Vou compartilhar com vocês uma forma rápida e fácil para descobrir os bancos que estão oferecendo as melhores taxas de juros em investimentos de renda fixa como LCI, LCA, CDB e outros títulos emitidos privados como debêntures, CRA, CRI, Letras de Câmbio, RDB e FIDC.

Já mostrei, em outro artigo, como consultar investimentos com maior rentabilidade através do seu computador. Agora vou mostrar como fazer a mesma coisa através do seu smartphone em qualquer lugar.

Vou mostrar como funciona o aplicativo gratuito chamado “Renda Fixa e Tesouro Direto”. Ele pode ser baixado no Google Play. Se você possui produtos da Apple pode baixar no App Store. O aplicativo foi desenvolvido pelo Francis Wagner que possui um site chamado rendafixa.rocks.

Ele funciona como um sistema de pesquisa de preços. Da mesma forma que você utiliza aplicativos para pesquisar produtos vendidos na internet, hotéis e passagens aéreas, agora poderá pesquisar os investimentos de diversos bancos acessíveis através das principais corretoras do Brasil.

Antes da existência deste tipo de serviço, somente clientes de cada corretora podiam ver as opções de investimento disponíveis (dentro de uma área restrita). Agora, com todas estas informações concentradas em aplicativos e sites, o trabalho de pesquisa do investidor ficou mais fácil. Você economiza tempo.

Felizmente, temos desenvolvedores criando soluções, gastando dinheiro do próprio bolso e trabalhando para ajudar os pequenos investidores. É uma forma de doação, de ajuda ao próximo. Por isto, eu acho importante reconhecer e divulgar estes pequenos projetos.

O aplicativo do Francis faz consultas periódicas (não sei com qual frequência) nos sites das corretoras: Ativa, Clear, Daycoval, Easynvest, Guide, Intermedium, Omni, Órama, Planner, Rico, Socopa, Sofisa Direto, Spinelli, Tov, UM Investimentos, Walpires, Wintrade e XP Investimentos. Se você não tem corretora, escrevi um artigo ensinando como escolher.

O sistema coleta e fornece informações sobre: CDB, LCI (Letras de Crédito Imobiliário), LCA (Letras de Crédito do Agronegócio), LC (Letras de Câmbio), Debêntures, Debêntures Incentivadas, CRA, CRI, FIDC e RDB de diversos bancos. Você não precisa ter conta nestes bancos, basta ter conta em uma corretora que trabalhe com estes bancos. No caso dos títulos públicos, o aplicativo coleta dados no Tesouro Direto.

Isso cria um ambiente de concorrência muito saudável. Informação é a matéria prima para uma boa decisão. Informação livre é a base da livre concorrência. Só quem ganha com a concorrência entre corretoras e bancos é o pequeno investidor. Só quem perde com a concorrência são os bancos e as corretoras que não conseguem oferecer bons produtos.

Agora vamos conhecer o aplicativo por dentro. Aqui é a primeira tela.

Você não precisa conectar no Facebook para utilizar o aplicativo. Basta clicar em “Não, Obrigado” para entrar.

A primeira tela mostra as taxas e preços dos títulos públicos. Eles estão separados por suas categorias: Indexados ao IPCA (inflação), Prefixados e indexados pela Selic. Para o iniciante, os nomes dos títulos parecem estranhos (já foi pior). É uma questão de costume. Exemplo: O título Tesouro IPCA+ 2019 (NTN-B Princ) é um título que corrige o valor investido pela inflação acumulada até 2019. Você também receberá uma taxa fixa de juros que, no exemplo acima, seria 7,06% ao ano. Se você clicar sobre o nome de qualquer título verá uma lista com os últimos preços e taxas que foram oferecidas pelo Tesouro Direto no passado. Veja na figura abaixo.

Todos os dias o preço de cada título e sua taxa sofre no mínimo 3 atualizações. O Tesouro Direto utiliza como base as negociações de compra e venda de títulos que os bancos e as instituições financeiras fazem no mercado secundário, onde negociam títulos já emitidos. É por isto que em momentos de grande tensão na economia, os preços e as taxas dos títulos Tesouro IPCA+ e Tesouro Prefixado podem sofrer grandes variações durante o dia.

Para saber mais sobre títulos públicos, visite os artigos que já escrevi sobre Tesouro Direto. Conheça cursos que eu recomendo e assista o vídeo abaixo criado pelo próprio Tesouro para uma rápida introdução:



Agora vamos conhecer as taxas de outros investimentos:

Veja na figura acima que existe um menu que você pode ativar teclando no símbolo do canto superior da tela, como mostrei a figura. Este menu permite selecionar os investimentos que podem ser listados no aplicativo. Vamos clicar em “LCI” para ver a tela abaixo:

O aplicativo listou diversos títulos LCI que podem ser comprados através de diversas corretoras. O aplicativo mostra qual é o banco que emitiu a LCI, a taxa de juros que está sendo oferecida, o valor mínimo necessário para investir em cada LCI e a quantidade de dias até o vencimento do título. Minha sugestão para o desenvolvedor do aplicativo seria mostrar a data de vencimento e os dias. No caso de títulos onde existe cobrança de IR sobre o rendimento, como é o caso do CDB, seria interessante mostrar qual seria a alíquota do IR até o vencimento com base nessa tabela aqui:

Se você não sabe se é melhor investir em LCI e LCA, que são isentas de Imposto de Renda, ou se seria melhor investir em CDB, conheça essa planilha que calcula a rentabilidade líquida do CDB (já descontando o IR) para que você possa comparar com as taxas da LCI e LCA. Visite aqui para baixar a planilha gratuita.

Termino agradecendo o Francis e todos os desenvolvedores e autores que dedicam tempo criando serviços e conteúdo para ajudar as pessoas. Em breve pretendo escrever sobre outros aplicativos e outros sites que utilizo.

Para você que ainda vive limitado na Caderneta de Poupança, que não se interessa por outros investimentos de renda fixa, recomendo esse vídeo do Conrado Navarro (autor do blog Dinheirama e autor de livros sobre educação financeira). Existe algumas coisas que você precisa saber sobre a poupança.