Bem-vindo!

1. Comece aqui

Olá, meu nome é Leandro Ávila. Criei o Clube dos Poupadores com o objetivo de compartilhar conhecimentos que possam te ajudar a ganhar, poupar e investir o seu dinheiro, para que um dia você também possa atingir a sua independência financeira. Faço isso por acreditar que só teremos um país rico quando as pessoas souberem investir o próprio dinheiro com consciência, liberdade e inteligência. Através dos artigos e dos livros que escrevo, divulgo um tipo de educação que você provavelmente não recebeu da escola ou da sua família. Eu a chamo de “educação financeira independente”. Vamos entender como isso pode mudar a sua vida agora. Continue lendo…

Dependente ou independente?

2. Nova Educação Financeira

A velha educação financeira é incentivada pelos governos e divulgada na internet através de conteúdos patrocinados por instituições financeiras. Ela forma “bons pagadores de contas”. Ela doutrina para que as pessoas dependam das opiniões e indicações de terceiros sobre onde devem investir o próprio dinheiro. A velha educação não está comprometida com o enriquecimento das famílias.

A nova educação financeira prioriza a independência financeira. Ela forma pessoas com visão de longo prazo que trabalham para se tornarem cada dia mais independentes e com a capacidade de tomar decisões inteligentes sobre os seus investimentos. Ela forma bons investidores que prosperam e enriquecem suas famílias com o passar do tempo.

Você no futuro

3. Imagine…

Imagine como seria a sua vida se ao invés de acumular dívidas, você acumulasse novas fontes de renda. Tente imaginar o que significa receber juros todos os meses através dos seus investimentos, gerando uma renda passiva que ajudará você a realizar os seus sonhos sem precisar se endividar e trabalhar cada vez mais.

Aqui no Clube dos Poupadores você encontrará tudo que precisa saber para atingir um nível cada vez mais elevado de independência financeira. Desde 2013 ajudamos mais de 10 milhões de leitores compartilhando centenas artigos, livros, simuladores e outras ferramentas. Muitos dos nossos leitores já estão colhendo os frutos que você também colherá quando adquirir todo o conhecimento que precisa.

Nunca é tarde para começar a aprender. Agora é o melhor momento para iniciar, mesmo que você esteja começando do zero. Vou apresentar os primeiros passos que você deve trilhar para iniciar a sua caminhada até a sua independência financeira.

Vamos começar entendendo o que é renda passiva e como isso pode te ajudar a atingir a sua independência.

Renda passiva

4. Independência Financeira

A renda passiva é toda a renda gerada pelos seus investimentos e não pelo seu trabalho remunerado. A renda passiva é a grande responsável pelo enriquecimento de famílias no mundo inteiro. É esse tipo de renda que ajudará você a conquistar a sua independência financeira. Você será financeiramente independente quando não precisar mais trabalhar para manter o seu estilo de vida. Isso significa que, quando esse dia chegar, a sua renda passiva será igual ou maior do que a renda que você consegue gerar vendendo suas horas trabalhadas.

A renda passiva permite que você pare de trocar seu tempo por dinheiro através de um trabalho assalariado ou de uma atividade que dependa do seu esforço contínuo.

Isso não significa que você deverá parar de trabalhar quando for financeiramente independente, mas significa que o trabalho se tornará algo opcional e você terá a liberdade para trabalhar naquilo que gosta de fazer e não naquilo que paga melhor pelo que é feito. Esse pequeno detalhe faz uma enorme diferença na sua qualidade de vida.

Trabalhar por opção e pelo prazer de fazer o que se gosta, é uma fonte de grande felicidade. Trabalhar por obrigação, naquilo que não gostamos de fazer, apenas para pagar contas, é fonte de angustia, estresse e tristeza.

Uma vida leve, independente e livre para fazer o que amamos. Essa é a ideia que define o que você vai atingir através da educação financeira independente que divulgamos aqui no Clube dos Poupadores. Agora saiba como as fontes de renda passiva se dividem e quais são as melhores para você.

Três fontes de renda passiva

5. Renda passiva

Existem diversas fontes de renda passiva, mas podemos dividir essas fontes de três tipos diferentes:

1. Renda passiva gerada pelo seu dinheiro: Você pode adquirir fontes de renda passiva emprestando o seu dinheiro para bancos, empresas e governo. Quando você investe em um CDB, LCI ou LCA está emprestando o seu dinheiro para um banco que pagará juros para você por vários anos. Quando você investe em títulos públicos está emprestando o seu dinheiro para o Governo Federal que pagará juros para você durante anos ou até décadas. Quando você investe em debêntures está emprestando o seu dinheiro para uma empresa que também pagará juros para você por muito tempo. Existem muitos tipos de investimentos que geram uma renda fixa todos os meses sem que você precise realizar qualquer trabalho. É como se o seu dinheiro estivesse trabalhando por você.

2. Renda passiva gerada pelos seus bens: Quando você compra ações de uma empresa na bolsa de valores está se tornando sócio de um negócio onde você não precisa trabalhar para ganhar dinheiro. Se você escolher uma boa empresa para investir, ela terá lucros e distribuirá esses lucros para você e outros sócios através dos dividendos, juros sobre capital próprio e outros tipos de proventos regularmente. Quando você compra um fundo imobiliário ou adquire um imóvel para alugar, você também está adquirindo um bem que será capaz de produzir uma renda variável (ela pode variar dependendo do lucro gerado) mas que também é classificada como uma renda passiva por não depender do seu tempo e esforço contínuo.

3. Renda passiva gerada pelo ganho de capital: Você pode comprar ações, moedas estrangeiras, criptomoedas, imóveis e outros bens que irão valorizar no futuro. Essa valorização não depende do seu tempo ou do seu esforço. Esse ganho de capital é um tipo de renda variável que também é uma renda passiva. Com o crescimento da internet, nunca foi tão fácil comprar e vender ativos de diversos tipos através de alguns cliques.

Mitos sobre renda passiva

6. O que não é…

Antes de continuar você precisa compreender algumas verdades sobre a renda passiva e independência financeira.

Atingir a independência financeira exige estudo, paciência e dedicação. Nada que vale a pena conquistar nessa vida vem fácil e sem esforço. Ganhar dinheiro através dos seus investimentos não poderia ser diferente. Se fosse fácil e sem esforço todos já seriam financeiramente bem-sucedidos. Ninguém vai sair por ai vendendo um mapa da mina. Esqueça as receitas, atalhos e as recomendações de investimentos que geram dependência. O meu trabalho aqui é ensinar você a pensar, mostrando o que você deve aprender para se tornar um pequeno investidor que toma decisões livres e independentes sobre onde e como investir o seu próprio dinheiro. A minha missão como educador é ajudar você a se transformar em alguém capaz de poupar e investir livre de qualquer dependência dos outros.

Atingir a independência financeira não acontece da noite para o dia. Trabalhar, ganhar dinheiro, poupar, investir e reinvestir é um processo contínuo que você fará por toda a vida. Prepare-se para uma jornada de vários anos para atingir os seus primeiros níveis de independência financeira. Esses anos serão poucos se você considerar que proporcionarão uma vida inteira de tranquilidade financeira.

Atingir a independência financeira através da renda passiva dos seus investimentos é possível. Muitos leitores do Clube dos Poupadores já atingiram diversos níveis de independência financeira graças ao estudo, poupança e investimentos que realizaram nos últimos anos. Talvez você esteja aqui após receber a recomendação de um amigo que já está colhendo os primeiros frutos. Com certeza ele gostaria de ver você nessa importante caminhada. Uma vida financeira organizada, equilibrada e próspera é possível e eu também quero que você viva essa experiência.

Os três caminhos

7. Sua Decisão

Agora que você já entendeu o nosso propósito, precisa entender qual é o seu propósito para tomar a sua decisão:

Decisão #1: você pode decidir não fazer nada. O caminho que você trilhou para conquistar a vida financeira que tem hoje não é o mesmo caminho que você deverá trilhar, a partir de agora, para atingir um nível mais elevado de prosperidade amanhã. A vida financeira que você tem hoje é uma consequência, um efeito que teve como causa tudo que você fez com aquilo que já sabe sobre ganhar, poupar e investir dinheiro. A vida financeira que você terá no futuro será um efeito de tudo que você ainda aprenderá sobre ganhar, poupar e investir o seu dinheiro. Tenho certeza que você não estaria lendo texto se “não fazer nada” fosse a sua decisão. Parabéns por estar aqui.

Decisão #2: você pode decidir continuar procurando mais informações na internet. Você encontrará muito conteúdo na internet, mas nem tudo estará comprometido com a verdadeira educação financeira independente que tornará você livre e consciente para tomar suas próprias decisões. A internet está cheia de conteúdos patrocinados por instituições financeiras e empresas que vendem recomendações de investimentos ou fórmulas mágicas que vão fazer você perder tempo. Economize o seu tempo. Nosso conteúdo é educativo e independente, livre de anúncios de instituições financeiras e vendedores de recomendações de investimentos. A educação financeira que oferecemos para você através dos nossos artigos, livros e simuladores é aquela que te transformará em um investidor (ou investidora) preparado para tomar decisões sobre o seu dinheiro sem depender mais das opiniões dos outros.

Decisão #3: você pode decidir agir neste exato momento. Parabéns por escolher esse caminho. Os primeiros passos de uma jornada são os mais importantes e fiz uma seleção de passos para você começar agora mesmo. Veja logo abaixo.

Início da sua jornada

8. Primeiros passos

Aqui começam os primeiros passos da sua jornada para atingir a sua independência financeira:

Passo #1: Receba os primeiros conhecimentos – Preparei uma sequência de artigos e ferramentas importantes para você que está começando agora. Para receber esse conteúdo de forma gradativa, todas as semanas, cadastre o seu e-mail visitando aqui. Você também receberá um aviso por e-mail sempre que os novos artigos semanais do Clube dos Poupadores forem publicados.

Passo #2: Um passo de cada vez – Você só precisa dedicar 15 minutos por dia para aprimorar a sua educação financeira e colher os frutos desse conhecimento por toda a sua vida. Existem centenas de artigos aqui no Clube dos Poupadores esperando por você. Eles estão todos organizados através de categorias na opção “Artigos” que aparece no menu na parte superior de todas as páginas. Defina a meta de ler um artigo por dia.

Passo #3: Acelere sua caminhada – Se você acredita que já perdeu muito tempo por não saber poupar e investir como deveria, acelere seus resultados futuros. Você pode acelerar em muitas vezes o seu aprendizado sobre investimentos e educação financeira. O que você levaria 1 ou 2 anos para aprender, poderá ser aprendido em poucos meses através da leitura diária da nossa série de livros sobre investimentos. Aprenda a partir do zero, passo a passo, de forma didática e passe a ganhar mais, poupar mais e investir melhor nos próximos meses. Construa suas fontes de renda passiva e conquiste a sua independência financeira o quanto antes. Visite aqui para conhecer a sequência de livros para iniciar seus estudos ainda hoje.