Gráfico atualizado do IBC-BR ou Índice de Atividade Econômica, calculado mensalmente pelo Banco Central, utilizado para mensurar a evolução da atividade econômica no país. O IBC-BR de cada mês costuma ser divulgado 45 dias depois, ou seja, o IBC-BR do mês 1 será divulgado fim da primeira metade do mês 3.

O gráfico utiliza o IBC-BR com ajuste sazonal (série 24364 do BCB) que possui base 100, ou seja, o índice era igual a 100 em 2002 e veio sofrendo alterações mensalmente conforme a atividade econômica identificada no período. O gráfico exibe o IBC-BR dos últimos 120 meses (10 anos).

O IBC-BR é um dos diversos indicadores que o COPOM considera ao tomar decisões sobre o aumento, manutenção ou redução da Taxa Selic, que é a taxa básica de juros que define a rentabilidade de diversos investimentos de renda fixa (Poupança, Tesouro Selic, CDB, LCI, LCA, fundos de renda fixa, etc.). Alterações na Taxa Selic também gerando consequências na atratividade dos investimentos de renda variável (ações, fundos imobiliários etc.) e impacto mas expectativas que definem os preços e taxas de títulos públicos prefixados e indexados pela inflação como o Tesouro Prefixado e Tesouro IPCA.

Investidores, bancos, fundos e todo mercado financeiro utilizam o IBC-BR mensal em suas tentativas de estimar o PIB trimestral (Produto Interno Bruto) e a Taxa Selic futura. Com base nessas estimativas muitas decisões sobre investimentos são tomadas por esses agentes.

O IBC-BR é calculado utilizando dados sobre a produção nos setores agrícola, industrial e de serviços. Já o cálculo do PIB utiliza um fluxo maior de informações. Mesmo assim, o IBC-BR tem se mostrado um bom indicador para prever a trajetória do PIB. No gráfico logo abaixo podemos ver uma comparação entre o IBC-BR e o PIB. Podemos perceber uma pequena diferença (+/- 0,69 pontos percentuais em média), mas seguindo a mesma trajetória (fonte).

Você pode aprender a investir de forma livre e independente, assim como os grandes investidores fazem. Aprenda a investir em renda fixa como títulos públicos, títulos privados (CDB, LCI e LCA) e em ações através dos nossos livros, visite aqui para conhecer.