Índices da Bolsa de Valores

Todos os principais índices da Bolsa de Valores (B3) com variações e cotações em tempo real.

Índices Amplos

Índices Sustentabilidade

Índices Governança

Índices Setoriais

Índices Segmentos

O que são os índices?

Índices são criados para medir as variações um conjunto de ações, moedas, fundos, etc. Esse conjunto de ações é chamado de carteira teórica, ou seja, uma carteira de ações que só existe na teoria e que são reunidas seguindo determinados critérios. É mais fácil de entender através de exemplos. O IFNC é chamado de Índice Financeiro. Ele mede o desempenho de uma carteira teórica de ações de empresas listadas na bolsa brasileira que pertencem aos setores de bancos, serviços financeiros, previdência, seguros, etc (veja a composição da carteira). Dessa forma, se o preço das ações de um dos bancos que fazem parte dessa carteira teórica subirem, isso vai influenciar na alta do índice.

Os índices de ações servem como se fossem termômetros para o mercado. Os índices reunir ações mais negociadas no mercado, as de maior ou menor capitalização, de um setor específico ou mesmo aquelas que se diferenciam e algum aspecto (como por exemplo os índices de dividendos, governança corporativa ou sustentabilidade Empresarial).

Os índices também são úteis como referencial de rentabilidade para fundos e carteiras de ações. Existem fundos que tentam replicar o mesmo desempenho de um determinado índice e por isso possuem uma gestão indexada ou gestão passiva. Existem fundos que tentam superar os índices e por isso são chamados de fundos com gestão ativa.

Os fundos de índice, conhecidos como ETFs, são exemplos de fundos com gestão passiva que seguem ou copiam a carteira de um índice. Isso ajudou a ampliar o número de índices para que pudessem funcionar como benchmark (referência) para esse tipo fundo.


Receba um e-mail quando novos artigos forem publicados, inscreva-se no Clube dos Poupadores. Ative as notificações no seu navegador clicando aqui ou no sino vermelho no canto inferior direito desta página
Junte-se aos nossos leitores
Inscreva-se
Seja o primeiro a receber novos artigo no seu e-mail:
Experimente, é grátis e você pode cancelar a inscrição a qualquer momento.
close-link

Compartilhe com um amigo