Antes de iniciar a leitura é muito importante que você assista ao vídeo até o fim. Sem isso você não entenderá o contexto do artigo. O vídeo foi produzido para a população de outro país, mas o problema que ele retrata está presente no mundo inteiro.

O público que visita o site Clube dos Poupadores faz parte de uma minoria da população brasileira que se esforça muito para trabalhar mais, poupar mais e investir o próprio dinheiro.

São pessoas que possuem um grande objetivo na vida e que lutam por ele todos os dias. Querem realizar grandes sonhos e sabem que grandes sonhos exigem esforços no presente. Uma vida livre e financeiramente próspera não se conquista gratuitamente, exige trabalho inteligente, poupança e investimentos.

O problema é que vivemos em uma sociedade onde a maioria não cultiva os mesmos valores. É uma sociedade vítima da própria ignorância financeira, econômica, política. É justamente essa parcela da população que se ilude com as promessas de determinadas políticas públicas que falam sobre justiça social, mais direitos para alguns e menos deveres para alguns.

Quando o governo tenta promover determinadas ações em nome de uma “justiça, corre o risco de desestimular aquilo que define se um país será realmente rico ou miserável no futuro. Quando você apoia a criação de impostos e leis que penalizam aqueles que trabalham mais, poupam mais e investem mais, você começa a construir um país onde as pessoas irão produzir cada vez menos, poupar e investir menos.  Consequentemente, você ajudará a construir um país cada vez mais pobre e dependente do governo e de seus políticos.

Quando um governo, apoiado pela sociedade, cria mecanismos que desmotivam as famílias a buscarem o próprio enriquecimento, esse governo desestimula o enriquecimento do país inteiro, pois um país rico nada mais é do que um país repleto de famílias que estão buscando por mais prosperidade através do trabalho, poupança e investimentos.

As pessoas precisam perceber, com urgência, que só quem ganha com a briga dos três irmãos são os políticos. Os irmãos precisam de mais consciência e educação financeira e os políticos dizem que eles precisam de mais políticos. Só quem ganha governando um país composto por irmãos desunidos, pobres e dependentes do governo, são os políticos.

A união e a prosperidade financeira dos três irmãos, prejudica os planos daqueles que querem cada vez mais dinheiro público para exercer o seu poder. Todo os nossos irmãos precisam conhecer essa verdade, pois todos nós estamos no mesmo barco.

As brigas impedem os acordos, o diálogo, a colaboração espontânea entre os irmãos e a troca de conhecimentos e experiências. Todos sabem que nem todos possuem a mesma educação, nem todos possuem os mesmos empregos e as mesmas oportunidades, mas na falta de entendimento sobre a raiz do problema, transferimos o problema para os outros, exibimos cada vez mais leis, mais direitos sem deveres, mais impostos, taxas e isso resulta em mais desunião.

Enquanto irmãos brigarem defendendo os políticos e suas políticas, no lugar de defenderem suas famílias e o diálogo, teremos sérios problemas.  Todo o esforço que estamos fazendo para trabalhar mais, poupar mais e investir melhor estará em risco sem uma grande mudança de mentalidade.

Livro recomendado: Independência Financeira (clique para conhecer).

🔔 Ative as notificações clicando aqui, informe o seu e-mail no campo logo abaixo e clique em "inscreva-se" para receber um aviso quando novos artigos forem publicados no Clube dos Poupadores: