Simulador Financiamento de Imóveis – Decrescente (SAC)

Use esse simulador de financiamentos de imóveis online e descubra qual será o valor inicial e das demais parcelas decrescentes. O sistema de amortização que permite a diminuição das parcelas com o passar dos anos se chama Sistema SAC ou Tabela SAC. Atualmente ele é o mais oferecido pelos bancos, como a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, entre outros. Simule como a taxa de juros e o prazo de pagamento interferem no valor das prestações mensais.

Devido aos altos preços dos imóveis, elevadas taxas de juros e ao baixo nível de educação financeira das pessoas, o financiamento de longo prazo para imóveis se popularizou e acabou se transformando em uma grande armadilha. Você não deve comprar imóvel financiado antes de verificar se realmente terá condições de passar várias décadas com uma parte significativa do seu orçamento familiar comprometido com uma grande dívida.

Você precisa investir na sua educação financeira (clique aqui) para comprar o seu imóvel dependendo o mínimo possível das dívidas, pagamento de juros e de taxas aos bancos. É isso que permitirá realizar o sonho da sua casa própria sem que ele se torne um pesadelo na sua vida financeira.

Inicie a simulação preenchendo os campos:

 

Quanto você precisa financiar para comprar o seu imóvel? – Neste campo você deve informar apenas o valor pretende pedir emprestado para o banco. Você deve observar que os bancos nunca financiam 100% do preço do imóvel. Será necessário ter uma entrada que será paga por você ao proprietário do imóvel à vista. Somente o restante é que poderá ser financiado. É esse valor restante que você deve preencher no campo.

Em quantos meses você pretende pagar o financiamento – Se você pretende pagar sua dívida em 05 anos digite 60 meses; 15 anos = 180 meses; 20 anos = 240 meses; 25 anos = 300 meses; 30 anos = 360 meses, 35 anos = 420 meses.

Informe a taxa de juros (C.E.T) (%) e selecione se ela é mensal ou anual – Verifique qual é a taxa juros que o banco está cobrando para fazer o financiamento. Você deve digitar a taxa C.E.T que representa o “custo efetivo total”. A vantagem de simular usando essa taxa é que ela já inclui o custo que você terá com a taxa bancária e seguros, além dos juros. Você pode perguntar essa taxa para o banco ou pode consultar a pesquisa que o Banco Central faz regularmente visitando aqui.

Selecione se a taxa informada acima é mensal ou anual – Se a taxa que você indicou no campo superior for mensal, selecione mensal. Se for anual, selecione anual.

Amortização – O sistema de amortização SAC que tem parcelas decrescentes já está selecionado.

Normalmente, as pessoas preferem a tabela SAC porque querem ter as prestações reduzindo com o passar do tempo. Teoricamente o orçamento da família ficaria menos comprometido no futuro. O problema é que as pessoas não percebem que pode demorar muitos anos para que a redução das parcelas seja significativa. Outra questão que poucos observam é o efeito das correções. A dívida costuma ser corrida pela TR (Taxa Referencial). Quando isso acontece dívida ficará menor e a redução da parcela acaba ficando insignificante ou até inesistente, principalmente nos primeiros anos do financiamento através do sistema SAC.

Um ponto que precisa ser observado é que as primeiras parcelas pelo SAC são bem maiores que no sistema Price. Neste caso, pode ser que você acabe optando pela Price por não ser capaz de comprometer uma parcela muito grande da sua renda com o pagamento de prestações. O próprio banco pode se recusar a fazer o financiamento pela tabela SAC se considerar que a sua renda é insuficiente para assumir parcelas muito elevadas.

A grande verdade é que a maior diferença entre o financiamento pela tabela SAC e tabela Price é puramente psicológica. As pessoas acreditam que vão pagar menos porque a prestação vai diminuindo, mas em ambas, Price e SAC, a dívida é amortizada continuamente. Além disso, a taxa de juros e a correção da TR (Taxa Referencial) serão as mesmas para ambas as modalidades. Ta tabela SAC as parcelas decrescentes acabam se justificando pelo fato das primeiras parcelas serem muito elevadas. Na tabela Price as parcelas possuem o mesmo valor do início ao fim, mas nas duas as parcelas serão reajustadas pela TR.

Como você pode ver a decisão sobre a compra de um imóvel não é simples. Existem centenas de outros detalhes, outras decisões que você precisa tomar desde o início do processo de compra até o momento e que você recebe as chaves. Para saber tudo que você precisa antes de comprar um imóvel eu recomendo que você leia essa série de livros sobre a compra, investimento e financiamento de imóveis.

Compartilhe com um amigo