Utilize este poderoso simulador online para calcular a rentabilidade nominal e líquida (aproximada) de um CDB pós-fixado como os oferecidos por diversos bancos e nas plataformas das corretoras. Leia as orientações logo abaixo do simulador para aprender a utilizar:

Bancos e corretoras divulgam a rentabilidade pós-fixada de um CDB através de um percentual do CDI (Taxa DI). Exemplo: CDB com rentabilidade de 95% do CDI. Só que a verdadeira rentabilidade do CDB não depende só da Taxa DI, ela depende do prazo e da alíquota do IR (Imposto de Renda) que será descontada dos juros recebidos no vencimento.

Desta forma, um CDB pós-fixado que ofereça 95% do CDI não irá oferecer exatamente os 95% do CDI, pois será necessário descontar o imposto de renda sobre o rendimento que pode variar entre 22,50% e 15%. Ainda existe o efeito dos juros compostos que precisa ser considerado com base no número de dias que existem entre a data de compra do CDB e o seu vencimento (já que todo CDB é remunerado diariamente com taxa de juro equivalente). Tudo isso será feito através desse simulador. Veja como usar a ferramenta nas orientações logo abaixo do simulador.

Como Preencher:

1) Valor Aplicado: Informe quanto você pretende investir em um CDB pós-fixado.

2) Data da Aplicação: Informe a data do início do investimento.

3) Data de Hoje ou Resgate: Informe a data final do investimento. Pode ser a data de vencimento informada pelo banco ou a data atual em que você pretende resgatar o investimento.

4) Quantidade de Dias Corridos: O simulador irá calcular quantos dias corridos existem entre o início e o fim do investimento. Isto será importante para determinar qual será a alíquota do imposto de renda sobre o rendimento.

5) Taxa DI (ao ano): Informe a taxa do CDI ou DI atual. Você encontrará essa informação no site da B3 ou na página que temos sobre a Taxa CDI / DI, visite aqui. Também é possível especular uma taxa média anual que você acredita que terá entre o início e o fim do investimento. Com isso você pode considerar a possibilidade do CDI aumentar ou diminuir no futuro.

6) Percentual do CDI (% do CDI): O site do banco ou da corretora onde você deseja investir deve fornecer qual é o percentual do CDI (taxa DI) oferecida pelo CDB pós-fixado. Exemplo: CDB com rentabilidade de 95% do CDI. Neste caso você digitaria 95% neste campo. No livro que escrevi sobre Como Investir em CDB, LCI e LCA eu mostro com detalhes as técnicas para identificar os bancos que oferecem as maiores taxas (até 120% do CDI ou mais). Também mostro como você pode avaliar os riscos oferecidos pelos bancos que oferecem as taxas mais elevadas do mercado. Recomendo que você não invista em CDB, LCI e LCA antes de ler esse livro e utilizar as ferramentas que ele oferece.

7) Dias úteis (estimativa): O CDB tem rentabilidade diária utilizando somente dias úteis. O mercado adota o padrão de 252 dias úteis por ano. Para descobrir quantos dias úteis existem entre duas datas utilizamos os dados da ANBIMA que lista todos os feriados até o ano de 2078.

8) Taxa DI (por dia útil): Esta é a taxa DI diária que é equivalente a taxa DI anual.

9) Rentabilidade Bruta (por dia útil): Este campo mostrará a rentabilidade bruta por cada dia útil. Para isto multiplicamos o percentual do CDI pela Taxa DI diária.  Rentabilidade bruta é aquela que teremos antes de descontar o imposto de renda.

7) Rentabilidade Bruta (no período): Mostra a rentabilidade que teremos no decorrer dos dias úteis.

8) IR sobre o Rendimento: Aqui a ferramenta vai identificar qual será a alíquota do IR com base na tabela abaixo. Para conseguir o menor IR possível o número de dias entre a compra e o vencimento do CDB deve ser superior a 721 dias.

9) Rentabilidade Líquida (no período): Aqui descontamos o IR da rentabilidade bruta no período através da fórmula: Rentabilidade Bruta * ( 1 – IR%).

10) Rentabilidade Líquida (por dia): Neste campo descobrimos qual será a rentabilidade líquida diária equivalente.

11) Rentabilidade Líquida (por mês): Neste campo descobrimos qual será a rentabilidade líquida mensal equivalente.

12) Rentabilidade Líquida (por ano): Neste campo descobrimos qual será a rentabilidade líquida anual equivalente.

13) Percentual do CDI Líquido: Aqui vamos descobrir qual será o Percentual do CDI do CDB já livre do Imposto de Renda sobre o rendimento. Para isto dividimos a Taxa DI por dia útil pela Rentabilidade Líquida por dia (onde o IR já foi descontado). Esta informação é útil para comparar a rentabilidade do CDB e a rentabilidade de investimentos isentos de imposto de renda como a LCI e LCA.

Baixe a Planilha:

A planilha utilizada para construir esse simulador pode ser baixada por você ao adquirir o meu novo livro sobre Como Investir em CDB, LCI e LCA. O livro acompanha mais de 20 planilhas e simuladores para os seus investimentos de renda fixa. São as mesmas ferramentas que desenvolvi para fazer os meus próprios investimentos. Aprenda as estratégias utilizadas pelos grandes investidores e use as planilhas para criar as suas próprias planilhas.

 

Investir em CDB, LCI e LCA

Todos os conhecimentos e as ferramentas que você precisa para multiplicar a rentabilidade dos seus investimentos em renda fixa de forma imediata e segura. Aprenda a investir em títulos privados como CDB, LCI e LCA que pagam juros acima da média. Ganhe todos os simuladores e planilhas para comparar a estudar os investimentos de renda fixa oferecidos por todas as principais instituições financeiras.

Saber mais
Comprar