O IRF-M é um índice de renda fixa prefixada, calculado pela ANBIMA, que é formado por títulos públicos prefixados, que são as LTNs (Letras do Tesouro Nacional), também conhecidos como Tesouro Prefixado e NTN-Fs (Notas do Tesouro Nacional – Série F) conhecidos como Tesouro Prefixado com Juros Semestrais.

Este índice permite saber qual seria o desempenho do seu investimento se ele fosse baseado em títulos públicos prefixados com diversos vencimentos. É possível ter o mesmo desempenho do IRF-M investindo em ETFs que investem na mesma carteira de títulos do IRF-M. Veja um livro recomendado sobre como investir em ETF, clicando aqui. Veja a composição da carteira teórica de títulos públicos do IRF-M.


Dica: com a seta do mouse sobre o gráfico, gire a roda localizada sobre o seu mouse para afastar ou aproximar o tempo do gráfico. Observe na base do gráfico a opção 1A, 5A e “Todos”. Ao clicar em “Todos” você verá o histórico completo e ao clicar em 1A ou 5A você terá o gráfico do último ano ou dos últimos 5 anos.

IRF-M 1

O índice IRF-M 1 possui uma carteira com diversos títulos com vencimento menor que 1 ano. Veja a composição da carteira teórica de títulos públicos do IRF-M 1.


IRF-M 1+

O IRF-M 1+ é composto por uma carteira teórica de títulos públicos com vencimentos acima de 1 ano. Veja a composição da carteira teórica de títulos públicos do IRF-M 1+.


Esse artigo foi útil?