Fiz algumas comparações entre o desempenho histórico de fundos de investimento multimercado, fundo de ações, fundo cambial, fundos DI e de Renda Fixa com o objetivo de observar o comportamento desses fundos no longo prazo. Para isso utilizei a “Séries de índices de fundos de investimento” criada pelo Insper.

Eles desenvolveram cinco índices de fundos abertos de investimento. A ideia era permitir a análise de desempenho de fundos, rentabilidades médias, volatilidades e comparar as categorias de fundos. Cada índice representa o valor de uma carteira, e cada carteira é formada pelos 10-20 maiores fundos por patrimônio líquido em cada categoria. O índice disponível no site do Insper vai do dia 10/01/2001 até 30/04/2014. Você pode baixar a planilha original aqui clicando em “Séries de índices de fundos de investimento” no topo do texto de apresentação.

Mesmo sem os dados dos últimos anos, são mais de 12 anos de informações que permitem fazer uma boa comparação e observar o comportamento dos cinco tipos de fundo durante um forte crescimento econômico, uma forte crise internacional e o início da crise mais grave que o país já viveu na economia.

No gráfico acima temos o desempenho do índice de fundos cambiais (azul) e de ações (vermelho) de 2001 até 2014.  É interessante observar que existe uma simetria inversa, ou seja, quando os fundos de ações estão com suas cotas em alta, os fundos cambiais estão em baixa.

No gráfico acima temos a comparação com o desempenho dos fundos multimercado. Nesse tipo de fundo o gestor pode investir em renda fixa e renda variável em proporções e com estratégicas que variam muito de fundo para fundo.

No gráfico acima temos a comparação entre todos os tipos de fundo. Podemos observar uma piora nos resultados dos fundos multimercado a partir de 2013. Em 2014 o índice multimercado ficou próximo ao do índice renda fixa. Vale lembrar que as taxas administrativas cobradas pelos fundos multimercado costumam ser bem elevadas quando comparamos com os fundos de renda fixa.

Também é importante observar que os fundos de ações costumam ter o objetivo de replicar o desempenho do índice Bovespa. Esse índice mede o desempenho das ações mais negociadas na bolsa. O problema é que nem sempre as ações mais negociadas são as ações de boas empresas que registraram bom desempenho no mesmo período.

Vou deixar aqui a planilha com o gráfico que criei para que você possa fazer os seus estudos.

Baixar Planilha