Como converter taxa de juros anual ou mensal

Agora ficou fácil e rápido converter taxa de juros de anual para mensal e taxa de juros mensal para anual. A conversão é importante quando você estiver lidando com taxa de juros de investimentos, empréstimos e financiamentos. Muitas vezes os bancos fornecem apenas os juros mensal e você pretende saber o juro anual ou eles fornecem somente o juro anual e você gostaria de saber a taxa mensal equivalente.

Clique no botão da opção desejada:

Taxa Mensal para Anual

Vamos supor que a rentabilidade mensal do seu investimento seja de 0,75% ao mês. Quanto seria esta rentabilidade anual através dos juros compostos?

Não é correto calcular 0,75 x 12. Você precisa aplicar a fórmula 1 + ia = (1 + ip)n onde ia é a taxa anual; ip é a taxa período e n é número de períodos.

Para simplificar sua vida use a nossa ferramenta e converta a taxa de juros clicando no botão acima.

Neste nosso exemplo os 0,75% ao mês equivalem a 9,38% ao ano em juros compostos.

Taxa Anual para Mensal

Agora você deseja saber qual é a taxa mensal de um investimento ou financiamento onde você já conhece a taxa anual. Se os juros são compostos, você precisa utilizar a fórmula que citei acima.

Para facilitar sua vida basta utilizar nossa ferramenta online gratuita clicando no botão.

Se você precisa fazer outras conversões recomendo que utilize essa outra calculadora de taxa equivalente de juros.

É muito importante que você aprenda a fazer cálculos de juros compostos. Eles são fundamentais na vida do investidor e do consumidor. Viver sem dominar esses conhecimentos significa estar vulnerável a todos que possuem esse conhecimento.

Nada pior para qualquer pessoa do que fazer um empréstimo ou um investimento sem entender quais foram os cálculos que feitos para determinar os juros que serão pagos ou recebidos.

Durante toda a sua vida será necessário dominar esse tipo de conhecimento para tomar boas decisões financeiras. Recomendo que comece a investir na sua reeducação financeira ainda hoje. Torne-se um investidor consciente. Saiba como começar através desses livros que eu recomendo.

Continue aprendendo...

Se você gostou desse artigo, tenho certeza que também vai gostar da série de ferramentas, planilhas e livros que preparei para ajudar você. São conhecimentos e ferramentas que desenvolvi para o meu uso e que agora estou compartilhando entre os meus leitores. Clique aqui para conhecer os livros.
Esse artigo foi útil?
Deixe-nos saber, se você gostou deste artigo. Só assim podemos continuar melhorando.
Sim
Não

Sobre o Autor:

Leandro Ávila criou o Clube dos Poupadores por acreditar que o conhecimento é uma riqueza que se multiplica quando dividida. Compartilhando o que sabemos, criamos um mundo melhor. Conheça os livros que ele escreveu sobre educação financeira, investimentos financeiros e imobiliários.

Compartilhe com um amigo