Excel para Investidores Iniciantes

Você não vai conseguir ser um bom investidor (ou investidora) se não aprender o básico sobre planilhas e matemática financeira. Todos os dias recebo mensagens de leitores com dúvidas. O pior é que em muitos casos existem evidências de grande prejuízo financeiro por falta de conhecimentos.

Quero aproveitar para informar que eu não consigo mais responder e-mails individuais. É muito comum a pessoa me enviar e-mail apresentando problemas que envolvem cálculos sobre investimentos, financiamentos, negociações de dívidas, prestações, juros, etc. São emails complexos e seria humanamente impossível responder todos sem comprometer a publicação periódica de novos conteúdos aqui no Clube dos Poupadores.

A grande verdade é que você precisa aprender a pescar. Você precisa aprender a resolver os seus problemas para que possa tomar decisões acertadas e independentes sobre a sua vida financeira. Depender dos outros para saber o que fazer com o seu dinheiro é o pior e o mais arriscado de todos os caminhos. Não espere que os outros assumam essa responsabilidade. Busque o conhecimento aquelas que querem ensinar a pescar.

Primeiros passos (Gratuito):

Aqui você terá a oportunidade para dar esses primeiros passos. É um curso gratuito para investidores iniciantes que precisam aprender matemática financeira básica no Excel. Ele é apresentado em forma de apostilas bem objetivas. Foi desenvolvido pelo Prof. Eduardinho que é autor de um curso sobre investimentos em títulos públicos.

Juros Compostos e Taxas equivalentes: As primeiras aulas são básicas e importantes. Elas abordam assuntos que você aprendeu no ensino médio, mas que não foi capaz de memorizar por falta de contextualização. São raros os professores de matemática que relacionam a teórica com o mundo real. O resultado disso é o total desinteresse dos alunos, uma enorme perda de tempo e de energia, já que muito do que é ensinado na escola, acaba sendo esquecido durante a vida. Nessas primeiras aulas você vai rever o cálculo de juros compostos e, depois, a conversão de taxas da base mensal para anual e vice-versa. Aqui no Clube existe uma planilha que ajuda a fazer esse tipo de conversão, mas é importante que você entenda como isso é feito.

Calcular retorno do investimento:  No curso você também vai aprender a fazer o cálculo da taxa média de retorno de um investimento. Primeiramente para fluxos simples (uma entrada e uma saída) e depois você aprenderá a fazer o cálculo de taxas em fluxos complexos. Primeiramente, quando há aportes (ou retiradas) periódicas. Também aprenderá o cálculo no caso de aportes e retiradas totalmente aleatórios. Nesse caso, o cálculo é útil também para se avaliar o retorno de outros investimentos como a compra de imóveis e abertura de empresas.

Tratamento de dados para tomar decisões: Você vai aprender a tratar dados para fazer suas próprias analises do ambiente econômico. As principais tarefas com as quais os investidores costumam se confrontar nesse momento são: a transposição de dados de um período menor para um período maior e (para isso usamos Subtotais) e a transposição de um dado de período maior para um menor (Interpolação Linear).

Como participar do curso:

Você pode participar de duas formas. Pode se inscrever através deste endereço aqui ou pode acessas as aulas diretamente, sem inscrição, através dos endereços abaixo. No final de cada página existe a orientação de como você deve fazer para baixar a apostila em formato PDF. Visite: Aula 1, Aula 2, Aula 3, Aula 4 e Aula 5.

É importante destacar que não se trata de um curso de Excel, mas um curso que ensina o básico da matemática financeira para investidores considerando que você já sabe o básico do Excel.

 

By |30/11/2015|Categories: Ferramentas|42 Comments

About the Author:

Leandro Ávila é administrador de empresas, educador independente especializado em Educação Financeira. Além de editor do Clube dos Poupadores é autor dos livros: Reeducação Financeira, Investidor Consciente, Investimentos que rendem mais, e livros sobre Como comprar e investir em imóveis.

42 Comments

  1. Roberto 30 de novembro de 2015 at 23:52 - Reply

    Ja pesquisei bastante e ainda nao achei uma planilha ou programa que gerencie a carteira de investimentos com cdb, acoes, td, fii, etc…pra calcular rentabilidade mensal , anual….

    • Leandro Ávila 1 de dezembro de 2015 at 3:22 - Reply

      Oi Roberto, isso provavelmente ocorre pela complexidade que seria desenvolver uma planilha capaz de atender ao perfil de todo tipo de investidor diante de todas as possibilidades de investimento que existem. Cada investidor acaba criando sua própria planilha e ela acaba sendo inútil ou ilegível para outros investidores. Acredito que se fosse simples, já existiriam muitas planilhas desse tipo disponíveis.

      • Matheus 1 de dezembro de 2015 at 16:28 - Reply

        Procurando na internet encontrei o site: LiveCapital. Eu achei bem legal. Você lança a operação e ela vai atualizando automaticamente, não precisa ficar consultando todo dia o site de corretora e bancos. O site é gratuito para até 200 operações; Como faço 2 ou 3 operações por mês vai durar um bom tempo.

        • Leandro Ávila 2 de dezembro de 2015 at 11:29 - Reply

          Oi Matheus. Testei o LiveCapital e percebi que os valores exibidos no painel não batem com os valores da corretora. Exemplo: cadastro uma LCI, informo data de compra, taxa, etc e ele faz uma projeção com valor diferente do que realmente tenho de saldo. Fiz o teste com um título público e também apareceu um valor diferente.

    • Favarão 2 de dezembro de 2015 at 12:35 - Reply

      Eu uso o TSDB do Bastter, me atende bem. Não é 100% mas já ajuda muito.

      • Leandro Ávila 3 de dezembro de 2015 at 7:12 - Reply

        Oi Favarão, é uma ferramenta para fazer a alocação de ativos.

  2. Bernardo 1 de dezembro de 2015 at 12:16 - Reply

    Confesso que fiquei impressionado com a falta de comentários neste post!

    Na minha opinião este é um dos mais fantásticos até agora. Este sim pode mudar meu nível de conhecimento e aumentar meus ganhos. E melhor ainda….. totalmente de graça!
    Leandro, muitíssimo obrigado por este artigo, pelas indicações, e pela sua disposição em ajudar sem ver a quem, sem custo algum. FANTÁSTICO. Eu o admiro muito. Parabéns.
    Eu já fiz todas as aulas, li o ebook e agora vou experimentar com meus poucos recursos que em breve serão o bastante para mim.
    Talvez a falta de comentário seja porque desta vez você definitivamente colocou a responsabilidade em nosso colo. não sei, posso estar enganado.
    De qualquer forma, eu escolho aproveitar a oportunidade e comecei desde já a agir! Mas não sem antes agradecê-lo.
    Eu serei o responsável pela mudança na minha vida, graças (também) a voce, Leandro.
    abraços!

    • Leandro Ávila 2 de dezembro de 2015 at 11:27 - Reply

      Oi Bernardo. Esse pequeno número de comentários é normal para este tipo de artigo onde compartilho algum material externo como apostilas, vídeos, planilhas, cursos, etc. Após a leitura, as pessoas tendem a sair do artigo para acessar o conteúdo externo. Depois elas esquecem de retornar para deixar comentários. Quando escrevo artigos sem compartilhar nada fora do artigo, as pessoas tendem a deixar mais comentários. Também já percebi que existem menos leitores interessados em assuntos mais técnicos. Artigos que falam sobre comportamento, tendem a receber mais comentários. Um abraço!

  3. Gonçalo 2 de dezembro de 2015 at 10:11 - Reply

    Muito obrigado, Leandro!! Abraço!!!

  4. Marcelo Vieira 2 de dezembro de 2015 at 13:35 - Reply

    Leandro, obrigado pelo material e parabéns pela iniciativa! Abcs!

  5. Leonardo 2 de dezembro de 2015 at 18:07 - Reply

    Leandro…. era isso que estava procurando… Muito obrigado por compartilhar… Por favor, nos traga mais assuntos técnicos…
    Apenas uma experiência pessoal: Hoje estava alimentando minha planilha mensal dos meus investimentos e minha enteada pergunta-me:
    1. O que você está fazendo? Eu: estou controlando meus investimentos.
    2. O que é esse monte de números e esse NA? eu explico que são os valores de cada cota e o NA é o (Not Avaliable) notação que uso para alimentar cotas que não existiam no mês da planilha.
    3. Isso se aprende na escola? – Infelizmente não.

    Eu torço que um dia teremos mais Leandro na nossa vida… e quem sabe aprendermos desde cedo o poder da educação financeira. Parabéns novamente!.

    • Leandro Ávila 3 de dezembro de 2015 at 7:21 - Reply

      Oi Leonardo. Isso é muito triste. Aprendemos muita coisa inútil na escola. É por isto que esquecemos quase tudo. Todo mundo é obrigado a lidar dinheiro e finanças durante todas as fases da vida. Não importa o que você faça na vida. Também acho que todo mundo deveria sair da escola entendendo sobre leis e política. Todo mundo é igual perante a lei, o problema é que apenas uma minoria conhece a lei e dessa forma, nem todo mundo está em igualdade de condições. Quem sabe mais, e não tem ética, acaba tirando proveito de quem não sabe. Nesse exato momento, vemos o envolvimento de políticos, banqueiros e empresários tirando proveito da ignorância da população, que continua votando em políticos ruins, continua fazendo investimentos ruins, e continua comprando em empresas ruins.

  6. Max 2 de dezembro de 2015 at 21:16 - Reply

    Olá Leandro,

    Obrigado pelo artigo. Já fiz minha inscrição para receber as aulas e melhorar meu conhecimento em matemática financeira.

  7. Misael da Silva 3 de dezembro de 2015 at 9:49 - Reply

    Obrigado por esta dicas de indicaçao do curso, estou estudando e colocarei em pratica hoje mesmo.
    Obrigado pela dedicaçao de ajuda com artigos simples leitura e ainda dicas de outros sites vom cursos gratuitos.

  8. Dema 5 de dezembro de 2015 at 13:04 - Reply

    Apenas para deixar registrado minha visita ao conteudo do site e parabenizar a grandiosa iniciativa do sr.Leandro por todos artigos já vinculados.

  9. Joanatan 7 de dezembro de 2015 at 10:17 - Reply

    Professor boa semana.
    O senhor se sente tranquilo ao realizar suas transações via Internet. É realmente seguro,realizar transferências ,pagamentos e etc via Internet bank?

    • Leandro Ávila 7 de dezembro de 2015 at 15:03 - Reply

      É importante que você tenha um computador seguro. Comprar um bom antivírus seria um começo. Antivírus gratuito não serve.

  10. Ana 11 de dezembro de 2015 at 13:49 - Reply

    Olá Leandro!

    Parabéns pelo artigo! Continue fazendo esse excelente trabalho.

  11. marcelo 12 de dezembro de 2015 at 19:56 - Reply

    Olá Leandro,
    Eu também cansei de procurar uma planilha ou software que possa registrar os meus investimentos e calcular o retorno que tenho sobre eles. Li alguns artigos que falam que a maneira correta de calcular o retorno de sua carteira de investimento é através de cotas. Você concorda? Como você faz o controle da rentabilidade de sua Carteira de Investimentos?

    • Leandro Ávila 4 de janeiro de 2016 at 12:26 - Reply

      Oi Marcelo. Você pode fazer através de cotas, como se fosse tivesse um fundo de investimentos pessoal.

  12. oswaldo 21 de dezembro de 2015 at 23:47 - Reply

    Sempre trazendo as melhores informações!!!!O clube dos poupadores é realmente fantástico!!! Obrigado Leandro!

  13. Caio augusto 2 de janeiro de 2016 at 3:06 - Reply

    Gostaria de agradecer muito a você Leandro, graças a seu site onde sou leitor deis de sua criação, aprendi lições valiosas,consegui a aquisição do meu primeiro carro,comprado a vista,com dinheiro vindo apenas de investimentos feitos de títulos públicos. Obrigado pelo seu maravilhoso trabalho,lhe desejo muita sabedoria,para continuar a compartilhar seu conhecimento conosco,feliz ano Novo

  14. Marco Felipe 3 de janeiro de 2016 at 23:36 - Reply

    Excelente post! Se uma quantidade razoável de pessoas se permitissem investir seu tempo buscando conhecimento gratuito na internet teríamos um país muito mais rico. Falo em termos financeiros e socio-culturais também. Sou fã do site!

    • Leandro Ávila 4 de janeiro de 2016 at 12:27 - Reply

      Oi Marcos. É verdade. O que vai construir um país melhor é o interesse de cada pessoa em se tornar uma pessoa melhor. Essa melhoria passa pela educação.

  15. Naim 4 de janeiro de 2016 at 20:36 - Reply

    Ola Leandro,

    Muito obrigado por compartilhar mais essa super dica, comecei a fazer investimentos no Tesouro Direto ano passado graças há vários materiais disponíveis na Internet, a maioria daqui, pois são conteúdos práticos e explicados de forma fácil de se entender. Até então não utilizava planilhas para acompanhar meus investimentos, mas vou começar a utilizà-las a partir de agora, pois estou percebendo que podem me ajudar melhor na gestão e aquisição de novos investimentos.

  16. Assir Paiva 4 de fevereiro de 2016 at 10:56 - Reply

    Bom Dia. Muito legal o post. Informativo até pra quem já conhece um pouco de excell e fórmulas.

    Parabêns.

  17. Kathy 19 de fevereiro de 2016 at 9:15 - Reply

    Bom dia Leandro,

    Descobri a pouco tempo, o clube dos poupadores mas foi o suficiente para me ajudar a olhar na direção correta. Sempre fui muito boa em poupar, mas não tinha a minima ideia de como eu poderia investir.
    Como você sempre diz, investir em você, na sua educação é o melhor caminho para aproveitar oportunidades e crescer.
    Ainda tenho muito a aprender, e estou me dedicando. A responsabilidade de minhas decisões só cabem a mim.
    Obrigada por compartilhar os seus conhecimentos e parabéns por seu trabalho. Admiro-o por sua dedicação, coragem e sobretudo interesse em ajudar ao próximo.

  18. Márcio 23 de fevereiro de 2016 at 13:13 - Reply

    Conheci o seu site hoje pesquisando no Google, e lendo esse post, acho que era isso que me faltava para fazer investimento, CONHECIMENTO! Sempre pesquisei coisas prontas, sempre querendo saber qual post poderia melhor me ajudar a investir. Hoje penso na necessidade de investimento para mim e para os meus filhos, e não sei qual o melhor a fazer.

    Agora com seu blog, vou conseguir chegar a melhor maneira de investir. Ah! O post “Investir na poupança custa caro!” Estou até com receio de ler…

    Abraço e obrigado por nos ajudar e abrir os nossos olhos

    • Leandro Ávila 3 de março de 2016 at 23:50 - Reply

      Oi Márcio. Parabéns por buscar sua educação financeira. Isso vai fazer muita diferença na sua vida e você irá passar esses ensinamentos para seus filhos, que irá passar para os seus netos.

  19. Renato M. Flores 3 de março de 2016 at 17:39 - Reply

    Leandro, sou principiante neste assunto, mas estou gostando “sobremaneira” desse site idealizado por você. Parabéns !
    Gostaria de uma informação: vi que vc postou uma relação de livros sobre os assuntos tratados aqui no site, ou se maneira geral, sobre educação financeira. Gostaria de saber se vc tem indicações de cursos online sobre educação financeira (vi ontem sobre o “Investidor de Sucesso”, por exemplo).
    Abraços !

Leave A Comment

Share this

Compartilhe com um amigo