Planilha Balanço Patrimonial Pessoal EXCEL

Você sabe quanto tem e quanto deve? A primeira coisa que você deve fazer para se educar financeiramente é medir a sua riqueza ou pobreza. Fazemos isto através de uma coisa bem simples chamada Balanço Patrimonial Pessoal.

Pelo menos uma vez por ano é importante fazer um balanço para tomar consciência da sua situação financeira. Quando sabemos onde estamos, fica mais fácil saber para onde queremos ou devemos ir.

Sua riqueza é o resultado de tudo que você tem menos tudo que você deve.

Existem famílias que moram em imóveis luxuosos, andam em carros importados e possuem enormes dívidas. São aparentemente ricas, mas na realidade são pobres.

Existem famílias que moram em imóveis simples, andam em carros populares e possuem enormes investimentos financeiros. São aparentemente pobres, mas na realidade são ricas.

Para saber qual é o tamanho da sua riqueza ou pobreza baixe a planilha. Ela já possui alguns dados preenchidos como exemplo e que você deve editar. Veja uma foto da planilha:

Baixar Planilha:

Receba novas planilhas e artigos por e-mail. Cadastre seu e-mail gratuitamente.

Baixar Planilha Simulador de Investimento

 

Como usar:

Os nomes utilizados nos campos podem ser editados por você livremente. Você pode adicionar outros tipos de receita, bens e dívidas. Uma riqueza líquida negativa é um resultado ruim. Significa que se você fosse obrigado a pagar todas as suas dívidas naquele momento perderia tudo que possui e mesmo assim ficaria no vermelho. Quanto maior sua riqueza líquida mais rico você é.

No primeiro grupo de campos coloque suas disponibilidades. É o dinheiro que você tem no bolso, conta corrente e investimentos que podem ser sacados imediatamente, é o caso da Caderneta de Poupança.

Depois preencha suas receitas como: salários, aluguéis, pró-labore, e outras fontes de renda.

Existes campos para digitar outros investimentos como Tesouro Direto, CDB, Previdência Privada, Ações, etc.

No final da tabela verde (ativos) você encontra os ativos não circulantes. Preencha o valor atualizado do seu carro, imóveis, jóias e etc. Deve ser o valor que você conseguiria vender se desejasse fazer isto hoje.

No lado do passivo você deve preencher com suas dívidas. Observe que existe o bloco de campos para colocar seus financiamentos de imóveis, carros e empréstimos.

Ao fazer um balanço anual é possível verificar se naquele ano você empobreceu ou enriqueceu. Também podemos ver claramente o tamanho das nossas dívidas em relação ao nosso patrimônio. Você rapidamente vai perceber o significado da frase: “Quem tem 100 e deve 100, nada tem“. Sua riqueza não é medida pelo tamanho da sua renda mensal e nem pela quantidade de coisas caras que você conseguiu comprar. A sua riqueza é aquilo que você conseguiu acumular para construir sua liberdade financeira e ficar com mais tranquilidade e conforto no futuro.

Compartilhe com seus amigos!

By |02/12/2013|Categories: Ferramentas|36 Comments

About the Author:

Leandro Ávila é administrador de empresas, educador independente especializado em Educação Financeira. Além de editor do Clube dos Poupadores é autor dos livros: Reeducação Financeira, Investidor Consciente, Investimentos que rendem mais, e livros sobre Como comprar e investir em imóveis.

36 Comments

  1. Renata 10 de novembro de 2014 at 9:48 - Reply

    Bom dia, tenho que montar balanço patrimonial pessoal e achar minha riqueza. Poderia me dar algumas dicas.

    • Leandro Ávila 10 de novembro de 2014 at 13:09 - Reply

      Olá Renata. O primeiro passo seria baixar a planilha que ofereço gratuitamente nesta página para registrar as informações.

  2. luiz silva 20 de novembro de 2014 at 21:57 - Reply

    Simplesmente Obrigado!!!!!!!!

  3. Rayana 14 de janeiro de 2015 at 17:43 - Reply

    Leandro,
    Fiquei na duvida na hora de preencher a planilha. No campo imóvel coloco o valor atual de mercado?? No campo investimento, tem dois, como devo preenche-los?
    No caso de preencher anualmente, o campo prestações multiplico por 12?

    Muitas dúvidas rsrsrs

    • Leandro Ávila 14 de janeiro de 2015 at 18:07 - Reply

      Olá Rayana, você deve colocar o valor atual. Você pode editar os campos colocando o nome que desejar. Pode trocar os nomes “investimento” pelo nome dos seus investimentos.

  4. Line 16 de março de 2015 at 11:06 - Reply

    Leandro, bom dia.
    Fiquei muito feliz ao receber seus retornos, após minha inscrição no Clube dos Poupadores.
    Espero saber getenciar a minha vida financeira com a sua planilha, que ainda não preenchi, e me tornar uma boa poupadora, pois durante muito tempo da minha vida fui uma consumista compulsiva. Agora que me aposentei, quero mudar essa página.
    Obrigada e até breve. Estou adorando.

    • Leandro Ávila 16 de março de 2015 at 11:38 - Reply

      Obrigado Line e parabéns por desejar mudar essa página.

  5. Jairo Reis 5 de setembro de 2015 at 12:23 - Reply

    Simples, direto e muito instrutivo sua explanação sobre balanço patrimonial pessoal. Parabéns pela postagem e deixo aqui meu sincero muito obrigado!

  6. Suellen 15 de outubro de 2015 at 12:30 - Reply

    Muito interessante essa planilha. Não tinha pensado dessa forma ainda.
    Parabéns pela ideia.

  7. Jailson 1 de novembro de 2015 at 20:59 - Reply

    Parabens, esta planilha me ajudou muito.

  8. Darvin Pereira 26 de março de 2016 at 13:16 - Reply

    Boa tarde Leandro, ótima planilha, sou bastante disciplinado com minhas finanças, resultado positivo na riqueza líquida! rsrsrrsrs Grande abraço!!!!

  9. Katia 10 de abril de 2016 at 18:16 - Reply

    Oi Leandro! Fiquei com uma dúvida: na despesa com aluguel, a instrução diz “informe o valor do aluguel a ser pago nos próximos 12 meses”. É isso mesmo, coloco o valor do aluguel referente a um ano? Pago 1400 por mês, tenho que colocar 16800 na planilha? Gostaria de entender, já que no campo “contas a pagar” devo colocar despesas referentes somente a um mês.

    Obrigada!

    • Leandro Ávila 15 de fevereiro de 2017 at 9:57 - Reply

      Oi Katia. A ideia é fazer uma avaliação anual da sua dívida já assumida, por isso você deve observar 1 ano de aluguel.

  10. Ana Lúcia Dimitrios Rentzios 5 de junho de 2016 at 12:54 - Reply

    Sr. Leandro, sou casada há 26 anos e meu marido sempre tomou conta do meu dinheiro, há 2 anos, percebi o quanto estava errada e assumi minha vida. Separamos os gastos, dividimos só água, luz telefone e internet. bom, muito inexperiente, entrei numa dívida do cartão de crédito de 12 meses com prestações de 400 reais. E numa outra com prestações de 130,00 reais por seis meses. A primeira foi um aparelho de ouvido, a segunda foi um forno, desnecessário, foi impulso de um negócio q não deu certo. Ganho quase dois mil reais, mas tudo que recebo pago dívidas do cartão de crédito e cheque especial, levo sempre para o outro mês o meu salário comprometido, tenho gastos com remédios tbm. nos últimos meses tenho guardado os cartões parece que alguma coisa vem sobrando. Gostaria que senhor me ajudasse com conselhos, pois não tenho dinheiro algum no bolso. Obrigada.

    • Leandro Ávila 15 de fevereiro de 2017 at 9:56 - Reply

      Oi Ana. O primeiro passo é saber, de forma detalhada, para onde o seu dinheiro está indo. Verificar se você está gastando seu dinheiro com o máximo de benefício possível, ou seja, se não está desperdiçando com coisas sem importância. Também é necessário refletir se o padrão de vida e de consumo que você leva é compatível com o seu padrão de renda. Muitas vezes queremos levar um estilo de vida incompatível.

  11. gentil 10 de agosto de 2016 at 10:56 - Reply

    Boa iniciativa, sou contador e sempre pensei em algo assim e estou querendo investir mais no assunto….parabens

  12. Rafael Ferreira 26 de agosto de 2016 at 20:11 - Reply

    Muito bom,gostei muito das dicas vcs são demaisss. Eu sabia que eu era duro, mas achei que era maos. To bem melhor que achei kk vlw galera.

  13. juliana 27 de outubro de 2016 at 13:24 - Reply

    Boa tarde, obrigada pelas dicas irei segui-las.

  14. Filipe Loquetta 28 de outubro de 2016 at 13:29 - Reply

    Olá Leandro,

    Primeiramente quero agradecer por disponibilizar seus artigos, tenho divulgado o seu trabalho para colegas, amigos e até mesmo para professores da faculdade..

    Leandro, eu tenho uma dúvida referente ao Balanço Patrimonial Pessoal.
    A minha dúvida é, eu também preciso contabilizar meus MÓVEIS e UTENSÍLIOS da minha residencia? E como posso chegar em um valor aproximado dos Móveis? Por estimativa?

    Obrigado pela sua atenção,
    Abraços.
    Filipe.

    • Leandro Ávila 15 de fevereiro de 2017 at 9:53 - Reply

      Oi Filipe. Os móveis que existem na sua casa possuem algum valor que possa ser considerado? Uma mesa de centro simples, de MDF, que pode ser comprada nas Casas Bahia, praticamente não tem valor que possa ser considerado já que você teria dificuldade de vender essa mesa (estando ela usada). Já se você tem uma mesa do século passado, que tem valor histórico, artístico e que poderia ser vendida por milhares de reais para um colecionador, temos uma situação diferente. Você precisa avaliar quanto alguém estaria disposto a pagar pelos seus objetos usados. É isso que eles valem.

  15. pedro 16 de dezembro de 2016 at 22:31 - Reply

    Olá, Leandro. Em sua opinião, seria interessante considerar o efeito da inflação sobre os montantes atuais de nossas aplicações financeiras uma vez que ele solapa os nossos ganhos?

  16. Bruno 17 de dezembro de 2016 at 23:34 - Reply

    Obrigado por disponibilizar as planilhas Leandro. Esse ano foi abençoado pra mim, agora quero anotar tudo o q ganho e perco e suas ferramentas serão muito úteis! Tudo de bom pra ti e Feliz 2017 adiantado! +)

  17. Elizabete 2 de fevereiro de 2017 at 11:02 - Reply

    Bom dia Leandro. Parabéns pelo site. Achei excelente a planilha Balanço Patrimonial Pessoal. Uma forma prática e simples para o leigo montar um balanço de suas finanças. Já compartilhei num grupo de planejamento financeiro.

  18. marcos paulo 14 de fevereiro de 2017 at 23:25 - Reply

    Leandro Ávila…

    estou começando agora minha vida de poupador e encontrei na sua pagina tudo que procurei ate agora, se tem uma pagina na internet que merece doações é esta. espero que você tenha cada vez mais sucesso.

Leave A Comment

Share this

Compartilhe com um amigo