Baixe gratuitamente uma planilha de simulação de reajustes das prestações de um imóvel na planta através do INCC que é o  Índice Nacional de Custo da Construção calculado mensalmente pela FGV. A planilha é um exemplo de projeção do impacto nas prestações das correções mensais do INCC sobre as parcelas, valor das chaves e saldo devedor. É um modelo didático que você pode utilizar como exemplo. Leia nosso artigo sobre como calcular prestação corrigida pelo INCC.

planilha_incc

Vamos imaginar que você visitou o estande de vendas de um imóvel que pode ser adquirido na planta. O corretor certamente vai lhe entregar uma planilha com um fluxo de pagamento. Nela você poderá ver a data das parcelas, intermediarias, chaves e o saldo devedor que deverá ser quitado na entrega. Em alguma parte deste fluxo existem algumas letras miúdas dizendo que tudo será reajustado mensalmente pelo INCC.

Será sua responsabilidade simular o impacto negativo do INCC na sua vida financeira. Normalmente os corretores dizem que o impacto é pequeno ou irrelevante. Isso pode não ser verdade. É impossível prever qual será a inflação calculada pelo INCC nos meses e anos futuros.

Vamos imaginar que a planilha está dizendo que você terá que pagar 36 prestações de R$ 1.000,00. É importante considerar que estas prestações não são fixas como aparece na planilha do vendedor. Elas sobem todos os meses pois são corrigidas. O valor das chaves, intermediárias e o saldo devedor também serão corrigidos todos os meses e isto pode distorcer os preços ao ponto de tornar o negócio inviável para sua capacidade de pagamento.

Apesar da sua dívida subir todos os meses, nada garante que a sua renda familiar subirá na mesma proporção. O índice de reajustes do seu salário certamente não são baseados no INCC e isto pode gerar problemas.

Para utilizar a planilha utilizando dados passados preencha os campos verdes com o INCC dos meses que já passaram. Você tem acesso a estes dados através da página http://www.clubedospoupadores.com/tabela-incc

Baixar Planilha

Baixar Planilha de Simulação de Reajustes de Prestações pelo INCC

Riscos de comprar imóvel na planta

Sou autor de um livro chamado “Livro Negro dos Imóveis” que tem como objetivo ajudar as pessoas a comprar imóveis na planta passo-a-passo, sem riscos, sem problemas, sem golpes e fraudes. Os problemas gerados pelo INCC é apenas um entre muitas dores de cabeça que você pode enfrentar por falta de conhecimento e experiência durante a compra de um imóvel. Os imóveis são os bens mais caros e mais arriscados de se comprar. Qualquer descuido e você terá  um enorme prejuízo nas mãos. O livro possui mais de 200 páginas com informações detalhadas com todas as etapas de compra de um imóvel. O seu custo é insignificante perante a enorme economia que você poderá fazer por estar bem informado no processo de compra do imóvel. Tenho relatos de leitores que economizaram dezenas de milhares de reais antes de assinar o contrato só porque leram o livro e estavam preparados contra as armadilhas.  Milhares de pessoas já foram ajudadas em todo Brasil. Saiba como baixar o livro para o seu computador hoje mesmo.

Riscos de comprar imóvel financiado

Se você já comprou o imóvel na planta e agora está se preparando para pagar o restante através de um financiamento, leia o meu livro chamado Livro Negro do Financiamento de Imóveis. Este livro fará você ter uma visão totalmente diferentes do financiamento imobiliário. Você conhecerá todos os riscos que corre e tudo que precisa saber para evitar problemas futuros que podem atormentar sua vida financeira. Não financie nenhum imóvel antes de ler este livro. Adquira também o meu livro sobre investimentos em imóveis. Clique nas opções abaixo para saber mais.