Qual seu índice de bem-estar financeiro? Clique no botão logo abaixo e responda se as frases que aparecem em negrito representam ou não a situação financeira atual. O seu índice de bem-estar financeiro fornece uma métrica que permite uma comparação do seu bem-estar financeiro ao longo do tempo. Se você fizer o teste uma vez por ano poderá acompanhar a evolução ou a degradação do seu bem-estar. Isso motivará você a fazer alguma coisa para melhorar esse indicador.

Clique no botão para iniciar:

A escala é de uso internacional e foi desenvolvida e testada pela Consumer Financial Protection Bureal. Ela contém 10 perguntas para capturar como as pessoas se sentem sobre sua segurança financeira e liberdade de escolha.

As respostas às perguntas podem ser convertidas em uma “pontuação” geral de bem-estar financeiro entre 0 e 100 logo após completar as respostas. No Brasil o indicador é mensurado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), com apoio da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) (fonte). O brasileiro tem índice 48,9. O número vem melhorando nos últimos anos como você pode observar no gráfico.