alocacao-de-ativosSomente 19% da população possui algum dinheiro guardado. Entre estes poucos que poupam, 88% está perdendo dinheiro por acreditar que a caderneta de poupança é a melhor opção de investimento. Apenas 3% investem alguma coisa em fundos de investimento. Menos de 1% investe na bolsa. Incrível acreditar que 8% acredita que o melhor lugar para guardar dinheiro é dentro de casa.

Recentemente escrevi um artigo mostrando as vantagens de poupar e investir para comprar um imóvel sem depender de financiamento. Muita gente ficou assustada quando coloquei na simulação uma rentabilidade de 0,7% líquida (tirando impostos, taxas e inflação). Os números que apresentei acima explicam o espanto.

Conseguir uma rentabilidade média de 0,7% ao mês em um investimento de 6 anos parece inacreditável quando temos poucas informações sobre como investir nosso dinheiro da forma correta. A maioria das pessoas só conhece a caderneta de poupança (que costuma perder da inflação) e os fundos de renda fixa que cobram taxas administrativas elevadas e que são recomendados pelo seu gerente. Normalmente estes fundos perdem até da poupança.

O gerente do banco é mesmo seu amigo?

Se você faz parte dos 43% dos brasileiros que pede conselhos para o gerente do banco antes de investir, precisa abrir seus olhos para uma nova realidade. Os bancos lucram capitando dinheiro barato e cobrando taxas administrativas elevadas. O gerente é um funcionário do banco que trabalha para elevar os lucros da empresa. Quando você pede conselhos para ele, existe um conflito de interesses. O melhor investimento para você, nem sempre, é o melhor investimento para o banco. O gerente não tem culpa, ele precisa cumprir metas e executar ordens. Para saber mais leia este artigo.

É sua responsabilidade investir seu dinheiro para atender seus interesses. Este não é o papel do seu gerente. Na verdade, só você mesmo pode defender o seu dinheiro. Isto se faz investindo em conhecimento. Você já ouviu falar em estratégias de alocação de ativos?

Onde, Quando e Quanto investir?

Através do método de alocação de ativos qualquer pessoa pode usar as mesmas estratégias praticadas por grandes fundos de investimentos das maiores instituições financeiras do mundo. Mais de 90% dos ganhos que você pode ter investindo no longo prazo depende da forma como você distribuiu seu dinheiro em diversos investimentos. Somente 10% da rentabilidade dependem do momento em que você entrou ou saiu dos investimentos ou de onde você investiu.

O valor que você destina para cada investimento é nove vezes mais importante do que quando você investe e qual investimento você fez. Você precisa parar de pensar em QUANDO investir e pensar em QUANTO investir dependendo do cenário econômico e da sua realidade. Isto faz toda diferença. Este é o segredo de quem realmente consegue ganhar dinheiro poupando e investindo.

Para que você entenda melhor como funciona a alocação de ativos recomendo que você faça o download gratuito da demonstração do Livro “Alocação de Ativos” na página clicando aqui. Leia o capítulo 1, são 62 páginas de informações valiosas. Eu adquiri o e-book e por isto recomendo que você invista na sua educação.

Vantagens da alocação de ativos

  1. Maior Diversificação: Você pode diluir seu risco e aumentar seu potencial de ganhos distribuindo seus investimentos de forma inteligente. O risco em uma carteira de investimentos é menor do que a soma dos riscos individuais de cada ativo.
  2. Baixo Custo: Você vai gastar menos tempo e dinheiro administrando seus investimentos e aprendendo sobre eles.  É um método fácil de entender e fácil de praticar.
  3. Disciplina: Você pode definir quando irá balancear sua carteira de investimentos e investir mais dinheiro. Algumas pessoas pessoas fazem todos os meses ou de forma trimestral até anual. Você só precisa aplicar o método com disciplina.
  4. Venda na Alta e Compra na Baixa: Você vai utilizar a teoria da regressão à média para ganhar mais dinheiro. A estratégia de alocação de ativos vai incentivar a venda dos seus ativos quando eles estiverem com a máxima valorização e a comprar de ativos quando eles caírem muito. Você finalmente vai comprar e vender no momento certo seguindo um método e não suas emoções. Quando os ativos voltarem para a sua média de retorno, você terá duas operações vencedoras: vendendo na alta e comprando na baixa.
  5. Tranquilidade: Quem investe utilizando a estratégia de alocação de ativos não se preocupa e nem se estressa se a bolsa de valores cair -10% em um único dia. Na verdade o momento é de comemoração porque é na baixa que fazemos boas compras. E como seus investimentos serão distribuídos de forma inteligente em diversos ativos diferentes a queda na bolsa será amenizada com o retorno obtido em investimentos.

Download gratuito da demonstração do Livro “Alocação de Ativos” na página clicando aqui.

Leitura recomendada: lista de livros sobre investimentos.

Receba um e-mail quando novos artigos forem publicados, inscreva-se no Clube dos Poupadores. Ative as notificações no seu navegador clicando aqui ou no sino vermelho no canto inferior direito desta página