Vou mostrar para você como avaliar quais são os melhores e os piores bancos do país utilizando como base o número de reclamações que as pessoas registram contra eles no Banco Central.

Todo trimestre o Banco Central divulga um ranking com a lista de bancos que receberam mais reclamações procedentes. Uma reclamação procedente é aquela que realmente infringiu normas do Banco Central e do Conselho Monetário Nacional.

Além das reclamações procedentes ainda existem as reclamações que não ferem normas ou que ferem normas que não são reguladas pelo Banco Central. Essas reclamações não deixam de ser problemas enfrentados pelos clientes dos bancos, que produziram algum prejuízo ou descontentamento que motivou a reclamação.

Veja o ranking dos piores bancos aqui e continue lendo para saber como funciona.

Você verá quatro tabelas com os três piores bancos do trimestre (que receberam mais reclamações procedentes) nas categorias: bancos com mais de 4 milhões de clientes, bancos com menos de 4 milhões de clientes, administradoras de consórcio e reclamações mais frequentes.

Se você clicar em “Lista completa” no final de cada tabela será possível ver a lista com todos os bancos.

Você vai perceber que somos um país com meia dúzia de bancos grandes que dominam quase todo o mercado. Como ocorre na telefonia, muitas vezes as pessoas precisam escolher a empresa menos ruim, já que todas possuem muitas reclamações.

Observe que na página com a “Lista completa” existe uma opção chamada “Simule outros resultados”. Clique nessa opção. Depois selecione “Todos” no campo “Selecione um tipo de reclamação:”

Isso permite ver a quantidade de reclamações incluindo aquelas que não cabem ao Banco Central resolver, mas que também são reclamações, ou seja, consequência da insatisfação das pessoas. Você verá que o ranking que inclui todas as reclamações é diferente.

É interessante observar que para definir a posição da instituição nesse ranking, o Banco Central considera o número de clientes do banco. Eles dividem o número de reclamações procedentes pelo número de clientes e multiplicam por 1 milhão. Isso resulta em um índice. Quanto maior o número do índice pior é a situação do banco e mais no topo da lista ele fica.

Quando você clica no número de reclamações de cada banco pode observar os motivos das reclamações.

Exemplo: O motivo que mais gera reclamações relacionadas aos bancos Santander, Caixa, Itaú e Banco do Brasil é: “Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços disponibilizados em internet banking”.

No caso do Bradesco o motivo que produz mais reclamações é “Oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada”.

Quando você clica no nome do banco pode visualizar todos os bancos que fazem parte do conglomerado. Exemplo: se você clicar no nome do Bradesco descobrirá que o Banco Alvorada, Banco Boavista e Banco Bradescard fazem parte do mesmo conglomerado do Bradesco. Já o Banco Olé Bonsucesso, Banco PSA, Banco RCI fazem parte do conglomerado do Santander.

Agora visite a primeira página do  ranking dos piores bancos e clique em “Lista Completa” da tabela “Reclamações mais frequentes por assunto”.  Na lista completa, passe o mouse sobre cada tipo de reclamação para entender o que cada uma representa e clique para ver o banco campeão de reclamações naquela categoria.

Exemplo: Se você clicar em “Cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados” verá quais são os bancos que mais adotaram a prática no último trimestre.

É claro que todos esses números são pequenos diante da enorme quantidade de problemas que os bancos e outras instituições produzem na vida das pessoas. Infelizmente, somente as pessoas mais informadas e proativas buscam seus direitos e os meios para reclamar junto ao Banco Central. A maioria ainda tende a se acomodar diante do problema ou simplesmente não percebem quando os problemas ocorrem.

Na próxima vez que você enfrentar algum problema no banco onde possui conta ou se algum amigo ou parente enfrentar dificuldades, recomende uma visita nesse endereço aqui para registrar a reclamação.

Leitura recomendada: lista de livros sobre investimentos.

Receba um e-mail quando novos artigos forem publicados, inscreva-se no Clube dos Poupadores. Ative as notificações no seu navegador clicando aqui ou no sino vermelho no canto inferior direito desta página