Planilha Balanço Patrimonial Pessoal EXCEL

Você sabe dizer o quanto enriqueceu ou empobreceu nos últimos 12 meses? Você sabe o valor de tudo que possui nesse exato momento e quanto você teria se resolvesse quitar todas as suas dívidas?

A primeira coisa que você deve fazer para se educar financeiramente é medir a sua riqueza ou sua pobreza. Você pode fazer essa medição anual de uma forma rápida e simples através do seu “Balanço Patrimonial Pessoal”.

Pelo menos uma vez por ano é importante fazer um balanço para ter consciência sobra a sua situação financeira. Quando sabemos onde estamos, fica mais fácil escolher o caminho que devemos trilhar para chegar onde queremos chegar. Ignorar nossa situação financeira é como caminhar com uma venda nos olhos.

Sua riqueza é…

Sua riqueza é o resultado de tudo que você tem menos tudo que você deve.

Existem famílias que moram em imóveis luxuosos, ostentam carros caros e possuem enormes dívidas. São aparentemente ricas, mas na realidade são financeiramente pobres.

Existem famílias que moram em imóveis simples, andam em carros comuns e no lugar das dívidas possuem dinheiro investido que rende juros. São aparentemente pobres, mas na realidade são ricas.

Observe que no mundo das finanças existe uma enorme diferença entre ser rico e parecer rico. O seu balanço pode indicar se você é o que realmente pensa que é ou se você está vivendo apenas uma riqueza aparente.

Para saber qual é o tamanho da sua riqueza ou pobreza baixe a planilha. Ela já possui alguns dados preenchidos como exemplo. Você deve editar os campos com os seus próprios dados referente aos resultados dos seus últimos 12 meses. Veja uma foto da planilha:

Baixar Planilha:

Baixar Planilha Balanço Patrimonial Pessoal Caso tenha dificuldade para baixar através do botão acima utilize esse link alternativo. Caso o seu Excel seja uma versão antiga tente essa versão aqui.

Como usar:

Os nomes utilizados nos campos podem ser editados por você livremente. Você pode adicionar outros tipos de receita, bens e dívidas. Uma riqueza líquida negativa é um resultado ruim. Significa que se você fosse obrigado a pagar todas as suas dívidas naquele exato momento perderia tudo que possui e mesmo assim ficaria no vermelho. Quanto maior sua riqueza líquida mais rico você é.

No primeiro grupo de campos coloque suas disponibilidades. É o dinheiro que você tem no bolso, conta corrente e investimentos que podem ser sacados imediatamente, é o caso da Caderneta de Poupança.

Depois preencha suas receitas como: salários, aluguéis, pró-labore, e outras fontes de renda.

Existes campos para digitar outros investimentos como Tesouro Direto, CDB, Previdência Privada, Ações, etc.

No final da tabela verde (ativos) você encontra os ativos “não circulantes”. Preencha o valor atualizado do seu carro, imóveis, jóias e etc. Deve ser o valor que você conseguiria vender se desejasse fazer isto hoje. Você pode fazer uma pesquisa em sites de classificados para descobrir por quanto as pessoas estão vendendo bens parecidos ou iguais aos seus.

No lado do passivo você deve preencher com suas dívidas. Observe que existe o bloco de campos para colocar seus financiamentos de imóveis, carros e empréstimos.

Ao fazer um balanço anual é possível verificar se naquele ano você empobreceu ou enriqueceu. Também podemos ver claramente o tamanho das nossas dívidas em relação ao nosso patrimônio. Você rapidamente vai perceber o significado da frase: “Quem tem 100 e deve 100, nada tem“.

Sua riqueza não é medida pelo tamanho da sua renda mensal e nem pela quantidade de coisas caras que você conseguiu comprar durante a sua vida.

A sua riqueza é aquilo de valor que você conseguiu acumular para construir sua liberdade financeira para conquistar mais tranquilidade e conforto no futuro.

Para iniciar uma profunda mudança na sua vida financeira adquira todos os conhecimentos que você precisa através desses três livros, clique aqui para conhecer.

Invista primeiro em você:

O primeiro investimento que devemos fazer para melhorar a nossa vida financeira é o investimento em conhecimento. Custa pouco e rende juros pelo resto da vida. Sem saber investir o nosso próprio dinheiro, não teremos bons resultados. Dependendo da opinião dos outros para saber onde investir, teremos resultados ainda piores. O conhecimento melhora nossos resultados e liberta da dependência dos outros. Escrevi uma série de livros que podem te ajudar muito a adquirir todo o conhecimento que precisa no menor tempo possível. Clique aqui para conhecer os livros.
Esse artigo foi útil?
Deixe-nos saber, se você gostou deste artigo. Só assim podemos continuar melhorando.
Sim
Não

Sobre o Autor:

Leandro Ávila criou o Clube dos Poupadores por acreditar que o conhecimento é uma riqueza que se multiplica quando dividida. Compartilhando o que sabemos, criamos um mundo melhor. Conheça os livros que ele escreveu sobre educação financeira, investimentos financeiros e imobiliários.
Renata
Visitante
Renata

Bom dia, tenho que montar balanço patrimonial pessoal e achar minha riqueza. Poderia me dar algumas dicas.

luiz silva
Visitante
luiz silva

Simplesmente Obrigado!!!!!!!!

Rayana
Visitante
Rayana

Leandro,
Fiquei na duvida na hora de preencher a planilha. No campo imóvel coloco o valor atual de mercado?? No campo investimento, tem dois, como devo preenche-los?
No caso de preencher anualmente, o campo prestações multiplico por 12?

Muitas dúvidas rsrsrs

Line
Visitante
Line

Leandro, bom dia.
Fiquei muito feliz ao receber seus retornos, após minha inscrição no Clube dos Poupadores.
Espero saber getenciar a minha vida financeira com a sua planilha, que ainda não preenchi, e me tornar uma boa poupadora, pois durante muito tempo da minha vida fui uma consumista compulsiva. Agora que me aposentei, quero mudar essa página.
Obrigada e até breve. Estou adorando.

Jairo Reis
Visitante
Jairo Reis

Simples, direto e muito instrutivo sua explanação sobre balanço patrimonial pessoal. Parabéns pela postagem e deixo aqui meu sincero muito obrigado!

Suellen
Visitante
Suellen

Muito interessante essa planilha. Não tinha pensado dessa forma ainda.
Parabéns pela ideia.

Jailson
Visitante
Jailson

Parabens, esta planilha me ajudou muito.

Darvin Pereira
Visitante
Darvin Pereira

Boa tarde Leandro, ótima planilha, sou bastante disciplinado com minhas finanças, resultado positivo na riqueza líquida! rsrsrrsrs Grande abraço!!!!

Katia
Visitante
Katia

Oi Leandro! Fiquei com uma dúvida: na despesa com aluguel, a instrução diz “informe o valor do aluguel a ser pago nos próximos 12 meses”. É isso mesmo, coloco o valor do aluguel referente a um ano? Pago 1400 por mês, tenho que colocar 16800 na planilha? Gostaria de entender, já que no campo “contas a pagar” devo colocar despesas referentes somente a um mês.

Obrigada!

Ana Lúcia Dimitrios Rentzios
Visitante
Ana Lúcia Dimitrios Rentzios

Sr. Leandro, sou casada há 26 anos e meu marido sempre tomou conta do meu dinheiro, há 2 anos, percebi o quanto estava errada e assumi minha vida. Separamos os gastos, dividimos só água, luz telefone e internet. bom, muito inexperiente, entrei numa dívida do cartão de crédito de 12 meses com prestações de 400 reais. E numa outra com prestações de 130,00 reais por seis meses. A primeira foi um aparelho de ouvido, a segunda foi um forno, desnecessário, foi impulso de um negócio q não deu certo. Ganho quase dois mil reais, mas tudo que recebo pago dívidas do cartão de crédito e cheque especial, levo sempre para o outro mês o meu salário comprometido, tenho gastos com remédios tbm. nos últimos meses tenho guardado os cartões parece que alguma coisa vem sobrando. Gostaria que senhor me ajudasse com conselhos, pois não tenho dinheiro algum no bolso. Obrigada.

gentil
Visitante
gentil

Boa iniciativa, sou contador e sempre pensei em algo assim e estou querendo investir mais no assunto….parabens

Rafael Ferreira
Visitante
Rafael Ferreira

Muito bom,gostei muito das dicas vcs são demaisss. Eu sabia que eu era duro, mas achei que era maos. To bem melhor que achei kk vlw galera.

juliana
Visitante
juliana

Boa tarde, obrigada pelas dicas irei segui-las.

Filipe Loquetta
Visitante
Filipe Loquetta

Olá Leandro,

Primeiramente quero agradecer por disponibilizar seus artigos, tenho divulgado o seu trabalho para colegas, amigos e até mesmo para professores da faculdade..

Leandro, eu tenho uma dúvida referente ao Balanço Patrimonial Pessoal.
A minha dúvida é, eu também preciso contabilizar meus MÓVEIS e UTENSÍLIOS da minha residencia? E como posso chegar em um valor aproximado dos Móveis? Por estimativa?

Obrigado pela sua atenção,
Abraços.
Filipe.

pedro
Visitante
pedro

Olá, Leandro. Em sua opinião, seria interessante considerar o efeito da inflação sobre os montantes atuais de nossas aplicações financeiras uma vez que ele solapa os nossos ganhos?

Bruno
Visitante
Bruno

Obrigado por disponibilizar as planilhas Leandro. Esse ano foi abençoado pra mim, agora quero anotar tudo o q ganho e perco e suas ferramentas serão muito úteis! Tudo de bom pra ti e Feliz 2017 adiantado! +)

Elizabete
Visitante
Elizabete

Bom dia Leandro. Parabéns pelo site. Achei excelente a planilha Balanço Patrimonial Pessoal. Uma forma prática e simples para o leigo montar um balanço de suas finanças. Já compartilhei num grupo de planejamento financeiro.

marcos paulo
Visitante
marcos paulo

Leandro Ávila…

estou começando agora minha vida de poupador e encontrei na sua pagina tudo que procurei ate agora, se tem uma pagina na internet que merece doações é esta. espero que você tenha cada vez mais sucesso.

GILSON
Visitante
GILSON

Grande Mestre Leandro, já faz algum tempo que venho lhe acompanhando e seguindo suas ideias sobre o dinheiro. Você tem ajudado a transformar a vida de muitas pessoas, hoje quero apenas lhe agradecer e desejar um 2018 de muitas alegrias e sucesso, um forte abraço !

Ana Paula
Visitante
Ana Paula

Leandro, muito obrigada pelas planilhas, muito úteis e interessantes, farei meu balanço todo ano a partir deste, graças a seu trabalho maravilhoso. Posso dizer que você me ajudou a mudar minha vida financeira. Boas festas, fique com Deus.
Ana Paula

Nany
Visitante
Nany

Estou no 3o ano que faço o meu balanço financeiro anual com esta planilha, sempre tive patrimônio liquido positivo, mas com os conhecimentos que adquiri com investimentos deste site e cursos indicados, tenho aumentado este resultado significativamente, comparando o balanço de 2015 e 2016 foi de 18% e 2016 e 2017 foi de 21%, minha meta é a liberdade financeira, ainda estou longe, mas vejo que estou no caminho certo. Obrigada Leandro e que venha 2018!!!

Lucia
Visitante
Lucia

Gratidão, Leandro, por todos os artigos que publicou até hoje! Que Deus lhe ilumine com saúde, paz e mais sabedoria!

Pedro
Visitante
Pedro

Olá,
Aquele que deve, mas tem um bom padrão de vida e pode pagar as prestações de sua dívida…vive melhor do que aquele que não deve, mas também não consegue um bom padrão de vida…. estou errado?
As vezes me pego pensando… dívidas trazem pro momento de agora, algo que você só conseguiria lá na frente…e o preço disso se chama juros… portanto se não forem tão altos, valeria a pena, uma vez que o tempo passa e se não se tem o que se precisa naquele momento para ser feliz, será tarde quando o tempo passar e não houver volta…

William
Visitante
William

Ola Leandro, fiz a planilha e notei que estou no caminho certo(a dois anos que te acompanho e seguindo os teus artigos) , fechei o ano com saldo positivo(super positivo posso dizer…rsrsrs) e melhorando cada dia mais, que sorte tive de esbarrar neste site(compartilhando sempre com os amigos, claro!). Parabéns e continue ajudando a todos nos!!!

Jacqueline
Visitante
Jacqueline

Oi Leandro,

Obrigada por compartilhar conosco seus conhecimentos com honestidade. Obrigada por ser verdadeiro… Quantas vezes vi em outros sites ou blogs uma informação falando as mil maravilhas de determinado investimento e ao consultar o seu vi a realidade. Obrigada e desejo um 2018 sensacional.

Mario Po
Visitante
Mario Po

Muito legal a planilha, obrigado por compartilhar! Eu faço algo semelhante todos os anos. No dia 31 de dezembro eu vejo o saldo das minhas contas correntes e de investimentos; comparando com anos anteriores identifico se estou mais rico ou pobre. Gostaria de saber tua opinião: qual o beneficio de fazer o balaço anual como sugeres ao invés daquele que eu já faço?

César Filho
Visitante
César Filho

Leandro, saudações. Eu possuo formação em Ciência Contábeis e sou profissional da área, e posso dizer que o que você ensinou no artigo acima é algo simples e que funciona perfeitamente. Quem montar essa planilha vai poder enxergar sua vida financeira como um espelho.

Um grande abraço e que em 2018 você possa continuar ajudando pessoas a mudar o rumo de suas vidas financeiras, como você vem fazendo magistralmente até hoje. Sou um grande admirador do seu trabalho!

Feliz 2018!!!!

Compartilhe com um amigo