Conheça a lista de ações de banco mais negociadas na bolsa de valores brasileira que estão listadas em diversos índices elaborados pela própria B3.

A lista foi elaborada com base nas ações de bancos que fazem parte do IFNC (Índice Financeiro) que é um dos índices setoriais de ações criados pela Bolsa de Valores. Este índice tem por objetivo medir o desempenho das ações mais negociadas das empresas dos setores de intermediação financeiros, serviços financeiros diversos,  previdência, seguros e bancos.

         Ação         Empresa    IBOV       SMLL       IDIV       IFNC      Estudos
itub4,itub3 Itaú Unibanco Holding S.A. Ver
bbas3 Banco do Brasil S.A. Ver
bbdc4bbdc3 Bradesco S.A. Ver
itsa4itsa3 Itausa Investimentos Itau S.A. Ver
bpac11 Banco BTG Pactual S.A. Ver
sanb11 Banco Santander S.A. Ver
bidi4 Banco Inter S.A. Ver
brsr6 Banrisul – Banco do Estado do RS S.A. Ver
abcb4 Banco ABC Brasil S.A. Ver

 

Observe na tabela acima que as ações de alguns bancos também fazem parte do índice Bovespa (IBOV), que mede o desempenho das ações mais negociadas da bolsa. Outras ações fazem parte do índice Small Cap (SMLL), índice que mede o desempenho das ações de empresas de menor capitalização, mas que estão entre as mais negociadas dessa categoria. Também podemos observar que algumas ações de bancos fazem parte do índice Dividendos (IDIV) que mostra o desempenho das ações de empresas que se destacaram em termos de remuneração dos investidores, por pagamento de dividendos e juros sobre o capital próprio.

Para quem está iniciando seus estudos sobre análise fundamentalista ou análise técnica para investir em ações, sempre é um desafio escolher as empresas para estudar entre as mais de 300 que estão listadas na Bolsa. Uma boa dica seria iniciar seus estudos pelas ações mais negociadas e que a própria Bolsa destaca através dos seus diversos índices. Para motivar você a estudar as ações e as empresas antes de investir, fiz uma seleção das fontes de informação mais importantes sobre cada empresa. Você poderá acessar clicando em “Ver” na coluna “Estudo” da tabela acima.

Atualmente, as empresas do setor financeiro representam grande parte do volume médio negociado na Bolsa. O valor de mercado de todas as ações de todas as empresas desse setor também é o maior entre os demais setores. Veja a lista completa de empresas que fazem parte do setor financeiro e que possuem ações negociadas na Bolsa.  Na tabela logo abaixo é possível observar os 10 grandes setores da Bolsa ordenados pelo volume negociado. Para ver os dados atualizados da tabela abaixo visite aqui. É possível observar que as ações mais negociadas estão no setor financeiro, materiais básicos (exemplo: minério), petróleo e consumo cíclico (exemplo: varejo).

Entender como os bancos ganham dinheiro é fundamental para aqueles que querem investir em ações de bancos. Podemos dividir os clientes dos bancos em dois grandes grupos: os que possuem dinheiro para investir e os que precisam de dinheiro emprestado.

Os bancos ganham dinheiro pagando juros pequenos para os clientes que precisam investir e cobrando juros elevados dos clientes que precisam de empréstimos e financiamentos. Os bancos funcionam como intermediários entre esses dois tipos de clientes, pois o mesmo dinheiro que recebem dos investidores, emprestam para os devedores. Os bancos também emprestam dinheiro para o governo (quando compram títulos públicos) e emprestam para empresas que precisam de recursos para investir em seus negócios.

Quanto menor o juro que o banco consegue pagar para quem investe (credor) e maior o juro que consegue cobrar de quem precisa de empréstimo (devedor), maior o lucro obtido nesse tipo de intermediação. Os bancos também lucram bilhões cobrando tarifas e taxas bancárias. Também lucram vendendo seguros, planos de previdência, títulos de capitalização,  cotas de fundos com elevadas taxas administrativas e serviços para comerciantes como emissão de boletos etc.

Pouca concorrência e pouca educação financeira são fatores que ajudam a manter os lucros dos bancos elevados, já que investidores pouco instruídos aceita juros pequenas em investimentos como CDB, LCI e LCA e devedores pouco instruídos aceitam pagar juros elevados por empréstimos e financiamentos. A falta de educação financeira também contribui para que os clientes dos grandes bancos aceitem aplicar dinheiro em produtos de baixa rentabilidade como títulos de capitalização e pagar taxas elevadas de manutenção de conta corrente.

O avanço das tecnologias, serviços digitais e até o uso de inteligência artificial favorecem os bancos quando esses recursos são utilizados para cortar custos que por consequência elevam as margens de lucro, mesmo com uma provável redução de tarifas, na medida em que cresce a concorrência e o nível de educação financeira das pessoas.

Leitura recomendada: livro Como Investir na Bolsa: Análise Fundamentalista para selecionar as melhores empresas para investir e o livro Como Investir na Bolsa: Análise Técnica para identificar as melhores oportunidades oferecidas pelo mercado neste momento, através do estudo dos gráficos de preço e seus indicadores.