Gráfico DI 2022 (DI1 Futuro) atualizado para análise técnica:

O estudo do gráfico de contratos de juros futuros pode ser utilizado pelo investidor de renda fixa para a análise do comportamento dos juros, principalmente por quem investe em títulos públicos prefixados (Tesouro Prefixado) e indexados pelo IPCA (Tesouro IPCA) com o objetivo de venda antecipada do título. O gráfico acima possui todas as ferramentas de análise técnica e já está configurado com a média móvel exponencial de 9 períodos, que no gráfico diário representa a média dos últimos 9 dias.

Grandes investidores, como fundos e bancos, negociam contratos futuro de DI que refletem a taxa média (Taxa DI) que teremos em uma data de vencimento no futuro. Como cada contrato vale R$ 100 mil na data de vencimento e a negociação mínima é de 5 contratos (totalizando R$ 500 mil), o investimento em juros futuros se limita aos grandes investidores que normalmente os utiliza como proteção ou gerenciamento de risco.

Para aprender a investir em títulos públicos, aprendendo do básico até o avançado, recomendo a leitura do livro Como Investir em Títulos Públicos. Para investir em ações através da análise técnica recomendo o livro Como Investir em Ações: Análise Técnica.