Vou compartilhar neste artigo uma forma fácil e rápida para calcular e pagar o imposto de renda (IRPF) sobre ganho de capital obtido na bolsa de valores (ações, fundos imobiliários, ETFs, opções etc.) É a ferramenta que eu utilizo e que me ajuda a economizar tempo. Também evito cometer erros que depois podem gerar problemas com a Receita.

Esse software organiza todos os dados das notas de corretagem com as suas ordens de compra e venda na bolsa de valores para todos os ativos que podemos negociar por lá.

Ele gera o DARF para pagamento do imposto de renda (quando necessário) e ainda te ajuda no momento de fazer a declaração do imposto de renda no final do ano.

Por ser um software instalado no computador ele oferece privacidade. Você não precisa enviar seus dados financeiros para sites e aplicativos na internet, como acontece com serviços parecidos. É possível instalar o software em um pendrive e manter seus dados protegidos por uma senha.

Além de gerar o imposto de renda ele também oferece relatórios com a evolução da carteira de investimentos, lucros, dividendos e impostos. Os dados podem ser salvos ou exportados para a área de transferência (copiar e colar). Também é possível gerar relatórios em PDF.

Basicamente o que precisamos fazer todos os meses é:

  • Baixar as notas de corretagem no site da corretora. Normalmente são fornecidas em um formato padronizado em arquivo PDF. O software reconhece as notas de corretagem de praticamente todas as corretoras do mercado;
  • Abrir a nota no leitor de PDF (Adobe Reader) e usar a opção “Selecionar tudo” e depois “Copiar” do menu “Editar”.
  • Por fim basta abrir o software e “importar as ordens“. O software reconhece todas as operações, taxas, emolumentos, impostos (dedo-duro), lucros, perdas etc.

Se existir algum imposto a pagar você saberá imediatamente e poderá gerar o DARF para pagamento em qualquer banco. O software é útil para quem faz investimentos de prazos mais longos e também para quem compra e vende ações e outros ativos com frequência.

Quanto mais investimentos você faz por ano, mais importante esse tipo de software se torna para manter seus dados organizados. O software sabe lidar com desdobramentos, grupamentos, bonificações, cisões e mudança de nome de ativos e de legislação. Tudo isso ocorre automaticamente. O software é atualizado sempre que abrimos ele.

Como o software faz todo o trabalho, você não precisa se preocupar com nada disso.

O software também é útil para quem opera opções, vendas a descoberto, além do lançamento de opções sendo elas exercidas ou não.

Ele oferece relatórios que permitem consultar o valor atualizado da sua carteira de ações e outros ativos. É possível comparar o desempenho da sua carteira de ações, fundos imobiliários e ETFs com os principais indicadores econômicos como Índice Bovespa, Taxa Selic, CDI, Dólar, Fundos de Ações, IPCA, IGPM, Índice Dow Jones, Índice Nasdaq, Ouro, Poupança e outros.

Já conheci pessoas que perderam a motivação pelo investimento direto em ações, fundos imobiliários e ETFs por toda a complicação que se torna organizar os dados das notas de corretagem, calcular, pagar e declarar o imposto de renda. Quando ocorrem desdobramentos, grupamentos, bonificações e outros eventos a coisa pode ficar confusa se você fizer tudo manualmente, pois terá sempre que ficar atento para as notícias. Esse tipo de software simplifica tudo.

Nos meus livros sobre investimentos na bolsa eu ensino o básico sobre o recolhimento de impostos (cálculo manual). Acho importante que você aprenda o básico sobre como calcular esses impostos até para que consiga entender as facilidades que esse tipo de software oferece.

Quando escrevia o meu novo livro sobre investimentos em ETF eu falei com a equipe que desenvolve esse softwares. Eles me forneceram uma espécie de link com cupom de desconto para que pudesse compartilhar com os leitores do Clube dos Poupadores.

Clique aqui para conhecer o software e acessar o link com descontos. Para mais informações recomendo que acesse a opção de “manual” que aparece no site deles. No site também é possível encontrar a opção de download onde você poderá baixar e testar o programa.


Receba novos artigos por e-mail

Gostaria de receber atualizações do Clube dos poupadores gratuitamente por e-mail?

Esse artigo foi útil?