Criei uma planilha gratuita, que você poderá baixar neste artigo, que gera uma tabela com rentabilidades equivalentes de investimentos pós-fixados como CDB, LCI e LCA. Ela será uma ferramenta útil comparar investimentos e entender como eles funcionam. Todos as fórmulas da planilha estão abertas, ou seja, você pode ver, modificar e editar as fórmulas. Isto permite que você crie outras planilhas, encontre erros na minha planilha e desenvolva uma versão melhor.

Vamos imaginar que você está na dúvida entre investir em um CDB que oferece uma rentabilidade equivalente a 110% do CDI ou em uma LCI que oferece 90% do CDI. Não podemos afirmar que o CDB oferece uma rentabilidade líquida maior, pois sabemos que LCI e LCA são investimentos isentos de imposto de renda sobre os rendimentos. Para que possamos comparar o CDB com LCI e LCA precisamos descobrir qual seria a rentabilidade depois do desconto do imposto de renda.

CDB 110% do CDI em 2 anos:

Neste exemplo, um CDB que oferece 110% do CDI é equivalente a uma LCI que oferece 95,39% do CDI se o prazo do investimento for de 2 anos. Isso significa que o LCI de 90% do CDI estaria oferecendo uma rentabilidade inferior ao CDB de 110% do CDI.

CDB 110% do CDI em 6 meses:

Agora vamos imaginar que o prazo deste investimento fosse de 6 meses e não de 2 anos. Neste caso o imposto de renda sobre os rendimentos do CDB seria de 22,5% e não de 15%. Isso significa que um CDB que paga 110% do CDI por um prazo menor que 6 meses terá rentabilidade equivalente a uma LCI que paga 85,91% do CDI.

CDB 110% do CDI em 5 anos:

Para concluir vamos imaginar que o CDB que paga 110% do CDI tem prazo de 5 anos. Este CDB teria uma rentabilidade equivalente a uma LCI ou LCA que paga 98,11% do CDI.

Você logo vai perceber que o CDB é menos vantajoso que a LCI ou LCA quando o vencimento é curto ou menor que 2 anos. Isso ocorre devido a cobrança de uma alíquota de imposto de renda sobre os investimentos. Quanto menor o prazo, maior a alíquota como você pode ver nesta tabela.

Veja uma foto da tabela:

 

No lado esquerdo temos a mesma planilha que você pode baixar aqui. Ela permite calcular a rentabilidade de um CDB pós-fixado. Basta informar o valor que você pretende investir, a data do investimento, a data do resgate ou vencimento, a taxa DI média que você espera ter durante o período. Você também pode usar a taxa DI divulgada no www.cetip.com.br. No último campo você irá informar qual é o percentual do CDI oferecido pelo banco para o CDB. Se você não sabe quais são os bancos que oferecem CDB e quais as taxas, consulte este artigo.

No exemplo que já está preenchido na planilha temos um investimento de R$ 10.000,00 entre os dias 01/01/2016 e 01/01/2018. A taxa DI média seria de 14,13% e o percentual do CDI seria 110%. A planilha informará que o percentual líquido do CDI (já sem o imposto) será de 95,39% do CDI. Isso significa que para uma LCI ou LCA apresentar uma rentabilidade maior ela deverá oferecer uma taxa superior a 95,39% do CDI.

A planilha vai utilizar os dados que você digitou para criar uma tabela de taxas equivalentes entre CDB e LCI/LCA. Na primeira coluna “% CDI Bruto” eu coloquei percentuais que vão de 75% até 130%. Na última coluna (amarelada) temos o percentual do CDI já com o imposto de renda descontado. Esses valores da coluna amarela podem ser utilizados para comparar o CDB com LCI ou LCA.

Exemplos:

Se o banco está oferecendo um CDB que paga 95% do CDI, para o mesmo prazo, basta olhar a tabela e rapidamente e descobrir que seria necessário uma LCI ou LCA pagando uma taxa superior a 82,17% para ganhar do CDB. Se o banco oferecer 122% do CDI será necessário encontrar uma LCI/LCA pagando uma taxa superior a 106,00% (missão quase impossível) para superar o CDB.

Comparando com fundos:

Vamos imaginar que você tem dinheiro investido em fundos de investimento como fundos DI e fundos de Renda Fixa. Os bancos costumam divulgar uma rentabilidade mensal bruta (sem descontar imposto de renda). Você pode comparar a rentabilidade desses fundos com a rentabilidade que aparece na coluna “Rentab. Bruta Mês”. No nosso exemplo veremos que um CDB que paga 110% do CDI por um prazo de 2 anos pagará taxa de 1,22% ao mês se a taxa DI se mantiver constante em 14,13% ao ano. Ainda devemos lembrar que no CDB o dinheiro fica investido por vários anos e o imposto sobre a renda só é descontado no final. Nos fundos de renda fixa existe um recolhimento de imposto a cada 6 meses. É o chamado come-cotas, veja como funciona. O come-cotas prejudica a rentabilidade dos fundos de investimento no longo prazo.

Baixar a Planilha:

Clique no botão para baixar sua planilha:

Baixar Planilha Comparativa

 

Fórmulas:

É possível baixar os cadernos de fórmulas que os bancos utilizam para calcular os juros de renda fixa. Eles estão neste endereço aqui, no site da Cetip. As fórmulas utilizadas na planilha foram adaptadas da página 58 do arquivo PDF chamado “CDBs, DIs, DPGE, LAM, LC, LF, LFS, LFSC, LFSN, IECI e RDB– Cetip21”

Continue aprendendo:

Conheça meus livros sobre investimentos e reeducação financeira visitando aqui.