A rentabilidade da Poupança na Caixa Econômica, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander e nos demais bancos é sempre a mesma. Desta forma não faz muito sentido procurar o banco que oferece a poupança com melhor rentabilidade.

A poupança sempre rende 0,5% ao mês + TR que é a Taxa Referencial de Juros. Isto equivale a 6,17% ao ano + TR.

Esta rentabilidade fixa de 0,5% só entra em vigor quando a Taxa Selic determinada pelo Banco Central é superior a 8,5%. Quando a Taxa Selic é igual ou inferior a 8,5% ao ano a rentabilidade da poupança passa automaticamente a ser equivalente a 70% da taxa Selic + TR. Esta nova regra, que deixa a rentabilidade da poupança vinculada a taxa Selic, vale para depósitos feitos depois de 04 de maio de 2012.

Os depósitos realizados antes do dia 04 de maio de 2012 não sofrem nenhuma alteração e tem garantido o rendimento fixo de 0,5% ao mês + TR, pelo tempo que forem mantidos em poupança.

Quanto menor for a taxa Selic nos próximos anos, menor será a rentabilidade da poupança.

A menor taxa Selic que o Brasil já teve foi de 7,25% ao ano entre parte de 2012 e 2013. Foi justamente por isso que o governo da época mudou a regra da poupança. Fiz uma tabela que mostra o que seria esses 70% da taxa Selic entre valores de 8,50% até 0%. Você deve ler a tabela abaixo da seguinte forma. Imagine que a taxa Selic chegou aos 7,25% como ocorreu no passado. Na tabela é possível observar que a poupança renderia apenas 5,08% ao ano. Se você converter essa taxa anual para uma taxa mensal, visitando aqui, verá que a poupança renderá 0,4138% ao mês + TR.

 

Existem muitos outros investimentos, tão seguros quanto a poupança, que oferecem taxas de juros maiores. O problema é que para os bancos é melhor que você mantenha o seu dinheiro na poupança ou investimentos onde eles irão pagar pouco pelo seu dinheiro. O seu pouco conhecimento sobre o mundo dos investimentos acaba se transformando em uma ótima oportunidade de negócios para os bancos, que conseguem captar recursos pagando juros baixos em troca.

Aqui no Clube dos Poupadores existem muitos artigos gratuitos sobre os mais diversos tipos de investimentos oferecidos pelos bancos, corretoras e pelo próprio governo (Títulos Públicos). Basta navegar pelas diversas opções que temos no menu superior. Você também encontrará livros sobre educação financeira e investimentos além de cursos que eu recomendo. Esses materiais podem acelerar muito o seu aprendizado com tudo aquilo que precisa saber para se tornar um pequeno investidor.

Escolha uma das opções abaixo