Rendimento da Poupança

Neste artigo você vai entender como é definido o rendimento da poupança. Não importa se você possui poupança da Caixa Econômica, Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco, ou em qualquer outro banco. A rentabilidade é sempre a mesma e a regra vale para todos os bancos que oferecem caderneta de poupança.

Na verdade você não recebe apenas uma remuneração na sua poupança. São duas remunerações diferentes.

  • I – a remuneração básica, dada pela Taxa Referencial – TR, e
  • II – a remuneração adicional, correspondente a:
    • a) 0,5% ao mês que equivale a 6,17% ao ano, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for superior a 8,5%; ou
    • b) 70% da meta da taxa Selic ao ano, mensalizada, vigente na data de início do período de rendimento, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for igual ou inferior a 8,5%.

Desta forma é necessário conhecer qual é a Taxa Selic atual para saber como a sua poupança será rentabilidade no mês atual. Use o nosso Simulador da Poupança clicando aqui e faça simulações de quanto você terá no futuro aplicado na poupança se começar a investir agora. Também temos uma ferramenta online que permite corrigir qualquer valor em dinheiro investido nos anos passados com a rentabilidade passada da poupança. Descubra quanto você teria hoje se tivesse investido na poupança nos anos anteriores.

Rentabilidade Diária da Poupança Taxa Selic Simulador de Poupança

Curiosidade: O que os bancos fazem o dinheiro da poupança das pessoas?

Curiosidade: A regra do BC prevê que os bancos destinem 65% dos depósitos da caderneta para financiamentos, que precisam estar divididos em 80% para imóveis até R$ 650 mil e até 20% para imóveis acima desse valor. O restante da poupança é distribuído em 20% para depósito compulsório (remunerado à Selic), 10% para um compulsório adicional (corrigido pela TR), e 5% de livre aplicação pelos bancos. Como você pode ver, a sua poupança é uma fonte barata de dinheiro para o governo e bancos. Por esse motivo é o investimento com uma das piores remunerações, ou seja, com as menores taxas de juros. Existem muitos outros tipos de investimento que os bancos e o mercado financeiro oferecem, mas são desconhecidos pela maioria das pessoas. Recomendo que você leia esses livros (clique aqui) e aprenda a investir o seu dinheiro para garantir rentabilidades maiores.

Leave A Comment

Compartilhe com um amigo