Você sabe quanto tem e quanto deve? A primeira coisa que você deve fazer para se educar financeiramente é medir a sua riqueza ou pobreza. Fazemos isto através de uma coisa bem simples chamada Balanço Patrimonial Pessoal.

Pelo menos uma vez por ano é importante fazer um balanço para tomar consciência da sua situação financeira. Quando sabemos onde estamos, fica mais fácil saber para onde queremos ou devemos ir.

Sua riqueza é o resultado de tudo que você tem menos tudo que você deve.

Existem famílias que moram em imóveis luxuosos, andam em carros importados e possuem enormes dívidas. São aparentemente ricas, mas na realidade são pobres.

Existem famílias que moram em imóveis simples, andam em carros populares e possuem enormes investimentos financeiros. São aparentemente pobres, mas na realidade são ricas.

Para saber qual é o tamanho da sua riqueza ou pobreza baixe a planilha. Ela já possui alguns dados preenchidos como exemplo e que você deve editar. Veja uma foto da planilha:

Baixar Planilha:

Receba novas planilhas e artigos por e-mail. Cadastre seu e-mail gratuitamente.

Baixar Planilha Simulador de Investimento

 

Como usar:

Os nomes utilizados nos campos podem ser editados por você livremente. Você pode adicionar outros tipos de receita, bens e dívidas. Uma riqueza líquida negativa é um resultado ruim. Significa que se você fosse obrigado a pagar todas as suas dívidas naquele momento perderia tudo que possui e mesmo assim ficaria no vermelho. Quanto maior sua riqueza líquida mais rico você é.

No primeiro grupo de campos coloque suas disponibilidades. É o dinheiro que você tem no bolso, conta corrente e investimentos que podem ser sacados imediatamente, é o caso da Caderneta de Poupança.

Depois preencha suas receitas como: salários, aluguéis, pró-labore, e outras fontes de renda.

Existes campos para digitar outros investimentos como Tesouro Direto, CDB, Previdência Privada, Ações, etc.

No final da tabela verde (ativos) você encontra os ativos não circulantes. Preencha o valor atualizado do seu carro, imóveis, jóias e etc. Deve ser o valor que você conseguiria vender se desejasse fazer isto hoje.

No lado do passivo você deve preencher com suas dívidas. Observe que existe o bloco de campos para colocar seus financiamentos de imóveis, carros e empréstimos.

Ao fazer um balanço anual é possível verificar se naquele ano você empobreceu ou enriqueceu. Também podemos ver claramente o tamanho das nossas dívidas em relação ao nosso patrimônio. Você rapidamente vai perceber o significado da frase: “Quem tem 100 e deve 100, nada tem“. Sua riqueza não é medida pelo tamanho da sua renda mensal e nem pela quantidade de coisas caras que você conseguiu comprar. A sua riqueza é aquilo que você conseguiu acumular para construir sua liberdade financeira e ficar com mais tranquilidade e conforto no futuro.

Compartilhe com seus amigos!