Faz tempo que procuro um curso mais didático que me permitisse aprender mais sobre investir em ações utilizando a estratégia de investimento em valor. A base deste modo de investir está na análise dos fundamentos da empresa para o longo prazo (análise fundamentalista) e não na análise do comportamento dos preços das ações no curto prazo (análise técnica).

Existe uma enorme diferença entre investir olhando o valor da empresa e investir olhando somente o preço das ações, já que valor é aquilo que você leva e preço é aquilo que você paga.

Os livros sobre estratégias de investimento em valor (Value Investing) não são de fácil compreensão para iniciantes, sem contar que muitos são estrangeiros e abordam uma realidade do país de origem dos seus autores.

Quando fiquei sabendo que o André Fogaça lançaria um curso didático sobre value investing, entrei em contato com ele para saber mais detalhes. Já era cliente do André Fogaça por ser assinante do GuiaInvest Pro. Com isto, consegui fazer parte da primeira turma, uma turma formada na fase de testes do curso, antes do lançamento para o público, que está acontecendo agora.

Gostei muito do curso e por isto resolvi escrever este artigo para ajudar aqueles leitores do Clube dos Poupadores que estão na dúvida se este curso realmente vale a pena para a sua realidade.

O curso é online e pode ser acessado através de um site com acesso restrito. O conteúdo é apresentado por 20 grandes lições que ensinam o método de investimento em ações conhecido por Value Investing (Investimento em Valor). É uma filosofia de investimento baseada em princípios simples que qualquer pessoa é capaz de aprender e colocar em prática. É exatamente esta metodologia que os maiores investidores do mundo utilizam. Exemplos: Warren Buffett (um dos homens mais rico do mundo), Benjamin Graham, Charlie Munger, Seth Klarman, Walter Schloss, Irving Kahn, etc.

Grandes investidores que fizeram fortuna investindo em empresas de valor.

Ai você vai me perguntar: Se esta é a estratégia mais usada por quem ficou milionário (ou bilionário) na bolsa de valores, por qual motivo tanta gente dedica tempo aprendendo técnicas para especular na bolsa, fazer daytrade, na busca de ganhos no curtíssimo prazo através de análises de gráficos que só mostram as variações dos preços?

Eu acredito que existem 3 motivos:

  1. As corretoras lucram quando você compra ou vende suas ações, já que a taxa de corretagem incide sobre cada operação. Para elas, é questão de sobrevivência estimular e ensinar seus investidores a comprar e vender ações compulsivamente. Quanto mais a corretora convence o investidor a movimentar o dinheiro, mais ela lucra com as taxas de corretagem. É por isto que as corretoras não param de fazer recomendações de compra e venda de ações. É por isto que algumas corretoras são donas ou sócias de sites de notícias sobre investimentos, é por isto que muitas corretoras oferecem cursos, vídeo-aulas, e consultoria para estimular as estratégias que permitem ganhos no curto prazo e não no longo prazo. As corretoras não lucram muito com investidores que compram ações pensando no longo prazo.
  2. As pessoas gostam da especulação. É mais gostoso comprar ações hoje e embolsar algum lucro no dia seguinte. Isto tem aquele gostinho de dinheiro fácil ou dinheiro sem precisar trabalhar. Estas pessoas se sentem mais espertas que as outras. Escondem prejuízos e divulgam seus ganhos de curto prazo entre os amigos. É claro que existe o trader profissional que estuda muito e trabalha muito para garantir bons ganhos, mas estudar muito e trabalhar muito não é o objetivo dos que enxergam a bolsa como uma possibilidade de ganhar dinheiro fácil.
  3. As pessoas não têm muita paciência, muito menos possuem a mentalidade correta para manter investimentos por longos períodos, sem cair na tentação de vender as ações quando os preços estão despencando. Quem investe em empresas de valor aproveita a queda nos preços para comprar mais.

O próximo gráfico mostra o que quero dizer. A linha amarela é a variação de preço da ação de uma empresa no decorrer do tempo. A linha cinza mostra o valor intrínseco da ação (quanto ela realmente vale). Quando você domina a estratégia de investimento em valor, você é capaz de identificar quando o preço de uma ação está subvalorizado, ou seja, está mais barato do que o seu real valor.

Os maiores investidores do mundo compram enormes quantidades de ações quando os preços estão realmente baixos (no fundo do poço). É por este motivo que nos momentos de crise os mais ricos da bolsa ficam ainda mais ricos, já que eles aproveitam para comprar bons ativos por preços baixos.

Em 2013 o Luiz Barsi, maior investidor pessoa física do Brasil, com seus 75 anos e R$ 1 bilhão investidos disse para a Exame: “Estou torcendo para a próxima crise chegar”. Com os milhões de reais que Luiz Barsi recebe de dividendos, ele aguarda os momentos de crise para comprar ações baratas. Barsi investe em empresas que apresentam bons resultados. Começou a investir em ações como uma opção para garantir uma aposentadoria tranquila. Quando perguntam para Barsi por qual motivo não investe em grandes empresas como a Petrobras (antes dos escândalos de corrupção) ele respondeu: “A Petrobras poderia funcionar com 20 mil funcionários, mas funciona com absurdos 200 mil.”  Fica claro que existe uma diferença de mentalidade quando buscamos boas empresas. É exatamente assim que todos deveriam aprender a investir na bolsa para ter bons resultados. Vale a pena ler a entrevista e assistir o vídeo abaixo.

Perceba que existe uma grande diferença entre quem opera especulando e quem opera na bolsa investindo em boas empresas. O primeiro aproveita os movimentos irracionais de alta e queda no preço das ações para garantir lucros de curto prazo. O outro investe em empresas com grande potencial de crescimento no longo prazo.

O objetivo do curso do André Fogaça é formar novos investidores que sejam capazes de identificar, por conta própria, quais são as empresas que realmente possuem valor, quais empresas possuem ações baratas em relação ao seu verdadeiro valor.

Foto da área de membros dos alunos do curso:

Nomes as Lições:

Existe um menu na lateral esquerda do curso onde é possível acessar as lições. As lições são liberadas aos poucos. Já existem várias lições disponíveis neste primeiro dia de curso. Existem aulas que se fossem impressas teriam mais de 20 páginas (A4). O conteúdo das aulas fornecido através de vídeo-aulas (no topo das lições), conteúdo texto de fácil entendimento, imagens, gráficos, vídeos complementares, planilhas (Excel) e ebooks que podem ser baixados para o seu computador (livros digitais em formato PDF). No final de todas as aulas existe um campo para comentários dos alunos.

  1. Uma Breve Introdução ao Value Investing;
  2. Por Que Você Vai Se Sair Melhor Sem Um Assessor;
  3. Por Que a Maioria dos Investidores Perdem Dinheiro na Bolsa;
  4. Definindo os Seus Objetivos de Investimentos;
  5. Preço é o Que Você Paga, Valor é o que Recebe;
  6. Por Que as Ações Ficam Subavaliadas;
  7. Finanças Comportamentais e as Armadilhas Mentais – Parte I;
  8. Finanças Comportamentais e as Armadilhas Mentais – Parte II;
  9. Calculando o Valor Intrínseco de uma Ação;
  10. Catalisadores de Valor de uma Ação;
  11. Concepções Erradas a Respeito de Risco;
  12. Como Minimizar os Riscos no Value Investing;
  13. Por Que Você Deve Entender os Demonstrativos Financeiros;
  14. Os Indicadores Fundamentalista Mais Relevantes;
  15. O Poder do Fluxo de Caixa Livre;
  16. Como Identificar Manipulação de Números;
  17. Como Garimpar Empresas Para Analisar;
  18. Como Analisar Ações Usando Value Investing;
  19. Quando Comprar e Quando Vender uma Ação;
  20. Como Gerenciar sua Carteira de Investimentos.

Investimento em empresas de valor:

Qual seria sua rentabilidade se você tivesse investido em ações de boas empresas 10 anos atrás? Se tivesse investido em títulos públicos como o Tesouro Selic (LFT) teria tido uma rentabilidade bruta de 202,39%. Se tivesse feito um investimento de renda fixa que garante 100% do CDI teria tido uma rentabilidade de 200,46%.  Se tivesse deixado o dinheiro na Poupança teria uma rentabilidade acumulada de 104,72% (poupança antiga). A inflação (IPCA) nos últimos 10 anos foi de 71,33%. Veja qual seria a rentabilidade de algumas ações. Nota: Todos os gráficos abaixo foram gerados no GuiaInvest Pro, ou seja, não é uma ferramenta do curso, mas faz parte de outra ferramenta oferecida pelo André Fogaça (veja aqui). Não considere estes gráficos como recomendação de investimento. Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros.

Alpargatas

Lojas Renner

Marcopolo

Eternit

Quem não deve fazer este curso:

  • Não é um curso para quem quer ficar rico da noite para o dia;
  • Não é um curso para quem quer virar “trader” que faz investimentos especulativos de curtíssimo prazo;
  • Não é um curso para pessoas que não possuem paciência, pessoas ansiosas, pessoas que não conseguem esperar meses ou mesmo anos para obter resultados investindo em ações;
  • Este curso não serve para quem acredita que existe alguma fórmula mágica secreta para investir em ações com sucesso absoluto, sem estudo e sem dedicação;
  • O curso não é uma consultoria pessoal. Ninguém vai dizer para você qual é a melhor ação para investir neste momento. O objetivo do curso não é dizer onde você deve investir seu dinheiro, mas te ensinar como avaliar as empresas de valor para que você mesmo possa tomar a decisão de investimento sem depender de ninguém.

Quem deve investir neste curso:

  • Quem ainda não começou a investir em ações, mas deseja começar com um método simples, que não exige dedicação diária aos investimentos, que tenha foco no longo prazo, que já está sendo utilizado por vários investidores há muitas décadas com sucesso;
  • Quem deseja investir em ações, mas ainda  não se sente seguro, ainda se sente perdido diante de muitas informações sobre várias estratégias que existem por ai;
  • Quem já tentou investir na bolsa ouvindo conselhos dos outros, investiu sem saber o que estava fazendo seguindo o modismo, e obviamente não teve bons resultados;
  • Quem está disposto a fazer seus investimentos sem depender dos outros, por conta própria, assumindo controle sobre o próprio futuro financeiro;
  • Quem acredita que aprender mais é o caminho que devemos seguir para obter os melhores resultados através dos nossos investimentos.

O que este curso irá ensinar resumidamente:

  • Princípios fundamentais do Value Investing;
  • Porque a maioria dos investidores perdem dinheiro na Bolsa de Valores;
  • Como calcular o valor intrínseco das empresas, ou seja, calcular o valor real de uma empresa;
  • Qual é a verdadeira relação entre Risco vs Retorno no Value Investing;
  • Como proteger seu dinheiro de eventuais perdas com o mínimo de esforço;
  • Como saber rapidamente quando comprar ou vender uma ação;
  • Como encontrar boas oportunidades de investimentos no mercado de ações;
  • Como gerenciar sua carteira de investimentos;

Área de bônus:

Os alunos podem acessar uma área chamada “Bônus” no menu superior onde é possível baixar ebooks (livros digitais) com conteúdos complementares, assistir algumas aulas adicionais em vídeo (sendo que nas lições também existem aulas em vídeo) e baixar as planilhas utilizadas no curso. Alguns destes materiais são liberados aos poucos. Tirei uma foto da área de bônus e estou compartilhando logo abaixo:

Conclusão:

Meu objetivo com este artigo foi te ajudar a tomar uma decisão consciente sobre a compra do Curso Árvore da Riqueza. Ainda pretendo escrever muitos artigos sobre investimentos em ações (com foco no longo prazo) e investimentos em fundos imobiliários e por isto estou me preparando através de cursos como este. O melhor investimento é sempre aquele que você sabe como funciona, o pior é aquele que você investe sem ter consciência se está fazendo a coisa certa. Eu acredito que o risco de todo investimento é resultado da nossa ignorância e só através do estudo é que podemos reduzir riscos e aumentar nossa capacidade de identificar boas oportunidades. Por isto, todo investimento de tempo e de dinheiro que você puder fazer na sua educação será recompensado pelos resultados que você colherá por toda sua vida. Para saber mais sobre o curso visite aqui.

Leitura recomendada: lista de livros sobre investimentos.
Recomendo a leitura de dois livros: Como Investir na Bolsa: Análise Fundamentalista e o livro Como Investir na Bolsa: Análise Técnica.

Receba um e-mail quando novos artigos forem publicados, inscreva-se no Clube dos Poupadores. Ative as notificações no seu navegador clicando aqui ou no sino vermelho no canto inferior direito desta página