Comparador Tesouro Selic LFT x LCI ou LCA – Simulador


Através desse simulador você poderá fazer comparações de rentabilidade entre o título público Tesouro Selic (LFT) e as LCI ou LCA que são títulos privados emitidos por bancos. Leia as instruções no final da página para entender como a simulação é feita.

Data do investimento – Informe a data do início do investimento que pretende simular. É muito importante informar a data de um dia útil.

Data do vencimento – Informe a data de vencimento do investimento. O número de dias entre a data do investimento e do vencimento é utilizado para identificar qual será a alíquota do imposto de renda adotada no Tesouro Selic. Observe que quanto maior o prazo menor a alíquota do imposto de renda sobre o rendimento. Isso significa que a maior rentabilidade no Tesouro Selic será obtida quando o valor ficar investido por mais de 2 anos.

Taxa Selic – Você encontrará a taxa Selic atual visitando esse endereço aqui. Você verá na página a coluna “No Dia” e “Meta Selic”. Use a taxa que aparece “No Dia”. Você também pode projetar uma taxa média futura menor caso acredite que a taxa irá cair no futuro ou maior caso acredite que ela irá subir. Observe que existem essas previsões na coluna “Projeção”. Exemplo:

Taxa de Compra do Tesouro Selic – É uma taxa exibida na coluna “Taxa de Rendimento” nesse endereço aqui.Veja um exemplo:

Taxa da corretora – Existem corretoras que cobram uma taxa anual dos clientes que compram títulos públicos através dela. Verifique na sua corretora se essa taxa é cobrada e qual o percentual. Vale lembrar que existem corretoras que não cobram taxas e nesse caso você deve digitar 0,00%. Não informe a taxa de 0,30% da BM&FBOVESPA nesse campo. O sistema já considera essa taxa automaticamente.

Taxa CDI – Esse é a taxa DI que remunera o CDI e que os bancos utilizam como base para definir a rentabilidade de títulos privados como o LCI e LCA. Para saber qual é a taxa DI atual basta visitar aqui. A taxa DI vai aparecer em destaque no topo do site logo abaixo do logo. Exemplo:

Percentual do CDI – Os bancos não costumam pagar o equivalente a 100% da taxa DI (CDI). É comum encontrar LCI e LCA com taxas menores que 100%. Exemplo: “LCI com taxa de 90% do CDI”. Neste exemplo você digitaria 90% nesse campo.

Rentabilidade anual do LCI ou LCA – Aqui temos o resultado de quanto será a rentabilidade anual do seu investimento em LCI ou LCA.

Rentabilidade anual do Tesouro Selic – Nesse campo você verá a rentabilidade líquida do Tesouro Selic. Isso significa que a o imposto de renda, a taxa da corretora, a taxa de 0,30% da BM&FBOVESPA já estarão descontados.

Importante: Os títulos privados como LCI, LCA e CDB sempre devem oferecer remuneração maior que os títulos públicos e o motivo é simples. Investir em títulos privados é mais arriscado que investir em títulos públicos. Todo mercado considera os títulos públicos do seu país como sendo os investimentos de menor risco. Todos os demais deveriam oferecer taxas maiores como prêmio pelo risco maior. Quanto maior o risco, maior a taxa. Por este motivo você não deve comparar títulos públicos e privados observando apenas a rentabilidade. Existem outros fatores que você deve avaliar como as características da LCI ou da LCA, a saúde financeira do banco que está emitindo o título, a carência, liquidez e outros fatores importantes.

Planilha

Você receberá a planilha utilizada para criar esse simulador como presente ao adquirir a nossa coleção de livros investimentos e reeducação financeira. Ela é uma das dezenas de outras planilhas e simuladores que você pode baixar agora mesmo.  Todas as planilhas que acompanham a série de livros são livres e desbloqueadas permitindo que você crie as suas próprias planilhas.

Para se tornar um investidor consciente, capaz de avaliar seus investimentos sem depender de ninguém, identificando as melhores oportunidades e os seus riscos, invista primeiro na sua educação financeira. Visite aqui e conheça esse material.

Vale lembrar que esse comparador tem objetivo educativo. Você não deve encarar as informações dessa página e das simulações como uma recomendação de investimento. É fundamental que você estude e entenda o funcionamento dos investimentos para ser capaz de investir com plena consciência. Você é o único responsável pelos investimentos que faz e por este motivo precisa ampliar seus conhecimentos sobre o assunto.

Compartilhe com um amigo