Para investir com mais segurança através das corretoras é interessante que você escolha uma que registre os seus investimentos na CETIP. Como você já deve saber, corretoras de valores são apenas intermediadoras. Elas fazem a ponte entre você e as instituições que oferecem os investimentos. Por esse motivo, você nunca investe dinheiro na corretora, você investe através da corretora.

As corretoras apenas executam as ordens de investimento que você emite para elas através da internet ou telefone. O problema é que ao ordenar que a corretora compre um determinado CDB, LCI, LCA, debênture, LC ou COE, você precisa confiar na palavra da corretora quando ela afirma que fez o investimento da forma que você pediu.

Quando a corretora registra o investimento na CETIP você tem uma garantia adicional de que o investimento foi realmente feito e que você, através do seu CPF ou CNPJ, está  identificado como o investidor dono desse investimento.

Sem a CETIP o sistema financeiro não funcionaria da forma que conhecemos hoje. A CETIP é uma empresa de capital aberto que oferece serviços de registro, deposito, negociação e liquidação de ativos e títulos para instituições financeiras. Ela funciona como uma câmara de custódia e liquidação. Antes de abrir o capital, a CETIP era uma empresa que pertencia aos bancos. Sua criação foi autorizada pelo Banco Central, 30 anos atrás, e sua gestão, até pouco tempo, era feita pelos bancos. Praticamente todas as instituições financeiras são clientes da CETIP por ela funcionar como uma “estrada” que conecta essas instituições, permitindo que diversos tipos de operações sejam feitas por meios eletrônicos e de forma segura.

Sempre que você faz um DOC ou TED para transferir dinheiro da sua conta para uma conta qualquer em outro banco, o processamento é feito pela CETIP. Ela que garante que o dinheiro será debitado da sua conta e creditado na outra conta sem se perder no meio do caminho.

As operações de empréstimos entre bancos, que ocorrem todos os dias, são feitas através da CETIP e por este motivo é ela que calcula e divulga diariamente a taxa DI (CDI) que utilizamos para calcular a rentabilidade de investimentos como CDB, LCI, LCA e outros. Muitas operações de financiamento de veículos e imóveis também são processadas através da CETIP.

Utilidade do registro

Vejo três situações onde ter seus investimentos registrados se torna útil.

  1. O banco quebrou: Vamos imaginar que você comprou um CDB (veja como investir em CDB) de um determinado banco através de uma corretora. Quando o investimento está registrado na CETIP o processo de identificação dos investidores que receberão a devolução do dinheiro, através da garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos), fica mais ágil. Já li sobre casos de bancos que quebraram e que as corretoras demoraram para informar para o FGC a relação de clientes da corretora que tinham investimento naquele determinado banco. A CETIP facilita a identificação dos investidores e seus investimentos.
  2. A corretora quebrou: Quando uma corretora é fechada pelo Banco Central o seu site fica fora do ar imediatamente, pelo menos foi isso que pude constatar quando vi isso acontecer. Se todos os seus investimentos estão registrados na CETIP, você pode acessar o site deles e consultar a situação de todos os seus investimentos sem precisar acessar o site da corretora. Quando uma corretora quebra seus investimentos continuam no lugar onde foram feitos, mas você precisa contratar outra corretora para gerenciar seus investimentos através dela. Ter um local externo (fora da corretora) para consultar é muito útil. No caso de investimentos feitos em títulos públicos a consulta pode ser feita no site do Tesouro Direto na BM&FBOVESPA (veja aqui). Os investimentos feitos em ações podem ser consultados na página do Canal Eletrônico do Investidor na BM&FBOVESPA (veja aqui)
  3. A corretora errou: Se você pediu para a corretora comprar um determinado título privado como CDB, LCI ou LCA e ela não realizou o investimento que você solicitou, será possível constatar isso consultando o extrato no site da CETIP um dia depois da operação. Isso permite que você não tenha que confiar apenas na palavra da corretora, já que a CETIP é uma instituição externa e teoricamente só irá registrar o investimento se ele for realmente feito e vinculado ao seu CPF.

Até pouco tempo o extrato da CETIP era disponibilizado pela própria corretora. A CETIP emitia o extrato uma vez por mês e você precisava acessar uma página da sua corretora para baixar esse extrato mensal no formado PDF. Agora você pode acessar o site da CETIP utilizando seu CPF e uma senha (que você pode gerar no seu primeiro acesso). Dessa forma, sem precisar acessar o site da corretora, é possível verificar se os investimentos que você pediu para a corretora fazer realmente foram feitos em seu nome. Sem dúvida nenhuma isso gera uma segurança adicional para o investidor.

Para acessar visite o endereço https://www.cetipmeusinvestimentos.com.br/

Você encontrará uma tela como essa:

Se for seu primeiro acesso clique na opção que marquei na figura acima para gerar sua senha ou para recuperar sua senha. Depois, sempre que precisar acessar basta digitar seu CPF no campo acima para ser direcionado para o formulário abaixo.

Você não precisa saber o código da sua corretora. Basta digitar o nome da corretora que o campo vai ser preenchido com o código da corretora. Para cada corretora ou banco onde você possui conta será necessário ter um cadastro diferente e senha diferente. Se a CETIP possuir seu email, ela vai enviar a senha por e-mail. Se ela só possuir seu endereço ela vai enviar a senha pelos correios.

Veja logo abaixo o exemplo de um extrato através do site da CETIP.

Logo na primeira tela do extrato você verá suas debêntures, CRA, CRI e valores mobiliários. Para acessar o extrato de CDB, LCI e LCA você deve clicar no botão “Outros investimentos” como mostrei na figura acima. Ao fazer isso você verá uma tela como a mostrada logo abaixo.

Os dados são atualizados diariamente. Se você comprar um CDB hoje, ele deve aparecer na CETIP no dia seguinte. Se você já tinha o costume de acessar o seu extrato da CETIP no site da corretora, é importante observar que agora você só vai acessar o extrato através do site da CETIP. As corretoras vão deixar de disponibilizar aquele extrato da CETIP para baixar no formato PDF mensalmente.

Dica do dia - Melhorando seu desempenho:

Sucesso é o processo contínuo do esforço para tornar-se maior e melhor. É a oportunidade de continuar crescendo emocional, intelectual e financeiramente, enquanto se contribui de alguma forma positiva para outros. Você se sente preparado(a) para atingir aquilo que você definiu como seu sucesso? Escrevi alguns livros que podem ajudar muito na sua jornada rumo ao seu sucesso financeiro e profissional. Eles já estão ajudando milhares de leitores aqui do Clube dos Poupadores. Clique aqui para saber como funciona.