Faça simulações de investimento em LCI e LCA utilizando este poderoso simulador online. As instituições financeiras que vendem esse tipo de investimento costumam informar a sua rentabilidade com base em um percentual do CDI. Não é nada intuitivo dizer que a rentabilidade da LCI será 80% do CDI ou 90% do CDI. Isso obriga o investidor a fazer um cálculo para descobrir quanto representa esse percentual do CDI na data de hoje. Este simulador facilita esse cálculo. Você também ficará sabendo qual será a rentabilidade mensal e diária do seu investimento, caso o CDI se mantenha o mesmo entre a compra e o vencimento do LCI ou LCA.

Como usar o simulador LCI e LCA

Veja como preencher e o que significa cada campo do simulador.

1) Valor aplicado: Informe quanto você pretende investir. É importante lembrar que LCI e LCA são títulos privados. Cada título LCI e LCA possuem um preço definido por cada instituição. Dessa forma, existe um valor mínimo a ser investido ao adquirir cada título.

2)  Data da aplicação: Data em que você pretende comprar a LCI ou LCA.

3) Data de Hoje ou Resgate: Data final da aplicação. A instituição financeira sempre informará a data de vencimento da LCI ou LCA.

4) Quantidade de dias corridos: O simulador irá calcular quantos dias corridos existem entre a data inicial e final do investimento.

5) Taxa DI (ao ano): Você deve visitar o site da B3 ou esse endereço onde temos a Taxa do CDI / DI de hoje, visite aqui.

6) Percentual do CDI (% do CDI): As instituições informam a rentabilidade da LCI ou LCA através de percentuais do CDI (taxa DI). Exemplo: 95% do CDI. Informe esse percentual aqui.

7) Dias úteis: O seu investimento será rentabilizado nos dias úteis com base em uma taxa diária equivalente a taxa anual. Neste campo, calculamos uma estimativa de quantos dias úteis existirão entre a compra e a venda da LCI ou LCA.

8) Taxa DI (por dia útil): O simulador descobrirá qual será a rentabilidade diária equivalente da taxa de juro anual do CDI.

9) Rentabilidade por dia útil: Esta será a rentabilidade diária que o banco irá aplicar no seu dinheiro todos os dias úteis.

10) Rentabilidade por mês: Esta será a rentabilidade mensal.

11) Rentabilidade por ano: Esta será a rentabilidade anual.

12) Rentabilidade no período: Esta será a rentabilidade acumulada entre a compra e o vencimento da LCI ou LCA.

13) Valor aplicado atualizado: Isto é quanto você terá no final do investimento. É importante considerar que variações na taxa DI influenciam imediatamente na rentabilidade do investimento. Se ocorrer uma mudança na taxa DI no dia de hoje, no dia seguinte, a sua rentabilidade já será diferente. Se a taxa DI subir, a rentabilidade irá subir. Se a taxa DI cair, sua rentabilidade irá cair no dia seguinte. É por isto que se trata de um investimento pós-fixado. Você só saberá a rentabilidade final, no último dia do investimento, depois que ocorrem variações na taxa DI entre a compra e a venda. Por este motivo, o valor deste campo mostra quanto você teria se a taxa DI continuar a mesma entre a compra e a venda da LCI.

14) Valor do Rendimento Líquido: Mostra quanto você ganhará de juros em todo período;

15) % rendimento líquido: Sua rentabilidade no final do investimento.

Juros Reais:

Veja que a ferramenta permitiu descobrir quais serão os juros líquidos que você receberá diariamente, mensalmente, anualmente e no período do investimento. Agora é importante que você desconte a inflação para descobrir os juros reais. Para isto conheça esta outra ferramenta que calcula juros reais.

Aprenda a investir com as melhores taxas:

Grandes bancos costumam oferecer LCI e LCA com taxas baixas. É importante que você aprenda a identificar e selecionar os bancos que oferecem as maiores taxas de juros para investimentos como LCI, LCA e CDB. Recomendo a leitura do livro Como Investir em CDB, LCI e LCA para aprender todas as estratégias necessárias para aumentar a rentabilidade dos seus investimentos.

Conheça todos os livros sobre investimentos que recomendo, visitando aqui.