Planilha Grátis de Correção do FGTS pela inflação IPCA

A quantidade de pessoas movendo ações para obter a correção do FGTS pela inflação é tão grande que a Justiça Federal da 4ª Região esta oferecendo gratuitamente uma planilha para atualização dos saldos do FGTS, na qual é substituída a correção pela TR pela correção usando o INPC. O objetivo é facilitar o ajuizamento da ação. Basta preencher o valor do JAM creditado em cada mês.

Mesmo que você não pretenda mover uma ação é muito importante ter consciência de quanto dinheiro você esta perdendo. Sua consciência sobre o que fazem com o seu dinheiro faz parte da sua educação financeira.

Planilha Correção do FGTS pela Inflação Se você pretende dar entrada na justiça para garantir seus direitos baixe o kit completo com modelo de petição, modelo de réplica à contestação, modelo de embargos de declaração, recurso inominado e apelação e copia das principais decisões judiciais favoráveis.

Material Completo para Revisão do FGTS
Já a planilha gratuita é bastante intuitiva e fácil de usar. Ela possui uma área de instruções, tornando possível a realização do cálculo até por quem não tem muita familiaridade com este tipo planilha.

A planilha permite calcular a diferenças de correção monetária incidentes sobre as contas vinculadas de FGTS substituindo a Taxa Referencial (TR) pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). As diferenças entre os índices oficias de TR e INPC podem ser apuradas desde março de 1991 (conforme Lei 8.177/91, art. 17) ou quaisquer outras datas, como, por exemplo, janeiro de 1999 (data inicial do declínio da TR). Nesse caso, é preciso deixar os meses anteriores em branco. O cálculo permite saber se eventuais ações vão tramitar em Juizados Especiais Cíveis, para causas com valor de até 60 salários mínimos, ou em Varas Federais. Entenda o problema:


Ação Revisional da Correção do FGTS

É possível adquirir pacotes completos produzidos por advogados que possuem todas as informações necessárias para o ajuizamento da Ação Revisional da Correção do FGTS. Para adquirir o material completo recomendo visitar o site e assistir o vídeo.

By |29/01/2014|Categories: Ferramentas|27 Comments

About the Author:

Leandro Ávila é administrador de empresas, educador independente especializado em Educação Financeira. Além de editor do Clube dos Poupadores é autor dos livros: Reeducação Financeira, Investidor Consciente, Investimentos que rendem mais, e livros sobre Como comprar e investir em imóveis.

27 Comments

  1. Fernanda 30 de janeiro de 2014 at 6:15 - Reply

    Eu gostaria de entrar na Justiça, mas que tipo de advogado coisa desses processos?

    • Leandro Ávila 30 de janeiro de 2014 at 11:16 - Reply

      Acredito que qualquer advogado. Provavelmente, os que atuam em questões trabalhistas tenham maior experiência quando o assunto é FGTS.

  2. Luciano 8 de fevereiro de 2014 at 21:39 - Reply

    Olá Leandro, nisso tudo ainda tem outra questão muito delicada. Se os saldos não estão corretos, aqueles trabalhadores que sofrerão recisão de contrato, que tiveram o beneficio da multa de 40% não receberão do seu ex-patrão tudo que tinha direito a recebe. E agora como fica ? Bateremos lá na porta dele exigindo o pagamento da diferença ? Que situação einh…

  3. Jorge Magalhaes 19 de fevereiro de 2014 at 9:15 - Reply

    Os cálculos podem ser desde 1991? Minha classe atual (Simposba-Frentistas da Bahia-Função de gerencia(s) já impetrou e um processo individual já obteve causa favoravel pela TRF JS Paraná. Nesta classe estou desde 1999 e portanto pergunto: Devo requerer sobre os anos anteriores ? Devo impetrar também individualmente na classe atual?

    – Estranhei vossa informação sobre periodo de direito desde 1991 !!! As informações que disponho é que são desde 1999!!!!

    • Leandro Ávila 25 de fevereiro de 2014 at 9:53 - Reply

      Olá Jorge, recomendo que você converse com seu advogado.

  4. André Almeida 19 de fevereiro de 2014 at 22:55 - Reply

    Bem interessante, ainda mais ter a planilha prontinha lá, só jogar os valores e ir para o processo de recuperação do montante perdido.

    Obrigado

  5. Marco 25 de fevereiro de 2014 at 1:19 - Reply

    Para quem quiser pegar o extrato é só ir no site da caixa nesta url https://sisgr.caixa.gov.br/portal/internet.do?segmento=CIDADAO&produto=FGTS.
    É super simples peguei todos os meus extratos…

  6. ERIVALDO 25 de fevereiro de 2014 at 23:59 - Reply

    ola, boa noite, devo inserir os valores depositados correspondente a cada mês no campo amarelo da planilha correto? mas estou com duvida qual planilha utilizar a 3% ou 6%.? E o resultado da correção
    irá aparecer no final da planilha em VALOR DA CAUSA=> ?

  7. Paulo Cardoso 5 de março de 2014 at 1:02 - Reply

    Boa noite.

    Sobre essa planilha disponibilizada pelo TRF4, tem que ser só essa? e se for utilizada outra, que calcula pelo valor do deposito de cada mês? sabes me dizer se há risco de aceitação na ação, o judiciário vai aceitar somente aquela planilha do tribunal que utiliza os creditos de JAM? POR FAVOR ME TIRE ESSAS DÚVIDAS.
    Obrigado.

    • Leandro Ávila 5 de março de 2014 at 9:14 - Reply

      Essa planilha foi só uma ajuda do TRF, e provavelmente é o caminho que eles consideram ideal.

  8. Eduardo lopes 19 de abril de 2014 at 0:26 - Reply

    Isso e para todos os estados?
    Moro no Rio de janeiro também posso requere?
    Tenho carteira assinada deste 2001..

  9. Margarete borba 25 de abril de 2014 at 22:47 - Reply

    Seus artigos são sempre muito esclarecedor. Já coloquei o blog nos meus feeds.
    Mas sobre essa questão da correção do FGTS vi no site da JusBrasil que desde fevereiro deste ano, o STJ determinou a suspensão de todas as ações que versem sobre as diferenças do FGTS até que a corte julgue um recurso acerca desse tema.
    Mas acho importantíssimo que os trabalhadores entrem com uma ação e dependendo o valor, nem vão precisar de advogados.

    • Leandro Ávila 26 de abril de 2014 at 0:20 - Reply

      Olá Margarete, o problema é que nem toda população sabe a gravidade do problema. Muitas pessoas não entendem o que significa uma rentabilidade tão baixa em um país com inflação tão elevada. Quem lucra com o FGTS das pessoas são os bancos que usam os recursos para emprestar dinheiro para o financiamento de imóveis (cobrando juros maiores) e o governo que arrecada impostos destes financiamentos.

  10. eduardo 1 de julho de 2014 at 13:53 - Reply

    Atenção a todos não é necessário ter advogado para dar entrada na ação, eu mesmo fiz a petição inicial, anexei todos os documentos particulares mais a planilha de calculo e dei entrada no juizado especial de um tribunal federal. Não ha necessidade de se pagar um advogado para que ele faça isso, visto que modelos de petição inicial existem aos montes na internet.

    • Leandro Ávila 1 de julho de 2014 at 18:25 - Reply

      Olá Eduardo, obrigado por compartilhar esta informação.

      • Cláudia 4 de setembro de 2014 at 19:15 - Reply

        Olá Leandro, devemos informar ao Eduardo que diante da obrigatoriedade dos recursos nesta ação que envolve a CEF, inevitavelmente deverá haver a contratação de advogado.

  11. Abilio 11 de julho de 2014 at 13:41 - Reply

    Leandro, mais uma vez você arrebentou. Parabéns!

  12. André Faria 28 de agosto de 2014 at 9:09 - Reply

    A petição inicial é no world, ou seja, totalmente editável?

    • Leandro Ávila 28 de agosto de 2014 at 10:12 - Reply

      Oi André, esses modelos são sempre no word e editáveis.

  13. Tiago 16 de setembro de 2014 at 18:53 - Reply

    Leandro e poupadores, apenas para contribuir com todos os interessados, gostaria de levantar dois pontos. Primeiramente, reiterar a contratação de advogado, tendo em vista a possível necessidade de apresentar recursos à Justiça Federal. O risco de se ajuizar uma ação sozinho deve ser muito bem pensada, já que após a sentença, e mesmo antes, os prazos processuais sempre podem prejudicar o leigo.
    O segundo ponto é que esta planilha da 4ª Região, infelizmente, calcula os valores a partir dos Créditos de JAM e não dos depósitos, gerando assim, uma defasagem para para um valor inferior dos valores que deveriam ser recebidos pelo autor.

  14. ANGELA 25 de setembro de 2014 at 14:50 - Reply

    GOSTARIA DE SABER SE VOCE POSSUI PLANILHA DE CÁLCULOS PARA O EXPURGO DAS CADERNETAS DE POUPANÇA DE 1987 PARA C´? NO AGUARDO E OBRIGADA .

Leave A Comment

Share this

Compartilhe com um amigo