Rendimento da Poupança

Rentabilidade da poupança nova:

Rentabilidade da poupança antiga:

Neste artigo você vai entender como é definido o rendimento da poupança. Não importa se você possui poupança da Caixa Econômica, Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco ou em qualquer outro banco. A rentabilidade é sempre a mesma e a regra vale para todos os bancos que oferecem a possibilidade de investir na poupança.

Para investimentos realizados na poupança a partir do dia 03/05/2012 a regra é:

  • I – a remuneração básica é dada pela Taxa Referencial  (TR), e
  • II – a remuneração adicional, correspondente a:
    • a) 0,5% ao mês que equivale a 6,17% ao ano, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for superior a 8,5%; ou
    • b) 70% da meta da taxa Selic ao ano, mensalizada, vigente na data de início do período de rendimento, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for igual ou inferior a 8,5%.

Para aplicações feitas antes dessa data, a rentabilidade da poupança sempre será de 0,5% ao mês + TR que é equivalente a receber 6,17% ao ano + TR. Neste caso, não importa qual é a taxa Selic no momento. Veja um resumo da regra:

Rentabilidade atual da Poupança Nova:

A figura abaixo mostra a rentabilidade mensal atual da poupança que segue as novas regras, ou seja, aquela que recebeu aplicações após o dia 03/05/2015. O gráfico mostra o comportamento da rentabilidade os últimos 12 meses. Clicando na opção “5a” é possível ver o gráfico da rentabilidade mensal nos últimos 5 anos. Clicando em “1m’ no gráfico você verá o comportamento da taxa nos últimos 30 dias e a indicação no gráfico da taxa com 4 casas decimais.


No site do Banco Central é possível encontrar uma tabela atualizada todos os dias com a rentabilidade da poupança nova e antiga. Visite aqui. Faça simulações de investimentos na poupança através do site Simulador de Poupança. Também temos um Simulador da Poupança aqui no Clube dos Poupadores. Faça as suas simulações a planeja o seu futuro.

Rentabilidade Diária da Poupança Taxa Selic Simulador de Poupança

Curiosidade: O que os bancos fazem o dinheiro da poupança das pessoas?

Curiosidade: A regra do BC prevê que os bancos destinem 65% dos depósitos da caderneta para financiamentos, que precisam estar divididos em 80% para imóveis até R$ 650 mil e até 20% para imóveis acima desse valor. O restante da poupança é distribuído em 20% para depósito compulsório (remunerado à Selic), 10% para um compulsório adicional (corrigido pela TR), e 5% de livre aplicação pelos bancos. Como você pode ver, a sua poupança é uma fonte barata de dinheiro para o governo e bancos. Por esse motivo é o investimento com uma das piores remunerações, ou seja, com as menores taxas de juros. Existem muitos outros tipos de investimento que os bancos e o mercado financeiro oferecem, mas são desconhecidos pela maioria das pessoas. Recomendo que você leia esses livros (clique aqui) e aprenda a investir o seu dinheiro para garantir rentabilidades maiores.

Compartilhe com um amigo