Baixe esta nova planilha gratuita que permite calcular e comparar taxas de rentabilidade de diversos investimentos conservadores pós-fixados como LCI, LCA, LFT, CDB, Fundos DI e Poupança.

Estas modalidades de investimento são consideradas conservadoras e boas alternativas para quem só sabe investir na poupança. O problema é que para escolher uma entre todas estas opções, é necessário saber calcular a rentabilidade líquida (rentabilidade com desconto de taxas e imposto de renda). Assim você pode avaliar se compensa trocar a poupança por outro investimento e quais são mais vantajosos sem precisar perguntar para ninguém.

O objetivo da planilha não é fazer indicações de investimento, mas permitir que você entenda como os cálculos são feitos para encontrar a rentabilidade líquida e assim poder comparar as diversas opções que existem antes de investir.

Todos os cálculos foram desenvolvidos pelo Prof. Elisson de Andrade que generosamente está compartilhando seus conhecimentos conosco. A planilha está totalmente aberta, sem senhas ou qualquer limitação. Você pode visualizar as fórmulas, pode modificar e personalizar sua planilha para uso pessoal.

O primeiro passo é atualizar a taxa do CDI (Taxa DI). No momento em que este artigo foi escrito ela era 11,09% ao ano. Para saber a taxa atual visite www.cetip.com.br. A taxa aparece na primeira página do site. O mesmo deve ser feito para atualizar a Taxa Selic (visite aqui) e a poupança (visite aqui). Com estes dados atualizados a planilha irá calcular a rentabilidade líquida de cada modalidade dependendo do prazo de 2, 3, 6, 12, 24 e 36 meses.

Imposto de Renda x Prazo:

Quando você investe em CDB, Fundos DI e LFT precisa pagar Imposto de Renda sobre os rendimentos (só sobre os juros que irá receber). O próprio banco recolhe este imposto para você, sem que você precise se preocupar com isto. A alíquota do imposto depende do prazo. Quanto mais tempo o dinheiro ficar investido, menos IR você pagará e com isto mais vantajoso se tornará o investimento. Você pode editar os campos de meses. Exemplo: é possível trocar os 36 meses da tabela por 120 meses. A alíquota também será de 15% seguindo a regra abaixo:

No caso do fundo DI (e outros fundos de renda fixa) será importante entender o efeito do come-cotas. Já escrevi sobre isso.

Qual investimento ganha da poupança?

A planilha compara a rentabilidade de cada investimento com a rentabilidade da poupança. As células ficam verdes quando o investimento ganha da poupança e ficam brancas quando perde da poupança. No nosso exemplo acima é possível dizer que entre investir em um CDB que paga 85% do CDI durante 2 meses e manter o dinheiro na poupança, é melhor manter na poupança com base nas taxas DI e rentabilidade da poupança informados na planilha de exemplo. Se as taxas forem diferentes os resultados podem ser diferentes.

Taxas Equivalentes:

Você também pode usar a tabela para descobrir as taxas equivalentes entre LCI/LCA e CDB já que os dois rendem um percentual do CDI com uma grande diferença: LCI e LCA são isentos de IR enquanto este imposto é cobrado sobre os rendimentos do CDB. Isto faz uma LCI que paga 85% do CDI ser mais vantajosa que um CDB que paga 102% do CDI, se o dinheiro ficar investido por 1 ano. Observando e comparando, você vai perceber na prática que LCI tende a ganhar do CDB no curto prazo, já que a alíquota do IR sobre o rendimento é maior quando o dinheiro fica investido por menos de 2 anos.

Fundos DI perdem da poupança:

A planilha também permite observar que um Fundo DI pode ser uma boa opção de investimento com liquidez diária (pode ser sacado todo dia) se a taxa administrativa cobrada pela gestora do fundo for menor que 0,5%. Taxas acima de 2% podem tornar os fundos DI menos vantajosos que a poupança, podendo perder até da inflação.

LCI rende mais que LFT

Você vai perceber que a LCI e LCA podem render mais que o título público LFT (que é o mais conservador). Entender isto é simples. Quando você investe em títulos públicos, você tem o custo de 0,30% (ano) da custódia cobrada pela BM&FBovespa de todos os investidores e a taxa da corretora (que depende de cada corretora). A LCI também é isenta de Imposto de Renda sobre os rendimentos, já a LFT não. A tabela do IR dos títulos públicos é a mesma que mostrei mais acima.

A questão que deve ser observada é o risco. Enquanto o título público LFT é garantido pelo Tesouro Nacional (Governo Federal) os títulos privados LCI e LCA são garantidos pelos bancos e o FGC. Quanto menor e mais arriscado for o banco, melhores são as taxas pagas por eles em suas LCIs e LCAs. Por isto você não pode olhar só a rentabilidade, precisa observar a classificação de risco (como mostrei aqui). Para entender como investir em LCI/LCA visite aqui.

Impossível prever o futuro:

É importante que você entenda que todas estas modalidades de investimento utilizadas na planilha são pós-fixadas. Por este motivo é impossível prever qual será a sua rentabilidade até o dia em que você resolver sacar o que foi investido ou quando o investimento chegar em sua data de vencimento. A única certeza que você tem é que esta rentabilidade sempre será positiva, nunca será negativa dentro do contexto em que nos encontramos. Como os juros variam muito no decorrer do tempo o seu investimento irá seguir as taxas futuras de juros que são uma incerteza.

A rentabilidade da LCI, LCA, LFT, CDB e Fundos é diária. Isto significa que a instituição financeira vai transformar a rentabilidade anual em uma rentabilidade diária. Se esta taxa aumentar, no dia seguinte o seu dinheiro já terá uma rentabilidade maior, se a taxa diminuir o seu dinheiro terá uma rentabilidade menor.

No caso da poupança existe uma remuneração fixa que é de 0,5% ao mês e outra que é variável (pode ser zero ou positiva) e calculada através da TR (Taxa Referencial). Esta TR é divulgada pelo Banco Central todos os dias e tende a ser maior quando a Taxa Selic está em alta.

Desta forma é possível dizer que se as taxas de juros se mantiverem exatamente as mesmas no futuro, o resultado será este que aparece na planilha. Como a taxas de juros tendem a subir ou a cair, dependendo do ciclo econômico que vivemos, as condições de vantagem ou desvantagem entre os investimentos e prazos tendem a se modificar periodicamente. A planilha é muito útil para prever estes cenários fazendo simulações agora.

Para entender o quanto uma taxa de juros maior ou menor pode influenciar depois de 5, 10, 20 ou até mais de 30 anos de investimentos, faça simulações através do simulador de juros compostos. Faça um teste simulando um investimento de R$ 1.000,00 mensais por 1o ou 20 anos recebendo uma taxa de 0,60%. Depois simule com outras taxas como 0,80% e comprove que pequenas diferenças nas taxas geram enorme impacto nos resultados depois de muitos anos de investimento.

Você pode preencher a planilha para verificar como ficarão seus investimentos se a Taxa Selic atingir 15% ou se ela cair para 7,25% como ocorreu no final de 2012. Você pode ver a diferença entre investir em uma LCI que paga 90% do CDI ou outra que paga 85%. Isto pode te ajudar a decidir sobre até que ponto vale a pena usar a LCI de um grande banco ou de um banco pequeno e desconhecido para receber X% do CDI a mais. Você deve verificar que a regra de remuneração da poupança sofre alterações quando a Selic está abaixo da 8,5%, veja aqui. Desta forma a planilha da forma em que se encontra só funciona corretamente se a Taxa Selic estiver acima de 8,5%. Se um dia ela voltar a patamares inferiores a isto iremos atualizar a planilha.

Por isto você deve usar esta planilha como ferramenta de estudo e não como máquina que diz onde investir. No momento de investir você deve levar outros fatores em consideração. Além da rentabilidade é importante avaliar a liquidez e a segurança. Veja este artigo sobre investimentos seguros, líquidos e rentáveis. Se você continua perguntando para todo mundo: onde investir meu dinheiro ou qual o melhor investimento, leia este artigo.

Quando rendeu no passado:

É possível saber quanto os investimentos de renda pós-fixada renderam no passado com precisão. Faça as simulações com base em números passados da poupança visitando aqui. Faça as mesmas simulações com base na Taxa DI (CDI) usada em investimentos como LCI, LCA e CDB visitando aqui.

Baixar a Planilha:

Baixar planilha Comparador de Taxas  

Se você gostou desta nova planilha, compartilhe o Clube dos Poupadores com seus amigos e parentes e nos ajude a ajudar mais pessoas.

Dica - Continue aprendendo:

Os melhores ensinamentos do Clube dos Poupadores deram origem a uma série de livros sobre investimentos e educação financeira. Inicie seu processo de reeducação financeira, torne-se um investidor consciente (ou investidora) e tome as melhores decisões de investimento sem depender da opinião dos outros.  Para saber mais clique aqui.