O gráfico mostra a curva da inflação implícita atualizada com base na diferença entre os juros negociados por títulos prefixados e títulos indexados pelo IPCA. O gráfico é atualizado diariamente após o fechamento do mercado no período noturno.

Os dados utilizados no gráfico são publicamente divulgados pela Anbima (fonte). A inflação implícita é a diferença entre as taxas de juros de títulos públicos prefixados (juros nominais) e títulos públicos indexados pelo IPCA (juros reais) negociados no mercado secundário. Todos os dias diversas instituições financeiras compram e vendem títulos entre elas através do mercado secundário. É a oferta e a demanda pelos títulos públicos que definem seus preços e taxas.

Grande parte da inflação implícita representa uma expectativa dos investidores sobre qual será a inflação no futuro. Isso torna a inflação implícita um dos principais indicadores para investidores de renda fixa, principalmente os que investem em títulos públicos.

Exemplo: vamos imaginar um Tesouro Prefixado que paga 7% ao ano com vencimento em 60 meses e um título Tesouro IPCA com mesmo vencimento que paga 3% de juros. A diferença entre as duas taxas é de 3,88% e dessa forma temos uma inflação implícita média de 3,88% ao ano no decorrer de 60 meses ou 5 anos. Conheça nossa calculadora de juros reais.

Se o investidor achar que a inflação média nos próximos 60 meses será maior que 3,88% ao ano ele provavelmente escolherá investir em títulos como o Tesouro IPCA+ que pagam juros fixos acima da inflação (seja ela qual for). Já se ele acreditar que a inflação será menor que 3,88%, provavelmente irá optar pela compra de um título como o Tesouro Prefixado. Conheça a curva de juros baseada em títulos prefixados e a curva de juros criada com base em títulos indexados pela inflação. Você também pode ver o gráfico com a curva de juros de Títulos Prefixados, IPCA e a inflação implícita.

Para aprender a investir em títulos públicos utilizando indicadores e informações como esta, recomendo a leitura do meu livro Como Investir em Títulos Públicos.