Simulador de Investimento com Juros Reais

Esse é um simulador de investimentos com juros reais, capaz de simular os resultados já com a inflação descontada. Com ele você terá três resultados diferentes de simulação.

O primeiro será o resultado do investimento (inicial e mensal) corrigidos por uma taxa de juros nominal. O segundo será o investimento corrigido por uma taxa de juro real, ou seja, já com a inflação descontada da taxa de juro. O terceiro resultado também será corrigido com o juro real, mas os investimentos mensais não serão fixos, eles também serão corrigidos pela inflação e por isso irão aumentar todos os meses. Existirá um campo onde você ainda poderá acrescentar aumentos regulares a esse valor investido mensalmente. A ideia é permitir que os investimentos mensais possam reduzir ou eliminar o efeito prejudicial da inflação no seu investimento.

Leia o texto depois do simulador para entender como preencher os campos.

Investimento inicial – Se você já tem uma quantidade de dinheiro para fazer o seu primeiro investimento preencha esse campo com o valor. No exemplo padrão iremos imaginar que o investidor possui R$ 1.000,00 para iniciar o investimento.

Investimento mensal – Informe quanto você pretende investir mensalmente nesse campo. Teremos outros campos onde você poderá determinar em quanto pretende aumentar o seu investimento com o passar do tempo. No nosso exemplo esse investimento mensal será de R$ 500,00.

Número de meses – Informe por quantos meses você pretende investir. Usamos como exemplo 420 meses ou 35 anos. Esse seria o tempo necessário para poupar recursos para a sua aposentadoria sem depender de planos do governo.

Taxa de juro anual – Aqui você deve chutar quanto serão os juros média que o seu investimento terá no futuro. A rentabilidade do conjunto de todos os seus investimentos vai sempre depender do quanto você já investiu na sua educação financeira para obter as melhores taxas. Caso você só saiba fazer investimentos de baixa rentabilidade (como a Poupança) eu recomendo fortemente que invista um pouco de tempo estudando sobre as diversas modalidades de investimento que temos no mercado. Para acelerar o seu aprendizado eu recomendo esses livros (visite aqui).

Inflação média – Você também terá que chutar uma inflação média que teremos no futuro. Todo ano o Banco Central publica qual será a meta da inflação (veja aqui). Atualmente o centro da meta é 4,5% ao ano. A meta mínima é 3% e o teto da meta é 6%. Ao determinar uma taxa de 4,5% você está considerando que essa será a meta futura e que o Banco Central irá conseguir manter a inflação nesse centro na maior parte do tempo.

Aumento Investimento – Tendemos a crescer profissionalmente e a ganhar mais com o passar dos anos. Isso permitirá poupar mais. Você pode optar pelo aumento dos seus investimentos mensais acima da inflação utilizando esse campo. Vamos utilizar como exemplo a taxa de 2,5%.

Resultados

Taxa de juros reais – O simulador apresentará a taxa de juros com a inflação descontada no formato anual e mensal.

Resultado Nominal – Aqui teremos o resultado final do seu investimento calculado através da taxa de juros que você digitou no campo “Taxa de juro anual”. Consideremos que o investimento mensal foi fixo, exatamente o mesmo que você digitou no campo “Investimento mensal”.

R. Real + Invest. Nominal – Teremos o resultado final do investimento corrigido pela taxa de juro real (com a inflação descontada). Os investimentos mensais serão fixos por todo período, ou seja, o valor digitado no campo “Investimento mensal” será o mesmo em todos os meses.

R. Real + Invest. Real – Nesse campo teremos o resultado final do investimento corrigido pela taxa de juro real e investimentos mensais corrigidos pela inflação mensalmente. Caso tenha preenchido o campo “Aumento Investimento” o valor investido mensalmente também será corrigido por essa taxa.

Tabela de Resultados

Coluna Ano – No exemplo temos uma coluna com anos que vão de 0 até 45 com intervalos de 5 anos. Você pode editar esses anos para fazer outras simulações. Pode fazer intervalos diferentes, maiores ou menores como digitar anos de 1 até 10.

Coluna Meses – Essa coluna é calculada automaticamente. O simulador vai multiplicar por 12 o número de anos que você digitou na coluna anos com o objetivo de descobrir o número de meses.

Coluna Juro Nominal – Nessa coluna temos a simulação de quanto você teria dentro de cada intervalo de anos se o investimento fosse remunerado pelos juros nominais e os investimentos mensais fossem fixos.

Coluna Juro Real – Nessa coluna o resultado do seu investimento será calculado com os juros descontados da inflação, ou seja, serão os juros reais. Os investimentos mensais seriam fixos.

Coluna J. Real + In. Real – Aqui temos o investimento remunerado com juros reais com aplicações mensais que também serão reajustadas mensalmente pela inflação e pela taxa que você digitou no campo “Aumento investimento”.

Coluna In. Real Mensal – Nessa coluna você pode acompanhar quanto será o seu investimento mensal corrigido pela inflação. Caso tenha preenchido o campo “Aumento Investimento” o valor investido mensalmente também será corrigido por essa taxa.

 Gráfico

O gráfico mostra qual será o seu resultado através dos juros nominais, juros reais e juros reais com aplicações ajustadas todos os meses através da inflação e um aumento estabelecido por você.

É muito importante que você aumente a rentabilidade dos seus investimentos buscando as melhores oportunidades oferecidas pelo mercado. Para melhorar o seu desempenho eu recomendo a leitura do meu novo livro sobre Como Investir em CDB, LCI e LCA que oferecem os maiores juros.

Investir em CDB, LCI e LCA

Todos os conhecimentos e as ferramentas que você precisa para multiplicar a rentabilidade dos seus investimentos em renda fixa de forma imediata e segura. Aprenda a investir em centenas de bancos através de títulos privados como CDB, LCI e LCA que pagam juros acima da média.

Saber mais
Comprar

Compartilhe com um amigo