Você não vai conseguir ser um bom investidor (ou investidora) se não aprender o básico sobre planilhas e matemática financeira. Todos os dias recebo mensagens de leitores com dúvidas. O pior é que em muitos casos existem evidências de grande prejuízo financeiro por falta de conhecimentos.

Quero aproveitar para informar que eu não consigo mais responder e-mails individuais. É muito comum a pessoa me enviar e-mail apresentando problemas que envolvem cálculos sobre investimentos, financiamentos, negociações de dívidas, prestações, juros, etc. São emails complexos e seria humanamente impossível responder todos sem comprometer a publicação periódica de novos conteúdos aqui no Clube dos Poupadores.

A grande verdade é que você precisa aprender a pescar. Você precisa aprender a resolver os seus problemas para que possa tomar decisões acertadas e independentes sobre a sua vida financeira. Depender dos outros para saber o que fazer com o seu dinheiro é o pior e o mais arriscado de todos os caminhos. Não espere que os outros assumam essa responsabilidade. Busque o conhecimento aquelas que querem ensinar a pescar.

Primeiros passos (Gratuito):

Aqui você terá a oportunidade para dar esses primeiros passos. É um curso gratuito para investidores iniciantes que precisam aprender matemática financeira básica no Excel. Ele é apresentado em forma de apostilas bem objetivas. Foi desenvolvido pelo Prof. Eduardinho que é autor de um curso sobre investimentos em títulos públicos.

Juros Compostos e Taxas equivalentes: As primeiras aulas são básicas e importantes. Elas abordam assuntos que você aprendeu no ensino médio, mas que não foi capaz de memorizar por falta de contextualização. São raros os professores de matemática que relacionam a teórica com o mundo real. O resultado disso é o total desinteresse dos alunos, uma enorme perda de tempo e de energia, já que muito do que é ensinado na escola, acaba sendo esquecido durante a vida. Nessas primeiras aulas você vai rever o cálculo de juros compostos e, depois, a conversão de taxas da base mensal para anual e vice-versa. Aqui no Clube existe uma planilha que ajuda a fazer esse tipo de conversão, mas é importante que você entenda como isso é feito.

Calcular retorno do investimento:  No curso você também vai aprender a fazer o cálculo da taxa média de retorno de um investimento. Primeiramente para fluxos simples (uma entrada e uma saída) e depois você aprenderá a fazer o cálculo de taxas em fluxos complexos. Primeiramente, quando há aportes (ou retiradas) periódicas. Também aprenderá o cálculo no caso de aportes e retiradas totalmente aleatórios. Nesse caso, o cálculo é útil também para se avaliar o retorno de outros investimentos como a compra de imóveis e abertura de empresas.

Tratamento de dados para tomar decisões: Você vai aprender a tratar dados para fazer suas próprias analises do ambiente econômico. As principais tarefas com as quais os investidores costumam se confrontar nesse momento são: a transposição de dados de um período menor para um período maior e (para isso usamos Subtotais) e a transposição de um dado de período maior para um menor (Interpolação Linear).

Como participar do curso:

Você pode participar de duas formas. Pode se inscrever através deste endereço aqui ou pode acessas as aulas diretamente, sem inscrição, através dos endereços abaixo. No final de cada página existe a orientação de como você deve fazer para baixar a apostila em formato PDF. Visite: Aula 1, Aula 2, Aula 3, Aula 4 e Aula 5.

É importante destacar que não se trata de um curso de Excel, mas um curso que ensina o básico da matemática financeira para investidores considerando que você já sabe o básico do Excel.