Quanto rende a poupança

A rentabilidade da Poupança na Caixa Econômica, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander e nos demais bancos é sempre a mesma. Desta forma não faz muito sentido procurar o banco que oferece a poupança com melhor rentabilidade.

A poupança sempre rende 0,5% ao mês + TR que é a Taxa Referencial de Juros. Isto equivale a 6,17% ao ano + TR.

Esta rentabilidade fixa de 0,5% só entra em vigor quando a Taxa Selic determinada pelo Banco Central é superior a 8,5%. Quando a Taxa Selic é igual ou inferior a 8,5% ao ano a rentabilidade da poupança passa automaticamente a ser equivalente a 70% da taxa Selic + TR. Esta nova regra, que deixa a rentabilidade da poupança vinculada a taxa Selic, vale para depósitos feitos depois de 04 de maio de 2012.

Os depósitos realizados antes do dia 04 de maio de 2012 não sofrem nenhuma alteração e tem garantido o rendimento fixo de 0,5% ao mês + TR, pelo tempo que forem mantidos em poupança.

Quanto menor for a taxa Selic nos próximos anos, menor será a rentabilidade da poupança.

A menor taxa Selic que o Brasil já teve foi de 7,25% ao ano entre parte de 2012 e 2013. Foi justamente por isso que o governo da época mudou a regra da poupança. Fiz uma tabela que mostra o que seria esses 70% da taxa Selic entre valores de 8,50% até 0%. Você deve ler a tabela abaixo da seguinte forma. Imagine que a taxa Selic chegou aos 7,25% como ocorreu no passado. Na tabela é possível observar que a poupança renderia apenas 5,08% ao ano. Se você converter essa taxa anual para uma taxa mensal, visitando aqui, verá que a poupança renderá 0,4138% ao mês + TR.

 

Existem muitos outros investimentos, tão seguros quanto a poupança, que oferecem taxas de juros maiores. O problema é que para os bancos é melhor que você mantenha o seu dinheiro na poupança ou investimentos onde eles irão pagar pouco pelo seu dinheiro. O seu pouco conhecimento sobre o mundo dos investimentos acaba se transformando em uma ótima oportunidade de negócios para os bancos, que conseguem captar recursos pagando juros baixos em troca.

Aqui no Clube dos Poupadores existem muitos artigos gratuitos sobre os mais diversos tipos de investimentos oferecidos pelos bancos, corretoras e pelo próprio governo (Títulos Públicos). Basta navegar pelas diversas opções que temos no menu superior. Você também encontrará livros sobre educação financeira e investimentos além de cursos que eu recomendo. Esses materiais podem acelerar muito o seu aprendizado com tudo aquilo que precisa saber para se tornar um pequeno investidor.

Escolha uma das opções abaixo

By |10/08/2013|Categories: Poupança|21 Comments

About the Author:

Leandro Ávila é administrador de empresas, educador independente especializado em Educação Financeira. Além de editor do Clube dos Poupadores é autor dos livros: Reeducação Financeira, Investidor Consciente, Investimentos que rendem mais, e livros sobre Como comprar e investir em imóveis.

21 Comments

  1. Cynthia 4 de abril de 2014 at 18:24 - Reply

    Boa noite Leandro
    Muito bom o seu site estou aprendendo muito ,obrigada e parabéns.

  2. Christiano 30 de agosto de 2014 at 19:28 - Reply

    Boa noite, presado Prof. :!
    Seguindo suas recomendações estou procurando desde o começo entender os meandros da
    educação financeira
    Assim não entendí :”A poupança rende 0,5% ao mês + TR que é a Taxa Referencial de Juros. Isto equivale a 6,17% ao ano + TR. … “Há um TR a mais no meu entender. Agradeço a sua atenção
    como tambem seus artigos que são muito importantes para mim. Muito obrigado e um longo
    abraço do Christiano.

    • Leandro Ávila 31 de agosto de 2014 at 21:59 - Reply

      Oi Christiano. Não entendi sua dúvida. No caso você receberá 6,17% fixos todo ano e além disso receberá a TR (Taxa Referencial), quando a Taxa Selic estiver acima de 8,5%. Quando estiver abaixo disso a regra muda.

  3. aderlaine moraes 31 de agosto de 2014 at 0:27 - Reply

    Parabéns por sua generosidade e atenção.
    O seu site é esclarecedor e útil para todos que o procuram.
    Gratidão.

    • Leandro Ávila 31 de agosto de 2014 at 21:44 - Reply

      Olá Aderlaine, muito obrigado por ajudar todos que visitam o site. Um abraço!

  4. Jackson 7 de maio de 2015 at 11:35 - Reply

    Leandro, como se chegou ao valor de 6,17% fixos que se receberá da poupança?

  5. Henrique 31 de julho de 2015 at 19:51 - Reply

    Olá Leandro. Parabéns pelo trabalho. Como funciona o rendimento da poupança quando esta funciona na modalidade de aplicação com resgate automático, uma vez que a poupança será movimentada constantemente para cobrir os gastos correntes?

    • Leandro Ávila 29 de novembro de 2015 at 7:50 - Reply

      Oi Henrique. O problema é que a poupança só garante rentabilidade se o dinheiro ficar parado, dentro dela, por 30 dias ou mais. Se você aplica uma quantia no dia 1 e no dia 15 você resgata (mesmo sendo um resgate automático), você não ganhará nada pelo tempo de 15 dias que manteve o dinheiro aplicado.

  6. Mauricio 1 de agosto de 2015 at 23:52 - Reply

    Eu acho bizarro quando vejo Caixa e Banco do Brasil fazendo propaganda da poupança, como se a poupança desses bancos fosse diferente da dos outros. É claramente uma estratégia pra angariar clientes que se aproveita da falta de informação das pessoas.

    • Leandro Ávila 5 de agosto de 2015 at 12:36 - Reply

      Oi Mauricio, os outros bancos também estão fazendo propaganda da poupança. Na verdade ela é uma grande fonte de dinheiro barato para os bancos. Oferecem remuneração baixa para o investidor e cobram juros elevados e quem precisa do dinheiro emprestado na outra ponta. A falta de educação financeira é a verdadeira grande fonte de lucros dos bancos.

  7. Matheus Falcão 15 de setembro de 2015 at 13:21 - Reply

    Leandro, como é calculada a TR? É um valor fixo?

    • Leandro Ávila 29 de novembro de 2015 at 7:54 - Reply

      Oi Matheus. TR não é um valor fixo. O Banco Central calcula a TR todos os dias úteis. Exemplo: A TR do último dia útil (26/11) foi de 0,1638%. Isso significa que se tivesse feito uma aplicação na poupança no dia 26 do mês passado, no da 26 do mês atual ela renderia 0,1638 de TR e 0,5% de taxa de juros adicional. Você pode consultar em http://www4.bcb.gov.br/pec/poupanca/poupanca.asp

  8. Mari 28 de novembro de 2015 at 21:02 - Reply

    Olá, Leandro Ávila, gostei muito de seus esclarecimentos e deste site. Estou com uma dúvida. Comprei um imóvel em 10/08/2010 no valor de R$ 150.000,00, como calcular o rendimento se este dinheiro estivesse até a presente data na poupança, neste mês completando 63 meses. A 0,5% no primeiro mês deu rendimento de 750,00. Qual é a conta já que é juros sobre juros? Como usar a calculadora simples. Atenciosamente. Mari.

  9. Dora 17 de fevereiro de 2016 at 15:37 - Reply

    Olá Leandro
    estou conhecendo agora o clube dos poupadores, e estou lendo muuuito e adorando.

    são artigos muito esclarecedores.

    obrigada

    • Leandro Ávila 4 de maio de 2017 at 16:50 - Reply

      Oi Dora. Parabéns por investir seu tempo aprendendo mais sobre esse mundo dos investimentos. Isso fará uma enorme diferença na sua vida, pois sempre teremos que tomar decisões sobre o nosso próprio dinheiro durante toda vida.

  10. Ricardo 14 de março de 2016 at 11:32 - Reply

    Olá Leandro Ávila!
    Gostaria de saber sua opinião…
    tenho 26 anos e pretendo abrir uma nova Poupança na Caixa e colocar rigorosamente R$450,00 todos os meses durante 39 anos, para me aposentar com 65 (ou pelo menos ter um bom capital quando chegar nesta idade). Você acha que vale a pena? Ou seria melhor a previdência privada mesmo?

    • Leandro Ávila 4 de maio de 2017 at 16:49 - Reply

      Oi Ricardo. A poupança é o investimento de renda fixa que paga as menores taxas de juros e muitas vezes elas são menores que a própria inflação. Eu recomendo que você conheça os outros tipos de investimento que existem. Os bancos não divulgam esses investimentos para os seus clientes. Para eles é mais vantajoso que você só conheça os investimentos que remuneram menos, pois dessa forma eles conseguem captar recursos com menor custo. Invista na sua educação financeira o quanto antes. Ela que vai te permitir ter a liberdade de escolher os melhores investimentos. Aqui no Clube dos Poupadores existem muitos artigos gratuitos, se você cadastrar seu email aqui, vai receber esses artigos semanalmente.

  11. Maycon José 25 de julho de 2017 at 17:04 - Reply

    Leandro, existe algum cenário onde o Tesouro Direto SELIC possa render menos que a poupança?

    • Leandro Ávila 11 de agosto de 2017 at 23:42 - Reply

      Oi Maycon. Existe uma regra na poupança que faz ela ficar com a rentabilidade equivalente a 70% da taxa Selic quando a taxa Selic atingir 8,5% ao ano ou menos.

Leave A Comment

Compartilhe com um amigo