Simulador CDB Prefixado

Com este simulador você vai calcular a rentabilidade líquida de um CDB Prefixado, já com o Imposto de Renda descontado. Também vai descobrir a rentabilidade diária, rentabilidade mensal, rentabilidade anual e total.

Bancos e corretoras divulgam a rentabilidade de um CDB Prefixado sem deduzir o imposto de renda que será cobrado dos juros recebidos no vencimento do CDB. Isso dificulta a comparação da rentabilidade do CDB Prefixado com a rentabilidade de investimentos isentos de imposto de renda, com um LCI ou LCA prefixados.

Se você precisa simular a rentabilidade de um CDB pós-fixado, aqueles que rendem um percentual do CDI, visite a página do simulador de CDB Pós-fixado.

Preencha os campos amarelos:

Como Preencher:

1)  Valor Aplicado: Informe quando você pretende investir no CDB prefixado.

2) Data de aplicação: Dia em que você fez o investimento.

3) Data de Hoje ou do Resgate: Informe a data de vencimento ou quando irá fazer o resgate valor investido no CDB.

4) Quantidade de dias corridos: O simulador vai calcular quantos dias corridos existem entre as duas datas

5) Taxa de Juros: Informe a taxa de juros prefixada informada pela instituição financeira.

Entendendo o Resultado

6) Dias úteis (estimativa): O CDB tem rentabilidade diária utilizando somente dias úteis. O mercado adota o padrão de 252 dias úteis por ano. Para descobrir quantos dias úteis existem entre duas datas seria necessário remover todos os fins de semana e todos os feriados. Esta ferramenta não faz este trabalho com precisão, pois dependeria de um banco de dados com informações sobre dias úteis de todos os anos. Para simplificar o cálculo, resolvemos fazer uma estimativa de dias úteis.

7) Rentabilidade Bruta (por dia útil): Este campo mostrará a rentabilidade bruta por cada dia útil. Rentabilidade bruta é aquela que teremos antes de descontar o imposto de renda.

8) Rentabilidade Bruta (no período): Mostra a rentabilidade que teremos no decorrer dos dias úteis. Para isto, utilizamos a fórmula de juros compostos =(1+rentabilidade bruta por dia útil)^(dias úteis)-1

9) IR sobre o Rendimento: Aqui a ferramenta vai identificar qual será a alíquota do IR com base na tabela abaixo. Para conseguir o menor IR possível o número de dias entre a compra e o vencimento do CDB deve ser superior a 721 dias.

10) Rentabilidade Líquida (no período): Aqui descontamos o IR da rentabilidade bruta no período através da fórmula: Rentabilidade Bruta x ( 1 – IR%).

11) Rentabilidade Líquida (por dia): Neste campo descobrimos qual será a rentabilidade líquida diária equivalente.

12) Rentabilidade Líquida (por mês): Neste campo descobrimos qual será a rentabilidade líquida mensal equivalente.

13) Rentabilidade Líquida (por ano): Neste campo descobrimos qual será a rentabilidade líquida anual equivalente.

Juros Reais:

Veja que a ferramenta permitiu descobrir quais serão os juros líquidos (livres de impostos) que você receberá diariamente, mensalmente, anualmente e no período do investimento. Agora é importante que você desconte a inflação para descobrir os juros reais. Para isto conheça esta outra ferramenta que calcula juros reais.

Investir em CDB, LCI e LCA

Todos os conhecimentos e as ferramentas que você precisa para multiplicar a rentabilidade dos seus investimentos em renda fixa de forma imediata e segura. Aprenda a investir em centenas de bancos através de títulos privados como CDB, LCI e LCA que pagam juros acima da média.

Saber mais
Comprar

Compartilhe com um amigo