Um leitor do Clube dos Poupadores largou o emprego, vendeu tudo que tinha, entrou no carro com a companheira e foi dar a volta ao redor do mundo. Parece ficção, mas a história que você conhecerá agora é real e mostra o que qualquer pessoa pode fazer quando planeja e controla suas finanças pessoais.

A tão falada independência financeira nada mais é do que a liberdade plena de fazer o que você quiser com o seu tempo. Significa se libertar do entediante ciclo de trabalho -> salário -> consumo -> trabalho -> salário – consumo -> trabalho -> salário -> consumo…

Independência financeira não significa ficar rico, comprar um carro importado, viajar na primeira classe em voos internacionais, beber vinhos caros e se hospedar em hotéis de luxo. Isto é dependência financeira e não independência. O dinheiro pode escravizar ou libertar. Escraviza quando você se vicia nas coisas que ele compra. Liberta quando você usa o dinheiro para fazer o que você gosta, melhorando sua qualidade de vida. Passamos a vida toda recebendo ordens e ajudando a construir o sonho dos nossos patrões em troca de um salário no final do mês.

Quando você se livra de determinadas crenças e maus hábitos financeiros, percebe que precisa de muito menos do que imaginava para ser plenamente feliz. É libertador quando você percebe que as coisas que o dinheiro pode comprar, são apenas coisas… e todas, um dia, acabarão no lixo, quebradas ou esquecidas. Somente suas experiências, os momentos e o conhecimento que o dinheiro te ajuda a adquirir, realmente ficam para sempre em você, esta é a verdadeira riqueza. Esta riqueza ninguém tira, nem a morte leva.

Vamos conhecer nossos amigos leitores Renan Baptista e Paula Guimarães:

Renan Baptista: Nasci em Araçatuba e fui criado em Três Lagoas, MS. Na adolescência, percebi que viajar faz bem, só que naquela época o único jeito de viajar era pulando de cidade em cidade jogando pelos times de basquete por onde passei. Batalhei desde cedo (1), e mudei meu foco (2) de jogador para tecnologia. Montei uma empresa (3) de informática e fui para a faculdade (4), até parar em São Paulo com o sonho de ser um executivo (5) e acumular bens. Atingi algumas metas e consegui isso trabalhando em grandes empresas, algumas delas multinacionais, como por último a IBM. Só que achei difícil conciliar tudo isso com minha grande paixão: acampar e viajar com amigos e família. Minha jornada até aqui provou que a felicidade está nas coisas simples da vida, na capacidade de se reinventar e no poder do senso de comunidade. Dar a volta ao mundo é um grande marco na minha vida, é o meu maior desafio.

O que podemos aprender com o depoimento do Renan? Marquei partes importantes do depoimento, numerei e comentei logo abaixo:

1) “Batalhei desde cedo”: Você que é jovem não pode perder tempo. O seu futuro depende do que você vai começar a fazer agora. Pare de se lamentar e comece já.

2) “Mudei meu foco”:  Você precisa escolher um alvo, precisa focar seus esforços em um caminho. Se perceber que o caminho estava errado, mude!

3) “Montei uma empresa”: Pense na possibilidade de empreender. Desenvolva as características de um empreendedor na sua vida. Não se conforme com seu salário atual e não se conforme com seu emprego. Pense na possibilidade de transformar suas paixões em um negócio. Transforme o que os outros chamam de trabalho em uma diversão.

4) “Fui para a faculdade”: O seu sucesso financeiro depende do seu nível de instrução. Antes de investir em qualquer coisa, invista na sua educação. Sem educação, nos dias de hoje, é muito difícil gerar renda que permita poupar e investir para realizar sonhos. O preço do seu tempo depende do que você sabe fazer a cada 1 hora trabalhada. Valorize o tempo que você vende para o mercado de trabalho. Nunca é tarde para começar a investir na sua educação. Não existe melhor investimento do que investir em você mesmo. O retorno é garantido e vitalício.

5) “Sonho de ser executivo”: Você precisa sonhar grande. A sua mente te conduz para aquilo que você sonha e realmente deseja. Já que sonhar é de graça, sonhe com algo realmente grande e foque no que você deseja. Cada um tem um sonho, um deseja ser um grande executivo, outro deseja ser um importante professor e outro pode sonhar ser um grande empresário, padre, político, jogador de futebol. O importante é sonhar ser o melhor.

6) “Acumular bens”: Gastar dinheiro é o inverso de acumular bens. Gaste menos e invista mais. A sua riqueza financeira se mede com o balanço do seu patrimônio. Sua pobreza se constrói com dívidas, financiamentos, empréstimos e cartões de crédito com pagamentos atrasados. Construa seu patrimônio e dependa menos do salário mensal e mais das suas fontes de renda passiva.

7) “Conciliar tudo isso com uma paixão”: A independência financeira tem um objetivo. E este objetivo não é comprar carrões ou mansões. No dia que você conseguir acumular patrimônio suficiente para isto, perceberá que a felicidade não estará lá. Ter tempo livre para fazer aquilo que se gosta, sem depender da venda do tempo em troca de salário é a maior das riquezas. Permitir-se fazer só aquilo que você gosta.

8) “A felicidade está nas coisas simples da vida”: Todas as pessoas precisam de muito menos para serem felizes. Não precisa se tornar um executivo rico e bem sucedido para perceber as coisas que realmente tem valor.

Agora vamos conhecer a Paula Guimarães:

Paula Guimarães: “Foi em Ilha Solteira, onde nasci, que participei das melhores brincadeiras de criança, mas foi São Paulo que exigiu o melhor de mim. Tenho 28 anos, sou formada em Relações Públicas pela Cásper Líbero e trabalhei na área de Marketing e Promoção de Eventos de algumas empresas em São Paulo. Morei na Irlanda e errei muitos pedidos de clientes enquanto trabalhei como garçonete de um pub. Como boa mão-de-vaca que sou, juntei dinheiro e segui realizando meu sonho: viajei pelo Leste Europeu, conheci a Austrália e a Nova Zelândia, trabalhei na Itália, fui para Tunísia e descansei nas praias da Espanha. Meus últimos três anos em São Paulo passei tentando me encaixar nos padrões que a cidade tanto exige, mas percebi que estes padrões não são para mim e, de novo, economizei para partir. Dar uma volta ao mundo coletando história de pessoas felizes nunca passou pela minha cabeça, mas sempre esteve aqui dentro de mim, eu é que não soube me ouvir”

Aqui a Paula nos deixa uma grande lição de educação financeira. As experiências que você consegue na vida são seu maior tesouro. Poupar dinheiro com paciência é o segredo para adquirir a sua liberdade para ser feliz. Tudo que você quer você pode, desde que tenha determinação para trabalhar e paciência para poupar e investir os frutos do seu trabalho.

Renan e Paula acreditam não haver apenas um simples e único significado de felicidade. Viajando pelos 5 continentes do mundo eles desejam buscar pessoas que são felizes de maneiras diferentes e com isto motivar cada pessoa a encontrar a sua verdade dentro deste sentimento.

Volta ao mundo em 1080 dias

Na primeira parte da viagem eles partiram de São Paulo, foram ao extremo sul da Argentina e estão neste momento seguindo para o norte do Alasca. No momento em que escrevo este artigo a viagem já completa 8 meses e eles estão no México. Para saber onde eles estão agora visite a página no Facebook clicando aqui. Em seguida, pretendem chegar na Europa, África e Ásia. O roteiro inclui, ainda, passagem pela Austrália e Nova Zelândia. Em alguns trechos, o carro será enviado por navio em um contêiner enquanto eles seguirão de avião. Veja o percurso marcado de vermelho no mapa:

O carro escolhido é o brasileiro Troller, modelo 2011, motor 3.0. Em cima dele, existe uma barraca que é o novo lar do casal. É desta forma que eles pretendem gastar o mínimo possível para poder aproveitar o máximo possível.

Renan: Tudo começou depois de uma volta de férias um pouco frustrada. Fomos a praia e choveu todos os dias. Mas tivemos a oportunidade de pensar e discutir mais sobre a vida e mais profundamente sobre o estilo dela. Voltando para São Paulo dentro do carro, olhamos um para o outro e nos questionamos: “Seria um sonho se não precisássemos parar em São Paulo e parássemos somente quando a gasolina do carro acabar! ”.

“Nosso objetivo é inspirar mais pessoas a encontrarem aquilo que realmente importa, que realmente faz você feliz e focar na realização do sonho”, afirma Paula.

“Não somos muito de esbanjar e preferimos guardar dinheiro ou investir no que é seguro”, diz Paula.

Aposente-se com dinheiro

Recentemente concedi entrevista para a Revista InfoMoney colaborando com a matéria de capa da edição 51. A jornalista e editora Gabriella D’Andréa me pediu a indicação de algum leitor do Clube dos Poupadores que já estivesse colhendo os frutos de uma vida financeira planejada ou atingido a independência financeira. Não pensei duas vezes e indiquei a história do Renan e da Paula. Já tinha trocado emails com o Renan através do formulário de contato deste site quando ele queria tirar dúvidas sobre um determinado artigo.

A matéria mostra como um planejamento inteligente pode garantir uma renda mensal vitalícia elevada na hora de se aposentar, e que esta conquista é bem mais fácil do que as pessoas imaginam. Cálculos do professor Rafael Falcão Noda, da FIA-USP , mostram que é possível parar de trabalhar e manter uma renda de R$ 10 mil mensais, durante 30 anos de aposentadoria, poupando R$ 1.235 por mês, durante os 35 anos de vida economicamente ativa.

É claro que quanto maior a sua renda familiar e menor seu custo de vida, mais você pode poupar e antecipar sua aposentadoria. Já falei sobre isto no artigo onde mostro o exemplo de pessoas que planejam se aposentar ainda jovens.

Eu também já falei um pouco sobre Renan e Paula no artigo sobre 5 motivos para mudar de vida profissional radicalmente.

Conheça o projeto do Renan e da Paula no site www.outsidersbrazil.com.br e curta a página deles no Facebook para receber atualizações das aventures do casal.

Você tem um sonho? A vida que você leva hoje é a vida que você sonhou no passado? Já começou a fazer alguma coisa hoje para mudar esta resposta no futuro?

Livro recomendado: Independência Financeira (clique para conhecer).

🔔 Ative as notificações clicando aqui, informe o seu e-mail no campo logo abaixo e clique em "inscreva-se" para receber um aviso quando novos artigos forem publicados no Clube dos Poupadores: