de 2016 at 11:22 - Reply

    O trabalho do Leandro ilumina aquelas necessidades mais urgentes entre nós. Não é raro observamos talentos sendo desperdiçados e vidas abraçando o caminho mais difícil por falta de informação. Mais do que informação, o problema é Educação. Mas, felizmente, iniciativas como essa do Leandro nos possibilitam entrever muitos frutos benignos e caminhar mais esperançosos rumo a uma sociedade de pessoas mais bem capacitadas para lidar com um aspecto vital de nossas vidas – finanças.
    Valeu Leandro!

  4. Antonio Carlos Filho 27 de fevereiro de 2016 at 11:26 - Reply

    Ter conhecimento de como gerir suas finanças pessoais é de suma importância para o cidadão, para sua família e para o PAÍS. Com esse aprendizado passamos a ser mais críticos com as atitudes daqueles que gerem os impostos que contribuímos para todos, e diga-se a verdade, a duras penas da jornada de trabalho. Nesse sentido o Clube dos Poupadores capitaneado pelo Mestre Leandro Ávila é um espaço, sem dúvida nenhuma, de um aprendizado didático, eficiente e de grande valia para a vida financeira pessoal e também para o país.

    Eu recomendo.
    Antonio Calos Filho
    Contador
    Ponta Porã MS

  5. Heno Fonseca Filho 27 de fevereiro de 2016 at 11:29 - Reply

    Eu queria que você lançasse livros sobre investimentos, principalmente sobre ações e o novo investimento COE. Quanto ao seu livro ele fala especificamente de orçamento familiar ou sobre investimentos? Muito obrigado ótimo trabalho que você faz.

  6. Robson Rangel 27 de fevereiro de 2016 at 11:32 - Reply

    Comecei a ter “melhores hábitos” financeiros a cerca de 6 anos. Inicialmente para quitar minha casa e comprar um carro zero (que acabei conseguindo) e depois me interessei mais pelo assunto, porque só com vontade consegui resultados razoáveis, imagina com conhecimento? Comecei lendo um e-book do Gustavo Cerbase, depois fui direto lendo o livro “Investidor Inteligente” do Benjamin Graham (não entendi quase nada por ser leigo na época e acho que vou reler novamente rsrsrs), depois comecei pesquisar conteúdo na internet e entre eles achei o site Clube dos Poupadores que li junto com os demais, mas acabei abandonando a maioria, mas continuo fiel aqui. Um dos motivos é por ter uma linguagem acessível, discutir assuntos relevantes e pertinentes além de nos fazer pensar e termos opinião. Não da o peixe, nos ensina a pescar, e isso é muito bom. Hoje me consideram com um nível intermediário e sei que sempre terei muito para aprender pelo resto da vida, sendo assim bebo nesta fonte sempre que possível. Meus parabéns Leandro Ávila pela ótima iniciativa que é levar educação financeira séria e sem “rabo preso” com instituições, isso hoje em dia vale ouro, literalmente. Abraços e obrigado!

  7. Fernando 27 de fevereiro de 2016 at 11:34 - Reply

    Este site tem me ajudado muito, mudou meus paradigmas. E também aprecio a obra do Leandro, percebo que ele é imparcial, não se dobra a nenhuma tentativa de determinadas agências e instituições de corrompê-lo. É um trabalho nobre, precisamos reconhecê-lo e valorizá-lo. O Brasil precisa de inteligência, educação financeira.

  8. Mariana Baroni 27 de fevereiro de 2016 at 11:41 - Reply

    Adoro o blog. O Leandro esclarece muitas dúvidas técnicas sobre investimentos de uma forma que você não encontra em nenhum outro lugar. É um ótimo guia para novos investidores conhecerem os primeiros passos a serem dados e uma grande referência para quem já está caminhando com os próprios pés.

  9. Lucieri 27 de fevereiro de 2016 at 11:49 - Reply

    Desde que conheci o blog do Leandro que tenho revisto meus conceitos sobre como administrar minha renda. Acho muito educativo e já segui várias dicas que ele deu, e pude constatar o quanto isso nelhorou minha vida financeira. O planejamento e a economia fazem toda a diferença. Recomendo fortemente que leiam os artigos do Leandro e tirem o melhor para si.
    Abs

  10. Mauricio 27 de fevereiro de 2016 at 12:00 - Reply

    Conheci o Clube dos Poupadores quando estava buscando informações sobre investir no Tesouro Direto. Depois descobri que aqui você encontra muito mais informação valiosa, daquelas que todos deveriam conhecer. Com essas informações percebi o quanto temos muito a melhorar e aprender, e acabei realmente indo atrás de mais conhecimento em outros cursos e livros que não se aprende na escola, em casa ou com os amigos. Isso está fazendo uma grande diferença na minha vida e acho que fará ainda muito mais. Precisamos de projetos como esse se quisermos melhorar como pessoas e como nação.

  11. Antonio Cano Romo 27 de fevereiro de 2016 at 12:04 - Reply

    Bom dia Leandro.
    Dentre os profissionais que tratam assuntos sobre investimentos, na minha opinião é você que transmite com mais clareza e com isenção de interesse de retorno. Agente aprende muito com as tuas mensagens
    e conselhos. Eu por exemplo, estou vendendo um apto. e deverei realizar aplicações diversificadas e/ou
    somente no LCI , porém em 2 bancos grandes (Bradesco e Caixa Economica). Porque em LCI? Porque
    é mais rentável que a poupança, tem segurança até o valor de R$250.000,00 e resgates após carência de 90 dias, mesmo sabendo que a Previdencia VGBL ESTÁ RENDENDO MAIS NO MOMENTO. Decidi dessa forma, porque eu já tenho 84 anos de idade e preciso completar um rendimento mensal para poder garantir a manutenção da minha casa. . – Se eu fosse mais novo de idade eu aplicaria em fundos com maiores rendas, no LCI , no VGBL e nho TESOURO (LTN e NTNBP).
    Este comentário tem por objetivos, felicitar-te pelo teu trabalho rico em conhecimentos sobre investimentos e que venha ajudar alguém com situação mais ou menos igual a minha, para investir bem.

    • Eliane 1 de março de 2016 at 10:53 - Reply

      Bom dia excelente comentário eu ainda não tenho muito dinheiro para guarda mas gostaria de começar a me organizar e vejo que mesmo para quem ganha pouco a LCI é um excelente investimento.

  12. Eduardo 27 de fevereiro de 2016 at 12:07 - Reply

    Olá,

    É com imensa satisfação que compartilho meu depoimento a todos. O Clube dos Poupadores é uma ferramenta intensa e poderosa para mim. Através do site, pude conceber o quanto vivia “cego” a todas as ilusões que me eram vendidas como a “última cereja do bolo”. O Leandro consegue ser incisivo nos assuntos abordados, porém sem quaisquer paixões. Recomendo fortemente o site a todos e a todas que desejem melhorar sua visão não somente acerca da área financeira, mas também da vida como um todo.
    Muito obrigado!!!!!

  13. Alejandro Caceres 27 de fevereiro de 2016 at 12:18 - Reply

    O Leandro foi e ainda é um motivador muito importante na minha educaçao financieira, seus artigos sobre diversos assuntos ajudam nao so a mim como a miles de pessoas que entenderam a importancia de conhecer este mundo ainda para poucos, se educar financieiramente e valorizar o patrimonio que cada um vem contruindo dia a dia,os comentarios sempre neutros sobre diversos metodos de ganhar dinheiro me deram uma visao melhor de como investir o meu dinheiro,obrigado meu amigo por compartinhar os seus conhecimentos com todos os seus leitores sem cobrar nada por isso

  14. Gustavo Campos 27 de fevereiro de 2016 at 12:31 - Reply

    Conheci o site por mero acaso; a princípio, estava buscando soluções fáceis para obter retornos melhores para minhas economias.
    Mas, ao começar a ler os artigos escritos pelo Leandro, comecei a entender sobre assuntos até então considerados chatos e cansativos para mim e que era muito melhor compreender e caminhar sozinho do que receber as coisas prontas e impostas (por exemplo de gerentes de bancos).
    Me tornei mais consciente com meu dinheiro e com a importância de poupar para o futuro. Com o passar do tempo desenvolvi certa autonomia e deixei de lado produtos de grandes bancos. Abri contas em corretoras, tenho contas digitais (para não pagar tarifas) e adquiri diversos produtos em renda fixa e tesouro direto. Vi que não era nada complicado (nunca tive uma educação financeira) e estou satisfeito com o retorno.
    Meu próximo passo é partir para o mundo da renda variável (especificamente ações), do qual o Clube dos Poupadores já me deu algumas noções.
    Sou um frequentador diário do Clube, leio os comentários de cada artigo e as respostas do Leandro (que responde a todos). Virou um hábito e é muito esclarecedor.
    Nunca fiz um comentário no site (e não tenho esse costume em quaisquer outros) mas, com o pedido do Leandro, não pude deixar de fazê-lo nessa oportunidade.
    Aproveito para agradecer e recomendar o site a todos que porventura leiam meu comentário. Já o indiquei para algumas pessoas e estimulei a minha esposa a se interessar pelo assunto.
    Comprarei os e-books que serão lançados; acredito que serão um (outro) ótimo investimento.
    Muito obrigado Leandro e parabéns pelo trabalho!

  15. Edvaldo 27 de fevereiro de 2016 at 12:32 - Reply

    Olá a todos que fazem parte desse grupo e também aos que não fazem parte ainda, mas já estão lendo os vários depoimentos aqui já escritos na busca por ajuda. Meu depoimento vai para estas pessoas que desejam mudar, que desejam deter conhecimento financeiro mas não sabem por onde começar. O início da educação financeira é complicado, desconhecido por muitos, muitas vezes oneroso e repleto de oportunistas. Fatores esses que terminam por afastar aqueles que por ventura se arriscariam a adentrar na educação financeira. E é aí, em meio a tanta confusão de ideias e conflitos de interesse, que o clube do poupadores surgiu para mim , há pouco mais de um ano, como um caminho a ser seguido de forma clara, transparente, leal e consistente. Obrigado Leandro!
    Obrigado clube dos poupadores!!

  16. Lia Oliveira 27 de fevereiro de 2016 at 12:34 - Reply

    Eu era uma daquelas pessoas que ganhavam dinheiro e por falta de interesse, preguiça, ignorância, concordava em aplicá-lo no produto que o meu Gerente do banco sugeria. Mas um dia abri a caixa de e-mails e lá estava o do Clube dos Poupadores. Sem saber do que se tratava eu acessei o e-mail e confirmando que eram assuntos da área Financeira, confesso que não fiquei muito animada. Fechei o e-mail mas não o deletei. Passado alguns dias, recebi outro e-mail do Clube dos Poupadores mas aí resolvi ler a matéria. Fiquei encantada com a forma que o Leandro escreve sobre essa área. Ele usa uma linguagem simples, mesmo para quem não é dessa área você consegue entender os termos, durante a leitura os links direcionam você para outros textos e então você vai formatando o seu entendimento sobre o assunto que está sendo tratado. Conclusão? Me apaixonei pelos posts/matérias do Leandro. Leio todos eles, hoje os aplico nos meus investimentos, promovo discussões com o Gerente do banco, com corretoras, com os amigos. Ainda não tenho domínio de todas as técnicas mas sei que estou no caminho de uma gestão financeira mais responsável, consequente, criteriosa e promissora. Eu posso dizer que despertei para esse importante assunto – Educação Financeira, Gerenciamento Financeiro depois que tive acesso ao Clube dos Poupadores. Obrigado Leandro.

  17. Nadia 27 de fevereiro de 2016 at 12:36 - Reply

    Quando conheci o Clube dos Poupadores eu procurava informações na internet sobre o Tesouro Direto. O Clube anunciava em sua página, mais de 80.000 leitores por mês. Era final de 2013 ou início de 2014. Li pela primeira vez um artigo e me interessei tanto, que li todos os comentários; e daí pra frente foi sempre assim. Não foi só sobre investimento, mas a maneira de fazer pensar a educação financeira que cabe a nós buscarmos e gerirmos, que me fez construir de lá pra cá, uma estabilidade e metas financeiras seguras. Eu estava naquela época, insegura. Ajudei muito minha família de lá pra cá, mesmo sendo quem ganha menos. Hoje compartilho muitos dos artigos do Clube, pois acredito que o estilo sincero e claro de passar educação financeira pode atingir sempre mais pessoas, como fez comigo. Parabéns por esses 3 anos que está para fazer. Parabéns, Leandro Ávila.

  18. VITOR VERGNE 27 de fevereiro de 2016 at 12:44 - Reply

    Olá,

    Conheci o blog do Leandro em busca de informações na internet e logo o primeiro texto que li me impressionou. Antes eu perdia muitas horas tentando juntar informações de vários outros blogs e sites para conseguir entender sobre determinado assunto. Hoje, como leitor fiel do Clube dos Poupadores, aprendo muito mais em um menor intervalo de tempo pois a forma que ele escreve seus textos e tão clara e completa que consegue tirar todas as minhas duvidas a respeito do assunto.
    Indico para todos os amigos interessados em melhorar sua educação financeira e todos adoram. Simplesmente Fantástico.
    Muito obrigado Clube dos Poupadores.

  19. Renato Venancio 27 de fevereiro de 2016 at 12:44 - Reply

    Quando comecei a investir na minha educação financeira não tinha a real noção de quão importante seria para mim dar este primeiro passo. Comecei lendo alguns artigos do Lendro, do Rafael Seabra e Henrique Carvalho e hoje me sinto, de certa forma, dependente dessas informações sobre investimentos. Hoje, quando penso em como era a minha situação financeira naquela época, vejo que não poderia tomar melhor atitude do que mudar a minha forma de lidar com dinheiro. Agradeço imensamente ao Leandro pelos excelentes artigos publicados e pelo valor que vem agregando em minha e na tantas outras pessoas. Sua forma de escrever é realmente diferenciada, usando uma linguagem simples, mas que nos faz refletir mudar nosso conceito sobre investimentos. Gratidão.

  20. Diego 27 de fevereiro de 2016 at 13:23 - Reply

    Conheci o Clube dos Poupadores por acaso, na verdade conheci o universo da educação financeira em geral por acaso.

    Em março de 2015 estava navegando na web em busca de algum jogo online para me distrair, vim de um ano inteiro acertando minhas contas, reduzindo o custo do cartão de crédito e cheque especial, mas de uma maneira totalmente aleatória, reativa sem muita organização, conhecimento ou propósito. Numa página de um jogo online vi um banner sobre uma empresa de consultoria de investimentos e a partir daí comecei a pesquisar na web sobre esse tipo de assunto.

    Não demorou muito para encontrar o Clube dos Poupadores e o excepcional artigo do Leandro que explicava em detalhes como funcionava a LFT, Tesouro Selic. Fiquei surpreso com a qualidade do artigo pois até então havia me deparado com artigos genéricos que me direcionavam para um conteúdo pago de valor que eu considerava elevado na época. Então comecei a navegar pelo Clube dos Poupadores lendo os diversos artigos de excelente qualidade que o Leandro disponibiliza à todos, com o tempo fui controlando minhas finanças de maneira ativa, e não mais reativa, e me interessei pelo assunto, querendo me aprofundar mais e mais. O Clube dos Poupadores me ajudou também nas análises que o Leandro faz sobre os diversos cursos de educação financeira e investimentos que tem na internet, comprei alguns baseado no feedback que o Leandro deu aqui no Clube.

    De lá pra cá quase um ano se passou, meu controle financeiro está absurdamente preciso, desenvolvi o hábito de anotar todas as minhas despesas, por sinal utilizando uma planilha de orçamento baseada em uma na qual o Leandro disponibilizou aqui. Nesse meio tempo com o conhecimento adquirido sobre o tema de educação financeira consegui quitar minha moto em outubro de 2015 (que havia comprado em janeiro de 2015 financiada em 36x), montei um fundo de emergência e um plano de ação para formar patrimônio para as provisões, outro tema que conheci aqui, consegui também elaborar uma meta para investir uma quantia mensal tendo em vista o meu maior objetivo de vida: conquistar a independência financeira até os 45 anos com um patrimônio suficiente para proporcionar conforto e tranquilidade.

    Em quase um ano conhecendo o universo da educação financeira e aproveitando todo o enorme acervo de conhecimento, materiais e conteúdo disponibilizado pelo Leandro aqui no Clube dos Poupadores tenho convicção de que meu padrão e qualidade de vida estão hoje equilibrados e consideravelmente superiores. Além disso, tratei de disseminar o conhecimento adquirido para meus amigos e parentes, sempre indicando o Clube dos Poupadores como fonte de conhecimento, com isso ajudei quatro amigos a organizarem suas finanças e começarem a investir tendo objetivos bem determinados.

    Tenho muita gratidão ao Leandro por se tornar uma espécie de mentor para mim e por ter tamanho altruísmo e ombridade em compartilhar tanto conhecimento adquirido ao longo dos anos.

  21. Diego 27 de fevereiro de 2016 at 13:39 - Reply

    Sempre fui considerado um “mão de vaca” pelos outros, desde criança. Considerando como a maioria das pessoas é consumista e está endividada, achava que eu sabia lidar bem com o dinheiro, mesmo sem saber muito sobre investimentos. Sabia que era importante poupar e fugir das dívidas como o diabo da cruz!

    Até que passei por um momento de extrema insatisfação com o meu trabalho atual. Tentava entender porque deveria abrir mão das coisas importantes da minha vida para conseguir pagar minhas contas. Achava que a falta de dinheiro era a raiz de todos os meus problemas e decidi acumular o máximo possível para poder sair do meu trabalho e “viver de renda”.

    Foi estudando sobre independência financeira que conheci o Clube dos Poupadores. Com uma linguagem simples e desmitificada, sem tecnicismos e sem soberba, Leandro me ensinou o básico do que sei hoje. Aprendi muito sobre o que se espera de um site de finanças: Investimentos, Juros, poupar, ganhar mais, FGC, LCI, LCA, LFT, NTN-B e tantas outras siglas… mas aprendi muitas outras coisas que não esperava. Aprendi que nem todos os meus problemas vinham do dinheiro. Que culpava o dinheiro e trabalho pelos meus problemas de relacionamento, quando na verdade eram minhas atitudes que causavam os atritos com minha família. Percebi que não era vítima do meu trabalho, da minha esposa, do meu país, era vítima de mim mesmo; Que embora eu estivesse gastando tempo e energia economizando migalhas que só prejudicavam minha qualidade de vida, perdia muito mais com bobagens que considerava “essenciais”. Por ser gratuito, o clube dos poupadores foi fundamental para eu perceber que gastar dinheiro com educação era muito mais vantajoso financeiramente do que permanecer ignorante, afinal, se fosse pago não teria o discernimento de investir nele. Comprei cursos e livros, quase todos indicados pelo autor, que me ajudaram a evoluir em todos os aspectos da minha vida. Até o meu trabalho, que antes era insuportável, se tornou mais tolerável, e eu virei um profissional melhor!

    O Clube dos Poupadores não foi a única fonte desta minha transformação, que ainda está em curso, nem é o conteúdo mais aprofundado que existe. Mas foi ele que causou a mudança de paradigma que iniciou esta transformação, e por isso é tão importante. Além disso, o conteúdo “básico” que o Leandro ensina tão bem é MUITO mais relevante do que as estratégias mais avançadas. Sair das dívidas e dos investimentos “pegadinha” (poupança, título de capitalização, previdência privada) para o tesouro direto tem um impacto MUITO maior do que sair do TD para investimentos de alta performance, e é uma mudança acessível para todos, não só aqueles que querem investir mais tempo, ou são tarados pelo assunto.

    Mas, por último, a grande contribuição do CdP foi servir de inspiração para o meu novo sonho: trabalhar com educação financeira! Apaixonei-me pelo tema, e a ideia de que eu também posso ajudar tanto a tantas pessoas ensinando aquilo que não querem que elas aprendam é encantadora! Não acredito em ídolos ou gurus, mas o Leandro sem dúvida é uma grande inspiração para meu sonho de educar as pessoas. Obrigado!

    PS: Leandro, sobre aquela ideia de mobilizar os leitores em torno da BNCC, qual sua opinião?

  22. Joanatan 27 de fevereiro de 2016 at 13:39 - Reply

    Olá, sou Joanatan,de Ibirite’ MG.

    descobri esse ótimo site há uns 8 meses,depois de então, houve uma grande mudança na minha vida financeira.

    Todo o conteúdo disponível aqui é riquíssimo em sabedoria.

    Muito produtivo também o fórum, onde nosso professor responde cada pergunta,de forma muito inteligente.

    Amadureci muito por aqui.espero que esse seja o primeiro ano de aprendizado,de muitos que virão.

    Obrigado de coração professor Leandro!
    até a próxima, se Deus quiser.

  23. Alcides 27 de fevereiro de 2016 at 13:40 - Reply

    Acho suas dicas interessantes e me fazem refletir. E além disso vejo você embuido de uma base séria de respeito ao ser humano e sua relação ao dinheiro. Obrigado.

  24. Denislene (Leninha) Cabral 27 de fevereiro de 2016 at 13:40 - Reply

    Eu conheci o Clube dos Poupadores por volta de maio do ano passado. Na época eu era empregada pública revoltada, gastava o que não tinha, não tinha grandes dívidas, mas tinha dívidas. Não ganhava bem (e ainda não ganho), mas o que aprendi aqui mudou meu modo de ver a vida. Eu aprendi a parar de gastar minhas energias reclamando, aprendi (estou aprendendo) a ser auto-responsável, e comecei a traçar planos para mudar meu futuro. Através do Clube dos Poupadores, conheci várias figuras que me ajudaram: Seiiti Arata, André Fogaça, Rafael Seabra e Robert Kiyosaki (do livro Pai Rico Pai Pobre). Comprei cursos dos três e li o livro. A partir daí, comecei a poupar para a minha reserva de emergência que vai me ajudar muito, visto que minha empresa vai ser vendida e não sei se meu emprego será mantido, fechei a reserva no ano passado e comecei a investir no início do ano. Ao mesmo tempo, criei coragem, finalmente, para abrir minha hamburgueria. Minha paixão é culinária e sempre foi. Desde meus 14 anos eu vendia docinhos, fazia salgadinhos para festas, aprendi a fazer bolos e confeitar… Mas, depois do concurso, nunca mais pensei em montar um negócio para mim. Achava que fosse impossível, tinha medo da concorrência, da minha capacidade, de gerenciar negócio, funcionários… Mas, aqui, aprendi a lutar pelo que amo, mesmo trabalhando em empresa pública, fiz cursos de culinária para me aprimorar e arrumei bicos de cozinheira em eventos. Também arrumei um sócio recentemente e, mesmo que a empresa não me mande embora, até o fim do ano eu terei minha hamburgueria e sairei da empresa. De empregada do governo para empreendedora, nada mal, hein! Se me dissessem há um ano que eu estaria com esses planos hoje, eu iria achar maluquice. A passos de formiga, quero conquistar meus sonhos, na humildade, poupando e investindo, investindo na hamburgueria, fazendo ela crescer e ficando cada vez mais independente de mim. Nunca pensei que meu salário curto daria para guardar tanto! Se eu quisesse hoje, em menos de um ano, meu dinheiro poupado e investido daria para comprar a casa onde moro, que ainda estou pagando pelo programa Minha Casa Minha Vida que, como o juro é muito baixo, só meu investimento já paga a prestação da casa. Obrigada por abrir meus olhos e ensinar o caminho de poupar, diminuir meu padrão de vida para ter tranquilidade. Até me emociono com isso.

    • Patricia 24 de outubro de 2016 at 15:30 - Reply

      Parabéns, a sua história parece com a minha, funcionária pública revoltada que olhava só o salário alto dos colegas e reclamava…quando comecei a refletir e ver que eles gastavam o que ganhavam e eu com os meu salarinho baixo, estou conseguindo minha casa própria, carro(que ainda pago) e na verdade o povo vive de ostentação…a maioria vive de aluguel. Também estou economizado para abrir um negócio próprio daqui a algum tempo.Tudo isso com a juda deste blog e de outros que tbém leio quase que diariamente.Sucesso e boa sorte colega.

  25. Carlos Filipe Colicigno 27 de fevereiro de 2016 at 13:41 - Reply

    Caros,

    Conheci este serviço de educação fortuitamente na internet. Desde então sou leitor assíduo das aulas.
    O conteúdo é invariavelmente interessante, instigante, técnico e acessível, permitindo que se compreenda racionalmente a maior parte dos elementos necessários para que você consiga, como se diz, “colocar o dinheiro para trabalhar por você”.

    Os textos são tão bem construídos que, ao final da leitura, é difícil você ter alguma dúvida sobre o assunto, mesmo que você não tenha qualquer prática em instrumentos econômicos.

    Além do mais, o Leandro Ávila, ainda transmite o entusiasmo tão necessário para nos estimular a pôr a teoria em ação.

  26. Daniele 27 de fevereiro de 2016 at 13:50 - Reply

    Oi Leandro,
    Primeiramente tenho somente a agradecer, de um dia por um acaso encontrar seu blog, no site de buscas… e pra minha surpresa, após esse dia, não perco nenhuma publicação.
    Quero deixar aqui meu agradecimento e dizer que, sempre fui uma pessoa econômica, porém poupava de forma a não me importar com o que poderia me render mais ganhos, aprendi aqui alcançar novos horizontes, e a poupar de forma mais eficiente para alcançar meus objetivos. Com as suas publicações, despertei a vontade de voltar aos estudos, a incentivar meus amigos a também acompanhar o blog, afinal nesse espaço aprendemos muito, e não simplesmente ouvimos “faça isso, faça aquilo”, aqui aprendi a ser totalmente responsável pelo meu dinheiro.
    Clube dos poupadores mudou a minha vida!
    Parabéns Leandro pelo ótimo trabalho que desenvolve!!!
    Obrigada

  27. Janete CLara 27 de fevereiro de 2016 at 13:59 - Reply

    O que eu posso falar do clube dos poupadores…

    O clube dos poupadores, com a linguagem objetiva de Leandro, que tem o dom da oratória nos dedos, foi um divisor de águas para mim. De maneira simples e ao mesmo tempo detalhada abriu minha mente para um mundo novo de investimentos, que antes era limitado a uma Previdência Privada e Poupança.
    Gosto mais ainda do clube dos poupadores pois Leandro tem como objetivo nos educar financeiramente e não vender seus cursos, ebooks. Se vinhermos a comprar, compramos por gostar do modo que Leandro nos ensina e não por que as inúmeras técnicas só estarão dispostas ao ebook ou curso.
    Parabéns Leandro, só tenho a agradecer a sua dedicação ao clube dos poupadores, e se um dia quiser tirar do papel o seu projeto de um clube restrito, já tem uma assinante

  28. Mateus 27 de fevereiro de 2016 at 13:59 - Reply

    Olá, boa tarde a todos!
    Antes de conhecer o Clube dos poupadores já investia em renda variável, mais como a diversificação é a chave do sucesso, principalmente em tempos de crise, após adquirir muito conhecimento através deste Site, venho realizando diversos investimentos em renda fixa, que juntos já somam mais de sessenta e cinco por cento de toda minha carteira. Aprendi aqui a investir com tranquilidade e já estou colhendo os frutos, por isso é com muita satisfação que deixo aqui os meus sinceros votos de gratidão ao Leandro, pela presteza e dedicação em partilhar seus conhecimentos. Muito obrigado e parabéns mais uma vez pelo excelente trabalho!

  29. Vaneluce 27 de fevereiro de 2016 at 14:06 - Reply

    Olá Leandro..
    Num mundo em que temos que estar sempre ativos e preocupados com tudo o que nos cerca, a palavra de uma pessoa especialista em um assunto, como as finanças, minimiza o ônus da decisão. Decidir o que e quando fazer não é trivial, entretanto o conteúdo que você disponibiliza e a forma com que é exposto (um linguajar coloquial e muito bem explicado) se torna um grande agente facilitador do processo de decisão e de aprendizado.
    Desde que conheci o site e seu conteúdo virei assídua leitora e procurei divulgar seu material entre meus conhecidos. Acredito que a boa informação deve ser compartilhada.
    Agradeço a disposição e o compromisso conosco e admiro que não tenha sido cooptado (não que eu seja contra) para o mundo mercantilista de anúncios que se encontram na maioria dos sites.
    Obrigada.

  30. Bruno Santos 27 de fevereiro de 2016 at 14:15 - Reply

    Leandro,

    Finalmente estou podendo de alguma forma retribuir o bem que você (através do Clube dos Poupadores) me propiciou. Sem dúvidas minha vida econômica mudou da água para o vinho. Muito Obrigado!

  31. Jeanine 27 de fevereiro de 2016 at 14:34 - Reply

    Sinto muito feliz de ter sido convidada a dar esse depoimento sobre o Clube dos Poupadores. Descobri o site por acaso, numa pesquisa no Google e li um artigo sobre Tesouro Direto. Na época os nomes dos títulos parecia sopa de letrinhas. Uma confusão só! Mas o Leandro esclareceu tudo de forma muita objetiva e simples.
    Depois disso, me inscrevi no site e acompanho todas as dicas e orientações passadas por ele.
    Não tinha qualquer plano financeiro. Não fazia planejamento nem de curto prazo, quanto mais de longo!!!
    Passei a usar uma planilha de controle, pesquisei sobre as corretoras e fiz o cadastro na que se enquadrava no meu plano, passei a fazer investimentos e acompanhar de perto notícias econômicas sem ficar totalmente perdida!
    Hoje sei criticar as propostas feitas por bancos e pesquisar investimentos mais atrativos.
    Obrigada Leandro por compartilhar todo esse conhecimento conosco e proporcionar melhoria de vida em muitos lares. 🙂

  32. Alberto 27 de fevereiro de 2016 at 14:44 - Reply

    Meu nome é Alberto e tenho lido as notícias do clube assiduamente. São textos ótimos, quase sempre imparciais, dando as informações necessárias para que o leitor tire a sua própria conclusão. Recomendo a todos que queiram saber mais sobre como investir o seu dinheiro!

  33. Rose 27 de fevereiro de 2016 at 14:47 - Reply

    Oi Leandro, estava com muitas dúvidas em investimentos e educação financeira aí me indicaram seu site e desde então não deixo de ler seus ensinamentos e os comentários dos seguidores e isso tem me ajudado muito a tomar decisões. Muito obrigada.

  34. Rafael Roldan 27 de fevereiro de 2016 at 14:57 - Reply

    O Clube dos Poupadores é uma luz no fim do túnel para aqueles que pensavam que o mundo das finanças era um bicho de 7 cabeças!!! Com seu esforço hercúleo, o Leandro nos presenteia sempre com textos completos, claros e fáceis de compreender para que você passe a administrar corretamente essa importantíssima área de sua vida. Pode confiar, a informação aqui é independente, imparcial e descompromissada com qualquer interesse obscuro.

    O foco aqui é te ajudar a quebrar os grilhões que o sistema te impôs e você poder colocar seu dinheiro para trabalhar pra você e não para os outros!!! Sou muito grato ao Leandro e espero que o Clube possa continuar a crescer, pois é de uma utilidade pública sem precedentes.

    Obviamente, e o próprio Leandro fala isso, não se deve parar por aqui. Mas tenho certeza que ele está se empenhando para ter cada vez mais fontes de informação com maior abrangência, profundidade e precisão.

    Estou contigo, Leandro, e não abro mão de seguir o Clube dos Poupadores!!!

  35. Adilson Ferreira 27 de fevereiro de 2016 at 15:04 - Reply

    Olá, me chamo Adilson e conheci o Clube dos Poupadores procurando informações pela internet sobre o Tesouro direto.
    Me deparei com este blog que explicava o que eu queria e muito mais através de artigos riquíssimos de detalhes e gostosos de ler, não são aquelas coisas que começamos a ler e logo desistimos por ser cansativo.
    Tem artigo que parece que está falando com a gente e foram feitos para gente.
    Eu estou me equilibrando financeiramente há pouco tempo e este blog me ajudou muito com os maravilhosos artigos, é muito bacana quando uma pessoa que detém melhores conhecimentos que a gente se dispõe a compartilhar para que muitas pessoas possas ter uma vida melhor aprendendo a administrar seus recursos com responsabilidade e inteligência garantindo assim um futuro melhor.
    Parabéns ao Leandro por este belo Blog onde já indiquei e indico pra todo mundo que tenho oportunidade de indicar.

  36. Gupi 27 de fevereiro de 2016 at 15:17 - Reply

    O Leandro é fantástico em seus textos. Me ajudaram a despertar a consciência para a compreensão do sistema econômico em que vivemos e isso me levou querer ser um investidor. Hoje, dois anos depois do primeiro contato com o clube, tenho uma compreensão sistêmica da nossa economia, investimentos em diferentes áreas e uma saúde financeira muito melhor.

  37. PAULA 27 de fevereiro de 2016 at 15:22 - Reply

    Olá Leandro,
    Encontrei o site do Clube dos Poupadores a cerca de 2 meses ao pesquisar em um site de busca sobre investimentos, desde então tenho lido regularmente os novos artigos e sempre que possível o antigos também.
    Eu sempre fui uma pessoa econômica e poupadora, tenho aversão à divida, desde o inicio da minha vida profissional minha atitude para alcançar meus objetivos foi poupar para comprar a vista ou pelo menos dar uma boa entrada. Mas, sempre investi apenas na poupança por cerca de 15 anos, com isso consegui alcançar alguns objetivos, mas esse ano decidi mudar e diversificar meus investimentos, o site Clube dos Poupadores tem me ajudado grandemente na tomada das minhas decisões esclarecendo inúmeras duvidas.
    Os artigos do site são muito ricos em detalhes e a leitura é clara e de fácil entendimento.
    Obrigada pela disposição e determinação em manter o site e de ajudar o próximo com seus conhecimentos. Tem sido de grande valia para mim.

  38. Felipe 27 de fevereiro de 2016 at 15:25 - Reply

    LCI, LCA, %CDI, FGC, LFT, LTN, Selic, enfim uma verdadeira sopa de letrinhas que não fazia o menor sentido para mim, conhecedor apenas de Fundos de Renda Fixa e Poupança, até que em um determinado dia, o gerente da minha conta (sim, o gerente) me indicou uma aplicação em LCA, daí em diante passei a buscar informações a respeito e cheguei ao site clubedospoupadores…foi que se um universo se abrisse diante dos meus olhos. Desde então tornei-me um leitor voraz de títulos relacionados a investimentos e o resultado disso foi impressionante…hoje sou extremamente antenado em política, na sociedade em que vivo e no futuro de minha família. Comprei os dois livros do Leandro a respeito de imóveis, os quais tem me ajudado significantemente na negociação quase sempre desigual com os corretores e proprietários. Enfim, posso afirmar que aguardo semanalmente os artigos do Leandro e hoje paro tudo para lê-los antes de desbravar novos horizontes.

  39. Edson Ribeiro 27 de fevereiro de 2016 at 15:29 - Reply

    Leandro, quero te agradecer pelo empenho, você está contribuindo muito com o meu crescimento, após conhecer o Clube dos Poupadores e adquirir seus e-books aprendi a administrar melhor minhas finanças, descobri que investir não é bicho de sete cabeças, mas é importante ter as informações claras para tomar decisões adequadas!
    Em um período de crise, seus textos são fundamentais, porém, quem teve a oportunidade de acessar seus materiais em períodos mais calmos com certeza estão lidando melhor com a crise. Porém, encorajo todos os leitores a dedicar alguns minutos dos seus dias para quebrar paradigmas, é sim possível aprender coisas importantes sobre economia e começar a cuidar do seu patrimônio!
    Continue firme, me sinto horando em ter acesso aos materiais, pois tenho a oportunidade de cuidar do meu presente e do meu futuro de forma mais independente!
    Abraços!

  40. Carlos Santolin 27 de fevereiro de 2016 at 15:34 - Reply

    Olá, meu nome é Carlos. Conheci o Clube dos Poupadores ano passado através do meu irmão e não consegui mais parar de ler. Sempre tive vontade de investir melhor meu dinheiro, mas faltava-me conhecimento. O Clube preencheu essa lacuna, sempre trazendo em seus artigos uma linguagem simples e de fácil compreensão. Além disso, o Clube trouxe mais do que só conhecimento sobre onde investir, trouxe sabedoria e maturidade, nos incentivando sempre a sermos responsáveis sobre nossas escolhas e eliminar de vez hábitos ruins que prejudicam nossa vida financeira. Eu diria que abriu e muito minha mente. Obrigado Leandro, um abraço.

  41. José Marques 27 de fevereiro de 2016 at 15:40 - Reply

    Ótimas informações para quem não quer ter surpresas financeiras. Gastar menos do que ganha e fazer investimentos para aumento do patrimônio a longo prazo. Recomendo o site.

  42. Alexsandro 27 de fevereiro de 2016 at 15:46 - Reply

    Meu nome é Alexsandro e conheci o site quando pesquisava sobre corretoras, ainda sou novo por aqui, através das pesquisas no site, conheci alguns termos, fiz comparações e percebi que aplicações que estava fazendo em produtos que adquiri do banco, do qual sou correntista, de fato estava fazendo com que eu perdesse dinheiro. Gradualmente venho trocando estes produtos por outros investimentos.

    Sempre acompanho os boletins e gosto muito da forma como é passada a informação, sempre com incentivo a pesquisa e autoconhecimento.

    Muito Obrigado !

  43. Álvaro Mota 27 de fevereiro de 2016 at 15:55 - Reply

    O Clube dos Poupadores na pessoa do Leandro Ávila, tem a capacidade de libertar os seus leitores, quebrando paradigmas que nos impedem de tornarmos independentes e cabeças pensantes, após conhecer o site (há mais de dois anos) consegui enxergar que os melhores investimentos são aqueles que nós mesmos escolhemos de acordo com nossos objetivos de curto, médio e longo prazo.

    O Leandro é um ótimo professor, o conteúdo, por ele explicado, entra na sua cabeça de forma mágica. Agradeço muito ao Leandro por abrir os meus olhos, e fazer com que eu pudesse entender que os gerentes de banco são vendedores, e que o melhor consultor financeiro é o conhecimento.

    Obrigado Leandro Ávila por todos os seus ensinamentos, sempre te recomendo para aquelas pessoas que sinto que estão com dificuldades financeiras.

  44. Alcides 27 de fevereiro de 2016 at 15:58 - Reply

    Ola pessoal, meu nome é Alcides com quase 50 anos já tinha lido uma duzia de livros sobre investimentos, sempre procurando aquilo que nunca encontrei, coisas simples e praticas para melhorar meus investimentos. Bom, um dia procurando no google sobre tesouro direto descobri o Clube dos Poupadores. Aí sim encontrei tudo que procurava, informações simples, exemplos e o mais curioso, todas estas informações sem nenhum custo. Bom LEANDRO, agora estou esperando o lançamento dos ebooks, vou compra-los com o maior prazer. Muito obrigado.

  45. Emanuel 27 de fevereiro de 2016 at 15:59 - Reply

    Leandro, aproveito a oportunidade para agradecer pelo seu trabalho. As informações são fornecidas de forma objetiva, simples e sempre embasadas. Os seus textos são elucidativos e imparciais; “traduzem” de forma simples o economês e nos motivam a aprender sempre mais. As planilhas, extremamente úteis, por nos permitirem comparar diferentes tipos de investimentos, quando associadas ao conhecimento (rentabilidade real, segurança, liquidez, estratégia etc.) ganham grande importância. Tem ainda as suas recomendações de cursos e aplicativos que nos munem cada vez mais de informações. Educação Financeira deveria ser matéria obrigatória nas escolas, mas infelizmente não é assim. O seu trabalho preenche esta lacuna e faz toda a diferença para as famílias. Já estou ansioso para receber os três ebooks. Forte abraço!

  46. Mário Lúcio de Oliveira 27 de fevereiro de 2016 at 16:06 - Reply

    Oi Leandro. Primeiramente gostaria de parabenizar pela sua iniciativa. Antes de conhecer o Clube dos Poupadores, eu já tinha começado a estudar sobre investimentos em vários sites. Porém nenhum deles consegue ser tão didático quanto este. Tanto que quando alguém me faz alguma pergunta sobre investimentos eu tento explicar do meu jeito, mas sempre indico o seu blog se a pessoa quer se aprofundar mais no assunto.

  47. Leonardo 27 de fevereiro de 2016 at 16:07 - Reply

    Encontrei o Clube dos Poupadores numa busca sobre a rentabilidade de um plano de Vgbl que eu tinha. Descobri que esses planos de previdência não rendia nada e que a própria poupança não me levaria a nada. Com a ajuda do Leandro, conheci outros investimentos e melhorei meu controle financeiro. Após 1 ano e meio, hoje mensalmente ganho com juros mais que o valor que eu investia naquele plano de previdência e sonho com a minha independência financeira. Obrigado Leandro por abrir nossos olhos. Muito sucesso.

  48. Larissa lins 27 de fevereiro de 2016 at 16:15 - Reply

    Este site foi o meu primeiro contato com o mundo dos investimentos. Posso até mesmo dizer que foi meu maior incentivador a querer a aprender mais sobre educação financeira, porque eu percebi que a que eu tinha era muito fraca e inconsistente. Aqui eu descobri que nem sempre o sonho da casa própria é o melhor caminho e que receber juros dos banco ao invés de pagá-los, é muito melhor. Aprendi sobre fgc, bancos medios e pequenos, bem como que aposentadoria privada quase sempre é um pessimo negocio.
    Gosto bastante dos simuladores também são bastante úteis.
    Por fim, já indico seu site a todos com que eu falo sobre investimentos e percebo que não tem uma educação financeira muito firme e se limitam a senso comum.

  49. nilton souza 27 de fevereiro de 2016 at 16:23 - Reply

    fazer parte desse clube esta sendo um privilegio muito grande e impostante pra nossa família, pois através desses artigos podemos colocar em praticas situações que antes nem passaria por nossas cabeças , mostrando que a educação financeira é tão impostante na nossas vidas como qualquer outro tipo de educação tradicional . Muito obrigado por ajudar a todos nos que acompanhamos fielmente esse clube e saiba que sempre estaremos com você.. abraços

  50. Marcelo Williams 27 de fevereiro de 2016 at 16:25 - Reply

    Prezados, boa tarde.

    Sou funcionário público há 25 anos, tenho 47. Apesar da estabilidade do cargo, e nos últimos dez anos com um razoável salário, sempre fui refém do cheque especial do meu banco, e também da fatura do cartão de crédito.

    No entanto, sabia que podia sair desse lodaçal, mas não enxergava como. Assim, iniciei minha busca por conhecimento. Dentre muitos livros e sites que li, sem dúvidas o clube dos poupadores do Leandro foi o que mais me ajudou nesta caminhada.

    Há dois anos iniciei e atualmente não devo nada ao banco e nem cartão de crédito tenho. Comecei a fazer aportes no Tesouro Selic, fiz reforma em meu apartamento, e o próximo objetivo é trocar de carro, pois o que tenho já fez dez aninhos (rs).

    Realmente é uma libertação a Educação Financeira. Sentir o poder que temos, de tomar as rédeas de nosso orçamento, dizer não ao gerente do teu banco quando te ligam oferecendo previdência privada, empréstimo consignado, etc, não tem preço.

    Agora estou tentando repassar esse conhecimento aos meus familiares. Confesso que é um pouco difícil, pois a própria pessoa deve procurar se educar, mas pelo menos estrou espalhando as sementinhas, que são oferecidas gratuitamente pelo clube dos poupadores!

    Só tenho a agradecer ao Leandro e ao site clube dos poupadores.

    Forte abraço.

    Marcelo Williams

  51. Andre Ghiorzi 27 de fevereiro de 2016 at 16:27 - Reply

    Não conheço ninguém que escreva com mais clareza, transparência e isenção do que o Leandro Avila. Neste últimos 18 meses aprendi muito e pude colocar em prática os ensinamentos com grandes vantagens para mim. Hoje tenho apenas uma conta digital (custo zero) num grande banco onde não tenho nenhuma aplicação financeira neste. Reprogramei toda a minha vida financeira fora do tradicional, garantindo os menores impostos, menores taxas de administração e melhores rendimentos. Se tivesse feito isso há 10 anos viveria de renda hoje.

  52. adriano 27 de fevereiro de 2016 at 16:33 - Reply

    meu nome é Adriano, sou administrador de empresas,sempre leio os comentários do clube dos poupadores já me ajudou muito a crescer pessoalmente, tomando decisões correta em relação ao dinheiro.Recomendo a todos a ler e compartilhar estes artigos , pois o nosso amigo Leandro ávila se dedica seu tempo a ajudar na educação financeira para que todos um dia possa viver com harmonia

  53. Marcio 27 de fevereiro de 2016 at 16:35 - Reply

    Eu sou Marcio e faço parte deste clube a menos de um ano, mas já pude colher bons frutos. O clube dos poupadores é um excelente canal de aprendizagem. Com uma linguagem clara, objetiva e imparcial, o Leandro esclarece dúvidas sobre instrumentos de investimentos, riscos, oportunidades e o mais importante, estimula os seus leitores a saírem da inércia para iniciar a jornada em busca de uma vida financeira mais equilibrada e menos dependente.
    Um abraço,
    Marcio

  54. Eduardo Darui 27 de fevereiro de 2016 at 16:52 - Reply

    Olá,

    Sou Eduardo Darui.
    Acompanhando as notícias e ensinamentos do Clube dos Poupadores para aprender mais sobre a Educação Financeira e colocar em prática meus projetos de vida.
    Lendo, interpretando e aplicando os conhecimentos aqui partilhados hoje ja tenho consideráveis avanços em minha.
    Antes eu estava perdido quanto às minhas finanças e também cheio de pendências. Hoje aos poucos até ja estou começando a investir e ter reservas para emergências.
    Quero aproveitar para saudar e agradecer sinceramente por tudo que puderam me ajudar.
    Meu muito Obrigadooooooooo!!!!

  55. Robson Carvalho 27 de fevereiro de 2016 at 17:32 - Reply

    Primeiramente quero parabenizar ao Editor do Clube dos Poupadores, o senhor Leandro Ávila, pelo excelentíssimo trabalho que vem desenvolvendo ao longo desses três anos à frente do Clube dos Poupadores . Peço a Deus que continue te abençoando, dando-te sabedoria na edição dos materiais sobre Educação Financeira . Tenho sido ricamente abençoado pelo conteúdo deste clube e, dessa forma não poderia me negar a dar o meu testemunho favorável e indicar este site como fonte segura e confiável de consulta . Que Jesus Cristo ilumine tua mente e te dê saúde, paz, longevidade e prosperidade e te guie sabiamente em tuas decisões . Muito obrigado pela grande ajuda que tens me dado, um grande abraço . Cordialmente, Robson Carvalho .

  56. Ronaldo Ventura 27 de fevereiro de 2016 at 17:37 - Reply

    Sem o Clube dos Poupadores eu seria mais ignorante. E mais pobre.

  57. SÓCRATES 27 de fevereiro de 2016 at 17:41 - Reply

    Olá eu me chamo Sócrates Brito!
    Por volta de junho de 2015, li o primeiro artigo do site o Clube dos Poupadores. Discorria sobre previdência privada, assunto que sempre me gerou dúvidas. Eu e minha esposa somos funcionários públicos e casados a 10 anos. Durante todo esse tempo fizemos poucas economias pois buscamos, em primeiro lugar, quitar o nosso apartamento e veículo. Logo em seguida, todo dinheiro que sobrava investíamos na poupança e num consórcio imobiliário. Foi quando em 2013 surgiu a ideia de fazer uma previdência privada para o nosso filho. Diante disso, pesquisei na internet e cheguei ao site do Leandro Ávila. Ao terminar de ler o artigo, logo percebi que não havia feito a melhor escolha. A partir de então, começava ali a minha longa jornada em busca da verdadeira educação financeira. Passei a digerir todos os artigos do site e a cada novo assunto, percebia o quanto desconhecia esse mundo e quanto havia perdido dinheiro através do custo de oportunidade e por consumismo. O melhor de tudo é que isso passou a fazer parte do meu dia a dia e passei a investir em cursos , não só voltados a investimos, mas também em desenvolvimento pessoal. Confesso que o Leandro foi o meu primeiro mentor e o seu trabalho marcou a minha vida.Tenho um grande apreço por sua missão, pela forma clara e objetiva que transmite seus conhecimentos e por suas indicações valorosas de livros e cursos. Seu trabalho me inspira a evoluir, a querer ajudar meus amigos e familiares no entendimento dessa ciência tão importante. A educação financeira é fundamental e sua carência é a raiz de vários problemas sociais e econômicos que estamos vivendo. Não resta mais qualquer dúvida que todos temos que entender o mínimo possível sobre esse tema. Muitos ficam exageradamente ricos, outros por sua vez se tornam miseráveis devido ao entendimento destes conceitos (vide os lucros dos grandes bancos e as pessoas que estouram seus cartões de crédito). Falamos muito em corrupção, em desmandos políticos, colocamos sempre a culpa dos nossos problemas financeiros na conjuntura político-econômica. A verdade não é bem essa. Temos que assumir o controle e buscarmos o conhecimento, o verdadeiro saber prático, temos que ser regentes de nossas vidas e controlar nosso ímpeto pelo consumo exagerado e imediato. O site é sobre tudo isso, não só sobre investimentos mas sobre comportamentos, política, empreendedorismo, produtividade e desempenho. O site é uma porta aberta para a mudança, uma oportunidade de ajudar a realizar nossos sonhos e objetivos através de poderosos ensinamentos. O objetivo é te fazer pensar, buscar e caminhar sozinho e seguro. Finalmente Leandro só posso te agradecer por todo esse tempo de convívio diário, por seu empenho e coragem. Pelo seu tempo dedicado a educação financeira. Eu mudei e as pessoas a minha volta também estão mudando. É dessa forma que faremos a melhor revolução, com estudo e aplicação, com pesquisa e trabalho. Recomendo fortemente o Clube dos Poupadores a todos que desejarem percorrer o caminho da educação financeira e da evolução pessoal.

  58. Elcio Assunção 27 de fevereiro de 2016 at 17:45 - Reply

    Bom, meu nome é Elcio e pesquisando na internet sobre como proteger minha pequena poupança da inflação, descobri o Leandro e seu importante e generoso trabalho sobre educação financeira.
    Depois disso já conheci outras pessoas que navegam pela área, aprendi a investir em títulos públicos e agora estou iniciando meu filho neste mundo de sobrevivência e busca incansável da independência…
    Recomendo pois, que todos possam ler e aprender com o Leandro e seu clube…
    Obrigado garoto !

  59. Helcio Bianchi 27 de fevereiro de 2016 at 17:59 - Reply

    Apesar de eu ser economista e de ter mais do que familiaridade com o assunto abordado pelo Leandro Ávila no Clube dos Poupadores, eu me tornei um leitor assíduo. O que mais me chama a atenção no trabalho dele é a qualidade do material e dos assuntos abordados, sempre com muita clareza, muita correção e muita didática. Além de um exagero de ética, o que nem sempre se encontra com facilidade por aí. Quando alguém me pede uma referência de leitura sobre esses assuntos eu o indico sem medo. Porque seus textos não são viciados com segundas intenções pessoais, nem vieses ideológicos ou de mercado. E ele também não vem lhe dizer o que fazer, não pretende ser o seu mais novo ‘guru’ de finanças. A intenção é torná-lo uma pessoa mais capacitada para lidar com esses assuntos, assumir sua autonomia nas decisões, com toda a responsabilidade que lhe cabe a escolha. Isso é cidadania. Parabéns.

  60. Ádala 27 de fevereiro de 2016 at 18:00 - Reply

    Sou filha de pais controlados e que mudaram sua vida economizando um pouco de dinheiro e esta foi a salvação do meu pai ao se aposentar, pois como muitos sabem os fundos de pensão não estão dando retorno àqueles que investiram parte de seus ganhos neles. A desculpa são os maus investimentos e, para mim, a própria vaidade de cada um.

    Mas, mesmo tendo pais controlados e, talvez por conta disso mesmo, nunca me preocupei com o futuro distante, cheguei a fazer algumas economias e nas férias de final de ano gastava tudo, não me preocupava em construir um patrimônio já que meus pais já fizeram isso por mim. Fui criada para ser herdeira e assim o fiz pouco tempo.

    Minha salvação foi conhecer o Clube dos Poupadores… Conheci o Clube dos Poupadores através do meu marido, que já é formado na área contábil. No entanto, ele não conseguia guardar quase nada e não porque não quisesse ou tentasse. Então, ele conheceu o Clube dos Poupadores, colocou todos os ganhos na mão de um único controlador, ou seja, o mais regrado. Porque, definitivamente, o dinheiro não deve ser administrado por alguém sem controle financeiro.

    Passei a ler mais sobre finanças e leio todos os e-mails que recebo do Clube dos Poupadores. Atualmente, me mantenho mais informada que meu marido e muitas vezes leio e repasso as informações a ele. Sempre fiz poupança e agora entendo e diversifico minhas aplicações de forma mais rentável e passei a passar alguns conhecimentos aos nossos filhos. Isso mesmo, eles ainda são pequenos, mas os incentivo a economizar e guardar para sempre terem e, futuramente, vou ensiná-los algumas formas do dinheiro render mais.Como dar um upgrade… do cofrinho às aplicações!

    Super recomendo o Clube dos Poupadores!!!

  61. Dayvson 27 de fevereiro de 2016 at 18:04 - Reply

    Boa noite,
    Venho agradecer ao idealizador deste site (clube dos poupadores), pelos diversos artigos que estão e são publicados, artigos estes que realmente nos ensinam sobre educação financeira, não nos moldes que mercado financeiro/consumidor quer, mais sim de forma verdadeira, sícera e consciente. Sempre tive muito interesse de conhecer sobre as diversas formas de investimentos disponíveis no mercado, além da tradicional poupança, fiz diversas pesquisas e somente neste site achei um material vasto e no qual confio. Aprendi e estou aprendendo muito sobre educação financeira neste sitio.
    Fica aqui registrado meu agradecimento.

  62. Etenildo 27 de fevereiro de 2016 at 18:08 - Reply

    Sou fã do clube dos poupadores. Conheci através de buscas na Internet por temas específicos de meu interesse, em que dos artigos que eram listados, geralmente o do clube dos poupadores era o que mais me agradava. Os artigos têm linguagem e formatação que favorecem demais o entendimento. A imparcialidade e interesse na educação do cidadão comum é perceptível para qualquer indivíduo com um bom senso crítico e isso nos dá segurança no uso das sugestões e informações. Não sou da área de finanças, economia, contabilidade ou áreas afins (na verdade sou da área de saúde), mas hoje consigo fazer investimentos com estratégia definida e clareza quanto a rentabilidade e riscos, e esse nível eu consegui com muita ajuda do conteúdo disponível no clube. O home e várias outras páginas do site do clube estão entre meus favoritos e consulto constantemente.

  63. Antônio Jaime Meireles Nunes 27 de fevereiro de 2016 at 18:13 - Reply

    Prezado Leandro,

    É com imensa satisfação que venho a público deixar meu depoimento-elogio ao seu incansável trabalho de orientador-educador financeiro.

    Sempre percebi que você faz isso como uma ideologia: educar para auxiliar aqueles que o cercam e que estão imersos na ignorância financeira, portanto sujeitos aos inúmeros oportunistas que sempre tiram proveito desses milhões de incautos, que desconhecem as oportunidades de fácil acesso, disponíveis para melhorar suas condições de vida!

    Diretamente responde a todas as questões e dúvidas que colocamos para você. Porém, sempre preocupado em ir além, em levar aos seus consulentes a busca do conhecimento e da independência, por si mesmos.

    Agradeço também de público por suas planilhas, indicações de cursos e referências sempre trazidas aqui no seu blog, o que me ajudou bastante nos últimos dois anos.
    Até então eu aplicava a maioria dos meus recursos em bancos tradicionais e fazia um ‘vôo cego’ no Tesouro Direto. Entretanto, com suas dicas honestas e ponderadas, consegui aumentar meus rendimentos, tomando decisões conscientes, calcadas em análises, comparações e avaliações prévias.

    Obrigado por ter aberto esta porta gratuita para todos nós, através do seu simples, direto e eficiente CLUBE DOS POUPADORES.

    Conclamo os colegas que como eu, se nutriram nesta fonte, que levem – como gratidão – o mesmo tipo de ensinamento/incentivo aqui recebido, a outras pessoas que desconhecem os meandros do mundo financeiro, e que precisam ‘fazer mais com menos’ como ocorreu conosco.
    Façamos assim uma CORRENTE DO BEM a todos que possamos ajudar!

  64. Rafael G. 27 de fevereiro de 2016 at 18:19 - Reply

    Ola pessoal!
    Bem serei simples e curto, ao entrar nesse clube, só não aprende quem não quiser, pois é de extremo conteúdo, extremamente válidos e práticos, estou aqui vai fazer 1 mês, mais já pude reformular todo o meu pensamento em questão de investimentos, tenha grande certeza que ao participar desse clube e se realmente levar a serio você conseguira SIM alcançar metas nas quais sempre desejou e ir além delas!

  65. Marcos Fusato 27 de fevereiro de 2016 at 18:19 - Reply

    Conheci o clube dos poupadores quando estava procurando por Informações sobre o tesouro direto, desde então venho acompanhando todos os artigos recomendo muito a leitura desde artigos pois mudou a minha forma de ver como e importante a educação financeira. Parabéns Leandro Ávila pelo seu trabalho

  66. Mariana 27 de fevereiro de 2016 at 18:20 - Reply

    Ter acesso ao conteúdo do Clube foi transformador! Todas as respostas às perguntas que surgiram durante meu processo de decisão por investir (em quê, quando, quanto e como) foram plenamente respondidas aqui, de forma clara e objetiva, com o bônus de ainda contar com planilhas mágicas de soluções pra vida!

    Vida longa ao Clube dos Poupadores!

  67. João Francisco 27 de fevereiro de 2016 at 18:31 - Reply

    Bom dia a todos. Vou começar meu comentário no passado. Meu avô paterno trabalhou muito e foi muito correto em sua profissão (cafeicultura), mas consta que parte de seu patrimônio, parado no banco, foi corroído lentamente. Meus pais também trabalharam bastante e também perderam dinheiro, isso dos anos 40 aos 90. Entre outros motivos porque foram muitos dinheiros e desvalorizações que desmoronaram sobre a vida deles e de todos os brasileiros, criando uma situação de insegurança e imprevisibilidade generalizadas, quando era muito difícil investir dinheiro de maneira planejada e segura. Em nossa casa e em nosso caso, realizamos com razoável sucesso a muitas vezes difícil e por vezes trágica transição de uma vida rural para a urbana e hoje eu, cantado neto pobre, ocupo o proscênio. Imagino ser um sujeito empreendedor, porque estudei, planejei, e empreendi, mas, no final, perdi, e o que perdi foi parte importante do patrimônio. Poderia dizer que me faltou sorte, que foi falta de mais um pouco de tempo e capital, que eu não tinha preparo e vocação, etc. Na verdade foi bem mais simples do que isso: uma somatória de fatores que têm epicentro na falta de planejamento e constância. Hoje, a estrada e os tombos me ensinaram que somente com dinheiro não se faz nada, e este site é uma das vozes que me estão dizendo isso com clareza. A vida passa muito rapidamente e é preciso agregar valor ao dinheiro, se é que posso me expressar assim: ter disciplina, valorizar o dinheiro, tanto o gasto quanto o guardado, planejar, andar, viajar, ler todos os dias e, nesse tempo, ir poupando e investindo uma porcentagem definida e razoável dos rendimentos. Essa maneira de proceder terá consequências. Ao poucos, dentro dessa trajetória construída, começam a aparecer as oportunidades e os sonhos começam a se dar o luxo de sair da cabeça e do papel, na forma de um negócio, de um curso, uma viagem, uma casa, uma família, um filho, uma boa biblioteca. Tudo isso de par com sonos bem dormidos! Trata-se de um aprendizado que se realiza com a máquina em funcionamento, não tem muito o que se fazer a esse respeito. Percebi que rico é quem dá valor no que tem. Aqui dou minha impressão pessoal sobre o Clube dos Poupadores: é um ambiente onde a informação e o bom senso andam de mãos dadas com a boa fé. É um grande achado para seus leitores, Leandro, o seu, e nosso, Clube dos Poupadores, que nos tem ensinado a dar valor em nosso dinheiro. Sem mais, e obrigado. Um abraço a todos. João

  68. Leandro 27 de fevereiro de 2016 at 18:33 - Reply

    Olá, também me chamo Leandro.
    Conheci o site do Clube dos Poupadores a mais ou menos 2 anos, através de um compartilhamento que vi no Facebook. Antes de conhecer o site eu já vinha planejando e administrando a minha vida e educação financeira, porém esse caminho é um pouco solitário, pois quando você decide mudar, fazer diferente, sair do que é socialmente aceitável ou o padrão, você começa a ser visto de uma forma diferente e mesmo querendo ajudar e compartilhar a sua visão diferente, a maioria parece ainda não estar preparada para ouvir e aprender. Mesmo assim continuei seguindo o plano, traçando as metas e visualizando os objetivos. Depois que conheci o site do Clube dos Poupadores descobri que existem muito mais pessoas que estão buscando a sua educação financeira e uma maneira diferente de levarem suas vidas, com consumo consciente, força de vontade para fazer diferente e o mais importante, acreditar na perseverança dos seus planos. Parabéns ao site por conseguir ajudar tanta gente a sair da zona de conforto, da “roda de Hamster” de quebrar tabus e mitos em relação ao dinheiro e mostrar que é possível sim, seguir uma vida feliz com um estilo de vida diferente do que é considerado normal.
    Dito isso, relato a minha experiência. Comecei o meu plano de independência financeira em meados de 2010, cometi alguns erros e continuei aprendendo e até 2013 consegui viver com 60% da renda que conseguia gerar, de lá para cá melhorei ainda mais o planejamento, controle de gastos, estilo de vida, conhecimento sobre investimentos e a própria educação financeira, passando então a viver com 30% da minha renda, quitei financiamento de imóvel, vendi o carro e parei definitivamente de me importar com as armadilhas de consumos com as quais somos bombardeados de todos os lados e a todo momento. Foquei no que realmente me interessa e nos objetivos traçados: Viver com no máximo 30% da renda anual, conhecer ao menos 3 novos países a cada ano e atingir a liberdade financeira até os 45 anos (ainda faltam 11). Hoje já consigo gerar passivos de rendimentos no mesmo montante ou até maiores que as minhas despesas, porém ainda será preciso progredir mais para gerar a renda perpétua devido a inflação e ao aumento de gastos que acabam acontecendo no avançar da idade. No mais desejo sucesso ao canal e que continue com o nível excelente de informação e de forma independente, a disposição no que mais puder ajudar!

    Abraço,
    Leandro

  69. carlos 27 de fevereiro de 2016 at 18:34 - Reply

    O que eu pude perceber com as dicas do Clube dos Poupadores, é que praticamente tudo que eles publicam, eu já possuo o conhecimento, já sei como funciona e o que devo fazer, o que realmente nos falta é vontade, força para vencer o impulso de consumir algo que você sabe que não vai lhe acrescentar nada. Eu comecei a ganhar dinheiro, e comecei a gastar, carros do ano, não basta um, tinha dois ou três, curtindo a vida estourando em supermercado, comprando do bom e do melhor, restaurantes, diariamente comia fora, viajar não curtia, mas curtia gastar, comprar, e o que isso me trouxe de retorno? Mais trabalho, menos tempo com a família, até que um dia, resolvi parar e agir de forma diferente, de consumista a investidor, comecei tarde, a renda caiu, mas não desanimei, foi como começar do zero, hoje de rendimentos tenho o equivalente a 85% da minha renda principal, sabe o que isso me trouxe? emagrecimento, menos ansiedade, menos problemas de saúde, paz, alegria, gozo, porque trabalho por prazer, fazendo aquilo que gosto, o salário pode não ser bom, mas existe um complemento, que eu faço o que? continuo a investir para que em breve, possa curtir mais, para mim não existe crise, perdi o emprego, fiquei fazendo bico, e isso não me afetou, porque? usei parte da renda para suprir minhas necessidades neste período de 7 meses, voltei ao mercado e foi como se nada estivesse acontecido, finanças em ordem e paz. Não preciso trocar de carro, não preciso trocar de TV, casa, computador ou celular, sejam felizes, plantem para colher, trabalhe por prazer e durma em paz, para isso pague o preço hoje para no amanhã colher. Atualmente em meu trabalho sou mal visto, por não gostar de viajar muito, por não trocar de carro, ou outros, mas tenho a paz que essa turma não tem, sou feliz porque seu que o meu colchão é farto e macio, isso não tem preço. Sou assalariado, isso não é desculpa, tudo é uma questão de foco e objetivo. Tem que começar, ficar parado e achando que aquela merreca não renda nada, não vai mudar sua vida, mas focando no seu trabalho e deixando o dinheiro também trabalhar para você, com certeza será feliz, e uma dica, não conte seus objetivos as pessoas, elas vão te desanimar, não olhe o que elas fazem hoje, olhe o amanhã… por muito tempo, vendo elas viajando, trocando de carros, roupas novas, celulares, achei que eu estava sem sorte, mas hoje, eu vejo que eu sou o cara de sorte, porque aprendi a plantar para colher, de forma sábia. Não arrisque seu dinheiro em ilusões, apareceram muitas propostas para roubar seu tempo e dinheiro, de pouco em pouco você chega lá… foque na sua carreira ou negócio, e mantenha investimentos constantes, todo mês faça e não mexa neles, não toque neles, são sagrados, hoje tenho 33 anos, sou analista, não ganho muito, mas do jeito que estou indo, aos 45, vou estar recebendo quase o dobro do meu salário, e hoje não passo privações, apenas, uso o salário e não toco no investimento, antes poupava 50% do salário e muitas vezes fazia bicos e poupava até 100% do salário, é o preço que se paga no inicio. Perder o emprego e ficar 7 meses sem, antes eu iria infartar, hoje, não faz diferença, mas não podemos parar, hoje estou vivendo, aos 33 anos, com mais qualidade do que pessoas que ganham muito mais, sendo feliz, gastando 100% do meu salário, porque os outros 85% estão crescendo e se multiplicando.

  70. Leonardo 27 de fevereiro de 2016 at 18:38 - Reply

    Sempre tive dúvidas, receios a respeito de como investir meu dinheiro. Por medo, sempre deixei na poupança para não arriscar minhas economias. Depois de conhecer o Clube dos poupadores, vi que que estava perdendo dinheiro pelo medo e pela preguiça de procurar outros caminhos para meu investimento. O site fala uma linguagem fácil, sem o “economês” que a maioria dos analistas usam. Recomendo a todos!

  71. Antonio Castro 27 de fevereiro de 2016 at 19:00 - Reply

    Medo,
    acredito que esta palavra consiga resumir meu sentimento anterior em relação a questões financeiras. Hoje entendo isso.
    Minha família sempre me ensinou a poupar, sempre fui bastante “econômico”, sempre tive em mente que devo gastar menos que ganho. Mas hoje sei que sempre tive medo de me “aventurar” em investimentos. Digo me aventurar porque não tinha o menor conhecimento de investimentos, então pra mim seria aventura.
    Um amigo me apresentou o site Clube dos Poupadores, outro me falou que investia e comecei a estudar, conversar com os amigos, falar sobre o assunto, apreender e ensinar. A cada artigo que li evolui um pouco, aprendi que investimento não se trata só de dinheiro. Na verdade mais ainda apreendi que o verdadeiro enriquecimento é trazido pelo aprendizado, pela consciência do que estou fazendo e o que me rodeia.
    Outra coisa que apreendi com minha família é que quando se quer algo, o mundo conspira para que você consiga aquilo. E isso se fez presente, quando conversando sobre finanças e investimentos um amigo disse que seu filho trabalha em uma empresa que trabalha com fundos de investimentos. E outra vez o mundo conspirou, apreendi mais, outras portas se abriram.
    Recentemente o amigo que me apresentou o site me pediu ajuda sobre cálculos da compra da casa própria, quando estávamos criando uma complexa planilha, fizemos uma busca e então surgiu novamente na nossa frente o Clube dos Poupadores, uma planilha pronta, com tudo o que precisávamos. Achamos muito engraçado e pude perceber que, em um ano e meio aproximadamente, evoluí muito, apreendi a entender, formar minha própria opinião, criticar, opinar e tomar minhas próprias decisões.
    Acredito que, ao menos em minha vida, o Sr. Leandro Ávila conseguiu alcançar um objetivo que me parece claro em seus artigos, fazer com que as pessoas se tornem independentes, em outras palavras, apreenderem a percar sozinhas, e não ficar dependendo do peixe fornecido por alguém.

  72. Victor Vidigal Ribeiro 27 de fevereiro de 2016 at 19:45 - Reply

    A partir de um momento da minha vida, percebi que não bastaria ter um bom salário para conquistar meus sonhos de ter uma casa própria, ter um bom carro, fazer viagens e ter uma velhice confortável financeiramente. Então comecei a procurar informações através da internet de como investir dinheiro de forma inteligente para tornar meus sonhos realidades. Nesse ponto, encontrei dois tipos de pessoas: algumas que não sabiam o que estavam dizendo; outras que tinham o conhecimento, mas eram ‘patrocinados’ por alguma empresa ou marca. Até que me deparei com o Clube dos Poupadores, comecei a ler os posts no site. A partir daí, tive certeza de ter encontrado um lugar com informações seguras e que não estavam tentando me vender nenhum produto. Parabéns pelo trabalho.

  73. Rosiani 27 de fevereiro de 2016 at 19:55 - Reply

    Boa noite! Comecei a seguir o Clube dos Poupadores há alguns meses, pois percebi que as pessoas ricas têm comportamento e pensamento bastante próprios. Entendi que a grande maioria das pessoas não é educada para acumular patrimônio. Não existe essa cultura no meio da maioria, ao contrário, somos educados a usar o cartão de crédito cada vez mais, pagar tudo em “suaves prestações”.
    O site surgiu como um Oásis no meio do deserto. Finalmente alguém nos contando sobre essa dura realidade que é a educação financeira que nós recebemos em geral.
    Meu objetivo é o estudo, aprofundar meus conhecimentos na arte de fazer meu dinheiro trabalhar por mim, e não o oposto. É um caminho bastante difícil, uma vez que temos que nos livrar de velhas concepções.
    Mas comecei a trilhá-lo. Tem sido uma jornada enriquecedora já, este aprendizado. Leandro está de parabéns pela iniciativa!

  74. Gloria 27 de fevereiro de 2016 at 20:16 - Reply

    Leandro,
    Desde criança aprendi a poupar e gastar apenas o que tinha em mãos. Porém, minhas economias eram aplicadas em cadernetas de poupança como a maioria dos brasileiros. Há exatamente 2 anos, encontrei seu site e me interessei, passei a tirar minhas próprias conclusões e aplicar da melhor forma. Em 2015 fui dispensada da empresa onde trabalhava, porém isso não me desestabilizou, havia economizado o suficiente para tirar meus anos sabáticos, estudando. Isso tudo devo ao Clube dos Poupadores.
    Muito obrigada!!

  75. Norma cabral 27 de fevereiro de 2016 at 20:26 - Reply

    O que mais gosto no clube dos poupadores é a forma aberta e sincera que o Leandro faz seus textos, com o objetivo de ajudar a todos os leitores a melhoraram suas financas. Sempre procurei bons textos que não tivessem vies com um grupo financeiro e achei no Leandro. Super recomendo.

    Aprendi muito com os posts do Leandro e suas orientações. Desejo que cada vez mais brasileiros tenham acesso a estas informações e nos ajudem a desenvolver a cultura dos poupadores concientes da sua responsabilidade de replicar o que foi aprendido.

  76. Albérico Neto 27 de fevereiro de 2016 at 20:37 - Reply

    Antes de me interessar por educação financeira eu era mais um trabalhador comum lutava para pagar o cartão de crédito e as outras dívidas em dia para dormir tranquilo. Sempre tive algumas ambições como casa própria e viagens mas acabava cedendo ao consumo para obter satisfação imediata. Até que um dia percebi que nesse ritmo nunca teria nada além de ambições.
    Então comecei a pesquisar um pouco sobre hábitos e conhecimentos que pudessem me fazer gastar menos dinheiro para sobrar um pouco no final do mês. até que um dia, pesquisando sobre alternativas de investimento para o pequeno investidor encontrei o Clube dos Poupadores. O conteúdo me prendeu imediatamente, a imparcialidade, clareza e entusiasmo nas palavras deixaram claro que a intenção do autor era transformar o leitor de uma forma muito positiva, de abrir os olhos para enxergar os verdadeiros inimigos e mostrar o caminho certo. As informações disponibilizadas, as fontes citadas e a ausência de propagandas e conteúdo patrocinado reforçaram a dedicação e objetivo do Leandro com seus artigos.
    O impacto da dedicação do Leandro na minha vida financeira foi transformador, hoje tenho mais clareza dos meus objetivos e conhecimento suficiente para tomar minhas próprias decisões de consumo e investimento. Mas este não foi o maior impacto, o trabalho do Leandro me inspirou a ajudar as pessoas próximas, hoje meus amigos e familiares também deixaram de ser analfabetos financeiros estão mais interessados em arrumar as próprias finanças e planejar melhor seus objetivos.
    Algumas vezes me questionam se realmente precisamos deste tipo de conhecimento pois “o dinheiro não traz felicidade”, depois de tudo que aprendi com o Leandro resolvi inventar minha própria frase para responder: “o dinheiro pode não te trazer a felicidade, mas a falta de conhecimento sobre dinheiro tem grandes chances de impedir que você seja feliz”.

  77. Cláudio 27 de fevereiro de 2016 at 20:39 - Reply

    De uns tempos para cá, passei a me interessar por economia e seus fundamentos. Num primeiro momento meu interesse era em estabelecer metas pessoais e me aprimorar nos conhecimentos voltados para o funcionamento do mercado financeiro e, principalmente, dizer “adeus” as artimanhas do bancos em relação à isso, Visitei vários sites e acompanhei também diversos vídeos desses tópicos. Mas com certeza a ajuda que veio do Clube dos Poupadores e de seu idealizador; Leandro Ávila, foi o mais importante momento em relação a isso. Ultimamente tem sido o único segmento de informação que tenho seguido. Prático, interessante, coerente e de fundamental relevância a quem se interessa pelo assunto. Muito obrigado pela ajuda e continue com as postagens. Parabéns.

  78. Rodrigo Oliveira. 27 de fevereiro de 2016 at 20:51 - Reply

    Graças a ajuda do Leandro Ávila pude deixar de vez de pagar taxas exorbitantes aos grandes bancos para investir meu dinheiro. Agora invisto por minha própria conta, muitas vezes em investimentos que os próprios bancos faziam e que até agora eram incompreesiveis para mim.

  79. Evandro Freire 27 de fevereiro de 2016 at 21:12 - Reply

    Encontrei o Clube dos Poupadores quando estava procurando mais informações sobre o tesouro direto. Encontrei aqui um excelente material que pôde me introduzir os principais aspectos do TD. Mas isso foi só o começo, a partir daí abri meus olhos para vários aspectos da minha educação financeira. Hoje aguardo ansiosamente os novos artigos sejam eles direta ou indiretamente relacionados à educação financeira. Parabéns Leandro por esse projeto com certeza você tem influenciado positivamente a vida de inúmeras pessoas!

  80. Celso Andrade 27 de fevereiro de 2016 at 21:40 - Reply

    Meu nome é Celso Andrade,
    Desde que tive o primeiro contato com o site Clube dos Poupadores, venho “devorando” cada matéria e lamentando o tempo perdido para vir a me dedicar a minha própria educação financeira somente após humilde aposentadoria.

    A poucos dias atrás me chamou a atenção a matéria publicada pelo Leandro Ávila com o título “Educação financeira dos bancos : cuidado “. Nesta matéria, (http://www.clubedospoupadores.com/educacao-financeira/cuidado-bancos.html ) que vale a pena ler, além de estar exposto as vísceras de nossa educação financeira, também está o caráter e o idealismo deste brasileiro que espero um dia poder apertar a mão.
    Tenho certeza, porque hoje já colho resultados, que se a vinte anos atrás tivesse conhecido e aplicado os conceitos e estratégias divulgados neste site pelo Leandro Ávila, estaria hoje em confortável situação financeira.

    Mas como o que interessa dos problemas e dificuldades é a forma como reagimos a eles e os ensinamentos que tiramos, leio com satisfação a breve notícia publicada nos jornais ( Correio do Povo – 26/02/2016 ) de que a Educação Financeira esta entre os temas sugeridos pelo Plano Nacional de Educação para compor a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de conhecimentos essenciais voltados a Educação Financeira autônoma e consciente para o fortalecimento da cidadania.
    Até 15/03/2016 todos os brasileiros poderão contribuir com sugestões através do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) e do Grupo de Apoio Pedagógico (GAP).

    Agradeço ao Leandro Ávila pelo trabalho de informação financeira de qualidade realizado de forma idealista e convido aos aposentados para aprendermos com o Leandro e ensinarmos Educação Financeira aos nossos filhos e netos.

    Atenciosamente,

    Celso Andrade.

  81. Ronne 27 de fevereiro de 2016 at 22:07 - Reply

    Conheci o Clube dos Poupadores no meio de 2014, mais ou menos por acaso. Eu já lia outro blog sobre educação financeira, que foi o que posso chamar de “pontapé inicial”. Porém, depois que comecei a ler os artigos do Leandro, fui deixando o primeiro blog de lado e hoje o Clube dos Poupadores pode ser considerado a minha principal fonte de educação financeira.
    O Leandro Ávila tem o dom de explicar as coisas de maneira clara, direta, e com muita elegância. Além de tudo ele SEMPRE respondeu às perguntas que eu fiz aqui, ainda que fossem perguntas muito bobas. Bem, são bobas hoje, mas era tudo muito confuso para mim.
    O blog é muito bem elaborado, limpo, e fácil de navegar. Os artigos são gostosos de ler, e você não precisa ser nenhum gênio das finanças para compreender o que é postado aqui.
    Eu fico impressionado com o fato de tudo isso ser feito por uma única pessoa. Às vezes chego a duvidar e acho que o Leandro deve ter uma equipe de uma meia-duzia para dar conta de tudo isso. 😉
    Já recomendei a página para amigos e familiares. Vale muito a pena.
    Agradeço muito ao Leandro Ávila por todo esse serviço de utilidade pública que ele presta através do Clube dos Poupadores.
    Parabéns, Leandro Ávila.

  82. José Dufek Netto 27 de fevereiro de 2016 at 22:13 - Reply

    Através do Clube dos Poupadores, pude obter informações importantes sobre os diversos tipos ou espécies de aplicação financeira e os riscos, garantias e vantagens que oferecem. Atualmente, diante da situação vivida em nosso País, é de se entender que não se pode apenas pensar em um tipo de aplicação, o mais rentável possível, devendo ser necessário também ser examinado e considerado os riscos e as garantias que os diversos tipos de aplicação oferecem. Pude também observar que em épocas de crise, como a atualmente vivida, aplicações de alto risco devem ser avaliadas. E tudo isto encontramos no excelente material oferecido pelo Clube dos Poupadores. Em resumo, vejo que o Clube dos Poupadores, através de seu ensinamento, acaba por se transformar em uma espécie de porto seguro aos seus participantes, sejam eles pequenos ou grandes investidores, sejam eles conservadores ou não. Parabéns por este trabalho, iniciativa e projeto.

  83. André 27 de fevereiro de 2016 at 22:40 - Reply

    Comecei a acompanhar o site Clube dos Poupadores há cerca de dois anos. Desde então, a minha vida financeira mudou radicalmente. As minhas estratégias de investimentos e poupança foram revolucionadas e só tenho a agradecer ao trabalho primaz que o Leandro Ávila tem desenvolvido ao longo desses anos em seu site.

    O site se destaca dentre vários outros de educação financeira devido a sua linguagem clara e objetiva, bem como pela profundidade nas análises de temas pertinentes.

    Merecem destaque os artigos sobre Tesouro Direto, Renda Fixa, comportamento e empreendedorismo… hoje em dia tenho uma concepção muito diferente acerca do meu papel como “consumidor” e dos mecanismos existentes que tentam nos controlar diariamente, através de paradigmas e propagandas.

    Comprei os e-books sobre imóveis e comecei a separar um dinheiro para a minha educação financeira. Neste momento estou estudando renda variável e imóveis. Como muitos aqui, sonho com a casa própria e com a independência financeira. Tenho certeza que o Clube dos Poupadores tem me ajudado bastante a traçar metas e fazer as coisas de forma mais consciente.

    Parabéns pelo ótimo trabalho!
    Um abraço!

  84. Ukita 27 de fevereiro de 2016 at 22:47 - Reply

    País “RICO” é aquele bem estruturado com educação de qualidade, saúde, segurança, respeito ao meio ambiente e educação financeira.

    Consequentemente, isto proporciona uma alta qualidade de vida a sua população, bem como, desperta a consciência para não ser enganada, por propagandas políticas enganosas que veiculam em todos os meios de comunicação do país.

    Ainda não faz um mês que felizmente (infelizmente só agora), por acaso, deparei com o Clube dos Poupadores a procura de algo para tentar turbinar os rendimentos de meus investimentos.

    Em poucos dias e poucos artigos publicados que consegui ler, posso concluir que são leituras indispensáveis para todas as pessoas que querem melhorar a qualidade de vida através da educação financeira.

    Com didática e linguagem compreensível para todos, os artigos publicados pelo Clube dos Poupadores são isentos de vínculos institucionais, o que confere credibilidade e confiança em seu conteúdo e aconselhamentos.

    Meus cumprimentos ao Sr. Leandro Ávila por este ato de generosidade presente no Clube dos Poupadores.

  85. diogo lemos 27 de fevereiro de 2016 at 22:55 - Reply

    Meu nome é Diogo, eu tenho 33 anos. Sou servidor público desde os 22 anos de idade. Nunca tive a oportunidade de me educar financeiramente e até então nunca tinha achado nenhum livro ou site que me motivassem a buscar melhoras para minha vida financeira que, até os 31 anos, era completamente detonada. Para vocês terem ideia, eu tinha uma renda inicial de R$ 3.000,00. Não é muita coisa, mas é mais do que a grande maioria dos brasileiros ganham. Com 31 anos minha renda já era cerca 5500. Muitos teriam já comprado um carro, dado entrada em uma casa. E eu, passados quase 10 anos de concursado não tinha absolutamente nada. Não porque eu fosse muito endividado, mas simplesmente porque eu não conseguia me organizar, estabelecer metas, prioridades e até mesmo ter conhecimento e motivação para poupar e investir. Em 2014, cansado dessa situação de “tenho um bom salário, não tenho dívidas, mas também não tenho 1 real na carteira, comecei a procurar no google “modalidades de investimento mais rentáveis que a poupança” e por acaso encontrei o site do Leandro. De cara gostei da forma como ele abordava os assuntos. A impressão que tinha ao ler os textos do Leandro, era como se o mesmo estivesse sentado conversando comigo. Não dizendo o que eu devia fazer, mas me aconselhando e me motivando que se EU quisesse, a minha vida financeira poderia ser melhor e que eu poderia realizar meus sonhos com algumas mudanças de comportamento e educação. Devorei os vários artigos aqui escritos, busquei mais informações e hoje graças aos conhecimentos que adquiri aqui saí de uma vida de servidor que não tinha NADa para uma vida de um servidor que tem investimentos de 30 mil reais no tesouro direto e em LCI. Eu sei que ainda falta muito pra eu aprender sobre finanças e economia, mas o que eu NECESSITAVA para dar o pontapé inicial que começou a mudar a minha vida eu aprendi aqui, no Clube dos Poupadores.

  86. Alexandre Rodrigues 27 de fevereiro de 2016 at 23:29 - Reply

    Olá, Leandro!
    Conheci o Clube dos Poupadores através do Google, quando eu estava procurando entender melhor o que significava o índice INCC. O conteúdo que encontrei no seu artigo tratando sobre este assunto foi tão esclarecedor para mim que eu resolvi mergulhar no seu site. E graças a esta imersão em todo o conteúdo que você disponibiliza gratuitamente, além de ler o seus e-books sobre financiamento de imóveis e títulos públicos, eu dei e continuo dando outro rumo à minha vida e à da minha família.
    Apesar de eu ser funcionário concursado da Petrobras e, portanto, ter uma boa remuneração e uma certa estabilidade no emprego, eu tenho a convicção que hoje eu tenho muito mais segurança em relação ao meu futuro do que antes de conhecer o seu trabalho.
    Após ler os seus artigos, fazer cursos que você recomenda e ler vários livros sobre educação financeira, produtividade e empreendedorismo, eu aprendi que tenho que ir em busca da minha segurança financeira ao invés de buscar segurança no emprego.
    Eu aprendi a organizar minhas finanças pessoais, faço aplicação financeira todos os meses com o mesmo compromisso e rigor que tenho para pagar as minhas contas básicas, e mudei alguns hábitos em meu dia a dia que melhoraram muito a minha produtividade.
    Neste momento estou empenhado na construção do meu blog que, assim como o seu, tem o objetivo de inspirar as pessoas a se tornarem mais produtivas e mais educadas financeiramente. Não tenho a mínima pretenção de ser seu concorrente, apenas quero ser mais um replicador do que você propaga em seu site, pois entendo que a “boa nova” precisa chegar a mais e mais pessoas.
    Bom, acho que é isso.
    Mais uma vez, muito obrigado por se empenhar em tornar as pessoas cada vez melhores.

    Um abraço!!!

  87. Bia 27 de fevereiro de 2016 at 23:54 - Reply

    Cheguei ao Clube pelo Livro Negro dos Imoveis que comprei meio sem ter certeza do que eu estava fazendo, somente de ter encontrado pelo google (pelo que lembro). O livro foi de extrema importância para mim. Nao pq fiquei conhecendo o mercado imobiliário, estou longe disso, só tive um vislumbre, mas pq me abriu a cabeça sobre FINANCIAMENTO, pois eu quase não conhecia nada sobre o assunto e achava que para comprar um imóvel isso seria inevitável… percebi que financiamento é um “roubo” e que eu não teria como bancar isso. Comecei a busca por imóveis dentro do valor que eu já tinha…… e encontrei! Mesmo com um salário que considero injusto para o trabalho que faço, consegui poupar por vários anos e comprar um imóvel à vista! Estou muito feliz com aquisição e o mais importante: sem dívidas! O livro do Leandro foi super importante nesse processo, e os artigos do Clube são sempre muito esclarecedores e interessantes. Grande abraço a vc Leandro!
    Bia

  88. Manoel 28 de fevereiro de 2016 at 7:07 - Reply

    Prezado amigo:

    Quero informar que por meio dos conhecimentos fornecidos pelo Clube dos Poupadores, percebi o quão era desinformado sobre o tema finanças, quantos erros cometidos com o meu dinheiro, o qual sempre ganhei como assalariado. Devido as despesas que fazia, parece que nunca sobrava, gastava sempre além de minhas posses e com o conteúdo publicado no Clube, consegui perceber meus erros e corrigir.
    Hoje já estou aposentado e através da poupança (quando compensava economizar), consegui realizar diversos sonhos. Apesar de assumir diversos financiamentos, mas isto devido ao pouco dinheiro guardado, foi aonde que percebi a importância de economizar. Sempre tive como objetivo proporcionar o conforto a minha família e sempre gastava além de minhas posses, nunca tirava um centavo para economizar, sempre vivi iludido com jogos de loteria e nunca ganhei nada.
    A vida nos ensina e só fui perceber a importância de economizar, quando precisei financiar alguns bens. E agora baseado no conteúdo publicado no Clube tenho informações suficientes para conseguir proporcionar conforto a minha família e manter às contas em dia, além de economizar um pequeno capital. Todos nós temos sonhamos e temos sonhos, agora concretizá-los é difícil sem termos informações e orientações do que fazer e agora temos aonde buscar conhecimentos sobre finanças, o Clube nos proporciona ensinamentos e cultura, além de aplicativos para entender e controlar sua situação financeira.

    Atenciosamente,

    Manoel

  89. Rodrigo 28 de fevereiro de 2016 at 8:00 - Reply

    Bom dia!
    Eu não poderia deixar de participar desse depoimento sobre a importância do Clube dos Poupadores. Fico impressionado com a disposição de Leandro em ajudar pessoas a mudar de vida. Textos sempre elucidativos com temas atuais e de grande importância. Sou leitor assíduo de todos os artigos, compartilhando e enviando links nos grupos que participo pelo whatsapp.
    Leandro, desejo que você continue nessa luta sempre disposto a ajudar e compartilhar seus conhecimentos.
    Grande abraço

  90. Mr. Webster 28 de fevereiro de 2016 at 8:19 - Reply

    Conheci o site há menos de um ano; sempre fui de guardar dinheiro, mas o fazia sem ter nenhum objetivo específico. Hoje, direciono o que aprendi para objetivos específicos, a exemplo de aposentadoria, viagens, reforma do imóvel, etc.
    O Clube dos Poupadores é de uma preciosidade ímpar, pois apregoa ensinamentos importantes que nos conduzem à liberdade. “Não é pelo dinheiro, mas sim pela liberdade de escolhas”. Ademais, as matérias abordam temas relacionados ao comportamento das pessoas, fazendo com que reflitamos e questionemos algumas atitudes que permeiam nossos pensamentos e influenciam em nossa vida.
    Vem fazendo diferença não apenas na minha vida financeira, mas principalmente no meu comportamento e modo de enxergar o mundo.

  91. Gustavo Rabello 28 de fevereiro de 2016 at 8:38 - Reply

    Prezados,
    O primeiro contato com o trabalho do Leandro se deu na compra online do Livro Negro dos Imóveis, por sinal muito interessante. A partir daí, me cadastrei no site Clube dos Poupadores e comecei a receber os artigos do Leandro com frequência, lendo todos os emails/artigos notei o quão bom o Leandro é escrevendo. De forma fácil e clara levando informações muito importantes para um âmbito da vida que muitas vezes são negligenciadas pelo ser humano, o Leandro torna palpável assutos sobre a vida financeira. Seus artigos tem me ajudado muito, principalmente na reflexão da vida financeira de um casal. Estou prestes a casar e este assuto já foi levantado por diversas vezes com a minha noiva, que como a grande maioria dos brasileiros não tem uma educação finaceira. Sinto que ao ler os artigos consegui assimilar o rico conhecimento contido neles e executá-los, se não todos a maioria.
    Leandro obrigado pelos artigos que escreve.
    Abraço!

  92. Wagner Andretti 28 de fevereiro de 2016 at 9:09 - Reply

    Acompanho assiduamente o Blog do Clube dos Poupadores devido a linguagem simples e sincera do Leandro. Existem dezenas de blogs e sites de educação financeira, mas com certeza este esteja no top 3!!! Recomendo fortemente! 😉

  93. Rafael 28 de fevereiro de 2016 at 9:33 - Reply

    Olá, os artigo do clube dos poupadores me ajudaram a orientar melhor meus investimentos, dado que eu sempre só utilizava a poupança. Aprendi muito sobre investimentos, como fazer a minha própria aposentadoria e ser independente dos bancos, usando eles ao meu favor. Além disso, os artigos são sempre inspiradores com uma boa doze de razão e clareza tanto para pessoas confusas com finanças como para pessoas já regradas com a mesma.

  94. Murilo Galvão Honório 28 de fevereiro de 2016 at 9:48 - Reply

    Bom dia,

    Cheguei ao Clube dos Poupadores enquanto buscava na Internet por informações sobre como investir no Tesouro Direto. Logo no primeiro artigo percebi que não tratava-se de conteúdo raso ou feito sem qualquer cuidado, diferente de muitos outros sites na Internet. Havia claramente uma preocupação com o leitor, especialmente o leigo ou iniciante no mundo dos investimentos.
    A ênfase na educação e na postura crítica e independente são diferenciais que tornam esse site muito especial, o qual procuro recomendar aos amigos e colegas sempre que oportuno.
    O Clube do Poupadores ampliou muito as minhas possibilidades e minha visão sobre finanças pessoais e poupança.

    Caro Leandro, grande abraço e muito obrigado!

  95. Denilson de Araújo Alves 28 de fevereiro de 2016 at 10:36 - Reply

    Meu nome é Denilson, sou contador, tenho 24 anos.
    Primeiramente, gostaria de dizer que gostei da proposta de deixar um depoimento. A ideia de que algo que deixe aqui registrado vá incentivar outras pessoas é muito interessante.
    Então vamos para as palavras. Eu conheço o site desde o comecinho. Foi por acidente, procurando algo no google sobre educação financeira, então um dos primeiros resultados foi o clube dos poupadores.
    O site apareceu num momento especial da minha vida. Eu tinha sido nomeado num concurso na época. E aqui em Brasília existe uma verdadeira ditadura de que todo servidor público precisa ter um carro, então lá fui eu ter carro. Mas de um jeito diferente, queria poupar e comprar a vista, aí veio a ajuda do clube dos poupadores. Quisera o destino que algum tempo depois o Leandro publicasse um texto sobre o quanto nós gastamos (em dinheiro, energia e tempo) fazendo coisas por causa dos outros.
    Depois que comprei o meu carro, vi que era só mais um “brinquedo”, não valia todo o esforço que eu fiz. Decidi viver sem carro e com o dinheiro do carro eu iniciei um projeto de “poupança” (não a poupança do banco) maior. Eu quero comprar meu imóvel sem depender de financiamento. Esse projeto estava previsto para ser finalizado em 2018, mas pode ser que eu mude os planos até lá. Estou com 60% concluído. É muito gratificante ver o seu objetivo sendo construído dia-a-dia, degrau por degrau. Gostaria de agradecer ao Leandro por todo o conteúdo do site. Eu já tentei ajudar várias pessoas com educação financeira, confesso que não tive sucesso, elas não querem abrir mão de empréstimos, não querem poupar, não querem esperar. Talvez seja necessário que eu tenha muito sucesso nos meus projetos, para servir como um exemplo, isso pode levar décadas.

  96. Carlos 28 de fevereiro de 2016 at 10:43 - Reply

    Olá,
    Eu posso dizer que sempre fui um poupador, por 16 anos só conhecia a poupança, acreditem, não lembro direito como cheguei ao clube dos poupadores, mas, abriu minha mente para muitos outros assuntos,inclusive ver a nossa política de forma diferente de como eu a enxergava.
    Mas, o o que o site mais me ajudou foi a forma de eu investir o meu dinheiro, e o mais importante, nenhum gerente de banco ou assessor de corretora não me convence com investimentos que favorecem mais a eles do que a nós mesmo.
    Então, só tenho que dar os parabéns ao Leandro por dedicar parte do seu tempo a ensinar educação financeira de forma gratuita a todos que seguem o clube dos poupadores, e isto é raro hoje em dia, a grande maioria cobra por serviços como este.

  97. maria cristina 28 de fevereiro de 2016 at 10:59 - Reply

    Agradeço muito pelos ensinamentos importantes e necessários para obter uma vida financeira saudável. O alerta é primordial. Deixar de lado o consumismo. Poupar pelo menos 30% dos ganhos auferidos mensalmente,Pesquisar Corretoras. E o mais importante, não deixar o dinheiro em um só investimento.
    Não ser arrojado, o atual momento não é propício para tanto, a volatilidade é muito forte.
    O Leandro ensina educação financeira e quem deseja aplicar seus ensinamentos já tem uma base firme
    para começar, assim como eu e tantos outras pessoas.
    Obrigada Leandro.

  98. Munich 28 de fevereiro de 2016 at 11:15 - Reply

    Olá Leandro, meu nome é Munich e é um prazer colaborar com esse projeto tão especial.
    Atualmente sou professora da rede federal de educação, mas até passar nesse concurso tinha uma vida muito sacrificada mesmo após me formar: durante dois anos trabalhei em quatro escolas e o que recebia no final do mês mal dava para despesas básicas como alimentação e transportes.
    Depois de entrar para a rede federal, consegui progredir na carreira pois fiz especialização, mestrado e doutorado. O problema foi que me empolguei e comecei a gastar, tentando compensar tudo que não podia gastar antes. Comprava roupas e mais roupas para mim e minha família, cosméticos, brinquedos para sobrinhos. Eu não tinha dívidas, mas não conseguia investir nada. Essa situação me incomodava e eu sempre procurava no google planilhas que me ajudassem a controlar meu orçamento e guardar algum dinheiro.
    Nessa busca, conheci seu site, mas no começo não gostava dele, achava coisa de pão-duro (Olha que contradição!). Depois que comecei a ler os artigos, passei por um processo de mudança de mentalidade, aprendi a gostar de economizar.
    Hoje, ao invés de gastar com bobagens, consigo ajudar minha família de verdade: pago um plano se saúde para minha mãe, pago a escola dos meus sobrinhos (que antes estudavam em escola pública) e pago um aluguel para minha irmã caçula na cidade em que ela estuda. Tenho uma reserva de emergência, estou investindo para aposentadoria e juntando dinheiro para comprar um carro a vista. Além disso, meu marido e eu estamos comprando um terreno e já estamos guardando dinheiro para a construção de nossa casa. Aliás, o Clube dos Poupadores também nos ajudou nessa decisão: percebemos que controlando nossa ansiedade e morando mais uns quatro anos de aluguel, poderemos construir nossa casa do jeito que sonhamos e pagando muito menos do que em um financiamento. Meu marido também está mais cuidadoso com o dinheiro e já está até falando em investir. E essa mudança toda começou há pouco mais de um ano.
    Agradeço a Deus por ter me aberto os olhos para esse novo mundo e por ter colocado em seu coração esse desejo de nos ajudar e o dom de ensinar. Obrigada Leandro, por repartir seus conhecimentos e dedicar seu tempo a nós. Esse seu gesto tão valioso me faz lembrar de um provérbio bíblico: “Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza.” Que Deus te abençoe infinitamente!

  99. Odair 28 de fevereiro de 2016 at 11:19 - Reply

    A diferença que faz em se ter conhecimento em edução financeira , e o leque de conhecimento que você ganha na hora de procurar um investimento com o gerente do seu banco.
    Pois quando não ha esse conhecimento o gerente fala um monte de coisa pra você sobre titulo de capitalização e previdência privada entre outros produtos do interesse do mesmo , alegando que é bom para o investidor iniciante e você por ser leigo nos assuntos acaba caindo na balela do gerente deixando de ganhar mais dinheiro com outras modalidades de investimentos mais rentáveis.
    Recomendo aos interessados em buscar conhecimento neste assunto que siga o ( Clube dos poupadores ) e que não deixem de ler os artigos enviados para que possa absorver melhor as informações contidas e facilitar suas tomadas de decisões com o gerente do seu banco.
    Att: Odair

  100. Leonardo 28 de fevereiro de 2016 at 11:45 - Reply

    Bom dia Leandro,
    Obrigado por seu trabalho é ótimo.
    Eu gostaria saber mais sobre investimento em valor (value investing) e conseguir avaliar ações para começar investir por conta propria, e criar uma carteira com renda fixa e renda variável.

    Muito obrigado!

  101. Maria Socher 28 de fevereiro de 2016 at 12:17 - Reply

    Olá Leandro. Conheci o Clube dos Poupadoes por mensagem em meu e- mail. Gostei das informações apontadas e comecei a segui-lo faz um ano. Tenho conhecimento financeiro mas a renovação de conteúdo é muito boa e necessária..Meu foco de aplicação mudou. Aplico também em tesouro direto agora. Desejo muito sucesso e Parabéns.

  102. Roque Souza 28 de fevereiro de 2016 at 13:38 - Reply

    Há três anos andava a pesquisar na Internet sobre Educação Financeira.Li muita coisa e já estava prestes a desistir de encontrar um site que ministrasse conteúdos de qualidade e que fosse idóneo e sério, quando deparei-me com o Clube dos Poupadores.Fiquei impressionado com a profundidade e o alcance práticos dos ensinamentos.A minha história pode ser marcada pela situação caótica das minhas finanças antes de encontrar o referido site: dívidas em financeiras, cheque especial com limite ultrapassado, pagamento de juros extorsivos em agiotas, e pelo depois: a minha situação financeira está plenamente equilibrada. Não devo nada a ninguém e recebo juros das minhas aplicações financeiras. Consegui reverter essa situação em pouco tempo graças aos conhecimentos que adquiri no Clube dos Poupadores com o Mestre Leandro que ao contrário da maioria dos educadores financeiros, não é uma pessoa mercenária, muito antes pelo contrário: tem o foco voltado para o ensino correto das normas que norteiam a gestão adequada do nosso suado dinheiro, agindo com independência e com ética. Sou muito grato pelo que aprendi gratuitamente e desejo expressar aqui, de público, o meu testemunho da eficácia e qualidade dos ensinamentos ministrados pelo Professor Leandro. Um forte abraço. Roque

  103. Clélia Araújo 28 de fevereiro de 2016 at 14:03 - Reply

    Boa Tarde de domingo 28/02/2016 a todos.Não tenho certeza exata neste momento se no final de 2013 ou inicio de 2014 conheci pela internet o Clube dos Poupadores.Ao ver o email hoje em minha caixa para deixar um comentário real sobre minha experiência com o Clube dos Poupadores confesso que vim direto movida por emoção de escrever sobre o lindo trabalho deste site. A primeira vez que ouvi sobre ter uma reserva de emergência foi com Leandro Ávila e por mais inocente que pareça foi um divisor de águas em minha vida . Em 2006 após uma falência da empresa que eu e meu marido tínhamos paralisei e custou-me a voltar a campo e confiar em novos projetos . Quando começamos a nos reerguer veio uma perda maior do que a financeira . Perdi minha mãe que era a companheira e amiga de todas as horas tanto minha como de meu marido. Assim, demorei mais um pouco para conseguir equilibrar emoções e seguir em frente.Então ao conhecer o site eu imediatamente me identifiquei e me cadastrei e também ao meu marido para que pudessemos adquirir mais conhecimento e educação financeira.Tenho arquivado os emails que recebo que sempre trazem uma nova perspectiva cada vez que os releio.O Clube dos Poupadores me moveu para a ação de mudar hábitos errôneos e criar uma nova realidade financeira em minha vida,em nossas vidas.Enfim, me resta declarar que o trabalho deste site é de grande valia para todos que queiram efetivamente mudar sua vida financeira e criar hábitos produtivos para o presente e o futuro. Parabéns Leandro pelo excelente trabalho.Grata sempre.

  104. Fabio 28 de fevereiro de 2016 at 14:08 - Reply

    Leandro parabéns pelo seu trabalho, tem contribuindo muito para cada vez mais me aprimorar em diversos assuntos sobre educação financeira, além de nos manter sempre informados sobre a situação econômica de nosso país, e que muitas vezes, por falta de conhecimento, acabamos sendo ludibriados pelas manobras dos políticos.
    Espero continuar acompanhando seu trabalho sempre, pois a educação é sempre uma evolução.

    Abraços

  105. Thiago 28 de fevereiro de 2016 at 14:12 - Reply

    Ola leandro e amigos!
    Desde que comecei a trabalhar eu poupei e investia sempre na poupança ( 2012 a 2015), um amigo me indicou o site e eu vjsitei e acabei aprendendo muitas coisas. Comecei a investir em LCI e logo depois q adquiri mais conhecimento, comecei no tesouro direto. O leandro não só me mostrou como investir melhor, como também esclareceu dúvidas e me deixou com os olhos mais abertos sobre modos de vida, consumismo, produtividade e etc. Hoje eu estou com planejamento de independencia financeira e vou seguir até o fim. Obrigado Leandro por passar orientações que provavelmente seriam cobradas se fosse passado por outros. Vc ajuda a mudar a vida de muitas pessoas.

  106. Valdimir de Gregório 28 de fevereiro de 2016 at 14:26 - Reply

    Tudo bem Leandro.
    Meu nome é Valdimir , trabalhei e paguei meus impostos na fonte durante 43 anos.
    O mesmo aconteceu com meu irmão. Fizemos algumas poupanças e nos últimos 15 anos optamos por previdência, PGBL, principalmente devido aos 12%.Enfim em 2014, meu irmão já aposentado, tinha que tomar uma decisão sobre como ficaria sua Previdência e por acredito, merecimento divino, ficamos sabendo de uma explanação sua sobre o assunto e começamos a descobrir coisas que você dizia como ” o gerente do banco não é seu amigo”.
    Desde então, o estamos seguindo, recebendo seus comentários e estamos vendo novos horizontes, tentando na medida do possível, diminuir o lesionamento financeiro, pelo qual passamos em toda nossa vida.
    Agradeçemos muito a você e fique com DEUS

  107. Max Prestes Jr. 28 de fevereiro de 2016 at 14:35 - Reply

    Olá, me chamo Max e adorei ter conhecido o Clube dos Poupadores no ano passado. Eu sempre fui um cara que gostava de economizar, mas nunca tive uma planejamento para isso. Apenas ia guardando um dinheirinho e jogando na poupança. Quando precisava, ia lá e tirava (como quando dei entrada no meu apartamento).
    Após conhecer o site do Leandro, comecei a aprender outras coisas sobre os assuntos financeiros, aprendi a buscar conhecimento e aprendi a realmente guardar dinheiro. Não posso dizer que sei tudo, porque ainda tenho muita coisa a aprender, mas foi a partir daqui que comecei a aprender sobre o tesouro direto. Após ler vários artigos do Leandro, criei coragem e comprei um curso. Hoje eu invisto mensalmente no tesouro, com dois objetivos: 1. Reserva financeira e 2. aposentadoria. Posso dizer que agora possuo um planejamento financeiro e já não estou apenas jogando um dinheirinho na poupança, como costumava fazer.
    Não apenas estou aprendendo a cuidar melhor do meu dinheiro, como estou tentando ajudar outras pessoas, como parentes e amigos, a trocarem a poupança, por exemplo, pelo tesouro direto.

    Só tenho a agradecer ao Leandro, pelo ótimo blog financeiro, pela sua grande contribuição no meu planejamento financeiro pessoal.

    Recomendo a todos que tirem um tempinho, alguns minutos por dia, como eu faço, para ler algum artigo. Isso pode mudar o modo como você enxerga suas finanças e seus investimentos.

    Abraços.

  108. Douglas 28 de fevereiro de 2016 at 15:07 - Reply

    Um dos blogs de educação financeira mais completo que existe no Brasil. Com uma didática simples e objetiva, Leandro é incansável na publicação de mais e mais artigos e no acompanhamento e esclarecimento de todas as dúvidas dos leitores. Um dos melhores artigos que eu li foi a resposta do Leandro a uma proposta de um grande banco para que fornecesse serviços de educação financeira à instituição. Uma constatação de que seu objetivo com Clube dos Poupadores é muito maior. Obrigado por tudo que está fazendo pela educação financeira em nosso país.

  109. Pedro Cardoso Franco 28 de fevereiro de 2016 at 15:13 - Reply

    Caro Leandro Ávila,
    O melhor investimento que fiz, pena que já mais perto dos meus 60 anos, foi descobrir seus artigos.
    Era totalmente, como outros tantos milhões de brasileiros, desinformado do tema tão relevante de nossa vida: Educação Financeira, isenta, honesta, clara e objetiva!
    Só me dedicando ao trabalho e entregando a terceiros o que recebia, para “aplicar”.
    Com teus artigos rompi a corrente:
    Nós trabalhamos, “eles” ganham, nós perdemos e trabalhamos ainda mais para compensar o que continuaremos a perder!
    Muito grato e Parabéns!

  110. Carlos Dutra 28 de fevereiro de 2016 at 15:23 - Reply

    Muito bom o seu conteúdo, o melhor de tudo é que todos os post que você publica são atualizados e bem explícitos colocando a verdadeira ótica da politica económica brasileira.
    Agora tenho sempre um horizonte a observar quando se trata de investimentos.
    Muito Obrigado

  111. Marcos Arcanjo 28 de fevereiro de 2016 at 15:44 - Reply

    Olá.
    Sou marcos 25 anos’
    Graduado em ciências contábeis com especialização em Auditoria.
    Ouvi os primeiros conceitos sobre educação financeira somente após uma aula sobre tesouro direto na faculdade.
    Ao pesquisar sobre títulos o assunto apareceu.
    O clube dos poupadores é um dos melhores canais que já Vi sobre educação financeira.
    Me mostrou a “Matrix” que nossa sociedade vive ao sermos borbadeados de todos os lados para consumir.
    Nós jovens sofremos essa pressão de forma cruel pois na maior parte das vezes o assunto finanças é um tabu tanto durante o período escolar quanto na universidade
    Percebo isso através de meus colegas que cursaram comigo a faculdade.
    Todos nós tivemos a mesma aula sobre tesouro direto mas a maioria deles mesmo quando informados dos ótimos retornos preferem os produtos divulgados pelos bancos.
    Eu mesmo comecei a trabalhar ao 16,anos carteira assinada, o gerente do banco sem ao menos me explicar me vendeu plano de previdência privada, o marketing usado foi que era um produto de baixa aplicação inicial e para garantir uma poupança para futuro.
    Foi através de sites de educação financeira como o clube dos poupadores e de livros como pai rico pai pobre e o valor do amanhã que percebi que Bancos nao defendem meus interesses e que não é normal usar sempre cheque especial ou empréstimos bancários.
    Através do clube fiquei conhecendo outras fontes de qualidade de informações e aprendi que educação financeira não se trata só de dinheiro mas das decisões que tomamos em nossas vidas para usa-lo e de nossos valores como pessoas. Dinheiro é apenas um meio que não deve ser colocado como fim para nossas vidas. Ele deve ser visto como instrumento para realização de nossos objetivos.
    Hoje estou reestruturando minhas finanças, já uso o conceito de me pagar primeiro e estou criando uma reserva no T.D para compra primeiro carro (seminovo) a vista e outra para complemento renda no futuro aplicando em tesouro IPCA 2035. Aprendi que melhor investimento é Educação.
    Agradeço a Deus pela oportunidade de ter tido acesso ao conhecimento disponível mo clube dos poupadores e pela vida de você Leandro por nos presentear com seu conhecimento.
    Sucesso

  112. Leandro Augusto 28 de fevereiro de 2016 at 16:06 - Reply

    Olá Leandro,

    Acompanho o Clube dos poupadores a 2 anos, a forma didática e objetiva das aulas e dos artigos, as planilhas totalmente intuitivas foram de grande ajuda. Com certeza o conhecimento transmitido pelo site é um dos fundamentos da minha atual consciência financeira. Parabéns pelo trabalho! E meu eterno obrigado.

  113. Paschoal 28 de fevereiro de 2016 at 16:20 - Reply

    Quando recebi um email do Leandro Avila com o título “Preciso de sua ajuda”, não pensei duas vezes, abri e cliquei no link imediatamente. Leio e assino o material do Clube dos Poupadores há mais ou menos um ano. Esse ano foi talvez o mais importante em minha vida financeira até agora, porque vendi meu apartamento antes da crise para investir e poder comprar outro maior próximo ano. Estou bem satisfeito com os resultados e cada vez mais próximo desse sonho. A confiança, o conhecimento e a motivação foi em grande parte construídos pelo que li por aqui. Conhecimento é poder. Recomendo.

  114. Maurito 28 de fevereiro de 2016 at 16:37 - Reply

    Olá, Parabéns ao Leandro Avila por essa iniciativa de criar e manter o Clube dos Poupadores. Depois que passei a ler os artigos do clube, percebi que estava na contra mão dos melhores investimentos, o que fiz? eduquei-me um pouco mais e dei meia volta, passando a trilhar o sentido certo das finanças. Bom proveito a todos que leem os artigos.

  115. João Prospero 28 de fevereiro de 2016 at 17:04 - Reply

    Ter à disposição informação confiável e de qualidade aqui no Clube dos Poupadores me fez ficar menos refém das grandes instituições financeiras. Já repassei para inúmeros amigos, torcendo para que eles também se eduquem um pouco mais em relação a economia pessoal.
    Vida longa ao site.

    Abraço,
    João

  116. M Helena 28 de fevereiro de 2016 at 17:45 - Reply

    Fazer parte do Clube dos Poupadores é uma oportunidade de encontrar pessoas com o mesmo propósito de aprender, aprimorar, atualizar e compartilhar reflexões sobre Educação Financeira.
    E, seu sucesso está na forma simples e clara de educar do Leandro Ávila sobre um tema tão importante para a vida das pessoas; proporcionando a todos conhecimentos que contribuem para as decisões e escolhas individuais de cada um sobre seu futuro financeiro. Meus cumprimentos,

  117. woshington silva 28 de fevereiro de 2016 at 17:50 - Reply

    Me lembro que na época – quando comecei a ler o Clube dos Poupadores – estava procurando por dicas sobre como investir no tesouro direto. Pesquisei em diversos sites e até mesmo no próprio site do tesouro, mas foi através dos artigos do Leandro que consegui um conteúdo claro, didático e que me transmitiu segurança para saber como investir e quais os passos deveria seguir. Reconheço a importância desse trabalho realizado pelo Leandro Avila e posso dizer que suas dicas foram muito valiosas para mim, assim como são para todos que leem este site. Sempre que posso recomendo o site a algum conhecido, na minha opinião, trabalhos como o do Clube dos Poupadores são fantásticos, ajudam a transformar a vida das pessoas e são dignos de admiração.
    Parabéns Leandro e muito obrigado.

  118. José Luiz Rodrigues 28 de fevereiro de 2016 at 18:29 - Reply

    Muito interessante a abordagem dos assuntos e louvável a iniciativa. Estou aprendendo bastante com os artigos sobre títulos púbicos e realmente vale muito conhecer o site. Só com a leitura já é possível vislumbrar novas oportunidades de investimento, porém o melhor que vejo é o incentivo a que as pessoas estudem e tomem as rédeas de suas iniciativas na vida financeira, parando de procurar “conselhos” sobre investimento. Parabéns pelo projeto.
    José Luiz

  119. Maurino Rocha 28 de fevereiro de 2016 at 18:40 - Reply

    Excelente trabalho, muito educativo e incentivador. Ajudou-me a sair dos limites bancários, através de novas perspectivas de investimentos. Muito obrigado! Que Deus o abençoe!

  120. João Clarindo P. Neto 28 de fevereiro de 2016 at 19:05 - Reply

    Gostei muito do site do Leandro Àvila.Me surpreendi com a qualidade das informações.Por pouco não entre em um programa de Previdência Privada.Passei o site para amigos e familiares

  121. Fellipe Andrade 28 de fevereiro de 2016 at 19:23 - Reply

    O que tenho a dizer é: estudem e sejam comprometidos com suas decisões. O Clube dos Poupadores me ajudou muito nos primórdios, sempre batendo na tecla de ser o responsável por meus investimentos e assim foi. Eu decido cada passo financeiro de forma paciente e isso me fez buscar novas formas de enxergar o mundo. Muito obrigado Leandro Ávila.

  122. Pedro Henrique de Sá 28 de fevereiro de 2016 at 19:39 - Reply

    Quando conheci o clube dos poupadores, através de um tio meu, fiquei impressionado com a quantidade de informações úteis e gratuitas que eram disponibilizadas. Fico feliz de encontrar pessoas desapegadas que procuram colaborar com o crescimento alheio. Isso nos motiva a nos melhorarmos também, ajudando no crescimento dos outros.

    Em relação ao que aprendi com o Leandro, posso dizer que mudei radicalmente meu estilo de investimento. Antes, apesar de possuir algumas economias, era completamente ignorante em relação à necessidade de aplicação, deixando todos os recursos na poupança. Quando comecei a ler, criei uma conta na corretora e investi meus recursos em títulos públicos. Mesmo assim, continuei estudando e atualmente pretendo investir meus futuros recursos em títulos privados.

    Leandro, gratidão!

  123. Eduardo Alencar 28 de fevereiro de 2016 at 20:01 - Reply

    Boa noite,

    O Clube dos Poupadores é um esforço muito válido e nobre do nosso amigo Leandro Ávila, pois incentiva sempre aos seus leitores no auto conhecimento, na busca pela própria formação educacional. Como já li em determinado artigo publicado aqui, a educação liberta. Com o propósito de contribuir na formação de pessoas capazes de gerir suas próprias finanças, o Clube dos Investidores ajuda seus leitores a se libertarem do medo de investir, pois os incentiva a buscar informação e pensarem por si próprios. Obrigado Leandro. Abraços

  124. Emiliana 28 de fevereiro de 2016 at 20:47 - Reply

    Acompanho o trabalho do Leandro desde o Livro Negro dos Imoveis, antes mesmo da formacao do clube dos poupadores. Obrigada por sempre dar uma aula quando escreve, da forma mais traduzida possivel, para todos nos. Faço sempre que posso propaganda do site para quem nao conhece!

  125. Sandro Fabio 28 de fevereiro de 2016 at 20:59 - Reply

    Ola, Leandro
    Acompanho o site ha cerca de um ano.As informações e seu estilo tornaram-me um fiel leitor des suas aulas.Sou carteiro no RJ ha 20 anos, sou nordestino como voce, so que resido aqui ha 43 anos.Sempre fui economico mas depois de lê seus escritos minhas economias estão aplicadas com mais ” conhecimento de causa” ja aplicava em renda variavel desde 2008 obtive um lucro razoavel num lance de sorte comprei um imovel e veio a crise 2008 e não me afetou em nada por pura sorte.Agora lendo suas aulas eu me dei conta de quanta sorte eu tive vou estudar e procurar aprender mais para aplicar minhas suadas economias.Agradeço seu empenho e hombridade em disponibilizar informações tão uteis e valiosas para todos.Abraços

  126. Felipe 28 de fevereiro de 2016 at 21:17 - Reply

    O Clube dos Poupadores trouxe uma visão didática sobre os principais assuntos econômicos que afetam a vida das pessoas. Linguagem objetiva e conteúdo de qualidade. Além do conteúdo do site, já utilizei o ebook sobre imóveis, o qual me ajudou a decidir com segurança a compra de um imóvel.

    Sucesso e prosperidade!

    Abraço,

  127. Emerson 28 de fevereiro de 2016 at 21:32 - Reply

    Sou muito grato ao Clube dos poupadores por me ensinar a investir em tesouro direto, a escolher uma boa corretora, a exigir uma conta corrente sem taxas e ,acima de tudo, por fornecer Educação Financeira gratuita com uma didática excelente. O Leandro tem o dom de, ao escrever sobre um tema complexo, deixá-lo trivial.

  128. Daniel Castro 28 de fevereiro de 2016 at 21:52 - Reply

    Saudações Leandro e a todos os leitores desse grande site!

    Acompanho seu site há dois anos e seus ensinamentos financeiros me ajudaram de maneira decisiva no investimento do meu dinheiro. Como a maioria dos brasileiros, eu não tinha ideia da diversidade de investimentos que havia, assim como das vantagens de investir, por exemplo, em pequenos bancos. Olho pra trás e rio de mim entrando nos grandes bancos e me sentindo o cara mais inteligente do mundo por conversar com o gerente financeiro. Hoje, minha renda passiva dobrou e tenho planos de continuar estudando e me preparando para as oportunidades futuras.

    Leandro, obrigado pelo seu compromisso na EDUCAÇÃO do seu leitor, não restringindo-se apenas à financeira, mas expandindo-a para a comportamental, social e afetiva.

    Obrigado! Um forte abraço!

  129. Leonardo 28 de fevereiro de 2016 at 22:28 - Reply

    Boa noite a todos! Hoje é domingo, dia feliz!

    Que iniciativa legal Leandro, dar a oportunidade para que as pessoas que estão no anonimato, seus eleitores se interajam contribuindo para a construção e aprendizado desse tema tão importante, a educação financeira. Tenho uma história consolidada em 3 das maiores instituições financeiras do Brasil, das quais fui e sou gerente de relacionamento e pelos quais sempre me vi no prazer de fazer o meu papel, orientar, ser consultivo respeitando o momento de vida e o perfil de cada cliente, compreendendo com respeito as limitações, colaborando com grandes reflexões e por fim concientizando-os sobre importância de fazer reservas financeiras de curto, médio e longo prazo ou simplesmente iniciarem guardando uma pequena quantia pensando em qualidade de vida e tranqüilidade no futuro. Conheci o blog há 1 ano aproximado, após várias leituras em tantos outros sobre produtos e mercado financeiros, esse me chamou atenção, os artigos e o nível de conhecimento, clareza, detalhamento e forma em que os temas eram abordados despertaram minha atenção. Parei para ler os artigos do Blog relutando-me, incrédulo por pensar ser mais uma ferramentas de marketing para captar clientes dos bancos para uma corretora. Me recordo que me causava estranheiza o nome do Blog, não sei por que, mas me incomodava, Clube dos Poupadores, pensei, não vou adicionar em meus favoritos, sempre acessava pelo I Phone, e me questionava, como vou mostrar meus amigos de trabalho que busco informações preciosas sobre NTN- B, tesouro Selic entre tantas outras que não eram comum no meu ambiente de trabalho. Não era comum nas duas primeiras grandes instituições que passei, e nessa terceira exigia muito mais do meu conhecimento sobre tesouro direto. Sou certificado pela AMBIMA 20, uma especialização em investimentos e mercado de capitais que me deu um bom nível de informações e conhecimento sobre esses produtos, porém não suficiente e a atualização e a busca por novas ferramentas são fundamentais para manutenção do aprendizado adquirido. Pois bem, retomando ao relutante, adicionei a minha lista de favoritos e comecei a falar com meus amigos bancários e meus clientes sobre o site, de uma forma sutil, entre um bate papo ou outro e com meus amigos comentei que sempre quando tenho algumas dúvidas e preciso de informações adicionais, faço uma busca no site e encontro o que quero.
    Enfim, recomendo com honras o Clube dos Poupadores e agradeço carinhosamente pelos artigos, conhecimento adquirido, pois acredito que há um grande esforço por trás, equipe e editores, e com ousadia deixo uma mensagem para vocês; Podemos fazer a diferença na vida das pessoas, para melhor, sem intenções, pela imparcialidade, pela verdade e respeito pelo outro, e vocês fazem isso muito bem, são intencionados com a boa causa! Parabéns Leandro e equipe! Obrigado e um grande braços do Léo

    • Leandro Ávila 28 de fevereiro de 2016 at 23:51 - Reply

      Oi Leonardo. Optei por não não comentar o depoimento dos leitores nessa página. A ideia era deixar todos os leitores mais a vontade para falar o que pensam. Só que tive que responder seu depoimento. Você já deve ter percebido que sempre critico o comportamento dos gerentes ruins que existem em diversos bancos do Brasil. Em todas as profissões existem profissionais ruins. Diante das suas palavras não poderia deixar de dar os parabéns para você. Devemos ser exemplares e você está sendo um profissional exemplar. Parabéns! Quando você fala sobre a existência de editores ou equipe me ajudando… meu trabalho é solitário. Quando você faz alguma coisa com amor, você consegue fazer milagres. Com o lançamento dos livros do Clube dos Poupadores terei recursos para investir e o primeiro passo será alguém para revisar os textos, para evitar erros. Mais uma vez, muito obrigado pelo seu depoimento e obrigado a todos os leitores que deixaram depoimentos. Estou lento todos os depoimentos. Muito obrigado.

      • Leonardo 29 de fevereiro de 2016 at 8:17 - Reply

        Obrigado pelo elogio Leandro! Seu trabalho já faz a diferença na vida de muitas pessoas! Você vai alcançar todos os seus objetivos! Parabéns pelo belo trabalho! Um grande abraço para você e seus eleitores!

  130. Daniela 28 de fevereiro de 2016 at 22:36 - Reply

    O Clube dos Poupadores vai além da educacao financeira somente, o Leandro trata de um conjunto de fatores psicológicos e emocionais que caminham para a liberdade finannceira. Ler seus artigos foi ultrapassar uma barreira, que de fácil nao tem nada, porém posso garantir que a ignorância financeira, a estagnacao e o conformismo com uma vida sem controle torna-se cada vez mais doloroso, principalmente com o passar dos anos. Por vezes me pego pensando no empenho do Leandro aí do outro lado, e tento enviar-lhe minha energia de agradecimento. É uma honra fazer parte desse clube. Muito obrigada!

  131. Guilherme 28 de fevereiro de 2016 at 22:38 - Reply

    Bem, minha história não mudou radicalmente, mas não poderia deixar de comentar o que o Clube dos Poupadores tem agregado a minha vida.

    Há pouco mais de 2 anos eu nem sonhava que poderia conseguir compreender as “coisas de investimentos e economia”. Mais ou menos nessa época, com 20/21 anos, eu comecei a estudar e ler blogs sobre o assunto. O resultado foi que tomei coragem e comecei a aplicar no tesouro direto em 2014.
    Hoje eu me sinto seguro e motivado a conquistar meus sonhos com mais facilidade. Creio que se não fosse um pouco da educação financeira que tenho, poderia estar endividado, ou mesmo “infeliz ao juntar dinheiro por nada.” A definição de objetivos ou que sejam sonhos é algo que nos motiva a poupar e investir sem que isso seja doloroso.

    Decidi escrever o comentário porque o blog é o único que tenho acessado ultimamente dentre todos os outros que acompanhava, por possuir pouco tempo e também por ter um conteúdo bem completo sobre determinados assuntos, como por exemplo o Tesouro Direto (Os artigos que falam dos títulos são extensos por possuírem informações completas e valiosas).

  132. Wang Wei Cheng 28 de fevereiro de 2016 at 23:33 - Reply

    Conheci o Clube dos Poupadores em 2014 quando estava pesquisando sobre o investimento em LCI e LCA. Na época, eu queria outra opção mais rentável do que poupança e eu ficava perdido entre tantas opções de renda fixa.

    Ao efetuar busca na internet, encontrei o artigo do Leandro, o qual esclareceu todas as minhas dúvidas e perdi o medo de investir em LCI e LCA.

    Desde então, eu não parei mais… Me tornei stalker dos trabalhos do Leandro.

    Graças ao Leandro, conheci outros investimento que não fossem poupança e ações. Com isso evitei prejuízos maiores no meu patrimônio.

    Os artigos do Clube possuem linguagem acessível e didático. O conteúdo é estruturado de forma lógica, sempre acompanhado de fonte de informações.

    Como resultado da leitura dos artigos, coloquei os ensinamento em prática. Hoje, invisto em LCI/LCA e em Tesouro Direto, e já estou colhendo ótimos frutos.

    Obrigado Leandro, por você ser a pessoa que você é, que sempre preza pela excelência, melhorando vida de milhares de pessoas através do conhecimento e educação.

  133. Mayk 29 de fevereiro de 2016 at 0:08 - Reply

    Há pouco mais de 1 ano circulando pela rede conhececi o Clube dos Poupadores. Posso afirmar que ao ir lendo os artigos postados pelo Leandro nesse período fui me dando conta do tamanho da minha desinformação no que se refere às minhas finanças pessoais. Felizmente sou aberto a mudanças e desde então tenho me esforçado afim de prosperar financeiramente de forma constante e equilibrada.
    Obrigado sempre ao Leandro Ávila pelos excelentes materiais postado.
    Um abraço e sucesso!!
    Mayk S. Castro
    Personal Trainer e empreendedor

  134. Paulo 29 de fevereiro de 2016 at 0:23 - Reply

    Leandro Ávila é um educador nato ou seja, ele trabalha para que possamos aprender os conceitos da melhor forma possível a fim de que esse conhecimento seja transformador na vida de cada um de nos.

    A transformação proporcionada pela educação é sempre uma mudança para melhor. Leandro Ávila possui didática e técnicas de ensino que facilitam muito a incorporação e o entendimento dos conceitos que devem ser aprendidos sobre finanças pessoais. De fato, não conheço nenhum blog que seja melhor do que o dele. Parece-me que atualmente o valor econômico sensibiliza o individuo mais do que os outros valores, haja visto quantas de nossas decisões são tomadas em função de valores econômicos, daí a importância de um educador econômico que preze pela coerência, sobriedade e lucidez como Leandro Ávila. Por fim, e de suma importancia, os artigos de Leandro Avila são sempre pautados por um grande senso ético, pois duvido que ele conseguiria escrever textos tão bons e significantes se ele estivesse comprometido com algo diferente da educação financeira de seus leitores.

    Por tudo isso leio seus artigos e sinto que eles fazem toda diferença em minha vida financeira.

    Parabéns Leandro por seu trabalho.

  135. Marcelo M 29 de fevereiro de 2016 at 5:05 - Reply

    Olá amigos

    Educação financeira é um tema crítico no mundo inteiro , no Brasil , em virtude das altas taxas de juros e cultura imediatista se torna ainda mais importante .

    Sempre me interessei pelo assunto , desde criança nos idos dos anos 80 juntava dinheiro em uma gaveta , fruto de trabalhos esporádicos no comércio dos meios pais, e foi lá que aprendi o impacto da inflação , o que juntava em alguns dias , virava pó em poucas semanas , se não fosse bem investido .

    No mercado de trabalho nos anos 2000 , carreguei conceitos importantes de educação financeira , sempre buscando novos conhecimentos e formas de ampliar os ganhos com juros compostos .

    O clube dos poupadores surgiu para sofisticar minhas análises , ter um canal aberto para entender assuntos relevantes de forma mais detalhada , tirar dúvidas com um grande entendedor de finanças que apresenta assuntos complexos de forma didática e simples que minha filha de 4 anos já começa a se interessar por educação financeira

    Por fim que o clube siga de forma sólida e consistente contribuindo para evolução e capacitação dos brasileiros em geral .

    Forte abraço

  136. Rodrigo 29 de fevereiro de 2016 at 5:15 - Reply

    O site eh extremamente interessante e didatico. Voce consegue ao mesmo tempo informar, instruir sem tirar a capacidade de pensar. Em investimentos, nao existe o investimento perfeito, para cada individuo existe uma necessidade. Nao eh simplesmente uma conta matematica, um investimento de 123% do CDI parece excelente nao? Para mim nao, eu nao posso deixar meu dinheiro sem liquidez ate 2021. Ou seja, o que parece um investimento bom, na verdade nao eh. O CP serve exatamente para isso despertar em voce o analista de investimentos que dorme. Eu consegui informacoes valiosissimas aqui e visito o site semanalmente para novas dicas e ensinamentos.Nossa dependenca de banco grandes tambem tem diminuido. eu mantinha 100% dos meus investimentos rendendo pouco mas em banco grande. Hoje tenho 80% divididos em bancos menores, respeitando o limite do FGC e com um portfoliio diversificado, com TD, LCIs, CDBs, acoes, debentures,fundos e COE. Meus rendimentos medios aumentaram significativamente e jah tripliquei meus investimentos e, 4 anos. Obrigado Leandro.

  137. Beatriz 29 de fevereiro de 2016 at 8:41 - Reply

    Meu primeiro acesso ao clube dos poupadores foi em março/2015, estava buscando informações de como investir em tesouro direto. A leitura dos textos abriu meus olhos para muitos outros investimentos, sempre fui controlada com gastos e sempre guardei uma parte da minha renda para o que eu achava que era investir: na poupança. Assim como alguns outros colegas já comentaram aqui, 100% do meu dinheiro ficava em um banco de grande porte, rendendo muitas vezes menos que a inflação.
    Hoje somente minha reserva de emergência fica nesse banco, o restante está “espalhado” entre CDB, LC, LCI e LCA de bancos menores/financeiras e uma pequena parte especulativa em tesouro direto (dica de um curso que peguei aqui também). Os ganhos vão além da parte monetária…a sensação de não depender de gerentes de bancos e de opiniões que fariam crescer somente as já grandes corporações é indescritível. Rumo à independência financeira em no máximo 10 anos! Obrigada Leandro!

  138. Ivanildo 29 de fevereiro de 2016 at 8:43 - Reply

    Educação financeira é a base de uma vida melhor. O trabalho (gratuito) do Leandro nos ensina isso. De todos ensinamentos do blog, o que ficou na minha cabeça foi que “os bancos ganham dinheiro através da nossa ignorância”. Através desta frase, busquei me capacitar e entender um pouco de finanças, que for fim é simples de entender e aplicar, mas os bancos fazem com que a gente se sinta incapaz, e lucram muito com isso.

  139. Felipe 29 de fevereiro de 2016 at 9:18 - Reply

    Tive uma mudança drástica quando comecei a aprender sobre educação financeira. O marco foi quando eu estava insatisfeito de está sempre gastando tudo e não conseguindo nenhuma reserva para me confortar com o futuro, então decidi fazer um título de previdência privada, mas pouco antes um amigo me indicou o Clube dos Poupadores, então minha visão sobre como usar o meu dinheiro mudou radicalmente. Tenho aprendido muito, inclusive com outras fontes relacionadas ao mesmo tema.

  140. César Filho 29 de fevereiro de 2016 at 9:19 - Reply

    Bom dia Leandro,

    Desde que conheci o Clube dos Poupadores, minha visão sobre finanças substancialmente (pra melhor). O site, mesmo sendo gratuito, é rico em informações de altíssima qualidade. A cada dia venho gostando mais de finanças, e vejo o quanto a educação financeira muda radicalmente a vida de qualquer cidadão. Diante disso, em minha humilde opinião, não há como ler/estudar os artigos e permanecer com a mesma mentalidade. Parabéns ao Leandro Ávila pelo grande trabalho desempenhado ao longo desses 03 anos!

  141. Marcelo 29 de fevereiro de 2016 at 9:21 - Reply

    Prezado Leandro,
    Reforço o coro acima de elogios ao site. O trabalho é sério e deve ser compartilhado com todos.
    Aproveitando a oportunidade aberta e a iminência do lançamento do seu novo livro, gostaria de sugerir algo que pode vir a ser um grande diferencial do site, ferramenta para todos os seus leitores e que ainda não vi em lugar nenhum: um arquivo de controle financeiro completo e integrado que ajude as pessoas a terem um controle de suas contas a pagar e a receber, seu fluxo de caixa e, mais importante de tudo, nos ajude a decidir, quando houver sobra de dinheiro, onde aplicar e se houver falta de dinheiro, de onde captar ou resgatar. Pois um dos grande problemas que vejo as pessoas terem é o descontrole e a dificuldade de decidir onde e porquê investir ou captar recursos, sem linkar com os seus objetivos de reserva de segurança, ou formação de patrimônio, ou aposentadoria.
    Mais uma vez parabéns e que Deus o ilumine neste processo.
    Marcelo

  142. Armando 29 de fevereiro de 2016 at 9:25 - Reply

    Sou leitor assíduo do Clube dos Poupadores e já recomendei os artigos à diversas pessoas do meu círculo social. Linguagem didática e simplificada fazem do Clube dos Poupadores um dos principais meios de educação financeira à pessoas não familiarizadas com linguajar técnico do economês.

    Parabéns pelo conteúdo de altíssima qualidade e didática!!

  143. Leonardo 29 de fevereiro de 2016 at 9:35 - Reply

    Olá!
    Meu nome é Leonardo.
    Comecei a me interessar por assuntos de economia, investimentos, após receber uma ligação de um banco me oferecendo títulos de capitalização. Por não conhecer nada, acabei contratando e vi que tinha feito um péssimo negócio. Depois desse dia, resolvi entender melhor sobre este mundo.
    Após conhecer o site Clube dos Poupadores, fiz o cadastro e passei a receber os artigos e lê-los. Depois de inúmeras leituras, percebo que são artigos técnicos, porém de fácil entendimento, seja para uma pessoa sem conhecimentos quanto para pessoas com conhecimentos técnicos.
    Eu diria que depois que comecei a ler, meus conhecimentos melhoraram 100%, Claro que ainda tenho que conhecer e aprender muito, mas sem dúvidas, o site está me ajudando.

    Agradeço ao Leandro pela oportunidade de abrir a mente para os investimentos e não cair mais nos “contos” dos bancos e qualquer outra instituição que ofereça títulos e qualquer outro investimento com a promessa de serem fantásticos.

  144. Rogério 29 de fevereiro de 2016 at 9:46 - Reply

    Revelador e Libertador.

    Para mim, essas duas palavras resumem todo o rico (literalmente) conteudo compartilhado até aqui.

  145. Necy 29 de fevereiro de 2016 at 9:52 - Reply

    Nunca fui uma pessoa de esbanjar, mas faltava coragem para começar a investir… Com a ajuda do Clube dos Poupadores, aprimorei a disciplina e perdi o medo de investir! Deu meus primeiros passos no Tesouro Direto no segundo semestre de 2015 depois de ler muitos artigos e seguir dicas de cursos aqui do Clube. Hoje já tenho uma carteira de investimentos baseada em renda fixa e estou planejando minha aposentadoria! Sonhando para daqui 25 anos ter tranquilidade sem depender de Governos ou de Bancos!

  146. Myla 29 de fevereiro de 2016 at 10:18 - Reply

    Graças à generosidade do Leandro ao compartilhar informações de maneira didática e responsável, me tornei mais consciente das limitações econômicas do nosso país e aprendi a resguardar o dinheiro de minha família (dentro do possível) das tormentas econômicas que atravessamos. Mas, mais importante que isso, o site me obrigou a repensar minha relação com o dinheiro – até então muito displicente – e despertou meu interesse para adquirir mais conhecimento sobre o mercado financeiro. Hoje temos investimentos diversificados e uma nova mentalidade: poupar é necessário e pode ser prazeroso também! Deixo meu MUITO OBRIGADA ao site e ao Leandro!

  147. Fernando 29 de fevereiro de 2016 at 10:37 - Reply

    Acompanho de muito perto o mercado financeiro há mais de 8 anos. Quatro foram operando todas as modalidades possíveis de ações e opções.

    O que mais encontramos em “mestres”, “treinadores” e “coaches” são pessoas que não ganham nada, mas que são ótimos vendedores. Se resumem a vender cursos por 29, 59 ou 199 reais por mês que vão dar rentabilidade de 5, 10, 50 ou 300% ao mês. Não dá pra entender porque se preocupar e esquentar a cabeça dando treinamento se o cara já podia estar bilionário com suas operações, certo? Devem ser todos muito bonzinhos e altruístas 😉

    E o problema é que todos esses, e infelizmente é a regra na internet, manipulam os dados para vender seus cursos. Às vezes o cara realmente teve 50% de rentabilidade em um mês, mas foi em um único mês no ano inteiro… Ou seja, 1 em 12 é sorte, não é estratégia válida de operar ações ou investir.

    E o grande diferencial do Leandro, além do conhecimento que tem que difere até de tantos economistas famosos, é apresentar sempre os dados crus, sem formatação, sem moldagem, sem tendenciar a nenhum lado… Quando o leitor entender o quão importante é ter uma pessoa sem rabo preso te ensinando e postando dados, informações e gráficos imparciais, com certeza se tornará um leitor assíduo do blog e irá efetivamente começar a poupar, aumentar seu capital e investir melhor.

    Parabéns!!!

  148. Roberto Trinkel 29 de fevereiro de 2016 at 10:42 - Reply

    Tenho acompanhado os artigos do Leandro publicados no Blog. Tem muitas pessoas trabalhando com Finanças Pessoais no Mercado, todas muito ávidas de ganhar dinheiro a qualquer custo. As postagens do Leandro são extremamente claras e informativas (e gratuítas), portanto só tenho elegios a esta postura.
    Boa esta idéia de reunir os informativos de forma organizada em e-books, que trarão uma visão sistêmica sobre o assunto. Neste caso acho que poderíamos pagar por isto, desde que os preços sejam acessíveis. rs.rs.rs
    Parabéns Leandro, continue ajudando as pessoas nesta sua trajetória.

  149. Guilherme Cunha Ribeiro 29 de fevereiro de 2016 at 11:06 - Reply

    O Clube da Liberdade.
    Hoje (29 de Fevereiro de 2016) terminei minha declaração de Imposto de renda, que está só esperando para ser enviada ao Leão amanhã, já no primeiro dia. E por que minha pressa? Por que não vejo a hora de receber minha restituição e investir! Hoje sou um pequeno investidor consciente e muito melhor informado do que há dois anos, graças em grande parte ao que aprendi aqui no Clube dos Poupadores. Sempre vivi gastando menos do que ganho (fundamento básico de uma vida economicamente viável). No entanto, isso não basta. É preciso saber como investir o que sobra. Desde que me juntei a este clube (que deveria se chamar Clube da Liberdade) acordo diariamente com aquele sentimento de que, de uma vez por todas, tomei as rédeas de minha vida financeira, com objetivos claros e – mais importante ainda – conhecendo os caminhos para atingi-los.
    Ao seu fundador, Leandro Ávila, minha eterna gratidão.
    Guilherme Cunha Ribeiro

  150. Christian 29 de fevereiro de 2016 at 11:25 - Reply

    Este site é um verdadeiro “tesouro” de informações para todos aqueles interessados em progredir e adquirir maior inteligência financeira. Descobri o site por uma circunstancia infeliz, quando o fundo de previdência de minha empresa praticamente faliu por má gestão e aplicações fraudulentas. Como ainda tenho muitos anos ainda para me aposentar, decidi que não iria participar da cobertura deste rombo sem ter a certeza de receber os dividendos no futuro, e assim comecei a pesquisar sobre formas alternativas de investir para aposentadoria, até que cheguei no Clube dos Poupadores. Resultado: Comecei a investir no Tesouro Direto, mais especificamente no Tesouro IPCA, onde acompanho o desempenho através de Planilhas que também foram disponibilizadas por aqui, e cada dia eu aprendo mais e mais. Minha expectativa é que no longo prazo eu consiga um montante bem maior do que eu teria se eu continuasse investindo de forma passiva e sem o conhecimento que adquiri com os artigos do Leandro. Ele está de parabéns!!!

  151. Samuel Coelho 29 de fevereiro de 2016 at 11:25 - Reply

    Olá Leandro, tudo bem!!!
    Entrei na imersão financeira quando fiquei com meu limite especial e cartão de credito estourados, recebi então uma indicação de um amigo do clube dos poupadores, foi ai que lendo os artigos e pesquisas abertas aqui no site que passei a fazer uma reformulação geral na minha vida financeira. Iniciei um planejamento financeiro, estabeleci uma mudança de habito drástica, cortei o consumo desenfreado e passei a detalhar todas as minhas despesas. Hoje já estou com tudo em dia, quitei os débitos, cortei o consumo supérfluo e ainda de quebra virei um investidor no tesouro diretos graças as dicas do site passei a estudar e me aprofundar em temas econômicos e investimentos em geral. Consegui sair da manada e observar atentamente minhas projeçoes e passei a investir fortemente nos meus maus hábitos gerando transformaçoes profundas. Hoje já estou colhendo os bons frutos destas mudanças e o melhor de tudo que não precisei contratar consultoria ou gurus, bastou apenas pesquisar, estudar e intensificar os conhecimentos na rotina do dia a dia.
    Tudo isso graças a essa porta aberta aqui do clube dos investidores que me fez acordar e mudar a minha vida financeira pra melhor!!!
    Muito obrigado por nos proporcionar educação financeira de qualidade e de facial acesso, é de pessoas assim que o Brasil precisa para atingirmos as escolas, instituiçoes, lares e mudar o conceito da nação com relação ao aspecto financeiro ligado ao consumo e enriquecimento dos bancos.

    Abraços amigo e sucesso nesta empreitada!!!

  152. Ronald da Silva 29 de fevereiro de 2016 at 11:33 - Reply

    Bom dia, com ajuda do site consegui pensar em outros investimentos ao invés que a poupança e estou aprendendo a viver com menos do que eu ganho atualmente. Antes usavamos o meu salario mais o salario da minha esposa, hoje só usamos o meu e guardamos 100% do salario dela…
    Valeu pelas dicas Leandro!!!!

  153. Márcio Rodrigues 29 de fevereiro de 2016 at 11:41 - Reply

    Olá, conheci o Clube dos poupadores a 2 anos em uma pesquisa on line. De lá pra cá, li TODOS os artigos publicados pelo Leandro. O nível de conhecimento exposto nos artigos, o nível de detalhes e a imparcialidade do autor foram as coisas que mais me surpreenderam. Aumentei muito meu nível de conhecimento e principalmente consciência depois deste caminho. E a vontade de aprender mais só aumenta a medida que os resultados aparecem. E eles aparecem, basta disciplina e conhecimento.
    Muito obrigado Leandro por todos ensinamentos. Já falei e repito: Você é uma pessoa iluminada.

  154. Humberto Muzzio Almirão 29 de fevereiro de 2016 at 12:05 - Reply

    O Clube dos Poupadores foi o primeiro lugar na internet que consegui obter informações sobre diversos tipos de investimento, com uma linguagem fácil e muito dinâmica, facilitando o aprendizado, e melhor ainda, de graça! O Leandro entende os dramas dos leitores e acerta em cheio em suas exposições. É leitura sempre obrigatória, para quem quer aprender sobre investimentos e se tornar o protagonista nas escolhas dos seus investimentos. Depois de começar a ler seus textos, perdi o medo, larguei uma plano de aposentadoria feito sob medida para só o Banco ganhar dinheiro com ele, e passei a investir por conta própria para a minha aposentadoria. Sabe a única diferença minha para você, novo leitor? Informação. E isso é Poder! Ela é capaz de abrir nossa mente e ver coisas para as quais antes éramos cegos! Há 3 anos leio o Clube dos Poupadores. Comece hoje a ler e se torne o Protagonista do seus investimentos. Afinal de contas quem melhor do que você mesmo para cuidar e tomar as decisões envolvendo o seu dinheiro e o seu bolso?

  155. marcelo pereira 29 de fevereiro de 2016 at 12:08 - Reply

    O Clube dos Poupadores é um excelente banco de informações sobre educação financeira. O seu idealizador uma pessoa muito competente e sensata. Tenho me servido muito de todas as informações apresentadas nos artigos publicados no site. Gostaria que muitos mais pudessem se beneficiar como eu deste excelente trabalhado de relevante interesse público. Digo isto, porque educação financeira deveria ser ensina já nos primeiros anos de nossas vidas, inclusive como grande curricular escolar. Para que todos possamos ser equilibrados financeiramente para ter uma vida muito melhor. A falta de educação financeira traz muitos sofrimentos. Quem não já passou por apertos e teve que se socorrer com empréstimos, cheque especial ou se endividou no cartão de crédito. Nada disso aconteceria se tivéssemos educação financeira. E nunca é tarde para aprender. Agradeço ao Leandro Ávila por seus artigos muito esclarecedores e educativos no Clube dos Poupadores.

  156. Ramon 29 de fevereiro de 2016 at 12:56 - Reply

    Aprendi, no Clube dos Poupadores, a divulgar aos outros o pouco que eu já sabia e o muito que aprendo nos últimos 06 meses com o Leandro, sobre finanças. Isso fortaleceu muito minha vida financeira.
    Chegando aos 40 anos, sempre fui muito criterioso e econômico com gastos pessoais desde a adolescência.
    Passei a ganhar bem após os 26 anos de idade, e mantive o baixo gasto pessoal. Mas era um ótimo “economizador” mas péssimo poupador e investidor. Até os 33 anos, mal poupava e perdia quase tudo que investia, mesmo em imóveis!!!
    Passei a investir em meu conhecimento e, de uns 5 anos para cá, li uns 10 livros de finanças e fortaleci minha vida financeira. Agora em 2015/2016, com o Leandro, turbinei os ganhos e minimizei as perdas. Com ele mostrando com maestria os caminhos de poupar, investir e, principalmente TRANSFERIR CONHECIMENTO sobre finanças, tenho aprendido/crescido muito mais! Transmito conhecimento, mesmo que pouco, às pessoas, logo elas me procuram, isso me estimula a estudar mais, ajudar, acompanhar, e isso me faz crescer mais ainda!
    Obrigado Leandro, por me ensinar a ENSINAR.

  157. Fábio Moraes 29 de fevereiro de 2016 at 13:20 - Reply

    Meu nome é Fábio, conheci o clube dos poupadores no final de 2014 e de lá pra cá minha vida se transformou. Antes de conhecer o clube, eu era péssimo com finanças pessoais. Tentava fazer orçamentos mensais, mas não adiantava. Gastava mais do que ganhava, viva com dívidas no cartão de crédito e empréstimos que se amontoavam. Em 2012, cheguei a ter cerca de R$50.000,00 dívidas e só tinha percebido isso quando tinha preenchido uma declaração de imposto de renda. Estava arruinado, mas eu não reconhecia que eu era o culpado. No ano seguinte, eu pretendia comprar um imóvel financiado, mas dentro do meu padrão de consumo na época, o que eu tinha de saldo de FGTS não seria suficiente para cobrir a entrada. Achava estranho o preço que era praticado para venda de imóveis. Ficava assutado com os valores. Estava prestes a financiar um imóvel por 35 anos que juntamente com o financiamento do carro que eu havia adquirido no mesmo ano, comprometeria meu futuro. Passei o ano de 2014 poupando na caderneta de poupança para dar uma entrada no imóvel ao mesmo tempo que pagava o financiamento do meu carro O km e empréstimos que cobriam as dívidas feitas no cartão em 2012. No final de 2014, li uma reportagem de um jornal de grande circulação em que um economista recomendara que as pessoas investissem em um título público chamado LFT para poder dar uma entrada maior na compra de um imóvel. Pois assim se reduziria os impactos dos aumentos das taxas de juros para empréstimos que estavam por vir. Ao pesquisar por esta sopa de letrinhas na internet, me vi diante da minha segunda leitura do Clube dos Poupadores, que me apresentou ao Tesouro Direto. Dali em diante, passei a receber semanalmente os artigos escritos pelo Leandro.Isso mudou a minha vida. Ao ler os artigos sobre imóveis, comecei a me empolgar e logo percebi que precisava mudar minha estratégia. Como o próprio Leandro diz, a compra de um imóvel é algo que necessita ser planejado com antecedência e que o certo é você provisionar valores mensais, como se estivesse pagando prestações, para realizar uma compra à vista, com um bom desconto e principalmente, sem se descapitalizar completamente, muito menos sem se endividar. Comprei o Livro Negro do Financiamento de Imóveis em 2015 e uma coisa foi me levando a outra. Através de vários sites parceiros do Clube, fui adquirindo novos cursos, livros e conhecimentos, minha rede de amigos com os mesmos valores de educação financeira e prosperidade aumentou. Passei a colocar tudo o que aprendia em prática. Aprendi que para cada aumento de receitas, deve-se manter ou ate mesmo reduzir o padrão de consumo e que o erro da maioria das pessoas é aumentar o padrão de consumo com cada aumento de receita. Lembra daquele carro eu eu disse que tinha comprado financiado na época em que eu não tinha educação financeira? Vendi o carro no início deste ano, com o valor que recebi quitei o financiamento e com o que sobrou, comprei outro carro de menor valor, seminovo e à vista. A sensação de liberdade de que eu tive ao voltar com o novo carro que se tornara meu, só meu, sem ter que me preocupar se teria que pagar uma prestação no mês seguinte, era indescritível. Atravessar a ponte Rio-Niterói de volta pra casa com aquela sensação de liberdade foi muito bom.
    No clube aprendi que o que mais importa é a experiência e não o consumo. Aprendi que não há nada mais gratificante e justo do que viver dentro dos próprios meios,sem se preocupar com o que os outros pensam. Hoje quase tudo que consumo é pago à vista. Exclui as palavras financiamento e empréstimo do meu vocabulário. Aprendi a trabalhar a ansiedade e o imediatismo, para com paciência, planejamento, foco, disciplina e perseverança primar por objetivos futuros, sem deixar de me divertir e desfrutar a vida. Aprendi o poder que a educação financeira pode exercer na vida das pessoas. Não hesito em fazer cursos e participar de eventos. Hoje dedico pelo menos 2 horas por dia para a leitura sobre educação financeira e investimentos e sou muito grato ao Leandro Ávila pela transformação que foi feita em minha vida.

  158. Sergio Reinaldo 29 de fevereiro de 2016 at 13:28 - Reply

    Ola amigos e leitores do Clube dos poupadores.
    É com enorme prazer que deixo meu testemunho aqui e digo que é muito prazeroso quando voce tem o domínio de suas finanças. O Leandro sempre nos ajudando com seus artigos e ensinamentos, nos fazendo perceber o quanto importante é o conhecimento financeiro. Quando comecei a estudar no site eu tinha financiamentos de auto e isso me consumia muito do meu dinheiro…..perdi muito com essa prática de conquistar bens, mas com dinheiro que não era meu e pagando juros a quem já esta cheio de dinheiro (bancos). Com os artigos percebi que tinha que mudar meu jeito de lidar com o dinheiro e faze-lo trabalhar pra mim e não para outros, foi onde com dedicação consegui quitar todas as minhas dividas e hoje sou um pequeno investidor de Títulos públicos com o intuito de promover uma melhor aposentadoria a longo prazo. Quero agradecer ao Leandro por abrir as portas do conhecimento e divulgar esse belíssimo trabalho que ele faz. Que Deus o abençoe e o ilumine por ser essa pessoa maravilhosa. Abraços Sérgio Reinaldo

  159. Demetrio 29 de fevereiro de 2016 at 13:40 - Reply

    Leandro,
    Indico a todos os meus amigos o clube dos poupadores. Tenho aprendido muito com seus textos e tenho me interessado cada vez mais pelo tema, Educação Financeira. É importante ressaltar sua imparcialidade e principalmente, sua didática, que é simplesmente fantástica.
    Parabéns pelo trabalho e boa sorte com as novas publicações.

  160. Tania Faria 29 de fevereiro de 2016 at 14:19 - Reply

    Sempre tive uma postura de economizar dinheiro enquanto os outros me criticavam ou falavam “pra quê? A vida é agora”. A 2 anos, decidi procurar me informar sobre investimentos em vez de deixar sempre na poupança como fazia. A porta de entrada para este ”novo mundo” foi através do Clube dos Poupadores. Entrei no site, comecei a ler os artigos do Sr. Leandro Ávila e fiquei fascinada com os ensinamentos dele, sempre com uma linguagem clara e de fácil entendimento para atingir todas os tipos de leitores, do mais leigo (no caso eu na época) até alguém mais experiente em educação financeira. Não tive dúvida, já cadastrei meu email toda feliz e, até hoje, depois de 2 anos, sempre corro no meu email para verificar se tem algo novo do Clube. E isso é sério! Já entrei em diversos sites, em diversos blogs, já me cadastrei para receber emails deles e, na minha opinião, não há melhor do que os daqui. Eu decidi escrever esse depoimento porque me sinto extremamente agradecida pelo trabalho do Sr. Leandro Ávila. Eu afirmo que boa parte do que sei e do que tenho de investimentos hoje foi, sim, por ter entrado no Clube dos Poupadores. Por isso Sr. Leandro Ávila, aproveito este depoimento para agradecê-lo. Parabéns por este trabalho maravilhoso, saiba que escrevo este depoimento com o maior prazer. O senhor ajudou/ajuda/ajudará MUITAS pessoas com este site, assim como me ajudou. Obrigada e abraços, Tania Faria.

  161. Filipi Mendonça 29 de fevereiro de 2016 at 14:21 - Reply

    Leandro Ávila presta um serviço inestimável à população brasileira. Sim, não há nenhum exagero em dizer isso: fossem as pessoas mais cientes de como gerir suas finanças, e em como investir em si para melhorar suas condições de existência, problemas como violência, pobreza, endividamento e desemprego teriam impactos sociais substancialmente menores.

    E é justamente a isso que o trabalho do Clube dos Poupadores tem se dedicado: a educar para que nos tornemos mais conscientes, e para que a conquistemos autonomia intelectual e financeira.

  162. Ricardo 29 de fevereiro de 2016 at 14:25 - Reply

    O site clubedospoupadores através do Lendro Ávila consegue ser muito didático ficando fácil o aprendizado e a educação financeira que todos deveriam ter! Parabéns pelo brilhante trabalho!

  163. Eliane 29 de fevereiro de 2016 at 14:25 - Reply

    Desde que comecei a acessar os artigos do Clube dos Poupadores, minha visão de como administrar a minha renda tem mudado muito e para melhor.
    Comecei a descobrir que existem formas bem mais rentáveis que a poupança, previdência privada etc. Que gerente de banco oferece o melhor investimento pra o banco. Que se quisermos ter uma vida melhor devemos investir em nossa educação.
    Os artigos são muito, muito bons, informativos e eu fortemente recomendo para quem quer mudar os seus hábitos financeiros ruins para hábitos saudáveis.
    No mais só tenho a agradecer ao Leandro Ávila por compartilhar com a gente leitores e todos que acessarem o blog, este dom incrível que ele tem de levar informação séria e comprometida com a verdade e com a ética.
    Um forte abraço.

  164. Ricardo 29 de fevereiro de 2016 at 14:26 - Reply

    O site clubedospoupadores.com através do Leandro Ávila consegue ser muito didático ficando fácil o aprendizado e a educação financeira que todos deveriam ter! Parabéns pelo brilhante trabalho!

  165. Roberto Travenzolli 29 de fevereiro de 2016 at 14:57 - Reply

    Após ler os Posts que Leandro Ávila escreve com a consciência e a lucidez necessárias ao assunto, a minha postura frente aos recursos materiais de um modo geral se tornou mais focada, clara e objetiva.
    O clube dos poupadores visa acima de tudo, formar consciências que subsequentemente formam a tão esperada cidadania que nossa maioridade como país pede.

    Obrigado e continue assim

  166. Marcos 29 de fevereiro de 2016 at 15:22 - Reply

    Comecei a conhecer os textos do Leandro Ávila quando adquiri, em 2013, o Livro Negro do Financiamento de Imóveis. Buscava uma informação mais técnica, porém didática, se realmente um endividamento de longo prazo fazia sentido para se ter um imóvel e sair do aluguel – aquela “dica boa” que todo parente e amigo gostam de dar para quem casa ou está prestes a casar. Acabei concluindo que não! Depois ainda li o Livro Negro dos Imóveis, que tratava um pouco mais sobre a parte burocrática.
    Fiz a avaliação do material e recebi um email em agradecimento e o convite para conhecer o projeto Clube dos Poupadores. Realizei o cadastro e passei a ser leitor assíduo de seus textos. Já recomendei para vários amigos e parentes. Os poucos que querem mudanças, buscam educação financeira e tentam entender como as coisas realmente funcionam, também viraram leitores e assim, quando possível, conversamos sobre os artigos e claro, colocamos em prática o aprendizado.
    Gostaria de parabenizá-lo pelo seu trabalho edificante e que mostra a qualquer um que te acompanha que tempo + educação + disciplina + planejamento só pode se reverter em bons resultados, em bons frutos.
    Abraços

  167. Marcio Medina Cortez 29 de fevereiro de 2016 at 15:27 - Reply

    Nunca tive o hábito de poupar dinheiro e minha vida financeira foi sempre uma bagunça tremenda, apesar de eu nunca ter tido cartão de crédito sempre gastava mais do que ganhava e desta forma acabava utilizando limite do banco. Em 2013 resolvi dar um basta nesta situação e comecei a procurar algum guru da internet que pudesse salvar minha vida financeira rsrs. Foi então que depois da leitura de diversos artigos de autores diferentes acabei encontrando o Clube dos Poupadores que acabou me ajudando e muito sobre como investir dinheiro e como funcionam as coisas neste meio! Hoje em dia, com as mudanças de habitos ruins para bons hábitos consigo poupar em média 25% do que ganho e investir no TD. O Leandro sempre responde as duvidas dos leitores com muita clareza e paciência e assim os comentarios do artigo são de um valor inestimavel e acho isso um diferencial em relação a outros blogs. Sou grato pelo Leandro e pelo Clube dos Poupadores por tudo que vem ocorrendo em minha vida ! 😉

  168. Vinicius Soares 29 de fevereiro de 2016 at 16:01 - Reply

    O conhecimento é libertador. O Clube dos Poupadores proporciona isso: conhecimento. Com esse conhecimento em mãos as possibilidades aumentam vertiginosamente.

  169. Laerte 29 de fevereiro de 2016 at 16:02 - Reply

    Leandro, tive contato com seu trabalho não faz muito tempo, mas foi o suficiente para apreciá-lo pela sua importância na educação financeira das pessoas. Em meio a esse mar de informações movidas a puro “marketing” em que vivemos, o Clube dos Poupadores parece uma ilha onde podemos ancorar e buscar um rumo seguro para nossas finanças. Parabéns pelo seu trabalho.

  170. Fernanda Oliveira 29 de fevereiro de 2016 at 16:17 - Reply

    Boa tarde, Leandro e leitores. Primeiramemente, quero parabenizar pela iniciativa de oferecer um conteúdo educativo riquíssimo e muito útil, acessível a pessoas que tiveram, no decorrer da vida, pouquíssimo ou nenhum acesso a educação financeira eficaz.Eu venho de uma família muito pobre, e quando muito jovem, sonhava com o poder aquisitivo para consumir tudo que traz prazer e status.Sofria e me sentia excluída do círculo de convivência por não poder comprar aquela calça de marca que custava quase o valor da mensalidade do meu curso de Adminsitração.Graças a Deus, amadureci antes que isso acontecesse. Com o fato de ter de trabalhar somente para pagar a faculdade e ter um valor limitado para o lanche no intervalo, mudei os meus conceitos em relação ao dinheiro e o consumo. Me formei e passei em concurso, me tornando empregada pública, o que me deu um pouquinho mais de conforto.Por sorte (benção de Deus, na minha maneira de crer) me casei com um homem muito controlado e que vem batalhando e poupando desde de novo também. A gente está aprendendo juntos. Eu pensava que simplesmente poupando já estaria no caminho certo, até que me deparei com o conteúdo deste site. Os artigos que leio aqui, me abriram a mente e me incentivaram a aprender mais. O que me deixa muito segura em relação ao que leio aqui, é o fato de não ter ligação com nenhuma instituição financeira. E para não me prolongar muito, eu agora tenho coragem de sair da poupança e tentar investir pequenos valores em outros tipos de renda fixa (CDB, CDI, Título Públicos). Sei que tem que ter os pés no chão, e eu tenho (ainda muito conservadora!). Eu penso que posso sair um pouco da renda fixa quando aprender mais e conhecer melhor o mercado, conforme os conselhos do Leandro. Mas aos poucos a gente vai percebendo que existem investimentos melhores e muito mais lucrativos que a poupança, e que são seguros. Eu tenho indicado para amigos e parentes e acho que tudo mundo deveria ler este conteúdo.Obrigada.

  171. Marcos 29 de fevereiro de 2016 at 16:56 - Reply

    Recebo os e-mails com artigos do Clube dos Poupadores há pelo menos um ano e isso teve um impacto considerável na forma como lido com o dinheiro. Meu desafio particular, agora, é deixar de ser apenas poupador para me tornar investidor e certamente contarei com os ensinamentos e dicas do Leandro pra chegar a esse objetivo nos próximos meses.

  172. Marcelo 29 de fevereiro de 2016 at 16:58 - Reply

    Excelente o site e o serviço prestado pelo Leandro. As informações são de extrema relevância para quem quer gerir melhor suas finanças. Conheci o site em 2015 e me ajudou muito a fazer meus investimentos. Sugiro a todos que leiam e acompanhe os artigos do site.

  173. Armando 29 de fevereiro de 2016 at 19:08 - Reply

    O Clube dos Poupadores é para mim uma fonte riquíssima de informações de qualidade, Leandro ensina de forma clara, objetiva e transparente. O conteúdo do site é maravilhoso e acrescenta muito na minha formação.
    Seus textos são fantásticos ajudam a despertar a consciência para a compreensão do momento econômico em que vivemos.
    Armando Jose

  174. Avelino 29 de fevereiro de 2016 at 19:28 - Reply

    Como leitor assíduo do Clube dos Poupadores sou testemunha que o trabalho do Leandro Ávila é muito importante para as pessoas, sobretudo em um país que a educação não é prioridade por parte dos governantes e pela sociedade. Com as informações obtidas no Clube dos Poupadores aprendi a investir, a efetuar operações bancárias sem despender recursos, além de orientar familiares e amigos sobre como melhorar a vida financeira. Parabéns pelo trabalho e continue compromissado com a educação financeira gratuita e independente!

  175. Lucas 29 de fevereiro de 2016 at 20:19 - Reply

    Não poderia deixar de agradecer ao excelente trabalho que o Leandro Ávila vem desenvolvendo ao longo desses últimos anos.Seu blog possui informações de grande relevância com uma linguagem bem acessível , ajudando dessa forma a um maior número de pessoas a tomar suas próprias decisões sem depender sem depender de “ajuda” de terceiros.

    Muito obrigado!

  176. Bruno Caparoz 29 de fevereiro de 2016 at 20:48 - Reply

    O Blog Clube dos Poupadores é um blog que sempre publica artigos de fácil entendimento e de grande valor aos leitores.

    Há 1 ano estou estudando sobre Educação Financeira e me apaixonei pelo assunto, através dos artigos publicados no Blog pude mudar muitos conceitos errados que tinha sobre dinheiro e reprogramar minhas crenças. O Clube dos Poupadores me ajuda muito, e pode ajudar à todos os que se interessam por Educação Financeira.

    Conteúdo sem vínculo com instituições financeiras e sempre nos ensinando o que de fato é o melhor.

    Acredito que a Educação Financeira pode nos ajudar a conquistar os nossos sonhos mais rapidamente, e o Clube dos Poupadores é o melhor Blog do País no assunto.

  177. Paul Michael 29 de fevereiro de 2016 at 21:06 - Reply

    Está sendo maravilhoso estudar no site clube dos poupadores, apesar de pouco tempo que conheci o site, já aproveitei muitas informações, e sem exagero, melhor site que me ajudou organizar minhas finanças e crescendo todos os dias, até me pergunto porque não conhecia anos a traz.

    A traves do site consegui entender porque eu estava patinando e fazendo muita coisa sem saber direito que estava fazendo, praticamente todos os dia entro no site para aprender algo novo. só posso dizer ”simplesmente o melhor”.

  178. João 29 de fevereiro de 2016 at 22:00 - Reply

    Como trabalhei durante 40 anos na área financeira, tive a oportunidade de aprender sobre a importância da “disciplina” no orçamento e investimentos das Empresas e da própria família.

    O Leandro Ávila tem feito um trabalho fantástico de Educação Financeira, o qual merece todos os elogios, por sua dedicação nos artigos e trabalhos diversos disponíveis gratuitamente no Clube dos Poupadores.

    Parabéns Leandro.

  179. Rafael Kazuo 29 de fevereiro de 2016 at 23:09 - Reply

    Ola sou Rafael Kazuo, sempre me preocupei com minhas finança, entretanto posso separar meus investimentos em antes e depois de conhecer o trabalho do Leandro e considero o trabalho sensacional pois, antes encontrava muito material “solto” na internet e precisava confiar nas sugestões do gerente do meu banco!!!! Felizmente conheci o blog e hoje tenho mais clareza das escolhas que faço na minha vida financeira. Sou leitor assiduo e gosto muito da forma com que as informações são passadas.

    Parabéns Leandro

  180. Adriano de Oliveira 29 de fevereiro de 2016 at 23:41 - Reply

    Olá Leandro,

    Primeiramente, parabéns pelo blog e obrigado pela oportunidade de deixar aqui o meu depoimento.

    Meu nome é Adriano, tenho 32 anos, sou um profissional da área de TI, pai dedicado e investidor.

    Apesar de iniciante no mundo dos investimentos, aprendi desde cedo o hábito de poupar. Cresci vendo meu pai fazendo contas para fechar o orçamento do mês e, apesar de todo aquele aperto financeiro, meu pai ainda conseguia manter um pequena poupança para imprevistos.

    Comecei a trabalhar cedo e paguei a minha faculdade. Na minha área de atuação me tornei especialista e conquistei um excelente salário, no entanto, aos 28 anos já estava cansado da minha rotina de trabalho e percebi que precisava acelerar meu plano de aposentadoria.

    Foi aí que passei a buscar nos livros e na internet, conteúdo sobre educação financeira e investimentos. Eu queria conhecer outras formas de aplicação além da Poupança.

    Há muito conteúdo disponível na internet sobre o assunto mas é preciso saber filtrar. Passei por vários blogs até conhecer o Clube dos Poupadores. Este é sem dúvidas um dos melhores blogs de educação financeira e despertou em mim um raciocínio crítico e analítico sobre investimentos, além de entender melhor os impactos da política sobre o nosso patrimônio.

    Hoje sou capaz de investir com consciência e liberdade nos mais variados ativos: Tesouro Direto, CDB/LCI, Fundo Imobiliário, Ações.

    Lembro de ver o entusiasmo e o brilho nos olhos do meu pai (hoje um senhor aposentado pelo INSS) ao dizer lhe que eu estava investindo em ações na bolsa.

    É realmente empolgante para mim! Aquilo que era pra ser só um plano de previdência, hoje se tornou uma verdadeira paixão e a cada ano que passa me vejo mais perto da tão sonhada independência financeira.

    Muito obrigado!

  181. Milena 1 de março de 2016 at 7:33 - Reply

    Poderia ficar aqui escrevendo linhas e linhas com elogios ao trabalho que o Leandro desenvolve no Clube dos Poupadores. Eu procuro em sites, blogs e qualquer artigo fontes que possam me fornecer informações de qualidade sobre finanças e investimentos, e posso afirmar com convicção que todas as fontes que conheci até hoje não chegam aos pés do capricho e qualidade do material que o Leandro disponibiliza. Ele é embasado e abrangente, sem deixar de ser claro e objetivo. Não aborda apenas de temas técnicos ligado a investimentos. Ele nos ajuda a entender e corrigir posturas pessoais, que podem muitas das vezes ser fatores que estariam atrapalhando nosso progresso. Quem está acostumado a buscar informações sobre esses assuntos na Internet sabe do que eu estou falando.
    Por tudo isso que eu coloco o Clube dos Poupadores num lugar de destaque quando quero buscar conhecimento e na hora de indicar para amigos e familiares. Só me resta dar os parabéns ao Leandro por toda a sua dedicação.

  182. Pedro Ferraz 1 de março de 2016 at 7:35 - Reply

    Encontrei o site do Clube dos Poupadores no final do ano de 2015, quando eu finalmente resolvi aprender mais a respeito de outros tipos de investimentos (LCA/LCI, tesouro direto, etc…). Desde o primeiro artigo que eu li, eu percebi a alta qualidade em que o Leandro escrevia os seus textos, de forma que, qualquer assunto complicado se tornava absurdamente fácil de entender. Desde então, eu comecei a ler todos os seus artigos anteriores praticamente sem parar. e leio todos os artigos novos que são criados por ele. Além disso, fiquei bastante motivado a buscar cada vez mais conhecimento. Finalmente li alguns livros que eu sempre quis ler e fiz alguns cursos.
    Queria deixar aqui os meus sinceros agradecimentos. O Clube dos Poupadores não só me ensinou mais sobre investimentos, me ensinou mais sobre a VIDA. Obrigado.

  183. Uilson Dile 1 de março de 2016 at 7:38 - Reply

    Olá Pessoal Meu nome é Uilson tenho 41 anos.
    Nunca achei capaz de entender certos assuntos da economia e sobre investimentos, afinal assusta e parece confuso mas só através do Clube dos Poupadores foi possível esse entendimento e transformou por completo minha vida e agora eu sou um “chato” sempre comento com minha família e amigos mostrando o poder dos juros compostos e o importante não ser um devedor e sim recebedor de juros, aplicações etc..
    Hoje estou equilibrado financeiramente e tenho um objetivo que vejo cada vez mais perto e isso é animador, melhorando também outros aspectos da vida como família, saúde e trabalho etc..
    Portanto amigo leitor estude, trabalhe, ganhe dinheiro, poupe e invista.
    Deixo uma frase pra vocês.
    O futuro depende mais do que você faz hoje do que vai fazer amanhã.

  184. Marisol Dominguez Muro 1 de março de 2016 at 8:43 - Reply

    Caro Leandro

    Gosto muito de ler seus comentários. Organizar as finanças é organizar e planejar a vida. Administrar tempo e dinheiro me parecem ser o fundamento de uma boa jornada. Ainda não consegui ser bem sucedida nisto mas estou tentando. Obrigada pelas dicas.

  185. Ivana 1 de março de 2016 at 9:06 - Reply

    Olá Leandro,

    Quero deixar aqui também minha contribuição. Há uns 2 anos vinha buscando conhecimento sobre educação financeira e investimentos. Li alguns livros (indicados aqui e em outros sites), muitos artigos e notícias, porém foi somente através dos conteúdos aqui tratados, de forma altamente didática, que pude perder o medo de investir em outras modalidades além da poupança. A forma como você escreve é capaz de atingir do mais leigo ao economista, como já vi comentários de vários aqui. Creio que você tem um dom, continue a exercitá-lo e compilar tudo em livros foi a melhor ideia que você já teve.

  186. Clayton Emilio 1 de março de 2016 at 9:15 - Reply

    O Clube dos Poupadores é uma ferramenta riquíssima de informação e conhecimento. Depois que comecei a ler os artigos aqui publicados mudei meus hábitos e melhorei e muitooooooo minha vida financeira.
    Sou professor na rede pública estadual de São Paulo e sempre levo um ou outro artigo para ser discutido em sala de aula multiplicando informações tão valiosas.
    Obrigado Leandro. O mundo necessita de mais pessoas assim como você!
    Clayton Emilio

  187. THIAGO PACHECO 1 de março de 2016 at 10:25 - Reply

    Olá Leandro, será um prazer escreves este depoimento. Sou economista, pós-graduado em Gestão, e atualmente estou cursando C.Contábeis em nova graduação. Já o acompanho há pelo menos 02 anos. Acredito que estou dentro das estatísticas dos que não são leigos em investimentos e educação financeira. Mas confesso que a cada artigo seu publicado, tenho uma aula de novos conceitos e atualizações constantes. Seus pontos de vistas e análises são claros. Com embasamento teórico, histórico e didático precisos. Seus assuntos são pertinentes e envolventes. Tudo. Tudo que você aborda é interessante e atinge um nível de compreensão muito bons! É enriquecedor participar do seu Clube dos Poupadores. Obrigado por esta oportunidade e por dedicar seu tempo neste trabalho. Um abraço. Att. Thiago Pacheco

  188. Aniete de Barros Fagundes 1 de março de 2016 at 10:48 - Reply

    Há quatro anos iniciei a minha reeducação econômico financeira com Leandro, e agora só posso agradecer os excelente resultados que obtenho com as dicas e orientações mais profundas a respeito do gerenciamento do meu suado dinheirinho! Recomendo a todos seus ensinamentos e aproveito suas lições sistematicamente, pois mantenho em arquivo todos os emails que recebo.

  189. GILBERTO 1 de março de 2016 at 10:55 - Reply

    Bom dia
    Este Blog é muito bom. Alem dos textos esclarecedores, o Leandro sempre nos responde prontamente. Ele me tirou dúvidas, me esclareceu… como um verdadeiro professor. Eu recomendo este blog para quem tem interesse no assunto.
    Obrigado.

    Gilberto

  190. Eliane 1 de março de 2016 at 11:17 - Reply

    Sou Eliane tenho 27 anos e sou vendedora com pouca experiencia em investimento porém com muita força de vontade vi que é possível ser uma jovem com educação financeira ,fato que é super difícil no mundo consumista em que vivemos , mas com os artigos gratuitos do Leandro estou podendo organizar minhas finanças de forma produtiva.Obrigado por nós ensinar com tanto afinco e respeito aos seus leitores .

  191. Carlos Alberto Siqueira 1 de março de 2016 at 11:18 - Reply

    Caro amigo Leonardo Ávila, sinto-me muito satisfeito em fazer parte deste clube. Seus ensinamentos são para mim a luz que encontrei no fim do túnel. Infelizmente vivemos num país que não nos ensinam educação financeira na escola, isto se torna uma bola de neve, para o futuro. Se fossemos educados desde o princípio seríamos cidadãos mais preparados para o futuro. Agradeço a Deus por você existir, por nos ensinar de forma tão clara e objetiva sem cobrar nada por isso.Merece meu respeito e minha confiança. Que Deus continue lhe abençoando sempre, pelo seu trabalho voluntário maravilhoso. Amém!

  192. Roberto 1 de março de 2016 at 13:15 - Reply

    A cerca de 1 ano atrás, “descobri” que haviam investimentos melhores que poupança e com mesma segurança. A primeira vista não acreditei e comecei a pesquisar. Então encontrei o site: Clube dos Poupadores, que me ensinou de forma clara e didática a tomar minhas próprias decisões para investir em Renda Fixa. Muito obrigado Leandro Ávila! Sem você meu dinheiro estaria sendo corroído pela inflação, e hoje estou tendo ganhos expressivos! Muito obrigado também por desmistificar a previdência privada! Seu site é nota 10!

  193. Antônio Vinnie 1 de março de 2016 at 13:36 - Reply

    Olá! Meu nome é Vinnie e sou leitor assíduo do Clube dos Poupadores! Meu email é cadastrado no Clube e não perco um só artigo publicado pelo professor Leandro! Depois de privações de muitas coisas legais que gostaria de ter feito, hoje busco educação financeira de qualidade e que seja principalmente independente. Nesse aspecto, é incrível como o Clube dos Poupadores atende bem aos meus objetivos. O Leandro sempre foi muito objetivo e ao mesmo tempo capaz de detalhar suas mensagens. Quando envio email, prontamente ele me responde com toda educação e comprometimento com o seu papel social. Muito obrigado por tudo, professor! Vida longa a você e sua família!

  194. Ana Karolina 1 de março de 2016 at 14:02 - Reply

    Minha educação financeira não era das piores. Pelo menos, eu sempre tive o hábito de não gastar mais do que recebia, e de não dar “passos mais largos do que as pernas”, como se diz. Contudo, o clube dos poupadores veio me ensinar que uma boa educação financeira vai além de manter a carteira sem débitos.

    Foi aqui que eu perdi o medo de ler sobre economia e de conhecer todas as suas nuances. Comecei a entender o que todas aquelas siglas representavam, e a perceber o real significado de investir. Construí minha própria segurança e já fiz meus primeiros investimentos com base no que aprendi aqui!

    Acredito quo o clube dos poupadores é um baú rico em informações inteligíveis para o cidadão comum, e isso faz do site uma ferramenta incrível para quem busca sair da zona de conforto e aprender. Admiro o cuidado do Leandro de fornecer tantas e tão ricas informações, em livre acesso para quem estiver disponível para um pouco de leitura. O clube dos poupadores é, sem dúvida, minha primeira indicação de leitura obrigatória para quem quer se educar financeiramente.

    Meus familiares, meus filhos, certamente chegarão aqui. Quem dera tudo o que é ensinado aqui pudesse chegar às salas de aula, como matéria escolar!

    Parabéns pelo excelente e motivador trabalho que você realiza, Leandro. E espero que todo esse investimento pessoal lhe proporcione uma infinidade de bons frutos.

    É um prazer ser leitora do seu conhecimento! Obrigada!

  195. Renato Assis 1 de março de 2016 at 14:21 - Reply

    Leandro, boa tarde.

    Seus artigos tem a precisão de um bituri, uma clareza cartesiana e utilidade prática fantástica. Espero que você resista ao canto do cisne.

    Faz pouco tempo que conheço seu trabalho. Gostaria isto tivesse acontecido quarenta anos atrás (com outro ator, claro)

    Longa vida para o Leandro.

  196. Filipe 1 de março de 2016 at 14:27 - Reply

    Boa tarde, meu nome é Filipe, tenho 32 anos e trabalho numa empresa pública há 7 anos.

    Minha jornada pela educação financeira iniciou-se há aproximadamente 8 meses, até então tinha o hábito de “poupar” e por falta de conhecimento “abandonava” o dinheiro na poupança. No entanto percebi que para ter uma maior tranquilidade para formação de família e posterior aposentadoria teria que utilizar outros instrumentos financeiros.

    Comecei pesquisando sobre LCIs e LCAs e encontrei alguns bons materiais sobre o assunto, mas o que me permitiu sentir mais seguro com relação aos passos a serem tomados para iniciar os investimentos nos diversos ativos de RF, foram os artigos do Leandro que sempre apresenta os temas de uma maneira bem didática e acessível.

    Quando vejo amigos ou colegas de trabalho com dúvidas sobre educação financeira indico o Clube dos Poupadores tranquilamente, pois além das qualidades já mencionadas, sempre mostrou-se uma fonte isenta e imparcial.

    Dito isso agradeço mais uma vez pelo excelente trabalho que realiza.

    Um forte abraço!

  197. Claudenor 1 de março de 2016 at 16:02 - Reply

    Olá Leandro Ávila boa tarde.

    Primeiramente quero expressar os meus agradecimentos por todo o tempo e excelente trabalho que tens realizado na educação financeira.

    O seu trabalho tem efetuado um impacto primordial e efetivo, em minha educação financeira. Antes eu não tinha a noção da importância sobre o tema. Graças ao seus conhecimentos, blogs do site e a participação de todos os leitores , consigo de fato compreender a importância de gerenciarmos o nosso próprio dinheiro.

    Você de fato está fazendo o seu papel e um trabalho extraordinário neste sentido, ou seja algo que as escolas deveriam fazer, más não fazem, pois lucram bastante com a falta de conhecimento dos brasileiros. Enfim parabéns gostaria de comunicar que sou seu leitor ávido e não perco nenhum dos seus assuntos no site.

    Muito obrigado por tudo.

    Claudenor

  198. Ivan Sales Barbosa 1 de março de 2016 at 17:00 - Reply

    Recomendo muito tudo que venha do Leandro Ávila do Clube dos poupadores.

    Este site mudou minha visão sobre dinheiro. Deixei de ver o ato de guardar dinheiro ou como uma coisa avarenta, de pão duro, como também comecei ver como somos manipulados por todo lado para gastar e perder dinheiro e nunca juntarmos patrimônio nenhum.

    O Sr Ávila sabe mostrar tudo de podre que exite no mercado financeiro e nos bancos mas sem ser sensacionalista nem dramático nem revolucionário nem comunista. Ele quer apenas ver os leitores do site não passar dificuldades financeiras.

    Por isso reafirmo, sigo o clube dos poupadores faz anos e recomento tudo que vir do Sr Ávila.

    De Ivan Sales Barbosa. Militar Temporário.

  199. Rogerio Bittencourt 1 de março de 2016 at 17:17 - Reply

    É surpreendente o alto nível de informações financeiras apresentadas e que tive acesso até o momento, se mostrando bastante úteis ao nosso cotidiano e nos alertando para, as armadilhas do mercado, os interesses ocultos dos bancos e oportunidades de bons investimentos que se traduzem em garantias e estabilidade para o nosso futuro. Agradeço pela forma, generosa, sincera e cheios de conhecimento que os textos nos orientam, e, ao mesmo tempo, recomendo a todos, pelo que tenho visto, a participação no clube dos poupadores. Além das questões financeiras, são abordados, com muita consistência, assuntos comportamentais do ser humano que contribuem no nosso desenvolvimento.

  200. elis faustino 1 de março de 2016 at 18:27 - Reply

    Apesar de ser economista, adoro acompanhar o Clube dos Poupadores. Nunca consegui aplicar na prática tudo que aprendi na faculdade. Leio os artigos e sigo as dicas a risco. Tem 1 ano que acompanho o Leandro Ávila e fico feliz em contar para ele que consegui quitar minhas dívidas, organizei minha vida financeira e me fez despertar para outros potenciais e objetivos de vida que antes achava impossíveis para mim. Agora realmente sou uma poupadora e não mais uma gastadora!
    Sigo as dicas de ebook, cursos, videos e conheci outros economistas de finanças pessoais tudo através do Clube dos Poupadores. E estou ansiosa para esse novo projeto que você tanto comenta!

  201. Thiago Augusto 1 de março de 2016 at 19:31 - Reply

    Parabéns Fábio e ótima iniciativa!

    Minha saga pela educação financeira começou seis anos após ter contratado uma Previdência Privada (o corretor disse que era bom, mas não entendi direito, nem quis procurar corretamente a saber e cai no conto do vigário).
    Preocupado com a rentabilidade e pensando no futuro, em 2012 fui verificar os números e não estavam bons. A partir daí, comecei a me cadastrar em blogs, sites, ler comentários, comprar ebooks e receber também os gratuitos. Tornou-se uma missão rever minha vida financeira, inclusive adiei por seis meses a conclusão de minha dissertação de mestrado. Fiquei vislumbrado com as informações.

    Desde 2015 não tenho mais Previdência Privada, eu mesmo faço meus investimentos para minha aposentadoria. Segunda mudança é que deixei de ser poupador e hoje sou investir. Inclusive convenci minha esposa a aderir nossa nova filosofia financeira. Meu casamento coincidiu com minha educação financeira e Ela veio junto neste barco. Hoje ela também tem conta investimento em corretoras.

    Parei de usar cartão de crédito pensando em “pontos” para viagens. No meu caso, era inviável pois a Receita Federal poderia me solicitar a pagar mais impostos. Hoje compro à vista.
    Não tinha fundo de reserva, hoje possuo em Tesouro Selic.
    Consegui deixar de pagar tarifa de cartão de crédito e de conta corrente em um banco estatal. Tenho conta BACEN.
    Não faço nenhum investimento em Banco e sim por meio de corretoras.

    E por fim, digo que desde 2013 aos dias atuais consegui adquirir um conhecimento que me possibilita exercer a educação financeira.
    Agradeço muito a este blog e aos outros que creio que mais simples, um dia começamos.

    Muito obrigado. Não sabia que existia tanta informação que possibilitaria minha independência ideológica quanto a educação financeira e investimentos!

  202. Kleber Lima 1 de março de 2016 at 20:32 - Reply

    Caro Leandro Ávila,

    Olá! sou Kleber Lima!

    Conheci o site dos Poupadores pesquisando na internet maneiras de equilibrar minhas finanças pessoais e sair das dívidas, isso há uns dois anos. Logo me cadastrei para receber os emails do Clube, desde então tenho sido abençoado com informações muito ricas e motivadoras.

    Às vezes a gente sabe o que deve fazer, mas nos falta estímulo (falo em relação ao controle das finanças pessoais), e essa motivação encontrei em cada publicação desse site. Com os estímulos que recebi consegui saí do cheque especial e me libertei também das dívidas desenfreadas com cartão de crédito (cancelei alguns, não todos ainda rs rs rs).

    No quesito investimento, tenho avançado. Eu que há algum tempo vivia com pagando juros de cartão e cheque especial consegui fazer minha poupança (ainda pequena), planejar meus gastos, fazendo provisões para férias e outros gastos anuais como material escolar dos meus filhos, etc. Tenho aprendido outras formas de investimento, melhores que a caderneta de poupança. Tem sido uma experiência muito boa e satisfatória, perceber que é possível alcançar meus sonhos.

    Por isso, primeiramente agradeço a Deus por ter te dado sabedoria e disposição para ser um agente do bem, disseminando o conhecimento que liberta. E especialmente, agradeço a você Leandro Ávila, que tem sido um verdadeiro instrumento de Deus, um vaso escolhido, que tem abençoando muita gente como eu.

    A você, todo nosso apreço e carinho e desejo de prosperidade! Vamos que vamos!

    Forte abraço, Kleber Lima!

  203. Maria José O Reges Athan 2 de março de 2016 at 0:05 - Reply

    Boa noite Leandro, gostaria primeiramente agradecê-lo e parabenizá-lo pelo belo trabalho que vc vem desempenhando sobre Educação Financeira.
    Antes de ter conhecimento dos seus trabalhos eu me achava incapaz de compreender qualquer assunto sobre economia, entretanto, quando comecei a ler seus artigos fiquei maravilhada com a didática utilizada por você e me senti motivada a ler todos os artigos que você publicou.
    Comecei, por fim, a por em prática todas as aulas de educação financeira que você publicou, chamo de aula, porque para mim foram verdadeiras aulas, e muito me orientaram a utilizar melhor meus rendimentos. Hoje invisto o meu dinheiro com segurança em ativos diversificados e estou muito bem.
    Leandro você é meu ídolo, aprendi com você muito sobre educação financeira, parabéns pelo seu trabalho e muito obrigada por nos dar a oportunidade de termos conhecido o seu trabalho.
    Que Jesus continue a iluminar a sua vida e a de seus seguidores

  204. Willian Rech 2 de março de 2016 at 3:36 - Reply

    Olá Leandro, obrigado por disponibilizar este espaço para compartilharmos um pouco da nossa batalha.

    Minha historia foi assim, vindo de uma família bastante humilde que veio do interior do paraná tentar a vida em Santa Catarina, somente com a sacola de roupas e um sonho de ter uma vida melhor. Educação financeira passava longe, acreditavam e até hoje muitos acreditam naquele velho dizer ” Quem não deve, não tem” como era de se esperar essa foi o pouco da educação financeira que recebi, diante de tal situação me coloquei no mercado de trabalho na empresa do meu pai, uma oficina de Funilaria e pintura, o salário era pouco e eu e meu pai não nos dávamos muito bem com relação a trabalho, foi então que resolvi me especializar em algo, entrei em uma instituição de ensino fiz um curso profissionalizante e fui buscar meu lugar no mercado de trabalho. Foi assim que começou a entrar meu dinheiro, podendo comprar coisas que eu nem me imaginava capaz, fui me empolgando com os “benefícios” do crédito ( Cartão, financiamento, crediário e etc). Comecei a namorar as coisas foram ficando sérias veio a ideia de comprar um imóvel, e foi ai que o Clube dos Poupadores começou a fazer parte da minha vida. Sem experiência nenhuma cheguei na imobiliária, escolhi o imóvel visitei e “comprei” 10% de entrada e o resto por financiamento (35 anos), a parcela cabia no meu bolso, se nada desse errado, se nunca jamais houvesse qualquer imprevisto, foi ai que a coisa ficou feia, as contas foram chegando o dinheiro foi encurtando e ai então fui buscar a educação financeira, encontrei vários livros, blogs e tudo mais, só que o que eu mais me identifiquei foi o CP, em mais ou menos um ano eu já consegui me reeducar e me estabilizar radicalmente, hoje o imóvel que eu comprei está alugado, investi na minha profissão e consegui reconhecimento dentro da empresa (exp: Produtividade Ninja), aqueles sustos no cartão de credito não existe mais, consigo poupar e investir 25% dos meus ganhos.

    Obrigado Leandro, obrigado CP.

  205. Milton 2 de março de 2016 at 8:43 - Reply

    Quando conheci do Clube dos Poupadores estava iniciando minha educação financeira e foi onde consegui as primeiras e mais importantes dicas para conseguir me educar. Hoje, depois de muito estudo, pouco uso o cartão de crédito e tenho uma pequena quantidade de dinheiro na poupança que utilizo como reserva de emergência. Por outro lado, iniciei um investimento mensal em renda váriavel(ações), onde tenho pequenas quantidades de ações de 14 empresas diferentes (buy and hold). Atualmente, passei a investir em tesouro direto, onde tenho como objetivo conseguir uma tranquilidade financeira possuindo um valor relativo a 24 meses de salário. Passei a viver com um pouco menos, livre de dívidas e não preciso de grandes esforços para isso. Tudo isso, começou quando conheci o clube dos poupadores….. Sinto-me muito agradecido.

    Parabéns pelo trabalho

  206. Cristina 2 de março de 2016 at 8:45 - Reply

    Uma iniciativa de educação financeira VERDADEIRA como a do Leandro Ávila no site Clube dos Poupadores é uma raridade e extremamente louvável! Já passei por diversas páginas da internet e ainda não encontrei algo de tão alta qualidade e de conteúdo aberto quanto o Clube dos Poupadores.

    Os artigos são escritos de maneira impessoal, técnica e com uma linguagem acessível a todas as pessoas. O objetivo do autor é compartilhar seu conhecimento e sua experiência, genuinamente educando financeiramente seus leitores.

    Já compartilhei diversos artigos com familiares e amigos e recomendo a leitura regular do Clube dos Poupadores a qualquer pessoa que tenha interesse em se educar mais sobre dinheiro.

    Na minha vida, é possível fazer uma distinção clara de investimentos e rendimentos antes e depois do Clube dos Poupadores!

  207. Rainero Davi 2 de março de 2016 at 9:54 - Reply

    Como leitor assíduo do Clube dos Poupadores posso assegurar que os artigos e planilhas que voce disponibiuliza para nos que acompanhamos seu blog Leandro Ávila é muito importante para qualquer pessoa ou profissional que está iniciando o processo de educação financeira. Com as informações obtidas no Clube dos Poupadores aprendemos a investir, a efetuar operações bancárias e imobiliárias com mais segurança, inclusive nortear nosso controle sobre nossa movimentação financeira. Parabéns pelo trabalho, voce é realmente muito útil a nossa sociedade.

    Agradeço de coração!

    Forte abraço…Leandro Ávila

  208. Marcelo 2 de março de 2016 at 10:27 - Reply

    Depois que conheci o clube dos poupadores, meu olhar sobre o mundo financeiro mudou, vejo que” dinheiro não leva desaforo” meus controles financeiros melhorou hoje estou saindo do vermelho (tinha dois cartões de crédito um consegui pagar e cancelar, e o outro usei a mesma estratégia,mas quanto liguei para o banco me fizeram uma proposta se eu não cancelar, ganharei um ano sem taxas de manutenção, ainda estou com o cartão mas usando menos sem atrasar para não pagar juros), no momento vou caminhando para aprender a poupar, em breve a investir.
    Obrigado Leandro por essa doação que não tem preço, te desejo muita prosperidade para o seu site, e para você também.Obrigado.

  209. Roberto Vieira 2 de março de 2016 at 15:28 - Reply

    Olá, sou Roberto. Primeiramente agradeço por disponibilizar o site e pela oportunidade de expressar meu depoimento. Sou iniciante no mundo dos investimentos e aprendi tudo que sei com o site do Clube dos Poupadores , comentários e livros do Prof.Leandro Ávila . Minha vida financeira se divide em duas etapas:
    – Antes de conhecer o Clube dos Poupadores, a etapa da ignorância (Caderneta de Poupança, tendo gerente de Banco como assessor financeiro, Fundos de Investimentos e Títulos de Capitalização)
    – Depois de conhecer o Grande Prof. Leandro e estudar seus ensinamentos sai da escuridão para adquirir Sabedoria Financeira. Confesso que este despertar aconteceu uma pouco tarde, gostaria de ter tido a oportunidade de ter estes esclarecimentos à alguns anos atrás.
    Reconheço no Professor Leandro um ser humano que quer ajudar as pessoas em educação financeira e, o desprendimento de ensinar TUDO o que sabe, sem esconder nada e inteiramente grátis .
    Minha gratidão por tudo o que fez por mim e por tudo que continuará fazendo no futuro à outras pessoas.
    Hoje sou capaz de investir com consciência e liberdade nos mais variados ativos sem os medos e acomodação anteriores.

  210. Lara 2 de março de 2016 at 16:09 - Reply

    Até 2012 eu só trabalhava e não tinha tempo para nada. Eu cuidava do dinheiro dos outros (atuava na área tributária), mas não tinha tempo para cuidar do meu próprio dinheiro. Mensalmente, o meu salário era depositado na conta corrente, eu pagava as contas e o que sobrava ficava lá parado! Com muita frequência o gerente do banco me lembrava que aquilo não deveria acontecer. Em 2013 eu criei vergonha na cara e fui cuidar das minhas finanças e através das pesquisas que fiz encontrei muita informação boa. Mas a informação mais apurada, honesta, sincera e com muitos DETALHES achei na ajuda do Leandro Ávila. Ele passa muita informação detalhada em suas publicações e elas me incentivaram e me ensinaram a tomar as rédeas da minha vida financeira, a revisar as minhas aplicações com frequência, a me atentar para melhores taxas de rentabilidade, a avaliar o custo / benefício de determinadas operações, etc. Também tive a oportunidade de ler o livro Negro dos Imóveis (escrito pelo Leandro) e é um perfeito passo-a-passo para quem pretende investir em imóveis. Aprendi muito com a ajuda do Leandro Ávila. Eu sempre digo nos meus cometários que ele é ” o cara”. Em determinados momentos da vida nos questionamos sobre o nosso real valor de contribuição para a sociedade. Não tenho nenhuma dúvida quanto à contribuição que o Leandro gera para a sociedade que o cerca.

  211. Gustavo Berton 2 de março de 2016 at 22:04 - Reply

    Eu não conheço o Leandro Ávila pessoalmente mas o conhecimento, a imparcialidade e os valores contidos em seus textos fizeram com que eu tenha um respeito e uma admiração muito grande por ele.
    Estou estudando há cerca de 1 ano e já percebi mudanças em meus pensamentos e atitudes. Tesouro Direto, por exemplo: fui capaz de escolher a corretora e comprar títulos públicos de acordo com meus objetivos.
    O conteúdo disponibilizado é uma verdadeira luz.
    Quer saber qual artigo eu recomendo como primeira leitura?
    Comece por qualquer um!
    Você vai desejar ler os demais mesmo… 🙂
    Muito obrigado, Leandro!

  212. Vinicius 2 de março de 2016 at 22:25 - Reply

    Boa noite, apesar de pouco tempo, Estou buscando me disciplinar em diariamente visitar o site, mesmo para rever artigos. Acho todos os artigos bastante esclarecedores e deveria ser lido pelo maior numero de pessoas possíveis. Tenho indicado sempre que posso. Ótimo trabalho e sempre preocupado em embasar as informações passadas.Grande abraço e obrigado pelas informações já fornecidas e pelas que virão.

  213. Lucas Mendes 3 de março de 2016 at 8:35 - Reply

    Estou sempre acompanhando as postagens no clube dos poupadores, abriu a minha mente para os investimentos e como realmente não ser mais um brasileiro ludibriado. Agradeço ao criador dessa plataforma por compartilhar tantos conteúdos sem cobrar absolutamente NADA! Vou continuar sendo um leitor assíduo! Abraço

  214. Tatiana 3 de março de 2016 at 8:36 - Reply

    Olá, acompanho o Clube dos Poupadores há dois anos e o site me propiciou um salto em minha educação financeira e nos meus investimentos. Com um conteúdo isento, claro, de fácil leitura e muita informação aprofundada, o Clube dos Poupadores me alertou para o alto custo que a falta de conhecimento sobre investimentos pode causar em nossas vidas. Simplesmente, seu dinheiro pode literalmente ir pelo ralo quando você se deixa levar pelo seu gerente de banco, ou pelos impulsos emocionais, pela falta de planejamento ou falta de objetivos. Se hoje tenho segurança financeira, o Clube dos poupadores tem muita colaboração nisso. Qualquer dúvida que tenho sobre investimentos, o Clube dos poupadores é o primeiro lugar que visito e, na grande maioria das vezes, encontro resposta a todos os meus questionamentos, de maneira clara, precisa e aprofundada. Parabéns pela inciativa! Tenho certeza que nestes últimos dois anos, o Clube dos Poupadores se tornou essencial na vida de muitas famílias.

  215. Pedro 3 de março de 2016 at 11:07 - Reply

    Muito bom e motivacional o site ClubedosPoupadores, nele encontro muitas informações referentes ao cenário atual da economia, informações até então não amarradas com instituições financeiras. O que acho muito bacana é que o Leandro trabalha a informação não defendendo essa ou aquela bandeira, no jargão popular não tem o rabo preso, kkkk . Leandro, você esta de parabéns! Presta um excelente serviço de utilidade pública, melhorando a vida de muitas pessoas compartilhando os seus conhecimentos, através da educação financeira.

  216. Carlos Gomes 3 de março de 2016 at 13:18 - Reply

    Conheci o Clube do Poupadores ao procurar informações sobre títulos públicos. Para minha boa surpresa, encontrei no site uma apostila escrita pelo próprio autor com tudo o que é necessário para entender esse tipo de investimento. Hoje consigo um rendimento muito acima do que conseguiria se continuasse investindo como antigamente (poupança).

    O que mais me chamou a atenção é que a apostila é totalmente gratuita, o que faz com que a educação financeira seja incentivada ao maior público possível.

    Parabéns pelo site e pela nobre iniciativa!

  217. Rafael Freitas 3 de março de 2016 at 14:00 - Reply

    Leio diariamente o conteúdo disponibilizado pelo Clube dos Poupadores, material rico de orientações práticas e efetivamente aplicáveis ao meu cotidiano.

    Verifica-se que o conteúdo é isento de patrocínios para beneficiar corretoras ou instituições financeiras, mas pelo contrário, visa realmente educar financeiramente aos leitores.

    Parabéns!

    Rafael

  218. camila 3 de março de 2016 at 14:38 - Reply

    Educação financeira no Brasil, tanto escolar quanto vinda dos pais é ZERO!!! Graças a uma visita ao site do clube dos poupadores, aprendi que meu dinheiro pode trabalhar por mim! Que posso planejar minha aposentadoria por “independencia financeira” para daqui a poucos anos! Tenho apenas 33 anos, percebi que perdi muito dinheiro por ter demorado tanto a aprender tudo isso, mas encontrei informações a tempo suficiente para não me meter em roubadas(ou me livrar delas) ou perder minha liberdade futura… Agora eu e meu marido estamos anciosos em nossos planejamentos e fazendo contas e investimentos sem parar, assim muito em breve seremos dois viajantes do mundo…

  219. Cesar Felipe 3 de março de 2016 at 14:43 - Reply

    O Clube do Poupadores está mudando a minha vida e de minha esposa. Começamos a ter contato com Educação Financeira há uns três meses e, depois de conhecer o trabalho desenvolvido aqui, passamos a frequentar o site diariamente. Depois de ler vários artigos, percebo que o equilíbrio financeiro e econômico não é alcançado somente focando em dinheiro. O material publicado aqui deixa claro que há vários aspectos da nossa vida que devem se ajustar, se alinhar, para que haja um equilíbrio geral, o qual, por sua vez, reflete no âmbito das finanças de cada um. Leandro, agradeço a ajuda e lhe parabenizo pelo excelente trabalho desenvolvido aqui. Um Abraço!

  220. Eronides 3 de março de 2016 at 19:37 - Reply

    Olá tenho acompanhado trabalho do Leandro avila praticamente desde o inicio e dizer que o trabalho dele é impécavel,é o minimo que eu poderia fazer nesse momento,antes de conhecer o clube dos poupadores eu admirava muito o trabalho de um outro especialista,porém o mesmo indicava (e ainda indica) planos de previdencia e eu tinha acabado de resgatar um desses planos por verificar que e´um produto pior que a poupança ai eu li um artigo aqui falando exatamente desses planos de previdencia e pude constatar a partir daí a transparencia e seriedade desse blog e depois disso acompanho,indico e compartilho os artigos,antes eu comprava varios livros de educação financeira,agora compro poucos,foi aqui também que eu aprendi a investir em titulos publicos,acho que a unica coisa que falta é o Leandro lançar um livro impresso pra que a gente pudesse ter a opção de escolha entre impresso e digital,mas no mais não falta nada quem comprar esses livros digitais que ele está lançando(apesar de não ser muito fã de livro digital,por ser do Leandro avíla eu tambem pretendo comprar)não vai estar fazendo uma compra e sim um investimento.

  221. Gilmar Moschen 3 de março de 2016 at 19:48 - Reply

    Olá, Gostaria de registrar o quanto tenho apreciado o club dos poupadores.Sou admirador que a cada dia se impressiona mais com a qualidade dos textos publicados pelo Leandro Ávila. Sua didática simples, transparente e objetiva é de tal forma surpreendente porque atende desde os iniciantes aos experientes, pois sempre tem algo para acrescentar, quer fatos atuais que acontecem na economia, quer detalhes que no dia a dia fazem a diferença na sua vida Seus textos podem parecer longos, mas necessário, pois são esclarecedores alem de extremamente prático. Outra admiração pessoal que tenho cultivado tem a ver com experiência própria; como muita gente dei “algumas cabeçadas” e perdi muito dinheiro, mas no geral minha vida se valeu das regras de poupar e investir de forma conservadora com cautela. Afinal estamos num pais que tinha tudo para estabilizar a politica econômica, mas jogaram isso fora. A economia depende do governo , portanto, não há visionário muito menos economista que possa prever o futuro. Aliás como já disse o grande economista Pedro Malan: “No Brasil até o passado é incerto..”

  222. Vinícius 3 de março de 2016 at 22:45 - Reply

    Boa noite!

    Leandro,

    Muito obrigado por ter me ensinado muitas coisas, de forma gratuita por meio do seu site.
    Espero que Deus te dê em dobro tudo o que me proporcionou.
    Para os novatos no site, leiam com atenção e vejam suas vidas melhorarem.

    Abraço.

  223. Amilton 3 de março de 2016 at 23:50 - Reply

    Há quase um ano acompanho o clube dos poupadores, em um ano obtive um conhecimento de vida impressionante, através dos artigos do Leandro, pude compreender que educação financeira não era só poupar (como pensava antes de conhecer o site). Aprendi conceitos de vida, profissional, pessoal e financeiro no qual acredito que todos nós deveríamos ter no ensino fundamental. Hoje continuo aprendendo, afinal o conhecimento é infinito e compartilho com familiares e amigos os conhecimentos adquiridos no site. Sempre que tenho oportunidade comento do site com meus amigos. Gostaria de agradecer imensamente sua grande contribuição em minha família Leandro. Acredito sempre que quando fazemos o bem prolongamos a vida com mais energias positivas e felicidades. Obrigado clube dos poupadores, obrigado Leandro o idealizador. Continue assim, transformando vidas. Um grande abraço!

  224. Alexander A. Machado 4 de março de 2016 at 11:30 - Reply

    Olá! Parabenizo o excelente, esclarecedor, agradável e útil site clubedospoupadores. Graças a ele, hoje sou uma pessoa mais consciente em relação ao meu dinheiro e como fazê-lo render mais. Recomendo o site para todos aqueles que querem conhecimento financeiro de verdade, e tratado de forma direta e imparcial. Obrigado!

  225. Guilherme Meyer 4 de março de 2016 at 15:21 - Reply

    Leandro,

    Gostaria de te parabenizar pelo projeto desenvolvido. Além de seu site, também acompanho outras publicações que tratam de finanças e investimentos, Contudo, considero o seu trabalho o melhor de todos tanto pelo conteúdo quanto pela clareza nas explicações. Além do mais, considero de fundamental importância a imparcialidade que trata os temas. Estou tendo “educação financeira” pela primeira vez e mesmo já estando c om uma idade um pouco avançada para tanto, noto que isso será de fundamental importância para o restante da vida.
    Obrigado e parabéns novamente.
    Abraços,
    Guilherme Meyer

  226. Nádia 4 de março de 2016 at 18:37 - Reply

    Olá!
    Bem, desde que comecei a acompanhar o CP minha vida mudou. Mas mudou como?! Eu sempre lia material sobre investimentos, mas como era tudo muito novo, não era fácil o entendimento…até conhecer o o Clube dos Poupadores. O Leandro tem uma maneira mais que especial de passar seus conhecimentos; ele é didático, criativo e consegue descomplicar de forma objetiva o que a maioria insiste em complicar. Aprendi muito por aqui e as portas se abriram para um novo mundo, cheio de descobertas e aprendizado….que não para! E para quem tem sede de conhecimento e quer ser responsável por seu dinheiro, o Clube dos Poupadores tem muito a somar! Obrigada Leandro por compartilhar conosco o seu conhecimento e parabéns pelo seu trabalho!

  227. Paulo Albuquerque 4 de março de 2016 at 22:53 - Reply

    Olá a todos! Meu nome é Paulo Albuquerque, tenho 43 anos e sou aqui do norte do país, sou de Manaus, Amazonas.

    Conheci o blog Clube dos Poupadores através de buscas na Internet para obter informações sobre financiamento imobiliário. Estava pagando um imóvel e já estava prestes a fazer o financiamento imobiliário. Porém, eu já tinha feito um empréstimo consignado para pagar parte dele e meu orçamento doméstico estava começando a ficar vermelho e, com mais uma dívida eterna (o financiamento imobiliário), minha situação financeira tenderia a ficar pior. Eu estava prestes a perder minha liberdade de tomar decisões financeiras, pois eu já não tinha margens para administrar meus recursos financeiros.

    Mas, quando li o artigo “Financiar imóvel ou juntar dinheiro e pagar à vista” tudo mudou na minha perspectiva financeira. Este artigo foi um divisor de águas. Tudo o que estava escrito nele fez sentido pra mim e acabei desistindo de fazer o financiamento imobiliário e, consequentemente, do imóvel.

    A partir de então, passei a ler este blog com frequência e aprender sobre a importância de termos um orçamento doméstico, planejarmos antes de realizar as compras que podem ter impactos no orçamento familiar e viver de forma equilibrada e dentro de um padrão de vida factível.

    Hoje ainda pago o empréstimo consignado, já está quase no final e aprendi muita coisa sobre educação financeira, orçamento doméstico, planejamento e a viver de forma equilibrada e dentro de um padrão de vida factível. Tudo isso graças aos vários artigos deste blog.

    Aprendi até a investir no Tesouro Direto. Claro que agora eu não posso fazer investimentos. Minha prioridade é equilibrar meu orçamento doméstico para que eu possa planejar, realizar sonhos, investir e não viver mais no sufoco.

    Espero, a partir de agora, administrar melhor meu dinheiro. Fazer planejamentos e gastar de tal modo que eu não precise fazer empréstimos ou ficar no vermelho. Quero realizar sonhos sem torná-los em pesadelos.

    Gostaria de ter tido este contato com educação financeira muitos anos antes. Acredito que teria evitado a situação adversa que vivo agora em função de decisões tomadas sem qualquer planejamento mais elaborado. Algumas vezes a vida nos ensina pela dor, infelizmente. Mas espero ter aprendido minhas lições.

    Bom, me despeço por aqui e espero ter contribuído para ajudar alguém.

    Obrigado!

    Atenciosamente,

    Paulo Albuquerque

  228. Guerra 5 de março de 2016 at 22:08 - Reply

    Talvez mais importante do que conhecer tudo sobre economia e investimentos, é conhecer a nós mesmos. Para mim, essa é uma das partes mais valiosas do conteúdo do Clube dos Poupadores, que lhe permite esse momento de reflexão e revisão de valores. No Brasil, a perigosa crença de que “dinheiro na mão é vendaval”ou “só ganhando na mega sena mesmo” só demonstra que aqui sucesso é sinônimo de sorte apenas, e que poupar dinheiro é sinônimo de ser pão duro.

    Pessoalmente, eu penso que sorte pode até ser uma grande parte do negócio, mas sorte acaba, conhecimento, não. A educação tira uma pessoa da miséria, miséria esta que pode ser intelectual ou financeira, mas não importa, pois as duas reduzem uma pessoa a muito menos do que ela realmente pode ser.

    Muito obrigado, Leandro Ávila, pela iniciativa e pelo projeto como um todo. Poucos têm, desde o berço, uma boa educação em praticamente qualquer assunto. O CDP é uma maneira de balancear isto para que as pessoas consigam atingir seus objetivos na vida e/ou serem felizes com o que têm.

  229. waive 6 de março de 2016 at 11:12 - Reply

    Me chamo waive. conheci o site através do google,pois estava a procura de conhecimento de como investir.ja faz um ano,que leio os artigos e estou me aprofundando em conhecinentos ,inclusive irei comprar os ebook ,p começar a investir com cautela e sabedoria.Recomendo a todos este site ,porque foi através dele que aprendi a ser menos ignorante.Parabens ao Leandro Avila.

  230. Anônimo 6 de março de 2016 at 12:21 - Reply

    Este talvez seja um relato diferente da maioria postados aqui no clube dos poupadores, pois diferente da maioria que irá se vangloriar pelo sucesso em seus investimentos, eu iriei falar sobre meu primeiro maior fracasso tento o público iniciante como alvo.
    Apesar de eu não querer me identificar, deixarei umas informações sobre minha pessoa: Sou um garoto de 23 anos, na faculdade fui o melhor da turma, na pós-graduação também, e no trabalho era um workaholic. Legal? Aparentemente sim, até que me aconteceu algo que modificou por completo minha perspectiva sobre minha vida financeira e minha vida pessoal.
    Na escola fui vítima de bullying, meu pai sempre foi ausente na minha formação e quando criança e adolescente eu tinha que passar sozinho por situações constrangedoras e humilhantes, sem ter alguém para me ajudar ou me defender, com isso, resultei em um cara medroso que tinha a sensação de que a maior reprovação para mim seria desagradar aos outros, mesmo por motivos mais fúteis que sejam, até que algum dia esse problema tornou-se um pesadelo financeiro.
    Com 19 anos entrei no meu primeiro emprego em uma lanchonete da minha cidade, em pouco tempo tornei-me gerente, e em pouco tempo foi notada uma série de melhoras na empresa, pois apesar de tudo eu sempre fui uma pessoa muito dedicada e responsável.
    Eu por ser workaholic e colocar a empresa em primeiro lugar (empresa que por sinal estava entrando em falência) e ter medo de dizer “NÃO!”, comecei a emprestar folhas de cheque ao meu patrão. No começo ele depositava corretamente as folhas de cheque até que depois ia sempre deixando os cheques voltarem uma única vez, eu fiquei inseguro, mas não falei nada com medo.
    O pessoal da loja descobriu que eu era mão aberta, e logo começaram a pedir meu cartão de crédito emprestado, sempre ficava inseguro de emprestar mas para eles eu inventava uma desculpa para não emprestar e sempre.
    Dois anos após entrou na empresa um novo funcionário que seria o braço direito do meu patrão, no entanto esse funcionário tinha um grande defeito: Uma pessoa de má índole, egocêntrico, impulsivo e chantagista.
    Com certo tempo de convivência profissional, ele me pediu para comprar a ele uma máquina de lavar no meu nome, pois o nome dele e de toda família dele estava sujo (parece ironia rs, mas não é), a loja estava fechada e logo não compramos e no dia seguinte ele tinha esquecido da máquina.
    Semanas depois ele me pediu o cartão emprestado, eu não emprestei e inventei uma desculpa (falei que estava com medo de não pagarem os cheques que emprestei), após isso, ele entrou no escritório da empresa onde estava meu patrão e falou com ira que precisava de dinheiro emprestado por que eu não queria emprestar meu cartão por que estava com medo da empresa não me pagar, com isso fiquei com um carão.
    Logo já havia percebido ao ponto em que meu medo de dizer “NÃO” me levou! O resultado foi eu me escravizar ao ponto máximo com a pessoas, a ponto das pessoas aproveitarem da minha covardia de maneira extrema ao ponto dos outros acharam que era obrigação minha dar a elas meu nome no limpo!
    Com esse funcionário problemático comecei a ser perseguido dentro da empresa por ele, e ele fez a cabeça do meu patrão contra mim, logo os dois passaram a me perseguir. Eu me rebelei, foi a primeira vez na minha vida que tive coragem.
    Até que chegou o dia em que meu patrão de maneira criminosa reduziu consideravelmente meu salário da noite para o dia e só descobri isso na hora em que fui receber, achei que fosse um erro da contabilidade ou uma brincadeira de mal gosto até que ao conversar comigo ele foi direto ao ponto com um sorriso bem cínico “se eu não reduzir seu salário não terei dinheiro para depositar seus cheques que você me emprestou”. Logo vi a armadilha tremenda que caí com medo de dizer “NÃO!” desde o começo.
    Foi passando o tempo, e fui sofrendo muitas perseguições e humilhações, tendo que permanecer calado para não ter meu nome sujo, até que teve o dia em que ele me enchendo o saco falou na frente dos funcionários “-Você é uma mulherzinha”. Logo quando ele falou isso me remetido ao bullying que sofri na infância, me lembrei de toda humilhação que passei em toda minha vida até ali, e acabei surtando na frente de todos. Fiquei irreconhecível, , precisaram me segurar pois acharam que eu ia mata-lo de verdade, de tão grave que foi o estado que fiquei e pegou todos de surpresa pois para todos sempre fui um cara tranquilo e educado, nesse dia meu patrão não fez nada comigo pois sabia que o processo que ele tomaria por toda humilhação que passei não seria nada se comparado com um deposito de cheque que ele não fizesse. Até que semanas depois fizemos um acordo e eu saí da empresa e hoje me gabo dessa ser a maior lição de toda a minha vida sobre saber dizer não aos outros, além de não cair mais neste erro.

    Lição:
    • Se você é uma pessoa que tem medo de dizer “NÃO!” às pessoas de má índole, recomendo que o quanto antes reveja todos seus conceitos, pois:

    – Você será um péssimo pai ou uma péssima mãe: Seu filho iria berrar por qualquer coisa e você irá ceder a ele, como resultado, além de péssimo pais e péssimo poupador (pois todo dinheiro é limitado) você irá ter um filho que chegará na vida adulta tomando surras da sociedade já que na vida nada vai dar a ele as coisas de graça.

    – Você será um péssimo marido ou esposa: Pois na relação é sempre viável ter um equilíbrio, já presenciei relações muito desequilibradas em que a mulher suga todo dinheiro do marido e já presenciei relacionamentos em que a mulher não fala “NÃO!” e sofre estupros dentro do próprio casamento.

    – Será um péssimo patrão: Pois sempre terá funcionários que querem te explorar.

    – Será um péssimo funcionário: Pois sempre terá patrão querendo te explorar.

    – Jamais irá ter uma vida que seja só sua, pois sempre irá ter que abrir mão de algo para alguém.

    – Nenhum talento seu jamais irá recompensar esse defeito, pois ele um dia chegará na sua vida financeira assim como chegou na minha sendo o “NÃO!” a palavra mais utilizada por poupadores.

    • Separe a vida pessoal da vida profissional, pois seu patrão vai amar ter um escravo voluntário e se algum dia ele for te mandar embora, não irá pensar duas vezes! Tenho um amigo que trabalhava até de madrugada de graça, em um primeiro desentendimento com o patrão foi mandado embora.

    – Essa é uma característica humana: Nós não valorizamos o que temos com facilidade, por isso os patrões (apesar de não demonstrarem) não se importam com os escravos voluntários.

    • Tudo começa com um “sim” e com o tempo vai evoluindo, primeiro meu patrão pediu para eu ficar duas horas mais… Depois pediu um dinheirinho emprestado…. depois pediu um dinheirão emprestado…. Depois pediu folhas de cheque…. A pessoa que não sabe impor limite nos outros, tende a ser explorada ao máximo! Tudo começando de maneira simples e crescente. Se hoje estão te pedindo R$100,00 reais emprestados, amanhã irão pedir R$1000,00 reais, depois de amanhã R$10.000,00.

    • Quando chega ao ponto máximo de sua submissão e se você decide dizer “NÃO!” tardiamente, logo haverá uma rebelião enorme contra você, como se fosse você o errado, afinal, você mimou aquela pessoa a ceder tudo a ela, por isso, corte desde o primeiro instante. Outro amigo meu que todos os dias trabalhava quatro horas a mais de graça para a empresa quis parar e ir embora no horário normal, no mês seguinte foi mandado embora pois o patrão viu como rebelião tal ato.

    • Se um quer tirar aproveito e ter sucesso, todos irão querer.

    • Ao dizer não evite inventar desculpas por medo da reação do outro, mande a verdade.

    Com esse funcionário de má índole que entrou na empresa, ele me pediu o cartão emprestado para ele emprestar a uma funcionária da lanchonete que estava com nome sujo ((olha o tamanho da audácia!), eu dei a desculpa que meu cartão estava no limite e ele simplesmente respondeu:
    “-Não tem problema, pede para seu pai emprestar.” .
    Eu respondi:
    “Meu pai não empresta coisas dele.”.
    E ele respondeu “-fala que é para você”.

    Entende o tamanho do problema em inventar desculpas para a pessoa que é folgada?

    • Nunca seja ingênuo de achar que você conhece os outros e que por isso, não irão te trair! Eu e meu patrão éramos muito amigos no começo, ele que criou em mim uma paixão por motos que tenho até hoje (e sou grato a ele por isso!), ele me contava sobre os segredos conjugais dele, e mesmo assim no final de dois anos, o conheci verdadeiramente, coisa que jamais esperei que fosse ocorrer.

    Saiba falar “NÃO!” e JAMAIS, NUNCA empreste seu nome a terceiros é algo que raramente da certo, já presenciei esses casos:

    – “ahhh mas ele é de confiança, ele vai me pagar, eu o conheço” – Durante dois anos me tornei amigo do meu patrão a ponto dele até me ensinar a dirigir moto e passarmos um tempo junto, e olhe só o que ele me fez.
    – “Ahhh mas ele é da minha família e vai me pagar” – A contadora da empresa havia emprestado o nome dela para a irmã, fazendo um grande dívida que até hoje não pagou.
    – “eu acredito no fulano de tal por palavra de homem que ele tem! (aqui onde moro é normal o pessoal pensar assim)” – Um amigo meu comprou um carro, sendo que após o pagamento o dono do carro iria passar o carro no nome dele, no final, faltando apenas uma parcela para pagar “o homem de palavra” foi lá e pegou o carro de volta e não devolveu o dinheiro, falou que quando tivesse dinheiro iria devolver, o que após 4 anos não aconteceu.
    – “ahhh, ela só quer o cartão emprestado para uma comprinha na internet.” – O problema é que após uma comprinha virá outras comprinhas que a pessoa vai “esquecer de pagar” com frequência e muitas vezes vai “duvidar” da fidelidade da sua fatura.
    – “ahhh, ele tem palavra, ficou com o nome sujo por acidente” – Então pode pegar o nome de outra pessoa que não seja o seu pois você também não vai querer ter seu nome sujo por “acidente”.
    – “Confio no meu namorado(a) jaja ele me paga” – Uma amiga minha terminou o namoro com uma dívida enorme, hoje fala que homem nenhum presta (risos!).

    Meu meu objetivo com essa experiência traumática foi exatamente pensando em você que está lendo pois não quero que tenha que passar por isso tudo que passei para que você veja que é preciso dizer “NÃO!” às pessoas e que com o seu nome não se brinca.
    Você deve estar curioso para saber como estou hoje. Hoje sou totalmente diferente daquele cara medroso, consigo ter jogo de cintura, falo o que tem que ser dito, estou com o nome limpo e começando a investir. No geral, essa experiência aliada ao Clube dos Poupadores foram divisores de águas em minha vida! Se não fosse pelo Clube dos Poupadores, hoje eu talvez ainda seria o mesmo de antes.

  231. Alexandre F de Oliveira 6 de março de 2016 at 13:52 - Reply

    Sob o meu ponto de vista, o Clube dos Poupadores com Leandro Ávila é uma fonte mais independente de educação financeira, sem influência de instituições que precisam vender produtos financeiros. Seus textos, gráficos, planilhas, etc são de fácil comunicação para diversos públicos. A adversidade de assuntos interessantes publicados semanalmente também me impressiona, pois costumam estarem bem sintonizados com o contexto das ruas, das notícas, emfim, do dia-a-dia.
    Parabéns !

  232. Helena 6 de março de 2016 at 13:58 - Reply

    Cheguei ao Clube dos Poupadores pesquisando na internet sobre Tesouro Direto. Queria saber a diferença entre os títulos, como investir e as taxas que precisavam ser pagas. Além disso queria comparar o rendimento de fundos de investimentos oferecidos pelo banco e o tesouro direto. Usei bastante a planilha que calculava o rendimento líquidos de vários fundos (mais conservadores) para comparar com a poupança. Foi-me muito útil para algumas decisões de investimento e recomendei para amigos e familiares também.

    Aprendi um pouco mais também sobre fundos de previdência privada através deste site e entendi que muitos não são vantajosos, apesar do benefício fiscal.

    Eu já poupava e investia em fundos de bancos, mas sentia que precisava aprender mais para diversificar os investimentos conscientemente e avaliar as opções que me eram oferecidas e buscar outras.

    Eu recomendo este site sempre que me perguntam sobre investimentos, pois os artigos daqui são bem didáticos e completos. Gosto de acompanhar os artigos do Leandro Ávila.

    Obrigada e parabéns pela iniciativa de contribuir para a educação financeira de tantos de forma gratuita!

  233. Sergio 6 de março de 2016 at 16:39 - Reply

    Olá, me chamo Sergio. Há quase 03 anos estava procurando realizar um sonho antigo: comprar um sítio. Encontrei-o, mas comecei a fazer contas sobre os juros do financiamento e remuneração de poupança. Com as informações do Clube do Poupadores sobre poupança e financiamento vi que não era hora. Descobri também que investia em poupança mas não a compreendia bem. Resultado: adiei conscientemente meu sonho. Não o descartei, mas entendi a importância de ser educado em termos de finanças. Hoje estou ensinando meu filho sobre os aprendizados adquiridos com o Leandro. Os temas abordados pelo Leandro merecem LEITURA INTEGRAL, coisa que no “universo da internet” é bastante raro. Volatilidade do mercado na sexta-feira passada (04/03/2016)??? Isso não me assusta mais e já consigo entender porquê. Graças ao Clube do Poupadores. Obrigado e parabéns pelo excelente material.

  234. Anselmo Dantas 7 de março de 2016 at 11:48 - Reply

    Dei início a uma consultoria financeira a partir do ano passado em que sou orientado a diversos investimentos por meio de uma corretora mas claro que com todas as instruções ainda me despertava interesse de saber mais e ao mesmo ter uma fonte autônoma para aprendizado financeiro, isenta de obscuros interesses secundários. No site do Leandro pude encontrar esclarecimentos sobre as mais diversas questões: previdência, maior adequação de investimentos, Tesouro Direto. Temas que nós brasileiros deixamos de lado, não damos valor. Para estimativa de um conforto maior, melhor sucesso financeiro e uma mais saudável relação com minha consultoria financeira eu lhe agradeço por seu inestimável trabalho Leandro.

  235. Magno 7 de março de 2016 at 12:51 - Reply

    Boa tarde, Leandro.
    Antes de conhecer seu site eu era basicamente um analfabeto financeiro.
    Basta dizer que eu não tinha um planilha de gastos mensais e ficava inteiramente alheio ao meu consumo, sem saber quando e como eu estava gastando meu dinheiro. Além disso, aplicava na poupança e investia em previdência privada. Duas roubadas, como aprendi aqui e estudando em outras fontes.
    Depois de seus textos claros, objetivos e totalmente acessíveis para leitos como eu, hoje tenho conhecimentos em renda fixa e já começo a sentir vontade de me aventurar nos estudos da renda variável.
    A ênfase que vc dá à necessidade de se investir na educação financeira é fundamental.
    Aproveito para agradecê-lo mais uma vez por toda a orientação passada através de seus textos, e mesmo pelas vezes que respondeu às minhas dúvidas aqui no site e até pelo meu email.
    Grande abraço.

  236. Alisson Chagas 8 de março de 2016 at 6:39 - Reply

    Meu nome é Alisson e sou leitor do há menos de 1 ano, comecei a me interessar pelo Clube do Poupadores apos após vendar meu imovel para morar de aluguel e gracas as orientaçoes e ensinamentos do Leadro consigo pagar o aluguel com o rendimento das aplicacoes e ainda aumentar meu patrimonio ! Muito obrigado pelo seu trabalho de Educador Financeiro, hoje sou um grande divulgador do seu site. !!

  237. Paulo 8 de março de 2016 at 10:54 - Reply

    Bom dia Leandro
    Meu nome é Paulo e atualmente sou funcionário público.
    Estou escrevendo pois acredito fielmente que a educação e o esforço gera transformação.
    Até meus 17 anos eu vivia trabalhando na roça, dividia meu tempo entre cortar cana e alimentar o gado confinado, em minha casa não possuíamos energia elétrica, não tinha recursos para comprar roupas e utilizava as de segunda mão, muita coisa em casa faltava, inclusive a comida era regulada e não havia nenhum luxo. Nessa época estudava em escola pública e não havia perspectiva de um futuro melhor. Então decidi que precisava fazer algo diferente para mudar aquela situação, comecei a observar pessoas de sucesso e que elas tinham feito para alcançar seus objetivos e notei algo comum entre elas: todas tinham estudado, feito faculdade e se esforçaram para atingir seus objetivos. Constatado isso, eu não sabia o que ia fazer, qual profissão escolher, mas sabia que tinha que estudar muito. Então me apareceu uma oportunidade de estudar em uma escola particular paga por um parente, eu agarrei essa oportunidade como se fosse a última e em dois anos passei em um concurso público ao cargo que ocupo até hoje, ou seja 16 anos de trabalho no mesmo local. O cargo público não me proporcionou elevados ganhos financeiros, mas pode me dar segurança para realizar meus investimentos. Para amplificar os resultados, busquei ao longo desses anos ler diversos livros e muitos sites, inclusive este que pode dar maior independência sobre planejamento financeiro e fui aperfeiçoando meus controle por gastos e alocação da poupança. Pautei meus investimentos buscando a independência financeira através de imóveis físicos de aluguel. Hoje, em 2016, possuo três imóveis e meu patrimônio ultrapassa 1 milhão de reais. Se eu pudesse dar um conselho para quem está começando, é investir em educação primeiro para conseguir aumentar seus rendimentos e estabelecer compras racionais, controlar os gastos e investir sempre, faça sobrar todo mês! Sucesso a todos!

  238. André Sousa 8 de março de 2016 at 22:02 - Reply

    Conheci o site em Set/15, nesses seis meses melhorei a minha vida financeira, pois, obtive mais conhecimento sobre algumas modalidade de investimentos disponiveis, principalmente Renda Fixa. Os artigos contribuiram que eu procurasse mais informações em livros e cursos, pois, aprendi que o medo de investir é alimentado pela falta de informação.

    Consegui traçar os planos necessários para organizar minha vida financeira, atingir a minha idependência financeira e no futuro poder exercer a profissão que eu queira e não a que gere o salário necessário para me manter na “corrida dos ratos”.

    Não adianta ganhar um salário cada vez melhor, se as dividas acompanharem esse crescimento. A frustação apenas vai ser maior, como também o stress e o maleficio de depender da venda diária de suas horas de trabalho para sobreviver.

    Só tenho a agradecer a ajuda do Leandro Ávila, que disponibiliza textos completos e muito bem elaborados (sem cobrar um tostão), ou seja, pela qualidade fica evidênte que ele deixa de passar momentos com a familia ou fazendo as coisas que gosta para ajudar pessoas que ele não conhece, atitude pouco vista em um país afundado em corrupção, onde as pessoas pensam apenas em tirar proveito das outras, principalmente das que possuem menos instruções.

    Leandro, meus sinceros agradecimentos.

    André Sousa.

  239. Arquimedes Ramos 8 de março de 2016 at 22:45 - Reply

    Há cerca de 1ano tenho a satisfação de acompanhar assiduamente as publicaçoes do Clube dos Poupadores. Confesso que depois de peregrinar anos sendo assistido apenas por gerentes de bancos e após uma série de investimentos feitos sem quase nenhum conhecimento de causa, o que realmente implicou em alguns amargos prejuizos ao longo de minha carreira, tive a oportunidade de verdadeiramente ter acesso a opinião clara, instrutiva, isenta, bem fundamentada e de qualidade a respeito de finanças pessoais. É um privilégio participar desse grupo, que tem me permitido quebrar velhos paradigmas e adquirar conhecimento e confiança para tomada de decisoes importantes que antes eu delegava a terceiros.

  240. Viviane Matos 9 de março de 2016 at 7:31 - Reply

    Faz aproximadamente três anos que acompanho o portal Clube dos Poupadores, e posso garantir que meu comportamento financeiro foi transformado. A partir dos artigos do Leandro Ávila, fui me aprofundando nos temas e hoje me sinto cada dia mais preparada para cuidar das minhas finanças e da minha família.

    Hoje, consigo fazer a gestão das minhas finanças pessoais e aplicações financeiras sofisticadas no mercado. Acreditem, jamais imaginei que conseguiria fazer isso.

    O mais interessasse da abordagem do Leandro Ávila é sua habilidade em agregar diversos conteúdos de educação financeira em um único lugar. Ele compartilha conteúdos relevantes de diversas fontes, o que torna seus artigos mais ricos e diversificados.

    A maneira didática e simples utilizada nos artigos é sensacional, sem dizer que tudo que o Leandro Ávila encontra de interessante relacionado ao assunto finanças (Livros, Cursos, novos portais, vídeos) ele compartilha com seus leitores.

    Ou seja, temos um consultor financeiro ao nosso lado dando dicas valiosas para não perdermos tempo.

    Obrigada Leandro, pela transformação que você fez em minha vida financeira. Espero poder contar com sua assessoria por muitas e muitas décadas.

    Você é sensacional

  241. Leandro 9 de março de 2016 at 11:13 - Reply

    Bom meu nome é Leandro sou de Taubaté SP, tenho 31 anos.
    Há cerca de 5 meses acompanho o clube dos poupadores, também venho buscando outras fontes de informação, mas não encontrei nada parecido com o que temos aqui no CP.
    Por o dedo na ferida não é tão fácil assim quanto se parece, tem que ter dom para coisa, é fácil apontar falhas no sistemas educacional financeiro, o difícil é orientar a busca da aprendizagem do universo capitalista sem interesses pessoais e ideologias sensacionalistas.
    Sem querer ser puxa-saco mas meu xara merece um “oscar” na categoria orientação financeira, pelo nível da qualidade das informações e a pro-atividade em inspirar o próximo a enxergar um pouco mais de um palmo do nariz.
    Só deixo uma sugestão, sei que o e-book tem suas vantagens tecnológicas (atualização, facilidade de acesso, etc) mas um bom livro tradicional com papel e tinta seria de grande valia para os leitores mais conservadores como eu, iria para meu rol de “Os melhores livros que já li”.
    Obrigado Leandro.

  242. Mariana 9 de março de 2016 at 17:16 - Reply

    Olá meu nome é Mariana e gostaria de deixar minha experiência com site Clube dos poupadores .
    Desde que eu busquei maior conhecimento na área financeira este site se tornou a minha principal referência não só neste assunto como também ampliou a minha visão sobre política, economia ,justiça, enfim temas muito mais complexos do que só dinheiro. A qualidade dos artigos, a seriedade com que os temas são tratados e a postura de que devemos buscar a nossa instrução e não colocar a responsabilidade sobre as mãos do outro pra mim foi o mais impactante de tudo.
    Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos, Leandro!

  243. Laurence 10 de março de 2016 at 14:44 - Reply

    Leandro Ávila…

    Primeiramente, quero te agradecer por este teu trabalho aqui no clube dos poupadores, pois foi através dele e dos seus artigos que hoje tenho investimentos muito diferentes dos da poupança (antes meus investimentos se resumiam em aplicar na poupança), hoje aprendi que ela serve apenas como reserva de emergência dada a sua liquidez. Assim, hoje tenho parte dos recursos alocados no tesouro direto e outra na caderneta de poupança e ainda estou pensando em diversificar minha carteira para outros tipos de ativos e renda fixa. Aprendi que mesmo um pequeno investidor, com disciplina, equilíbrio, planejamento e investindo em sua educação financeira pode obter resultados muito bons, algo que até um tempo atrás eu não imaginava para mim. Mas foi aqui no clube dos poupadores que eu consegui efetivamente, conhecimento sólido para começar meu primeiro investimento!

    Um grande abraço,
    Laurence
    Porto Alegre – RS

  244. Douglas 10 de março de 2016 at 19:59 - Reply

    Descobri o “Clube dos Poupadores” há pouco tempo e estou gostando muito do conteúdo e dos artigos do Leandro. Certamente irei seguir e acessar cada vez mais e indicar a outras pessoas.

  245. Fabio 14 de março de 2016 at 8:39 - Reply

    Oi, sou o Fabio e tenho 40 anos. Há, aproximadamente, dois anos descobri o Clube dos Poupadores. Além do aprendizado financeiro, acho interessante a visão ampla dos artigos publicados, mas em linguagem simples, que me leva sempre a refletir sobre o tema e não apenas “engolir” o seu conteúdo. Os tópicos são sempre clássicos e/ou atuais e extrapolam o conteúdo financeiro, isto é, há a interação desse tema com o contexto político-econômico global. Em tempo, as planilhas ofertadas são de grande utilidade.

  246. Julio 14 de março de 2016 at 12:03 - Reply

    Olá. Meu nome é Julio. A qualidade da informação do trabalho da equipe do Clube dos poupadores é incomparável. Há 2 anos, acompanho e recomendo.Notavelmente, a educação financeira é algo que se constrói dia a dia, e de fato, Leandro Ávila está realmente preocupado em ensinar o caminho, aponta a direção, sugere uma forma diferente de pensar e agir.Por isso, na minha opinião, ele é um divisor de águas no tocante a educação financeira brasileira.

  247. Wagner Lazzari Ribeiro 14 de março de 2016 at 14:26 - Reply

    Antes de conhecer o site do clube dos poupadores,minhas crenças eram muito limitadas e não tinha muita esperança que podia mudar meu futuro. Hoje me sinto mais confiante e descobri que não existe bem maior do que o CONHECIMENTO, porque eu era uma pessoa com dificuldade de sair de minha zona de conforto! A minha vida está mudando para melhor mas sabemos que o processo é lento e tijolo por tijolo. uma coisa posso afirmar , no time de pessoas vencedoras que me espelho, Leandro Ávila é o capitão do time!Muito obrigado pelos ensinamentos.

  248. Janete teles 14 de março de 2016 at 15:36 - Reply

    Boa tarde professor.
    Eu esperei terminar de ler todos os comentarios primeiro para so depois eu dar meu depoimento.
    Minha vida simplismente mudou depois que conhecir o CDP.
    Eu nao achei o site por um acaso , eu nao acredito no acaso e sim acredito que tudo tem um tempo e a hora certa e tudo tem um propósito.
    Eu sempre fui econômica e poupadora ( de poupança) e quando eu conhecir o CDP , no primeiro post que eu lí , nem cheguei a terminar de ler os comentários e a minha cabeça foi mudança automatica.
    Foi como se suas palavras tivessem tirando uma venda de meus olhos e fazendo me enxergar coisas que antes eu nao conseguia ver.
    Na mesma semana eu abrí uma conta na corretora e corrí para a agência migrar meu suado dinheiro que a anos estava la.
    Confesso que foi um transtorno pra eu conseguir fazer a gerente liberar esse dinheiro para a corretora.
    Ela fez de tudo que podia pra atrasar meu lado e eu desistisse dessa idéia so que ela nao conseguiu.
    Fez eu ir no banco uns 5 dias seguidos , pois dizendo ela que o valor ultrapassava o valor diário de transaçao entre o banco e a corretora.
    Ela tentou de tudo para segurar meu dinheiro la , me ofereçeu até um consultor do banco me oferecendo taxas maiores que a poupança e eu simplusmente questionei , como vc nao me ofereceu isso antes? Ja que eu tenho tanto tempo aqui na poupança e vc nunca me falou?
    Na verdade eu nem queria mais ouvir a voz daquela gerente que me enganou o tempo todo .
    Eu tinha nojo e revolta quando ela tentava me ofereçer seus produtos bem na hora da migraçao para corretora…
    Acredite se quiser mais no dia da migraçao do meu dinheiro para a corretora deu até polícia na agência. ( envolveu todos os funcionarios do banco nessa causa) hoje eu desconfio que meu dinheiro estava sendo aplicado pelo banco sem minha autorizacao e eu peguei eles de surpresa , nao sei o que foi , mas que deu quase um terremoto e tumulto dentro do banco isso deu.
    Mais graças a DEUS e ao CDP ( Leandro )
    Que eu conseguir abrir meus olhos , tirou a venda dos meus olhos e mostrou a porta e eu entrei por ela de cabeça e estou me dando super bem.
    Para mim o CDP ( Leandro ) meu professor significa muito em minha vida hoje .
    Pessoas como vc ( Leandro ) estao em extinçao.
    Vc fez e faz a diferença aqui na terra .
    Somente DEUS é capaz de te retribuir tudo o que vc está fazendo por todos nos.
    Tudo o que eu sei hoje em relaçao a educaçao financeira eu devo isso a vc.
    Eu sou sua fã.
    Que Deus dê vida longa a vc e ao CDP, pois eu tenho ainda muito o que aprender por aqui.
    Um forte abraço de alguem que vc ajudou muito.
    OBSS: minha conta 💰💰💰vai muito bem na corretora e manda um abraço de gratidao pra vc.
    Fica com DEUS.

  249. Tauranis 14 de março de 2016 at 17:49 - Reply

    Boa noite Leandro,

    O Clube dos Poupadores foi a primeira experiência de fato que tive em relação a educação financeira. Conheci o site quando estava procurando informações sobre investimento no Tesouro Direto. Li todos os post relacionados ao tema, conheci outras modalidades de investimento, como CDBs, LCs e isso me ajudou muito a dar meus primeiros passos rumo a independência financeira. Fiz cursos sobre investimento motivado por posts que você escreveu além de usar sua planilha de orçamento familiar(muito útil).
    O bom de seus artigos é que sempre apresentam imparcialidade, linguagem de fácil compreensão e conteúdo relevante.
    Obrigado por compartilhar seus conhecimentos e pontos de vista.

  250. Walter Aquino 16 de março de 2016 at 17:25 - Reply

    Boa tarde.

    Tem uns 3 meses que acompanho o site e neste tempo, a quantidade de informações que adquiri com o mesmo foi imensa. Como estou mudando meus hábitos, as informações aqui obtidas apenas reforçaram o meu novo comportamento. Hoje já tenho aplicações que são 3 vezes os meus gastos mensais, mesmo tendo começando a realizar estas aplicações a uns 6 meses. Através deste site aprendi a aplicar no TD, aonde com esta “mudança” de governo, acabei ganhando quase 20% na venda dos meus títulos do IPCA+2035. A simplicidade com que você fala do assunto e a sua disponibilidade conosco é fantástica. Devemos estar multiplicando os conhecimentos adquiridos.

  251. Saulo Almeida 17 de março de 2016 at 1:43 - Reply

    Olá Flávio!
    Gostaria de dizer que a minha experiência com os seus artigos é a melhor possível! Sempre tem algo a mais para aprender, sempre acompanho os links extras que você destaca nos seus trabalhos para contextualizar suas descrições e explicações.
    É fenomenal a ajuda e auxílio que você oferece a toda comunidade que te acompanha. E o seu trabalho me encantou a tal ponto de direcionar a minha carreira profissional para ajudar as pessoas a modificarem seus comportamentos com relação às finanças.
    Sou psicólogo, especialista e mestre em psicologia organizacional e do trabalho, e no início deste ano implementei uma consultoria que eu intitulei de “financeiro-comportamental”.
    Depois que fui pesquisar a fundo sobre psicólogos que trabalhavam com esse viés e esse público, encontrei apenas no Brasil inteiro.
    Ou seja, você despertou em mim um interesse genuíno em cuidar das minhas finanças e também em oferecer meus conhecimentos da psicologia de maneira aplicável à realidade financeira de pessoas que precisam de mudanças de comportamento com relação às finanças, tanto pessoais quanto profissionais.

    Enfim, gostaria de deixar o meu muito obrigado pelo seu belo trabalho e, no intuito de me aprimorar mais e também apoiar o seu trabalho com maior vigor, irei adquirir os seus livros em PDF.

    Um grande abraço!

  252. Luciano 18 de março de 2016 at 17:58 - Reply

    Olá meu nome é Luciano, descobri o site do clube dos poupadores há alguns meses. Pena não ter descoberto muito antes, fiz muitas besteiras quando se tratava de investimentos, imóveis e etc. O Leandro e seu site estão me ajudando muito a corrigir meus erros. Sempre que posso leio seus artigos,praticamente semanalmente.Fiquei muito contente em descobrir o clube dos poupadores, já indiquei para outras pessoas, mas vi como é difícil mudar o comportamento delas. Gostei muito do comportamento do Leandro, me pareceu uma pessoa extremamente ética. Ele nos ensina a “pescar” e não dá o “peixe”. Fico muito agradecido ao Leandro por nos proporcionar a abertura de nossa visão. Espero que continue com esse trabalho que creio estar ajudando muitas pessoas.

  253. Sandro Lorenzini 19 de março de 2016 at 15:40 - Reply

    Gosto muito do trabalho do Leandro. Isento, embasado, denso (sem ser pesado), atual… Eu já era um ‘economizador’ e os artigos do Clube me ajudaram a passar ao degrau de ‘poupador’ e a me mostrar que eu não estava louco; que poupar é correto e necessário. ‘Gracias por todo’!

  254. willians 21 de março de 2016 at 16:15 - Reply

    Olá, meu nome Willians, já estou seguindo Leandro Avila a 1 ano e meio, como já disse anteriormente ganhei um Mentor sem o meu próprio Mentor saber (rsrs), o Trabalho realizado no Clube dos Poupadores vem transformando não só a minha vida, mais a vida da minha família, Não encontrei aprendizado, aquele “BAB” que escola ensina, encontrei que na vida, necessitamos buscar conhecimento, Com isso pude agregar uma interface de conhecimentos na minha vida familiar, profissional, religiosa e principalmente pessoal, apreendi qual valor da vida.
    Através do trabalho do Leandro Avila eu ganhei mais tempo com minha esposa, lendo artigos assistindo filmes, ensinar meus filhos sobre educação financeira (Ex. Vídeo do Itau), Minha decisões teve grande potencialização nas minha dinâmicas em reuniões e apresentação do cotidiano.

    Gostaria deixar versículo da Bíblia diz: Proverbio 22:7 O rico domina sobre os pobres e o que toma emprestado é servo do que empresta.

    Por essa razão louvo a Deus, pelo excelente trabalho realizado pelo Leandro Avila, não sei guando mais dia quero agradece-lo pessoalmente.

  255. Ivo Fontes - Aracaju/SE 21 de março de 2016 at 20:27 - Reply

    A exemplo de muitos depoimentos já lidos, também conheci o clube dos poupadores por acaso, foi numa busca para relembrar como se calculava juros compostos que acabei tendo a sorte grande de conhecer o site. Ao contrário da maioria das pessoas, já vivia uma vida financeira controlada, já que eu e minha esposa não temos dividas e a maioria das nossas compras são à vista. Só tenho a agradecer ao Leandro pela oportunidade de me aprofundar no campo da educação financeira, que de tão importante acho que deveria fazer parte dos currículos escolares!
    Moro em Aracaju/SE, que já foi a capital campeã nacional da inadiplência! Acho que esse título só reflete a falta da educação financeira das pessoas, que parecem que estão mais preocupadas no consumismo imediato, sem a menor procupação com o “amanhã”, onde o “ter” é mais importante que o “ser”.
    Pesquisando mais um pouco, acabei conhecendo outros autores que compartilham o mesmo tema, tais como: Henrique Carvalho, André fogaça, Leandro Sierra e Gabriel Torres. Mas o Leandro Ávila consegue abordar esse tema tão amplo com textos de linguagem simples e bem elucidativos. O site é tão interativo que ao contrário da maioria, até os comentários são proveitosos!!!
    Muito obrigado pela iniciativa Leandro Ávila!!! Já adquiri os livros e estou ansioso pela confirmação do pagamento pra iniciar o quanto antes sua leitura!!!

  256. Ana Paula 22 de março de 2016 at 12:28 - Reply

    Me chamo Ana Paula, tenho 27 anos e descobri o site em 2014 quando ao trocar de emprego, minha renda passou a ser cerca de 3x maior que meus gastos e comecei a buscar por investimentos alternativos à poupança.

    A gestão financeira na minha vida sempre foi bastante ausente. Meus pais não me passaram muito conhecimento em relação ao tema e na minha casa sempre foi assim: minha mãe guardando dinheiro na poupança e meu pai gastando tudo o que ganha para manter a família.

    Me formei em Administração e tive uma ótima base de finanças, porém com uma didática voltada à finanças empresariais, com pouco enfoque em gestão financeira pessoal.

    Comecei a investir em 2014 e isso mudou minha vida. Hoje tenho metas e estratégias para chegar onde quero e meu objetivo no futuro é me enquadrar no grupo de “Investidores” e buscar a liberdade financeira para que não tenha a necessidade (dependência) de trocar meu tempo por dinheiro e não fique tão vulnerável ao mercado de trabalho.

    A partir da leitura dos artigos tomei decisões importantes na minha vida, como a de não comprar um carro agora, dar aulas de inglês de graça a pessoas de baixa renda, etc. Além disso, pude orientar outras pessoas, como meus pais, os quais sempre seguiram as orientações dos seus gerentes de banco e tinham investimentos com taxas de administração de até 2,0%. Hoje eles também aplicam através de corretoras e estão cada vez mais interessados em migrar seus investimentos.

    Agradeço muito a você Leandro e faço questão de te prestigiar comprando seus livros (que estou amando ler por sinal) e indicando aos meus amigos.

    Em meio ao contexto político e econômico atual do Brasil, ao ler o livro “Reeducação Financeira” consigo compreender que nós só seremos um país com maior igualdade social quando tivermos o entendimento de que cada um têm interesses e aspirações individuais, mas que devemos agir sempre com empenho coletivo.

    Parabéns por criar essa corrente do bem.

  257. Leandro 23 de março de 2016 at 14:06 - Reply

    Olá Leandro,
    A cerca de dois anos tenho procurado aprender sobre como lidar melhor com as finanças pessoais. Sempre fui um cara bastante controlado em relação ao dinheiro, porém, queria mais. Gostaria de fazer com que o dinheiro “trabalhasse para mim”, devido à vontade/necessidade de aumentar a renda e entretanto, não possuir tempo para tal. O site possui uma linguagem bem simples que consegue alcançar um grande público. Comenta momentos cruciais políticos que influenciam
    diretamente no mercado financeiro. Dá dicas de como melhor empregar o dinheiro, com várias possibilidades de investimento, alertando sempre que é o investidor que deve aprender a gerir melhor seus recursos, e não deixá-los sob os cuidados dos
    outros, pois como diz o ditado, “quem engorda o boi é o olho do dono”.
    Um abraço!

  258. Felipe Bittar 24 de março de 2016 at 9:49 - Reply

    Boa noite Leandro e colegas.
    Após um bom tempo utilizando o blog como fonte principal de educação financeira, pude notar que o local faz cumprir a missão de seu fundador sendo uma fonte inestimável de conhecimento técnico, indo muito além da área financeira. Faço questão de enunciar aqui algumas lições maravilhosas que você Leandro Ávila tem disseminado de maneira espetacular. A primeira delas é que podemos transformar o mundo ajudando os outros. A segunda é que precisamos dar o exemplo, como você faz quando decide não se render às tentações de ganhar mais dinheiro através de trabalhos que irão de encontro as suas ideologias. Terceira: que usemos bem o nosso tempo investindo em educação e cursos ao invés de hábitos fúteis. Quarta: que devemos desmistificar questões muito positivas ou negativas sobre dinheiro, você tem orientado muitos seres humanos a ter uma relação melhor com ele, enxergando-o como mero instrumento de liberdade.
    Sua atitude muda vidas e você é o tipo de gente que merece ter muito dinheiro para poder ter liberdade e autonomia para continuar fazendo o bem e continuar dissertando de forma imparcial, transparente e justa com as pessoas. Desejo que você venda muitos livros, faça mais sucesso ainda e gere muito desconforto em todas as instituições e pessoas engajadas em perpetuar a ignorância dos outros. O meu papel e dos demais amigos do Clube, por enquanto, é sermos financiadores da sua ideia então vamos em frente, por favor não pare nunca e se precisar de voluntários estou à disposição!

  259. Re Schapke 29 de março de 2016 at 21:31 - Reply

    Sou de Porto Alegre/RS e após realizar um curso sobre investimento no tesouro direto, fui pra internet aprofundar meus conhecimentos sobre o assunto. “Tropecei” no site do Clube dos Poupadores e logo me identifiquei: Bastante dinâmico, proporciona leituras rápidas e fáceis de entender. Serve para um amplo tipo de público, pois os artigos sempre explicam tudo que um leigo precisa saber para entender o texto sem tornar a leitura entediante e sempre apresentam links, tabelas, cálculos e afins para quem quer entrar de cabeça no assunto. Sou bancária e preciso cumprir minhas obrigações com a empresa oferecendo títulos de capitalização aos clientes mas quando encontro alguém que tem interesse em aplicar melhor suas reservas, não meço esforços para ampliar a visão do cliente e até já indiquei a leitura do Clube para alguns (hehe), afinal de contas, como você mesmo prega e concordo 100%, a opção de continuar ignorante (e depender do gerente do banco) ou obter o conhecimento e desbancalizar deve partir de cada um de nós! Comprei totalmente a ideia do Leandro, na qual as pessoas devem ser menos ignorantes em relação ao seu dinheiro e se tornar mais independente através do conhecimento sobre ele, e sempre dou um jeito de falar isso às pessoas que estão dispostas a versar sobre o assunto. Embora eu leia artigos em outros sites e blogs parecidos, o Clube é o único que está na minha barra de favoritos! Eu recomendo e muito! Obrigada.

  260. rodrigo 11 de abril de 2016 at 7:01 - Reply

    Desde 2008 quando comecei a ter sobras no mei salario tenho investido. Sem muito conhecimento fui aplicando no banco onde tenho conta. Fundos de investimentos que cabiam nos valores aplicados. Em 2014, comecei a buscar mais conhecimento jah que os valores comecaram a ficar mais volumosos. Este site me deu dicas valiosissimas, sobre diversos apsectos de investimentos. Hoje visito o site regularmente, indico posts, a tenho ele como favoritos na minha barra do Google Chrome. Parabens Leandro.

  261. Leonardo 8 de julho de 2016 at 14:39 - Reply

    O clube dos poupadores é o melhor site que já encontrei para estudar sobre finanças.
    Não que outros não sejam bons mas optei desde o principio a seguir os exemplos do Leandro e até hoje sem o mínimo de motivo para arrependimentos, até mesmo com os conteúdos que adquiri.
    Pude perceber, efetuando a leitura dos documentários, que o difícil sou eu mesmo financeiramente por estar onde estava quando descobri o site.
    A cada dia ao efetuar a leitura de 2 a 3 artigos fui aprendendo coisas que jamais ouvi alguém falar.
    Atualmente já estou com dividas negociadas, caminhando para sua quitação total, cartão de crédito praticamente tirei da minha vida, aprendi sobre investimentos e já comecei a fazer os meus, etc.
    Nenhum leitor iniciante ira perder um segundo sequer ao começar a estudar os conceitos disponibilizados no site.
    Hoje, 1 ano depois de começar a desfrutar destes materiais posso dizer que minha vida financeira já mudou muito e vai chegar no melhor possível apesar de algumas pendencias restantes.
    Continue escrevendo para nós Leandro, tenho certeza que seu trabalho me salvou e vai salvar muita gente.
    Forte abraço.

Leave A Comment

Share this

Compartilhe com um amigo