Rentabilidade nominal dos melhores e piores investimentos de 2019:

Obs: a tabela acima foi atualizada no primeiro dia de cada mês, mas o IPCA do mês só será calculado e divulgado pelo IBGE durante o mês seguinte. Por esse motivo utilizo a projeção do IPCA que é calculada pela Anbima. Na próxima atualização da tabela o IPCA projetado da Anbima será substituído pelo IPCA divulgado pelo IBGE.

Receba um aviso por e-mail sempre que a tabela acima for atualizada ou quando novos artigos sobre investimentos forem publicados no Clube dos Poupadores. Inscreva seu e-mail visitando aqui. Melhore a rentabilidade dos seus investimentos através dos livros recomendados, visite aqui.

Melhores investimentos dos anos anteriores:

Na figura acima temos uma espécie de “Tabela Periódica dos Investimentos” que mostra o histórico dos melhores investimentos de cada ano. Observe que existe uma coluna para cada ano onde os ativos são representados por caixas coloridas ordenados pela rentabilidade em ordem decrescente, ou seja, os que tiveram melhor desempenho no ano estão no topo de cada coluna e os piores estão no fundo.

Exemplo: em 2018 o dólar apresentou alta de 17,13% e ficou no topo da lista. A bolsa brasileira registrou alta 15,03% e ficou em terceiro lugar. A renda fixa pós-fixada (RF Pós) teve alta de 6,42, mas superou a inflação que registrou 4,91%.

Esses ativos influenciam de forma direta ou indireta todos os principais investimentos do mercado. Muitos gestores utilizam esse tipo de “matriz de rentabilidade” nos relatórios que produzem para os investidores dos fundos que administram.

Algumas legendas:

    • Small Cap = representa o índice Small Cap que mostra o resultado de uma carteira teórica de ações de empresas menores que estão listadas na bolsa brasileira (composição da carteira).
    • Bolsa Brasil =  representa o índice Bovespa que mostra o resultado de uma carteira teórica de ações de grandes empresas listadas na bolsa brasileira (composição da carteira).
    • MM IFMM = índice IFMM que mede o desempenho de fundos multimercado.
    • RF Pós = CDI acumulado no ano. É a base de muitos investimentos de renda fixa como CDB, LCI e LCA.
    • RF Inflação = representa o índice IMA-B que representa o resultado de uma carteira teórica de títulos públicos indexados pelo IPCA (ver mais).
    • Inflação BR = inflação medida pelo IPCA acumulado no ano.

Curiosidades:

  • A Small Cap foi a que mais apareceu no topo da lista (melhor rentabilidade do ano). Foram 8 vezes em 18 anos. O dólar foi o que mais apareceu com pior rentabilidade do ano.
  • Sempre que o dólar apareceu como pior investimento do ano a Bolsa e Small Cap surgiram entre os melhores investimentos do ano. Já quando o dólar esteve no topo da lista a Bolsa e Small Cap estiveram nas últimas posições. O dólar pode ser usado para reduzir o impacto negativo de perdas na bolsa.
  • Investimentos de renda fixa nunca apareceram como melhores investimentos do ano, mas em compensação nunca apareceram entre os piores e nunca tiveram rentabilidade negativa. Todos os piores e melhores do ano sempre foram algum tipo de investimento de renda variável.
  • A tabela periódica dos elementos da natureza é estável. A tabela periódica dos investimentos é caótica e devemos considerar isso.

Prever os melhores investimentos deste ano ou dos próximos é sempre uma tarefa muito difícil. A tabela reforça a afirmação de que rentabilidade passada não garante rentabilidade futura. Ter uma carteira diversificada de investimentos sempre é a opção mais equilibrada e menos arriscada.

Aprender sobre o funcionamento dos investimentos é o que existe de mais importante, comece aqui.