Teremos mais uma reforma da previdência e antes de ocorrerem as mudanças eu sugiro que você faça uma simulação com base nas regras atuais, antes de serem modificadas pelo governo. Você vai entender o motivo até o final do artigo.

Vou mostrar os passos de como você pode descobrir quanto tempo falta para você se aposentar através do INSS pela regra que irá mudar. O próprio INSS oferece um simulador online que considera todas as contribuições que já foram feitas durante toda a sua vida profissional. O serviço que irei mostrar funciona como uma agência virtual do INSS e recomendo que você cria o hábito de consultar seus dados, pelo menos uma vez por ano.

O primeiro passo é visitar o endereço: https://meu.inss.gov.br

Você verá uma tela parecida com a figura abaixo:

No canto direito pode aparecer o ícone de uma pessoa escrito “Entrar” ou, dependendo do tamanho da sua tela, pode aparecer o botão de “Login” diretamente. Clique no botão de “Login” para visualizar a abertura de uma janela como a figura logo abaixo:

Caso você não tenha a sua senha, basta fazer o cadastro clicando na opção “Cadastre-se”. O INSS vai oferecer três formas diferentes para você conseguir a senha.

Conseguir senha através do seu banco

Se você tem conta no Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Itaú, Santander, Mercantil do Brasil ou Sicredi pode pegar a sua senha através do “Internet Banking” do seu banco, que é o site ou aplicativo onde você acessa seu extrato, paga contas, etc. Veja o roteiro de onde encontrar a sua senha em alguns desses bancos:

  • Banco do Brasil: Acesse sua conta em bb.com.br > servicos > previdencia social > senha meu inss>nai
  • Banrisul: Acesse sua conta em banrisul.com.br > Menu Serviços > Criar Código INSS
  • Bradesco: Acesse sua conta em bradesco.com.br > Outros Serviços > Documentos > INSS – Cadastrar Código Inicial de Acesso ao Portal Meu INSS (NAI).
  • Itaú: Acesse sua conta em itau.com.br > Previdência > INSS > Cadastrar senha inicial de acesso ao Portal Meu INSS
  • Santander: Acesse sua conta em santander.com.br> Outros Produtos > Demais Serviços > NAI – Núcleo de Autenticação Interbancária

Logo após acessar o INSS utilizando essa senha numérica oferecida pelo banco, você será obrigado a definir uma nova senha que utiliza números, letras e símbolos. Guarde essa senha, ela vai ser útil para sempre.

Conseguir senha através de perguntas e respostas

Através do endereço https://cidadao.dataprev.gov.br/cadastro/ é possível conseguir a sua senha respondendo uma série de perguntas que, teoricamente, somente você sabe. Exemplo: qual das empresas listadas acima você trabalhou? Sua última contribuição foi relativa sobre qual salário? Se você responder todas as perguntas corretamente, uma senha será fornecida. Veja como são as primeiras perguntas da página:

Conseguir a senha através do INSS

Você pode visitar uma das diversas agências do INSS. Você pode pesquisar a mais próxima da sua casa visitando aqui. Se tiver qualquer dúvida ou dificuldade ligue para o número 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Veja um exemplo de como será a simulação:

 

Vamos ver um exemplo de uma simulação qualquer que encontrei na internet.

Nesse exemplo acima a pessoa já contribuiu por 32 anos e 10 meses. Ela ainda precisa contribuir por 2 anos e 1 mês para atingir 35 anos de contribuição. Para não ter a sua aposentadoria reduzida pelo fator previdenciário, ela precisa de mais 12 pontos. Cada ano de contribuição e cada ano de idade equivale a 1 ponto.

Faça suas simulações e guarde o resultado. Após a reforma da previdência aprovada, certamente o simulador será modificado pelo INSS e você poderá fazer uma nova simulação considerando a nova regra de transição.

Isso permitirá avaliar quanto você vai pagar do próprio bolso por toda a irresponsabilidade fiscal dos políticos que tivemos até aqui.

A aposentadoria proposta pelo governo sempre foi um tipo de imposto, ou seja, uma forma de tirar dinheiro da população sem muitas garantias de que esse dinheiro, um dia, seria devolvido seguindo as regras que foram estabelecidas no início. Eles sempre modificaram as regras do jogo, desde o início do sistema e vão continuar modificando. Cada mudança torna a aposentadoria mais distante e com valores menores.

No meu entendimento, a reforma da previdência que funciona é aquela que você pode começar a fazer hoje para depender o mínimo possível dos governos futuros.

Não temos a menor ideia de quem estará governando do Brasil nos próximos anos ou nas próximas décadas até o ano da sua aposentadoria. Isso significa que a única certeza é a incerteza.

Somente aquele esforço que você fizer, por conta própria, poupando e investindo o seu dinheiro livremente, poderá garantir a sua qualidade de vida no futuro.

Quando o seu dinheiro passa para os cuidados dos políticos, nada de muito bom acontece, pois já sabemos que eles nunca foram bons exemplos de administração do dinheiro dos outros.

Estude sempre, aprenda a cuidar do seu dinheiro sem depender de ninguém. Pague o seu INSS como se estiver pagando um imposto, sem muita esperança de que verá o seu dinheiro de volta no futuro. Se você receber alguma coisa, será lucro. Se receber muito pouco, já estará preparado(a) para isso. Mais um bom motivo para conquistar a sua independência financeira é a aposentadoria do INSS que espera todos nós no futuro.

Livro recomendado: Independência Financeira (clique para conhecer). Conheça todos os nossos livros sobre investimentos visitando aqui.

Receba novos artigos por e-mail: