O que é AUD?

AUD é a abreviação do dólar australiano. O dólar australiano é a moeda oficial na Austrália e em vários países e territórios independentes no Pacífico Sul, incluindo Papua Nova Guiné, Ilha de Natal, Ilhas Cocos, Nauru, Tuvalu e Ilha Norfolk.

AUD está entre as moedas mais negociadas do mundo.  O dólar australiano é negociado mais frequentemente contra o dólar americano (USD). Devemos lembrar que as moedas sempre são negociam em pares, com cada parte do par representada por uma abreviação de três letras. No gráfico acima temos dólar australiano / real brasileiro.

Como a maioria das moedas, o AUD se move em relação a outras moedas devido à liberação de dados econômicos, incluindo o Produto Interno Bruto (PIB) do país, as vendas no varejo, a produção industrial, a inflação e as balanças comerciais. Desastres naturais, eleições e políticas governamentais também afetam o preço relativo da AUD, bem como a produção e o preço de mercado para vários metais e culturas.

Além disso, a demanda por recursos naturais, especialmente de outros países asiáticos, como China e Índia, afeta as taxas de câmbio AUD.

Investir no dólar australiano

A economia australiana e o AUD muitas vezes se beneficiam durante períodos de aumento dos preços das commodities. Em comparação, os EUA e outros países que produzem muitos bens acabados tendem a ver a inflação em meio ao aumento dos preços das commodities. Quando isso acontece, suas moedas enfraquecem contra AUD. Isso às vezes convida os investidores a tomar uma posição longa em AUD em relação ao USD.

É possível investir no dólar australiano com muita facilidade abrindo uma conta nos EUA. A forma mais fácil é através de ETFs como o FXA Invesco CurrencyShares Australian Dollar Trust. Para aprender a investir em dólar australiano, outras moedas estrangeiras, ações e ETFs através de uma corretora nos EUA leia o livro sobre Como Investir no Exterior.