O Brasil voltou a ser o melhor pagador de juros reais do mundo. Isto significa que vivemos no pior país do mundo para se dever dinheiro e também no melhor país do mundo ganhar dinheiro investindo com baixo risco. Não é à toa que o governo precisa taxar a entrada de recursos estrangeiros no país que visam aproveitar estas taxas elevadas. Nós brasileiros não percebemos a grande oportunidade que os juros elevados oferecem para os poupadores. Os juros reais no Brasil é de 3,4%. Ele é calculado deduzindo a inflação da taxa básica de juros (Selic).
Na tabela abaixo podemos ver a queda na taxa de juros reais entre 1995 e 2013. Observe que que ocorreu uma queda acentuada entre 2012 e 2013 que agora volta a subir.
Investindo em títulos do governo federal através do Tesouro Direto ou em CDB você pode conseguir taxas próximas da Selic (atualmente 12,75% ao ano e subindo) com total segurança. Em países como Alemanha, Espanha, França, Reino Unido e Itália o investidor não conseguiria ganhar mais que 0,5% ao ano. Se você investisse R$ 100.000,00 no Brasil e recebesse o equivalente a taxa Selic teria R$ 12.750,00 de ganhos através de juros. Se um europeu fizesse uma aplicação de 100.000,00 euros no mesmo período receberia apenas 500,00 euros de juros. Nos EUA receberia 250 dólares, em Cingapura receberia apenas 30 dólares. Em países como Japão e Suíça a taxa básica de juros atualmente é de 0%.
Em países com juros baixos é mais interessante empreender ou se tornar sócio de uma empresa (isto pode ser feito pela bolsa de valores) do que deixar o dinheiro em investimentos de baixo risco.
Diante destes números por que o brasileiro continua se endividando tanto? Se podemos ganhar juros sobre juros por qual motivo continuamos querendo pagar juros sobre juros? Observe o ranking do países que pagam maior juros reais desenvolvido pela Moneyou. Para aproveitar estes juros altos que só o Brasil oferece é necessário que você aprenda mais sobre investimentos em renda faixa, CDB e Tesouro Direto. Recomendo o livro Como Investir Dinheiro.
Fonte da tabela acima.
Leitura recomendada: lista de livros sobre investimentos.Receba novos artigos por e-mail:
Olá Leando, tenho acompanhado seus artigos e agradeço por compartilhar conosco sua experiência.
Me chamou muito a atenção seu comentário: “Em países com juros baixos é mais interessante empreender ou se tornar sócio de uma empresa (isto pode ser feito pela bolsa de valores) do que deixar o dinheiro em investimentos de baixo risco.”
Acredito que seja um assunto muito polêmico, pois jamais vi um comentário a respeito de minha pergunta: Seria a nossa querida poupança um piso para a inflação? Ninguém empreenderia esperando receber menos ou o mesmo que a taxa da poupança. Assim todos procuram reajustar seus preços em percentual maior que a poupança, que contamina as negociações salariais principalmente.
Henrique
Olá Henrique. Isso realmente acontece. Veja o caso dos aluguéis. Quanto maior a taxa de juros maior tende a ser o valor dos aluguéis em novos contratos. O dono do imóvel deseja receber uma remuneração líquida igual ou superior ao que receberia em investimentos financeiros de baixo risco como poupança, CDB e títulos públicos. Quando não consegue uma boa rentabilidade alugando o imóvel ele vende o bem e passa a “alugar dinheiro” para o banco ou para o governo federal que paga o aluguel chamado “juros”. O mesmo acontece no setor produtivo. As empresas também lucram fazendo investimentos financeiros. E só fazem investimentos produtivos quando realmente compensa investir. Obrigado por participar.
Leandro,
Como as taxas de juros tendem a subir um pouco mais, estou revendo se devo investir em imóveis pequenos ou se deixo o recurso aplicado, visto que o financiamento pode não compensar.
Ainda estou achando os imóveis na planta muito caros e não tenho a certeza que o valor pago se manterá em 2 ou 3 anos quando estiverem prontos.
Tenho receio de comprar um imóvel, e ao receber, o valor que ainda será financiado (corrigido pelo INCC de agora até a entrega), fique alto demais e que o aluguel não cubra as prestações mensais.
Estou no caminho certo?
Olá Poliana. Eu concordo. Imóvel na planta está caro. Se você optar pelo financiamento fica mais caro ainda. Realmente vivemos um momento de incertezas. O INCC acumulado está na casa dos 8%. Uma dívida de 500 mil aumentaria em mais de 3.000,00 todo mês graças ao INCC. Talvez as prestações do imóvel na planta sejam insuficientes para cobrir o INCC o que faria a dívida aumentar todos os meses. É um investimento que exige uma boa simulação e uma boa análise de risco. Se você pretende investir em imóveis na planta recomendo que você leia o Livro Negro dos Imóveis que é de minha autoria. Um abraço!
Para quem está querendo começar a investir, qual seria o valor recomendado (inicial e mensal). E em quais investimentos?
Olá Pedro. Você deve investir um percentual da sua renda. Existem aqueles que defendem 10% da renda. Eu acredito que as pessoas deveriam manter um padrão de vida que permitisse poupar 30% do que ganham. Quem vive com baixa renda deve adiar a poupança e o investimento financeiro para investir na própria educação e qualificação. É importante ter um plano para aumentar a renda familiar e isto se faz com qualificação, aprendendo coisas novas que possam valorizar sua hora trabalhada. Um abraço.
Me encaixei neste perfil, de poupar 30% do que ganho por Mês, porém so utilizo a poupança para investimento. Alguma outra dica?
A dica é aprender mais sobre Tesouro Direto onde você pode comprar títulos públicos. São tão seguros quanto a poupança, na verdade são mais seguros que a poupança já que você estará emprestando dinheiro para o governo federal (que é dono da máquina de imprimir dinheiro). Comprar títulos exige um pequeno aprendizado, no começo parece confuso, mas é só no começo mesmo. Neste ano pretendo escrever artigos sobre o Tesouro Direto, mas recomendo que você adquira algum livro que fale do assunto para começar a estudar já. Um abraço!
Excelente site !!! Estou adorando.
Olá Leandro, tenho lido alguns artigos seus e achei realmente bem esclarecedor.
Gostaria de tirar uma dúvida, sou nova, estou me graduando (falta três anos para me formar), atualmente meu namorado e eu ganhamos cerca de um salário mínimo cada.
Quero começar a juntar dinheiro para daqui a uns 6 anos ter dinheiro para dar à vista ou ao menos metade do valor de um imóvel que é em cerca de 300MIL do meu agrado. E, não temos contas para pegar, nenhum tipo de responsabilidade financeira, isso ajuda na possibilidade em dedicar metade do salário para investimento.
Você me aconselha investir aonde? Para correr juros?
Obrigada desde já.
Olá Heloise, o melhor investimento que você pode fazer agora é na sua educação. Isto você faz lendo os artigos que já publiquei, adquirindo livros sobre educação financeira nas livrarias ou mesmo livros digitais, se interessando por cursos. Aos poucos (com tempo e paciência) você vai começar a aprender muita coisa até o ponto em que você não vai mais precisar perguntar onde investir neste momento. Para cada cenário da economia existem investimentos que são bons e outros são ruins. Quando a situação muda os bons investimentos também mudam. Por isto é tão importante investir em educação financeira. Vale para toda sua vida e faz uma enorme diferença. Recebo muitas mensagens de pessoas mais idosas que desabafam: como a vida teria sido melhor e diferente se tivessem aprendido mais sobre dinheiro quando ainda eram jovens. Aproveite para começar a se interessar pelo assunto agora. Isto vai fazer muita diferença. Comece estudando os artigos que já escrevi sobre o investimento em títulos públicos. Visite https://www.clubedospoupadores.com/tesouro-direto
Leandro vc acha o momento propicio para entrar forte no tesouro nas Ntnb 2035, ou esperar um pouco mais ainda nas LCI E LCA, Ntnb pagando 6,40
Grato
Leandro, a minha pergunta é sobre imóveis. Tenho dinheiro aplicado rendendo 120% do CDI com bancos menores contando com a proteção do FGC. A questão é que fiquei muito tentado a comprar um imóvel no sistema de condomínio corrigido pelo INCC como de costume. A construtora é de extrema confiança, e o valor do imóvel é de cerca de 600 mil. Se o caso for somente para investimento e tendo em vista que você não tem detalhes do apto, localização e tudo mais, você poderia emitir algum comentário a respeito da valorização dos imóveis em um horizonte de 4 anos? E sobre o sistema de compra em condomínio???
Grato desde já.
Oi Márcio. A economia em crise não favorece o mercado imobiliário. Inflação elevada tira o poder de compra do dinheiro das pessoas. Juros elevados inviabiliza a compra financiada para aquelas famílias que dependem de financiamento. Juros elevados também desestimula aquele investidor que pretende comprar o imóvel para alugar, já que na renda fixa ele consegue rentabilidade maior que o aluguel. O mercado imobiliário tende a cresce e se expandir quando toda a economia está crescendo (com PIB elevado). O mercado imobiliário tende a desaquecer quando a economia está desacelerando. Sempre vão existir bons imóveis para investir. Cada cidade, cada bairro possui uma realidade diferente. A diferença é que agora você precisa garimpar bons imóveis, no passado qualquer imóvel ruim parecia um bom investimento. Você precisa ser mais criterioso na avaliação do imóvel e do mercado local para saber se está diante de uma boa oportunidade.
O link das imagens estão quebrados.
Excelente artigo. Imagino se as pessoas soubessem disso se elas pensariam melhor antes de fazer financiamento e empréstimos do tipo.
Hoje ouvi 5% ao mês não é nada!
Poxa queria eu ter 5% nos meus ativos
Obrigado Favarão. 5% ao mês é muita coisa.
Oi Leandro! me esclarece um dúvida?
é mais vantajoso aplicar em LCI a 80% do DI, livre de taxas e de IR,
ou aplicar em CDB DI a 84% do DI com taxa de administração e IR?
ficarei muito grata pela tua ajuda.
to aguardando!
Vou te ensinar um cálculo para comparar LCI ou LCA com CDB. Divida a Taxa LCI por 85 e depois multiplique por 100. Faça a seguinte conta: (Taxa LCI / 85) x 100. No seu caso seria 80 / 85 = 0,9411 x 100 = 94,11. Com isso você descobre que para um CDB oferecer a mesma rentabilidade de uma LCI de 80% do DI é necessário que o CDB ofereça 94,11% do CDI. Isto vale se você pretende manter esse CDB por 2 anos. Veja uma planilha que ajuda.
Olá. Bom dia!!
Estou pensando em comprar mais LFT (atualmente tenho 60% LFT e 40% LTN) e esperar o pico da taxa de juros Selic(que tende a aumentar ainda mais) e após, quando começar o ciclo de baixa, vender as LFT e comprar LTN com as taxas altas. É uma boa estratégia? Ou seria melhor ir comprando LTN aos poucos conforme sua taxa aumenta com o aumento da Selic?
Prefiro ficar só com esses dois papéis pois tenho receios dos longos prazos das NTN-b
Olá Eduardo. O problema é que não temos como prever com certeza quando chegaremos no máximo de juros antes do início de um ciclo de queda da taxa. O fato é que ninguém fica com taxa de juros elevadas por gostar disso, é uma situação indesejada. No momento que a confiabilidade do país começar a voltar e a inflação começar a recuar o governo vai começar a reduzir juros para reaquecer a economia. Por isto ao investir em LFT (Tesouro Selic) você vai seguir a Selic, como faria se investisse me poupança, CDB pre, LCI, LCA, etc. Já quando você compra LTN (Tesouro Prefixado) está fazendo uma aposta, está fixando uma taxa de juros que você acredita ser uma taxa até a data de vencimento do título. Na impossibilidade de prever o futuro você pode investir em LTN e LFT ao mesmo tempo.
Olá, Leandro. Como vai? Gostaria de saber se você tem acompanhado a evolução do IGPM. Fiz uma aplicaçao com duração de dois anos, da qual me arrependi, atrelada a este índice. O gerente do banco disse que a alta dos juros (selic) favoreceria o aumento desse índice. Acho q comprei gato por lebre pq eh um plano de previdencia privada na verdade. Se eu tirar o dinheiro antes do prazo pagarei carregamento.
Oi Silvia. O seu gerente mentiu para você. Quando o governo aumenta os juros (Selic) o objetivo dele é baixar a inflação. IGPM é um dos diversos índices que medem a inflação. Desta forma, a meta do governo é reduzir a inflação para depois começar a reduzir os juros. Nesse endereço aqui temos um gráfico do IGPM passado https://www.clubedospoupadores.com/igpm O melhor investimento que você pode fazer é parar de aceitar sugestões do gerente do seu banco. Isto você faz investindo na sua educação, dedicando mais tempo para a leitura de livros, artigos ou até fazendo cursos que possam melhorar sua visão sobre o funcionamento do mercado. Aqui no site existe uma página onde recomendo livros e cursos.
Ola Leandro,
Tenho 24 anos, confesso que depois de ler seus artigos, estou arrependida por não ter acompanhado bem antes.
Estou achando tudo interessante e confesso que estou super motivada a investir meu dinheiro em títulos públicos.
O que você me aconselha, há 4 meses fiz uma previdência privada em um banco super famoso, mas depois de ler o artigo” 1.Conheça as Desvantagens da Previdência Privada”, fiquei com dúvidas, continuou fazendo a previdencia + o investimento em títulos públicos ou seria mais interessante cancelar a previdencia e investir somente nos títulos públicos?
Sua opinião é super importante para mim !
Muito Obrigda!
Oi Lilian, acompanhe o desempenho da previdência que você fez, continue estudando outras modalidades de investimento, compare o desempenho da previdência e as outras opções que você irá aprender e você mesma irá responder essa pergunta.