Você conhece alguém entre seus amigos e parentes que gostaria de ter muito dinheiro, TER uma linda casa, ter um carro invejável, ter roupas, relógios e joias de marcas famosas? Quantas destas pessoas estão FAZENDO alguma coisa para transformar estes sonhos em realidade? Quantas destas pessoas estão investindo para SER alguém capaz de conquistar tudo isso?

Infelizmente existe muita gente que ainda acredita na possibilidade de TER sem precisar SER nada na vida e sem precisar FAZER nada para que as conquistas sejam possíveis.

Esta falsa crença é alimentada através dos filmes, novelas e até de ideologias políticas. Ainda existem muitos que acreditam em histórias fantasiosas de pessoas que crescem na vida de maneira fácil e rápida. Este sonho também alimenta longas filas nas casas lotéricas de todo país. O tempo e o dinheiro gasto com jogos de azar é exatamente o mesmo tempo e dinheiro  que poderia ser gasto para SER e FAZER para poder TER.

Sem SER e sem FAZER, qualquer projeto de riqueza e prosperidade é insustentável. No curto prazo é possível manter uma ilusão. Muitos são aqueles que ganham na loteria ou recebem heranças e depois de alguns anos perdem tudo por não serem preparados de manter e multiplicar o que receberam.

São muito os jovens que possuem um padrão de vida elevado por serem economicamente dependentes dos pais e quando tentam buscar a independência percebem que não estão preparados e não são capazes de fazer e manter dinheiro. Alguns deles tentam manter uma vida de ilusões exibindo aquilo que possuem, mas sem serem merecedores ou sem terem feito nada que pudesse gerar e manter a riqueza exibida.

A pirâmide do SER, FAZER e TER:

A figura abaixo representa a pirâmide para a prosperidade. Toda prosperidade sólida deve estar baseada em SER, pois o ter será uma consequência natural. Você precisa se tornar parte daqueles 1,8% da população mundial que tem alguma preocupação verdadeira com o próprio aperfeiçoamento pessoal. Para TER você precisa primeiro SER um bom profissional, um bom empresário, um bom comerciante ou prestador de serviço. Toda riqueza sólida começa de dentro e se expande para fora da pessoa.

Também não adianta apenas SER. Não adianta ser competente, ser culto e ser bem preparado tecnicamente. Você precisa fazer. É no fazer que você materializa suas riquezas interiores e começa a produzir riqueza exterior. Existem muitas pessoas que são competentes e muito bem preparadas, mas que não fazem acontecer e com isto ficam paradas no tempo. Na maioria das vezes culpando os outros e vendo defeito nos outros.

Não é possível plantar sem antes aprender a plantar. Não é possível colher se você não plantar colocando em prática o que aprendeu. É impossível e insustentável inverter a pirâmide acima como mostra a figura abaixo:

Pirâmide invertida:

Observe que não existe base sólida quando você resolve TER sem SER e sem FAZER. Algumas pessoas, nos casos extremos, até optam pelo mundo do crime. Os escândalos de corrupção e de desvios de dinheiro público mostram que a vontade de TER sem FAZER e sem SER merecedor é um mal que atinge todas as camadas da sociedade. Não importa o nível de educação ou classe social. Recentemente estamos assistindo empresários, executivos, políticos e profissionais altamente qualificados sendo investigados e presos movidos pela ganancia por TER através de caminhos fáceis.

Quando TER é mais importante do que SER até a prostituição se transforma em uma alternativa aceitável para muitas pessoas como você pode ver neste vídeo.

Quando você acumula diversas dívidas comprando símbolos de status social para mostrar aos outros que você é prospero, você precisa parar e refletir sobre o que está fazendo. A ostentação não é o nome de um estilo musical de jovens que vivem em bairros da periferia. Ela está presente em todas as classes sociais e em todos os níveis culturais, basta abrir o seu Facebook e olhar o que as pessoas postaram no último fim de semana. Veja a crítica desse humorista.

A pirâmide acima não tem base para ficar em pé por muito tempo. Basta um pequeno deslize para que ocorra um desequilíbrio e ela caia para um dos lados. TER não fará de você alguém melhor ou mais importante por muito tempo.

 

Tire tudo de quem é:

Tire todos os bens de uma pessoa que está preparada para fazer e multiplicar riquezas e em pouco tempo ela terá tudo que perdeu de volta. A base é sólida e a riqueza é produzida novamente. Agora tire o crédito e o emprego de alguém que vive de aparências e você terá um desastre econômico familiar, como está acontecendo neste momento dentro de muitas famílias brasileiras.

O segredo da prosperidade está em direcionar seus esforços para ser alguém capaz de gerar valor para a sociedade. É desse investimento em você mesmo que será possível construir uma vida prospera com bases sólidas. Viver de aparências é a pior de todas as decisões.

Esta pequena regra vale para a sua família e para um pais inteiro. Veja o que está acontecendo atualmente com economia brasileira. A crise é resultado de um governo com valores tortos. Um país rico é composto por pessoas que são capazes de produzir riquezas. Um país rico não é composto de pessoas capazes de comprar coisas que simbolizam riqueza através de dívidas. A riqueza está no SER e não no TER. A receita adotada pelo país nos últimos anos gerou popularidade para o governo através de uma prosperidade de curto prazo, só que agora a conta chegou. Vivemos uma ilusão de prosperidade.

Podemos melhorar a nossa vida e a sociedade parando de acreditar que é possível TER sem SER.

Faça os testes:

Pegue uma caneta e papel e faça os testes propostos neste vídeo: