Como acessar o extrato de investimentos na CETIP

Para investir com mais segurança através das corretoras é interessante que você escolha uma que registre os seus investimentos na CETIP. Como você já deve saber, corretoras de valores são apenas intermediadoras. Elas fazem a ponte entre você e as instituições que oferecem os investimentos. Por esse motivo, você nunca investe dinheiro na corretora, você investe através da corretora.

As corretoras apenas executam as ordens de investimento que você emite para elas através da internet ou telefone. O problema é que ao ordenar que a corretora compre um determinado CDB, LCI, LCA, debênture, LC ou COE, você precisa confiar na palavra da corretora quando ela afirma que fez o investimento da forma que você pediu.

Quando a corretora registra o investimento na CETIP você tem uma garantia adicional de que o investimento foi realmente feito e que você, através do seu CPF ou CNPJ, está  identificado como o investidor dono desse investimento.

Sem a CETIP o sistema financeiro não funcionaria da forma que conhecemos hoje. A CETIP é uma empresa de capital aberto que oferece serviços de registro, deposito, negociação e liquidação de ativos e títulos para instituições financeiras. Ela funciona como uma câmara de custódia e liquidação. Antes de abrir o capital, a CETIP era uma empresa que pertencia aos bancos. Sua criação foi autorizada pelo Banco Central, 30 anos atrás, e sua gestão, até pouco tempo, era feita pelos bancos. Praticamente todas as instituições financeiras são clientes da CETIP por ela funcionar como uma “estrada” que conecta essas instituições, permitindo que diversos tipos de operações sejam feitas por meios eletrônicos e de forma segura.

Sempre que você faz um DOC ou TED para transferir dinheiro da sua conta para uma conta qualquer em outro banco, o processamento é feito pela CETIP. Ela que garante que o dinheiro será debitado da sua conta e creditado na outra conta sem se perder no meio do caminho.

As operações de empréstimos entre bancos, que ocorrem todos os dias, são feitas através da CETIP e por este motivo é ela que calcula e divulga diariamente a taxa DI (CDI) que utilizamos para calcular a rentabilidade de investimentos como CDB, LCI, LCA e outros. Muitas operações de financiamento de veículos e imóveis também são processadas através da CETIP.

Utilidade do registro

Vejo três situações onde ter seus investimentos registrados se torna útil.

  1. O banco quebrou: Vamos imaginar que você comprou um CDB (veja como investir em CDB) de um determinado banco através de uma corretora. Quando o investimento está registrado na CETIP o processo de identificação dos investidores que receberão a devolução do dinheiro, através da garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos), fica mais ágil. Já li sobre casos de bancos que quebraram e que as corretoras demoraram para informar para o FGC a relação de clientes da corretora que tinham investimento naquele determinado banco. A CETIP facilita a identificação dos investidores e seus investimentos.
  2. A corretora quebrou: Quando uma corretora é fechada pelo Banco Central o seu site fica fora do ar imediatamente, pelo menos foi isso que pude constatar quando vi isso acontecer. Se todos os seus investimentos estão registrados na CETIP, você pode acessar o site deles e consultar a situação de todos os seus investimentos sem precisar acessar o site da corretora. Quando uma corretora quebra seus investimentos continuam no lugar onde foram feitos, mas você precisa contratar outra corretora para gerenciar seus investimentos através dela. Ter um local externo (fora da corretora) para consultar é muito útil. No caso de investimentos feitos em títulos públicos a consulta pode ser feita no site do Tesouro Direto na BM&FBOVESPA (veja aqui). Os investimentos feitos em ações podem ser consultados na página do Canal Eletrônico do Investidor na BM&FBOVESPA (veja aqui)
  3. A corretora errou: Se você pediu para a corretora comprar um determinado título privado como CDB, LCI ou LCA e ela não realizou o investimento que você solicitou, será possível constatar isso consultando o extrato no site da CETIP um dia depois da operação. Isso permite que você não tenha que confiar apenas na palavra da corretora, já que a CETIP é uma instituição externa e teoricamente só irá registrar o investimento se ele for realmente feito e vinculado ao seu CPF.

Até pouco tempo o extrato da CETIP era disponibilizado pela própria corretora. A CETIP emitia o extrato uma vez por mês e você precisava acessar uma página da sua corretora para baixar esse extrato mensal no formado PDF. Agora você pode acessar o site da CETIP utilizando seu CPF e uma senha (que você pode gerar no seu primeiro acesso). Dessa forma, sem precisar acessar o site da corretora, é possível verificar se os investimentos que você pediu para a corretora fazer realmente foram feitos em seu nome. Sem dúvida nenhuma isso gera uma segurança adicional para o investidor.

Para acessar visite o endereço https://www.cetipmeusinvestimentos.com.br/

Você encontrará uma tela como essa:

Se for seu primeiro acesso clique na opção que marquei na figura acima para gerar sua senha ou para recuperar sua senha. Depois, sempre que precisar acessar basta digitar seu CPF no campo acima para ser direcionado para o formulário abaixo.

Você não precisa saber o código da sua corretora. Basta digitar o nome da corretora que o campo vai ser preenchido com o código da corretora. Para cada corretora ou banco onde você possui conta será necessário ter um cadastro diferente e senha diferente. Se a CETIP possuir seu email, ela vai enviar a senha por e-mail. Se ela só possuir seu endereço ela vai enviar a senha pelos correios.

Veja logo abaixo o exemplo de um extrato através do site da CETIP.

Logo na primeira tela do extrato você verá suas debêntures, CRA, CRI e valores mobiliários. Para acessar o extrato de CDB, LCI e LCA você deve clicar no botão “Outros investimentos” como mostrei na figura acima. Ao fazer isso você verá uma tela como a mostrada logo abaixo.

Os dados são atualizados diariamente. Se você comprar um CDB hoje, ele deve aparecer na CETIP no dia seguinte. Se você já tinha o costume de acessar o seu extrato da CETIP no site da corretora, é importante observar que agora você só vai acessar o extrato através do site da CETIP. As corretoras vão deixar de disponibilizar aquele extrato da CETIP para baixar no formato PDF mensalmente.

By |01/12/2016|Categories: Investimentos|118 Comments

About the Author:

Leandro Ávila é administrador de empresas, educador independente especializado em Educação Financeira. Além de editor do Clube dos Poupadores é autor dos livros: Reeducação Financeira, Investidor Consciente, Investimentos que rendem mais, e livros sobre Como comprar e investir em imóveis.

118 Comments

  1. Adriano 1 de dezembro de 2016 at 8:53 - Reply

    Só que a CETIP poderia nos dar uma informação mais útil. O que adianta um investimento de R$ 10.000,00 de uma instituição ser listado como quantidade 10000 e o mesmo valor de outra instituição ser listado como quantidade 10, se não temos o valor unitário?

    • Leandro Ávila 1 de dezembro de 2016 at 9:34 - Reply

      Oi Adriano. Pelo que entendo a ideia é dizer quais investimentos você realmente tem em cada corretora e banco. O valor atualizado desse investimento não é calculado pela CETIP, é calculado pelos bancos e corretoras diariamente apenas como uma maneria de informar quanto você teria se resolvesse se desfazer do investimento naquele momento. Na prática, quando você compra um título privado ou um título público você efetivamente não tem mais seu dinheiro. A única coisa que você realmente tem é aquele título que comprou. Somente no vencimento ou quando existe a possibilidade de vender o título antecipadamente é que o “papel” volta a se transformar em dinheiro.

      • Adriano 1 de dezembro de 2016 at 10:51 - Reply

        Entendo, Leandro. Mas nem falo do valor atualizado e sim do valor inicial. Cada investimento sai com uma unidade (real, mil reais) mas a unidade não é especificada. Quando eu vejo quantidade 1 sei que se trata de unidade mil e quando vejo quantidade 1000 sei que se trata de unidade (real) pois não tenho investimento de 1 milhão :(. Poderia ser mais intuitivo do que é.

      • Alex 1 de dezembro de 2016 at 13:27 - Reply

        Tenho uma LCI em um banco que na CETIP diz a quantidade de cotas e o valor unitário de cada cota. Perfeito, tudo certo. Porém, outra LCI que tenho em outro banco, no CETIP, só diz a quantidade de cotas sem falar o valor unitário que seria de 1.000 reais cada neste caso. Teoricamente nesta segunda LCI, o banco poderia mentir e dizer que cada cota vale 1 real só.

        • Leandro Ávila 1 de dezembro de 2016 at 14:48 - Reply

          Oi Alex, creio que não. Não faria sentido o banco mentir.

          • Alex 1 de dezembro de 2016 at 20:14

            O que eu quero dizer é que o CETIP Certifica perde o sentido se não tem o valor de quanto você investiu na LCI.

  2. Julio Cesar 1 de dezembro de 2016 at 8:54 - Reply

    Leandro, conforme seu artigo, a ideia é sempre consultar os ativos através de outros canais que não sejam da corretora. Isso funciona bem para títulos públicos (porque é possível a consulta direto no site do Tesouro Nacional) e também para títulos privados – CDB, LCA, LCI, DEB, etc (porque pode-se consultar pela Cetip). Mas, e no caso de aplicação de fundos que a corretora distribui? Há alguma forma paralela para consultar isso? Sei que as corretoras são meras distribuidoras dos funcos (às vezes gestoras), mas confesso que hesito em fazer aplicações em fundos de corretoras porque me sinto completamente na “mão” da corretora. Há algum meio de tornar isso mais seguro?

    • Leandro Ávila 1 de dezembro de 2016 at 9:38 - Reply

      Oi Julio. No caso dos fundos eu não sei como seria possível fazer uma confirmação externa.

  3. Fábio Bastos 1 de dezembro de 2016 at 8:56 - Reply

    Leandro, ótimas observações, precisamos nos cercar de todos os lados, corremos tudo quanto é tipo de riscos, financeiros, gestão, de altas e baixas dos mercados, influências externas e por ai vai.

    Agora eu tenho uma dúvida que as vezes me assombra….rs

    Imagine que os títulos do Tesouro Nacional que serão resgatados quer seja em 2024….2035, isto é, quando maior o prazo, maior os valores que estarão lá, talvez seja uma dúvida tola, mas me corrija se eu estiver errado, quando chegar a data de vencimento desses títulos, será uma enxurrada de valores que serão alocados ao seu CPF e que estarão ligados à uma corretora, será que existe alguma possibilidade das corretoras de algum modo se apossarem desses valores? Qual seria a melhor forma de diminuir esse risco? Abrir contas em outras corretoras e alguns meses antes mudar parte desses investimentos? Seria uma boa prática de diminuição desses riscos, ou eu estou com mania de conspiração? Imaginem….serão milhões que serão aportados todos num mesmo dia.

    • Leandro Ávila 1 de dezembro de 2016 at 9:48 - Reply

      Oi Fábio. Se a corretora for uma organização criminosa e seus proprietários forem bandidos, certamente deve existir alguma forma de prejudicar muita gente ao mesmo tempo. Não podemos considerar que as instituições brasileiras estão livres de criminosos, basta olhar que o maior banco privado do Brasil está sendo investigado por atividade criminosa (veja a notícia de hoje) com o objetivo de prejudicar o governo federal (ou seja, toda a sociedade). Eu nunca ouvi falar de corretora que tenha sumido com o dinheiro dos clientes no dia de vencimento de títulos públicos. Suponho que a corretora que tentar fazer isso só fará uma única vez, pois inevitavelmente ela será fechada e seus donos serão procurados pela polícia. Suponho que ninguém fique anos ou décadas construindo a reputação e a credibilidade de uma corretora com o objetivo de destruir tudo em um único dia para depois passar o resto da vida preso. Se você tem medo da situação seria uma boa prática vender seus títulos antecipadamente alguns dias ou semanas antes do vencimento. Quanto mais próximo é o vencimento menor fica a diferença entre o preço de compra e venda dos títulos. Isso seria bom apenas para evitar estresse, ou seja, para evitar sofrimento psicológico.

      • Fábio Bastos 1 de dezembro de 2016 at 12:59 - Reply

        Leandro, ela só precisará fazer uma vez, basta fazer em 2024 ou 2035, imagine o quanto receberão no mesmo dia.
        Nem pensei em vender antecipadamente e sim distribuir entre as corretoras um mês antes do resgate, apenas fico matutando……rs

        • Leandro Ávila 1 de dezembro de 2016 at 14:47 - Reply

          Oi Fábio, você também pode fazer isso. Eu mesmo tenho títulos públicos em mais de uma corretora. Pessoalmente não gosto de concentrar nada em lugar nenhum.

  4. Rodrigo 1 de dezembro de 2016 at 9:01 - Reply

    Bom dia Leandro!

    Excelente dica!
    Porém, tentei fazer meu cadastro e o sistema da CETIP não entende que é meu primeiro acesso e retorna mensagem de CPF inexiste ou Conta Inválida. Tentei com o Firefox e o Chrhome e nada.
    Deixei um e-mail para eles reclamando.

  5. Edu 1 de dezembro de 2016 at 9:10 - Reply

    Se eu tiver conta em duas corretoras, vou precisar fazer 2 cadastros??

    • Leandro Ávila 1 de dezembro de 2016 at 9:52 - Reply

      Sim Edu, para cada corretora você terá um cadastro e uma senha.

  6. Rafael Fritsch 1 de dezembro de 2016 at 9:46 - Reply

    Bom dia Leandro. Baita texto, como sempre! Eu tenho aplicações em LCI em dois “bancos”. Banco do Brasil (apliquei quando ainda tinha taxas razoavelmente boas, porque agora não dá mais), e no Intermedium. Eu tenho que fazer um cadastro para cada banco? Pergunto isso porque entrei em busca de meu extrato pelo intermedium e nada foi encontrado. Daí observei que há dois cadastros para o intermedium, um do banco (cód. 10685) e outro do intermedium distribuidora de títulos (cód. 18604). Daí, como no primeiro resultado nada foi encontrado (consultei pelo banco cod 10685), tentei alterar para a distribuidora intermedium e tive que me desconectar. Ao tentar reconectar (acessar) com o novo código da distribuidora intermedium, consta CPF INEXISTENTE, SENHA INVÁLIDA OU CONTA INVÁLIDA. Então, devo fazer um novo cadastro para cada banco (BB, Intermedium banco, intermédium distribuidora, etc???). Abraços e obrigado

    • Leandro Ávila 1 de dezembro de 2016 at 9:55 - Reply

      Oi Rafael, para cada banco e corretora você terá um cadastro e uma senha diferente.

  7. ELIEL GOMES 1 de dezembro de 2016 at 10:07 - Reply

    Leandro bom dia.

    Uma duvida quando fazemos um CDB direto pelo banco eles são resgistrados???

    • Leandro Ávila 1 de dezembro de 2016 at 14:32 - Reply

      Oi Eliel. Neste vídeo, um diretor da CETIP da a entender que sim, mas eu não tenho certeza se todos são obrigados a registrar especificamente na CETIP ou se apenas bancos e corretoras que contratam o CETIP Certifica https://youtu.be/1mu3aUQwXg0?t=4m25s

  8. Guilherme 1 de dezembro de 2016 at 10:47 - Reply

    Não consegui, após colocar meu CPF aparece “Não encontrado”.
    Será que devo me preocupar ?
    Utilizo a Easynvest.

    • Leandro Ávila 1 de dezembro de 2016 at 14:34 - Reply

      Oi Guilherme. Se você tem conta na corretora e já comprou CDB, LCI, LCA, debêntures, CRI, CRA, LC, LF através deles, você deveria ter cadastro la na Cetip. Eu tenho conta na Easynvest e fiz um teste aqui e consegui acessar.

  9. Servius 1 de dezembro de 2016 at 10:47 - Reply

    Muito obrigado pelas importantes e úteis dicas Leandro; Nós dá mais segurança no momento de escolher a corretora para iniciar no “mundo dos investimentos” que é o meu caso.

  10. Wagner Cateb 1 de dezembro de 2016 at 11:22 - Reply

    Leandro, uma pequena correção: transferir dinheiro da uma conta para outra conta qualquer em outro banco NÃO é feito pela CETIP. Quem faz isto é a CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos) e o Banco Central (via STR). Cheques passam pela Compe. Dá uma olhada em http://www.bcb.gov.br/htms/NovaPaginaSPB/STR.asp.

    • Leandro Ávila 1 de dezembro de 2016 at 14:37 - Reply

      Oi Wagner, pelo que entendi a CETIP tem uma parceria com a CIP oferecendo a infraestrutura.

  11. Wilson Junior 1 de dezembro de 2016 at 11:32 - Reply

    Oi Leandro, excelente artigo,
    Um dúvida, o acesso ao CETIP só é disponível para as pessoas que compram pelas corretoras ou também de bancos cadastrados na CETIP? Pergunto isso porque eu comprei CDBs da Sofisa que tem cadastro na CETIP, mas ao tentar gerar a primeira senha no site da CETIP diz que meu CPF não foi encontrado.

    • Leandro Ávila 1 de dezembro de 2016 at 14:39 - Reply

      Oi Wilson. Na página do CETIP Certifica não aparece a Sofisa na lista de instituições que usa o Cetip Certifica. Veja em https://www.cetip.com.br/cetipcertifica

      • Douglas 16 de fevereiro de 2017 at 13:53 - Reply

        Mas o curioso é o nome do banco Sofisa aparece ao digitar no campo “Código da Instituição” na hora de cadastrar o login.

  12. Heisemberg 1 de dezembro de 2016 at 12:04 - Reply

    Olá Leandro,

    Tenho CDB’s e LCI no Intermedium e ao fazer a consulta na CETIP, observei que o banco não fez o registro. Segundo o Intermedium, esse registro é obrigatório apenas para as corretoras. Essa informação procede?

  13. Adriano 1 de dezembro de 2016 at 12:05 - Reply

    Alguém tem LCI no banco Intermedium e conseguiu consultar? O banco me disse que registra mas parece que ainda não sabia que esse projeto da CETIP estava online. No meu caso não aparece.

  14. Edmar 1 de dezembro de 2016 at 12:18 - Reply

    Boa Tarde Leandro… Eu tenho aplicacoes no Tesouro Direto, nesse caso nao fica registrado na CETIP (por ser titulo publico) ?

    Se minhas aplicacoes no Tesouro Direto estiverem registradas no site https://tesourodireto.bmfbovespa.com.br/PortalInvestidor/login.aspx posso ficar tranquilo?

    Obrigado…

    Abracos

    • Leandro Ávila 1 de dezembro de 2016 at 14:41 - Reply

      Oi Edmar. Os títulos públicos qu evocê compra no Tesouro Direto ficam custodiados na BM&FBOVESPA. Dessa forma, elas devem aparecer neste endereço que você indicou.

  15. Jair 1 de dezembro de 2016 at 12:29 - Reply

    Boa tarde! Tenho um quantidade X de LCI aplicados no Intermedium mas não aparece no extrato da CETIP!

    • Leandro Ávila 1 de dezembro de 2016 at 14:42 - Reply

      Oi Jair, é o mesmo caso de outro leitor que acabo de responder.

  16. Sol 1 de dezembro de 2016 at 12:30 - Reply

    Ótima dica, Leandro!

    Estou começando agora a me aventurar por esse maravilhoso mundo dos investimentos! De tudo que vi e li pela internet, nessa área de educação financeira, você é o melhor, o CARA 🙂

    Fiz meu primeiro investimento em CDB dia 25/11/16 pela corretora RICO, mas consultando hoje no site da CETIP, consta todos os meus dados, mas não consta nenhum investimento. Na verdade, consta: “não há dados para o período consultado”.

    Pedi orientação via chat da corretora, e a mensagem automática de retorno foi que todo 5º dia útil de cada mês será enviado o extrato da Cetip para meu e-mail.

    Estou com uma pulga atrás da orelha, mas vou aguardar o 5º dia útil.

    Só queria registrar essa inconsistência de informação da corretora Rico, para que fique disponível para todos os leitores desse seu maravilhoso site!

    Vida longa ao clubedospoupadores!

    Obrigada, Leandro.

    • Leandro Ávila 1 de dezembro de 2016 at 14:44 - Reply

      Oi Sol. Observe no artigo onde mostro que assim que você entra no extrato só vão aparecer investimentos de valor mobiliário como debêntures, CRI, CRA, etc. Você tem que apertar em um botão de “outros investimentos” para ver CDB, LCI, LCA etc. Veja se não foi isso que ocorreu. Provavelmente a funcionária(o) que te respondeu ainda não sabe que a CETIP liberou o extrato no site deles e que não será mais necessário acessar o PDF no site da corretora.

  17. Priscila P. 1 de dezembro de 2016 at 12:54 - Reply

    Olá Leandro,

    Eu tentei me cadastrar seguindo os passos de está dizendo “não encontrado” para o CPF. Será que mesmo assim posso confiar se meus investimentos foram depositados?

    • Leandro Ávila 1 de dezembro de 2016 at 14:44 - Reply

      Oi Priscila. Se você investiu através de uma corretora que usa o CETIP Certifica (e que aparece na lista da página https://www.cetip.com.br/cetipcertifica) entre em contato com a corretora para ver por qual motivo seus investimentos não aparecem na cetip.

  18. oRiquinho 1 de dezembro de 2016 at 12:59 - Reply

    Vale lembrar que a CETIP é uma das poucas empresas “corporate” do Brasil. Ou seja, não existe uma empresa ou governo dono da cetip, todas suas ações são negociadas em bolsa e senão me engano é possível adquirir no máximo 30% da companhia, evitando assim que a empresa tome decisões baseadas em favor de alguma empresa ou governo específicos. Esse foi um dos pontos críticos na fusão entre BMFBovespa e Cetip pois o conselho administrativo não queria que a empresa ficasse “refém” de outra empresa.

    • Leandro Ávila 1 de dezembro de 2016 at 14:46 - Reply

      Olá, é verdade, CETIP está listada na bolsa de valores e qualquer um pode se tornar sócio da CETIP comprando suas ações.

  19. Alex 1 de dezembro de 2016 at 13:32 - Reply

    Bom dia Leandro. Você sabe alguma coisa sobre a CETIP do Banco Intermedium? Eles dizem na propaganda deles que eles registram os investimentos na CETIP. Fiz uma LCI com eles, porém fui checar agora no site da CETIP e tem nada registrado (já faz quase 1 mês que fiz esta LCI). Entrei em contato com eles através do chat no site deles e perguntei se tem algum site externo que eu posso checar que eles de fato registraram a minha LCI e eles disseram que não existe. Isto é comum não ter como checar se eles de fato registraram a minha LCI?

  20. Alex Campos 1 de dezembro de 2016 at 13:58 - Reply

    Boa tarde Leandro, não tenho certeza já publicou algum artigo sobre as corretoras. Tenho pouco conhecimento sobre elas e muitas dúvidas também kkk. Por exemplo como é o funcionamento e taxas delas, bem com se há um ranking das mais confiáveis… caso não tenha publicado fica como sugestão.

  21. Domingos 1 de dezembro de 2016 at 13:59 - Reply

    Boa tarde Leandro, desculpe ser repetitivo sobre ter 2 cadastro no CEI.
    Tenho TD e ações na EASY, fiz o cadastro e deu certo.
    Tenho LCI na caixa, não consigo fazer novo cadastro.
    Consultei DUVIDAS CEI e diz que esta tudo concentrado em um so login.
    As LCIs não aparecem no site da CEI?
    Obrigado!

    • Leandro Ávila 1 de dezembro de 2016 at 14:54 - Reply

      Oi Domingos. CEI é da BM&FBOVESPA em https://cei.bmfbovespa.com.br onde você pode ver aquilo que está custodiado com eles. É o caso das suas ações e títulos comprados pelo Tesouro Direto. Na CETIP você pode consultar LCI que foram registradas lá na CETIP. A Caixa não aparece na lista de bancos que fazem uso da Cetip Certifica como pode ver em https://www.cetip.com.br/cetipcertifica

  22. Guilherme 1 de dezembro de 2016 at 14:05 - Reply

    Olá Leandro, ótimo texto!

    Tenho um investimento feito ainda este ano em uma LCI no Banco do Brasil (e estou estudando para mudar para uma corretora). Contudo, o CETIP diz que “CPF não encontrado”. Será que o Banco do Brasil não registra o investimento na CETIP?

    • Leandro Ávila 1 de dezembro de 2016 at 14:55 - Reply

      Oi Guilherme, normalmente são as corretoras que fazem uso da CETIP para registrar investimentos que elas cobram em seu nome.

  23. Dema 1 de dezembro de 2016 at 14:46 - Reply

    Boa tarde sr. Leandro. Possuo investimento em um dos primeiros Bco on line, e seus balanços mostram lucro.
    Me informaram que as aplicações estão registradas por CPF na CETIP, mas não mantem contrato com a CETIP para disponibilidade on line por CPF.
    Tenho as Notas de Negociação do Banco informando Local de custodia CETIP 21.
    Acredito que a medida seja para redução de despesas, e numa eventualidade acho que não teria muitos problemas. O que me diz?

    • Leandro Ávila 1 de dezembro de 2016 at 14:57 - Reply

      Oi Dema, provavelmente não fazem uso do serviço chamado CETIP Certifica. As instituições que participam aparecem em https://www.cetip.com.br/cetipcertifica Esse serviço se torna mais importante quando você investe através de uma corretora em um banco (sem ser cliente do banco).

  24. Harris 1 de dezembro de 2016 at 14:58 - Reply

    Leandro, que artigo simples, claro e fantástico! Sempre aprendendo com você. Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Grande abraço, Harris.

  25. Jhon 1 de dezembro de 2016 at 15:35 - Reply

    parabens pelo artigo Leandro!!!

  26. Fernando 1 de dezembro de 2016 at 16:04 - Reply

    Olá; se está na BMF & BOVESPA já não é suficiente para dar-nos segurança? Pois eu consulto tudo pelo CEI, eu consigo dentro dele visualizer, debêntures, Tesouro Direto e as ações.

    • Leandro Ávila 1 de dezembro de 2016 at 16:17 - Reply

      Oi Fernando. No CEI não vai aparecer os investimentos que você fez em CDB, LCI, LCA, LCA, COE e alguns outros.

  27. Paulo 1 de dezembro de 2016 at 18:47 - Reply

    Caro Leandro, minhas aplicações atualmente estão todas no Tesouro Direto. Ao tentar acessar o CETIP pela primeira vez, retornou a informação de que meu CPF não havia sido encontrado. Será que é porque não tenho e nem nunca apliquei em CDBs, LCIs ou LCAs?? Ou já devo ficar apreensivo??

    • Leandro Ávila 23 de dezembro de 2016 at 18:26 - Reply

      Oi Paulo. Seus investimentos no Tesouro Direto não vão aparecer no site da CETIP. Se você não tem títulos privados como CDB, LCI, LCA, debêntures, etc, e não usa uma corretora que registra as operações na CETIP é natural que você não consiga acessar nada relacionado ao seu CPF.

  28. Rosana 2 de dezembro de 2016 at 7:26 - Reply

    Leandro,

    Muito bom seu post, ficou bem didático.
    O registro na Cetip proporciona uma segurança a mais, ainda mais quando a corretora está operando no vermelho.

    Abraços,
    Rosana

  29. Carlos Bregalda 2 de dezembro de 2016 at 10:44 - Reply

    Leandro, suas matérias são excelentes. Cada vez aprendo mais lendo seus artigos, parabéns! Gostaria de saber sua opinião: tenho conta na easynvest e também queria ter conta em outra corretora, de preferencia que tenha conta Bradesco. Você indicaria alguma? Muito obrigado.

    • Leandro Ávila 26 de dezembro de 2016 at 18:23 - Reply

      Oi Carlos. Eu prefiro não fazer recomendações sobre corretoras, pois fica parecendo que estou fazendo propaganda. Tenho um artigo onde ensino a escolher corretoras, visite.

  30. Bruno 2 de dezembro de 2016 at 13:52 - Reply

    Oi Leandro,
    Parabéns pelo trabalho no site ajudando sempre muito.
    Eu estava faz um tempo lendo a sobre a CETIP.
    Uma dúvida que fiquei é que tenho investimentos em LCA pelo BB. Eu vi que o BB não é uma das instituições que registra no CETIP. Fiquei com uma dúvida: apenas as corretoras registram na CETIP, os bancos grandes não registram?.
    Estou estudando e aprendendo para poder investir em outros lugares que não sejam apenas em grandes instituições com taxas maiores

    • Leandro Ávila 26 de dezembro de 2016 at 18:21 - Reply

      Oi Bruno. O comprovante que o banco emite e o seu extrato já seria a comprovação de que a operação foi feita. A utilidade do registro é garantir que a corretora que você utiliza fez o investimento que você solicitou em um banco onde você não é cliente.

  31. Gustavo 2 de dezembro de 2016 at 21:58 - Reply

    Valeu mestre. Abs.

  32. Silas 3 de dezembro de 2016 at 10:54 - Reply

    Oi, Leandro. Parabéns pelo artigo. Comprei um cdb de um banco através de uma corretora. Como posso ter certeza de que esse banco está sabendo dessa compra? Você disse que a corretora registra esse título na cetip no meu nome e isso é verdade, pois já consultei. Mas como saber se o banco está sabendo desse registro? Será que tem o risco de o banco, no momento do vencimento, alegar que nunca foi informado dessa transação que fiz com a corretora e esta registrou na cetip?

    • Leandro Ávila 26 de dezembro de 2016 at 18:19 - Reply

      Oi Silas. A CETIP só vai realizar o registro se ela identificar que a operação foi realmente feita. A utilidade do registro é exatamente essa. Pelo que entendo a corretora não conseguiria mentir que fez uma operação dessas para a CETIP.

  33. Samara 5 de dezembro de 2016 at 8:31 - Reply

    Bom dia Leandro, as corretoras exigem que o depósito bancário seja feito apenas pelo titular do CPF, mas o processo inverso ocorre da mesma forma tmb? Apenas em uma conta vinculada ao meu CPF?
    Acredito que essa seria a forma mais segura, já que alguém pode invadir minha conta na corretora e altarar os meu dados bancários e cadastrar dados de terceiros para solicitar o resgate.

    • Leandro Ávila 26 de dezembro de 2016 at 18:18 - Reply

      Oi Samara. Creio que só você pode enviar dinheiro para sua conta na corretora e só você pode receber esse dinheiro. Sempre que transferi recursos usei minha conta.

  34. Abelardo Ladeia Filho 5 de dezembro de 2016 at 14:47 - Reply

    Leandro, graças a Deus temos vc para nos orientar no tocante a investimentos financeiros. obrigado e parabéns por essa materia. Agora tenho uma dúvida e gostaria que me esclarecesse: Para acessar meus investimentos feitos através de Corretora e confirmados junto a CETIP , suas explicações foram muito claras. Agora tenho uma dúvida: Tenho um CDB no Banco Mercantil do Brasil SA e uma LCA no Banco Safra SA.(foram investimentos feitos sem a intermediação de Corretoras). Como fazer se esses investimentos estão certificados junto a CETIP? Eu tenho de ter um cadastro e uma e uma senha para acessar a CETIP de cada Banco? Antecipadamente agradeço, Abelardo

    • Leandro Ávila 26 de dezembro de 2016 at 18:16 - Reply

      Oi Abelardo. Se você é cliente desses bancos e fez o investimento por eles, acho que você não verá esses investimentos na CETIP. Já se o investimento fosse feito através de uma corretora que faz registro, você veria os investimentos lá.

  35. João Silva 6 de dezembro de 2016 at 7:21 - Reply

    Ótimo artigo Leandro,concerteza muitos leitores se beneficiará com esse Post!

    Eu tenho uma duvida é acredito que você pode esclarecer com todo seu grau de conhecimento…rs’

    Atualmente tenho conta na easynvest uso para aplicar em RF, porém a alguns dias abrir conta na XP, um fato curioso é que no momento da compra de título públicos, não aparece a XP como opção, o que pode ser ? Abs

    att João

    • Leandro Ávila 26 de dezembro de 2016 at 18:14 - Reply

      Oi João, acho que você deve habilitar o investimento em títulos públicos. Se não me engano isso é uma opção que aparece dentro da área da sua conta. Recomendo que entre em contato com eles para tirar essa dúvida.

  36. Luiz Cláudio Trevizam 7 de dezembro de 2016 at 8:04 - Reply

    Estou tentando inserir minha primeira senha, na CETIP, digitando o CPF mas dá erro (CPF não encontrado. Há alguma outra forma de criar primeira senha? Lembro que minha corretora é a CLEAR.

    • Leandro Ávila 26 de dezembro de 2016 at 18:13 - Reply

      Oi Luiz, acho que você deve entrar em contato com a corretora.

  37. Milena 7 de dezembro de 2016 at 20:17 - Reply

    Olá, Leandro,

    Tenho conta no banco Daycoval, onde invisto em LCI/LCA. Contudo quanto acesso o site pelo investimento da CETIP não consta meu CPF, “CPF não encontrado”. Qual a leitura que devo fazer?

    Grata pela atenção.

    • Leandro Ávila 26 de dezembro de 2016 at 18:13 - Reply

      Oi Milena. Se você tivesse investido neste LCI e LCA deste banco através de uma corretora que registra na CETIP, faria sentido encontrar os produtos registrados lá. Quando você é cliente do banco que emite o título pode ser que você não encontre nenhum registro lá. A comprovação de que você fez o investimento é o comprovante emitido pelo próprio banco e seus extratos.

      • ROBERTO CARLOS 1 de janeiro de 2017 at 1:45 - Reply

        A solicitação da nota de negociação do título adquirido é uma garantia pro investidor,no que tange a bancos?

        • Leandro Ávila 7 de janeiro de 2017 at 6:06 - Reply

          Sim, comprova que você fez o investimento e que ele é seu.

  38. Jullian Michel 8 de dezembro de 2016 at 9:44 - Reply

    Prezado Leandro,

    Será que com a aprovação da reforma da previdência os juros dos títulos públicos tendem a baixar? Já que os investidores terão mais confiança no Brasil, o prêmio de risco talvez caia. Vejo como uma oportunidade de compra de títulos antes de um início de queda.

    • Leandro Ávila 26 de dezembro de 2016 at 18:11 - Reply

      Oi Jullian. Se as expectativas sobre o futuro da economia melhorarem os juros devem cair. Se alguma coisa acontecer e as expectativas piorarem os juros voltam a subir. Até o resultado das pesquisas das próximas eleições podem interferir. O mercado avalia o risco a cada segundo.

  39. Thiago 8 de dezembro de 2016 at 11:31 - Reply

    Onde os fundos entram nessa discussão? Tem em algum lugar onde tenha esses certificados como o CETIP e o CEI?

    • Leandro Ávila 26 de dezembro de 2016 at 18:10 - Reply

      Oi Thiago. Os fundos não tem relação com essa discussão. Se você investir em fundos através de um banco ou de uma corretora, as informações são prestadas por esses agentes. Alguns fundos se comunicam com seus participantes através dos correios.

  40. Roberto Oliveira 8 de dezembro de 2016 at 16:01 - Reply

    Olá Leandro. Conheci seu site recentemente e com um artigo que li não pensei duas vezes em me inscrever para receber, por e-mail, suas atualizações. Já estou pensando em fazer um dos cursos sobre tesouro direto que você indica aqui no site. Parabéns!! Você tem a essência de professor: sabe falar e ensinar algo de forma que entendamos com facilidade. Lendo aqui o artigo “Como investir em NTN-B: Dicas, Riscos, Taxas e Rentabilidade…”, fiquei pensando: existe uma vantagem se eu investir em um título que paga juros semestrais e, reinvestir semestralmente esses juros? Digo isso, porque fiz uma simulação desse tipo com um título prefixado. Simulei receber o rendimento somente no seu vencimento e depois simulei receber os rendimentos semestralmente e reinvestir esses rendimentos e vi que nessa segunda opção eu tive, no vencimento do título, um montante líquido bem maior… O que você acha? Sei que o comentário não tem a ver com o assunto CETIP, porém como o artigo é antigo e o ultimo comentário que vi é de 2015, preferi comentar nesse artigo mais recente. Parabéns pelo site…….

    • Leandro Ávila 26 de dezembro de 2016 at 18:09 - Reply

      Oi Roberto. Existe uma forte desvantagem que é pagar imposto de renda sobre os rendimentos a cada 6 meses. A vantagem que poderia existir seria ter acesso ao dinheiro a cada 6 meses. Se você precisa do dinheiro ter acesso a ele faz sentido, se você não vai precisar do dinheiro, ter acesso a ele pagando imposto de renda a cada 6 meses não faz sentido. Se faz parte da sua estratégia ter acesso aos juros para reinvestir e você entende que isso vai gerar um custo, então faz sentido.

  41. Wallace 8 de dezembro de 2016 at 21:01 - Reply

    Sobre o Banco Intermedium e CETIP. Conheço uma pessoa que trabalha no Intermedium, e ela me disse que até o fim deste ano, os investimentos em CDB e outros mais já estarão aparacendo para quem consultar a CETIP. Já sobre se o Intermedium aderirá ao CETIPcertifica, a pessoa não me forneceu a informação.

  42. LINELSON Y CASTRO 11 de dezembro de 2016 at 16:08 - Reply

    Alguém conseguiu da Caruana?

    Esta financeira tem o selo Cetip Certifica.

  43. Marcel 11 de dezembro de 2016 at 16:25 - Reply

    Leandro, na aba de outros investimentos o que significa o número que aparece na coluna disponível do CDB? O meu aparece um número 103 e não conseguir ver a relação desse número com o valor coloquei junto a corretora, aliás só vi que tenho registrado o CDB junto a corretora, mas vi o valor em R$ dele. É normal isso?

    • Leandro Ávila 26 de dezembro de 2016 at 18:06 - Reply

      Oi Marcel. Significa que você comprou 103 CDBs. O extrato não diz o valor do CDB, ele apenas diz quantos títulos você tem daquele mesmo tipo de CDB.

  44. Abelardo 16 de dezembro de 2016 at 14:43 - Reply

    Leandro, no tocante a investimento estou sempre seguindo suas orientações, daí gostaria que vc me esclarecesse o seguinte: Tenho uma aplicação (CDB) no Banco Mercantil do Brasil (sem a intermediação de corretora) num valor aproximadamente de 200.000,00 mil reais. O gerente me garantio que essa aplicação está devidamente registrada na CETIP. Aí eu lhe pergunto: Através do site da CETIP eu consigo confirmar esse registro? Antecipadamente eu agradeço, Abelardo

    • Leandro Ávila 26 de dezembro de 2016 at 18:03 - Reply

      Oi Abelardo. Não tenho como saber se o Banco Mercantil faz o registro ou não. Normalmente esse registro é feito pelas corretoras, quando você investe através das corretoras em títulos emitidos por bancos onde você não é cliente.

  45. thiago ramos 22 de dezembro de 2016 at 16:15 - Reply

    Leandro, estou começando a investir agora, pretendo investir em LCI, qual corretora vc me indica?

  46. Leonardo 29 de dezembro de 2016 at 0:01 - Reply

    Leandro, se o investimento for feito direto com a instituição bancária é possível analisar o feito na Cetip?
    Ou a Cetip é só para investimento realizado através de corretoras?

    • Leandro Ávila 7 de janeiro de 2017 at 6:07 - Reply

      Oi Leonardo, normalmente o banco não registra quando você é cliente do banco. Eu mesmo tenho investimentos em um banco onde tenho conta e eles não aparecem na CETIP. Já os investimentos que fiz através de corretora em bancos onde não tenho conta, aparecem no sistema e me dão uma prova de que a corretora realmente fez o investimento que pedi e que está no meu nome.

  47. Luiz Eduardo 16 de janeiro de 2017 at 16:04 - Reply

    Ola Leandro!

    Sabe me dizer porque toda vez que clico em gerar senha não reconhece meu CPF..obrigado

    • Leandro Ávila 2 de fevereiro de 2017 at 16:07 - Reply

      Oi Luiz, não sei informar. Você deve entrar em contato com sua corretora ou banco.

  48. Alan 23 de janeiro de 2017 at 13:00 - Reply

    Olá Leandro, por acaso a negociação de debêntures para pessoas físicas só pode ocorrer utilizando uma corretora? diretamente pelo cetip trader não é possível?

    As corretoras cobram spread de 1% em média

  49. Marcio 30 de janeiro de 2017 at 10:17 - Reply

    Olá. Fiz uma aplicação no dia 26 de janeiro de 2017 numa corretora cadstrada no cetip. quanto tempo leva para este certificado ser disponibilizado? hj, 30 de janeiro ainda não aparece nada .Obrigado

    • Leandro Ávila 2 de fevereiro de 2017 at 16:06 - Reply

      Oi Marcio. Creio que não apareça imediatamente depois do investimento.

  50. André 30 de janeiro de 2017 at 20:27 - Reply

    Olá, Leonardo

    Cobrei o registro na Cetip por uma corretora (Easy), e eles me disseram que só aparece no site da Cetip no terceiro dia útil do mes subsequente a aplicação. Como vi aqui que o registro deve aparecer no dia seguinte no site da Cetip, fiquei na dúvida. Devo cobrar a corretora para que apareça imediatamente o registro no site da Cetip? Ou só mesmo no começo do mes seguinte? É o meu primeiro acesso….

    Grato e parabéns pelo site, está sendo muito útil pra mim!

    • Leandro Ávila 2 de fevereiro de 2017 at 16:06 - Reply

      Oi André. Não sei dizer se é imediato, mas acho que você não precisa se preocupar.

  51. henrique 1 de fevereiro de 2017 at 7:46 - Reply

    Olá Leandro! Semana passada realizei meu primeiro investimento ( tesouro direto), pela corretora Rico. Porém ao seguir os passos do artigo, no meu primeiro acesso ao CETIP, após preencher meu cpf, apareceu “cadastro não encontrado”. O que fazer?

    • Leandro Ávila 2 de fevereiro de 2017 at 16:05 - Reply

      Oi Henrique. Você só encontrará títulos privados na CETIP (CDB, LCI, LCA, debêntures, etc). Os títulos públicos do Tesouro Direto vão aparecer no site tesourodireto.bmfbovespa.com.br/PortalInvestidor/

      • henrique 3 de fevereiro de 2017 at 8:22 - Reply

        Erro de iniciante…. Obrigado pelo esclarecimento! Abraços

  52. Marco Lanza 25 de março de 2017 at 19:51 - Reply

    Me ajudou muito!!! OBRIGADO!

  53. Jenni 4 de abril de 2017 at 13:41 - Reply

    Boa Tarde Leandro!

    Gostaria de tirar uma dúvida: somente é possível acessar a minha conta digitando o meu CPF no site da CETIP após comprar um CDB,LCI ou LCA ?!
    Digo isto pois ainda não comprei, mas irei comprar,no entanto quando digitei o meu CPF apareceu a mensagem “Não encontrado”. Tenho conta em uma corretora que possui o selo da CETIP.

    Abraços!

    • Leandro Ávila 17 de abril de 2017 at 13:19 - Reply

      Oi Jenni. Se você não tem qualquer investimento não será possível acessar qualquer conteúdo.

  54. Odecio Pires de Moraes 17 de abril de 2017 at 11:19 - Reply

    Parabens Leandro pelos esclarecimentos.!
    Gostaria de saber se o banco é obrigado a fornecer a Nota de negociação de CDB quando solicitada,
    Gostaria de saber também se os extratos mensais emitidos pelo banco são provas de meu investimento
    junto ao FGC!

    • Leandro Ávila 17 de abril de 2017 at 13:18 - Reply

      Oi Odecio. Se você investe através de corretoras essas notas são enviadas, normalmente por e-mail. Se você investe através do próprio banco que emite o CDB basta ter os extratos.

Leave A Comment

Share this

Compartilhe com um amigo