Um pai preocupado com a educação financeira dos filhos foi destaque em diversos jornais. Ele desenvolveu uma pequena planilha para calcular a mesada das duas filhas. Esta mesada era condicionada ao cumprimento de diversas tarefas como: escovar os dentes, arrumar os brinquedos, apagar a luz, fazer a tarefa escolar, etc.

No final desse artigo você poderá baixar essa planilha. É um presente que ofereço para sua família.

Sempre que alguma regra é descumprida uma pequena multa é cobrada fazendo a mesada diminuir.

Cumprir ou não as tarefas vai resultar em uma mesada maior ou menor no final do mês. Isso acaba mostrando para a criança que cada tarefa realizada ou cada regra desrespeitada produz uma consequência financeira.

Deixar de escovar os dentes prejudica os dentes e resulta em despesas maiores no dentista. Uma criança que se torna um adulto que não escova os dentes será um adulto que terá muitas despesas com tratamentos dentários.

Um adulto que deixa de comer alimentos saudáveis para comer doces e bobagens terá prejuízos para sua saúde que consequentemente produzirá despesas maiores com medicamentos e tratamento de doenças.

Não apagar a luz quando saímos do quarto prejudica a natureza e aumenta a despesa com a conta de luz.

Essa forma de lidar com a mesada permite que a criança aprenda que também existem consequências financeiras quando deixamos de fazer o que é certo. Quando são crianças as suas contas são pagas pelos pais e elas não percebem esse impacto financeiro.

A planilha recebeu centenas de milhares de compartilhamentos e foi notícia na imprensa (veja a reportagem).

Muitos pais tentam educar seus filhos oferecendo recompensas. Isto costuma ser condenado pelos especialistas. Um exemplos seria o pai pagar para o filho fazer o que é certo e justo ou pagar para tirar boas notas na escola.

Um adulto que só faz o que é certo, justo e bom quando é remunerado será um adulto que terá sérios problemas na vida profissional e social. Devemos fazer o que é certo, justo e bom sempre, independente de qualquer remuneração.

No exemplo da planilha que estamos falando nesse artigo o pai optou por criar penalidades financeiras ou consequências financeiras. Normalmente é assim que ocorre na vida real. Exemplo: se você segue todas as regras de trânsito, você não será remunerado financeiramente por isso, mas vai escapar de multas, acidentes, processos judiciais e diversos problemas que também resultarão em perdas financeiras. Se você fizer o que é certo no seu trabalho, talvez não receba um aumento de salário imediatamente, mas fazer o que é errado vai produzir um demissão imediata e prejuízos financeiros.

No lugar de oferecer dinheiro sempre que o filho cumprir o dever dele, melhor seria mostrar para o seu filho que não fazer o que é certo produz consequências financeiras imediatas. Dessa forma a criança perceberá que fazer a coisa certa pode ser apenas uma obrigação e fazer a coisa errada produz consequências negativas imediatas.

Na prática, a vida real funciona exatamente desta forma. Quando o assunto é dinheiro sempre temos obrigações e direitos. Normalmente só temos direitos quando cumprimos nossas obrigações. É importante que a criança entenda como funciona este mecanismo que envolve o mundo do dinheiro.

É claro que para aplicar esta planilha é importante sentar com os seus filhos e conversar sobre seu funcionamento e sua utilidade.

Não deve ser uma coisa imposta, mas sim negociada. É importante que as crianças percebam o objetivo educativo da planilha. É importante que as crianças entendam que não se trata de castigo mas sim de justiça e merecimento. Devemos merecer nossas conquistas e existem deveres para que tenhamos direitos.

Veja foto da planilha compartilhada milhares de vezes no Facebook:

 

Baixe a planilha

Baixar planilha da Mesada Educativa

Veja uma foto da planilha que o Clube dos Poupadores desenvolveu gratuitamente para você:

 

Para utilizar a planilha basta editar os campos brancos. Comece preenchendo a “Mesada Inicial”, no nosso exemplo foi de R$ 100,00. Você pode personalizar e adicionar novas regras, modificar o custo das penalidades e pode imprimir. A planilha calcula o custo das penalidades e mostra o valor final da mesada.

Toda vez que seu filho desobedecer alguma regra você deve registrar no campo “ocorrências”. No final do mês basta imprimir e apresentar o resultado. Converse com ele(a) para que juntos possam buscar melhorias. O gráfico permite observar claramente o quanto da mesada foi consumida pelas penalidades que poderiam ter sido evitadas.

Como falei anteriormente, antes de aplicar esse tipo de planilha é importante que o seu filho tenha a capacidade de compreender a vantagem do sistema na educação e preparo dele. É importante que ele perceba que para você, como pai ou mãe, fácil seria dar o dinheiro e ir se preocupar com outras coisas. Implantar esse tipo de planilha só demonstra a sua preocupação com o futuro dele.

Compartilhe com todos os seus amigos e parentes que possuem filhos. Saiba como investir na sua educação financeira visitando aqui. Aprenda mais sobre como lidar com o seu dinheiro e como investir. Dessa forma você terá o conhecimento que precisa para orientar seus filhos no futuro quando eles precisarem dessas informações.

Livro recomendado: Como investir em CDB, LCI e LCA.

Receba um e-mail quando novos artigos forem publicados, inscreva-se no Clube dos Poupadores. Ative as notificações no seu navegador clicando aqui ou no sino vermelho no canto inferior direito desta página