Simulador de Renda Fixa

É melhor investir em CDB, LCI/LCA, Tesouro Selic ou Poupança? Saiba qual é o investimento de renda fixa está rendendo mais fazendo as suas próprias simulações utilizando o novo simulador de renda fixa.

Leia as instruções após o simulador para saber como preencher cada campo de forma personalizada.

Investimento: informe quanto você pretende investir para que o simulador possa calcular qual será o seu saldo líquido, com imposto de renda deduzido, quando for o caso. O simulador também utilizará esse valor para calcular a sua renda líquida que é o lucro que você terá fazendo o investimento.

Data do investimento: informe quando você fará o investimento.

Data do vencimento: informe a data do fim do investimento. Essa data do início e fim do investimento são importantes para que o simulador possa calcular qual será a alíquota do imposto de renda que será deduzida dos juros que você receberá ao investir em CDB e Tesouro Selic. O simulador não calcula o imposto IOF que é cobrado quando o investimento em CDB e Tesouro Selic tem duração menor do que 30 dias. Dessa forma, só faça simulações com prazos acima de 1 mês.

Taxa Selic: Para calcular a rentabilidade do título público Tesouro Selic é necessário informar qual será a taxa diária média da Selic entre a compra e o vencimento do título. Não temos como saber qual será a taxa Selic futura, pois o Banco Central pode mudar a taxa Selic a cada 45 dias quando as reuniões do Copom forem realizadas. Isso significa que você terá que “chutar” uma taxa Selic média. Para saber a taxa Selic atual visite essa página aqui e observe o valor da coluna  “no Dia” da tabela que exibe os valores da Selic. Veja uma figura de exemplo parecida com a tabela que você verá na página que indiquei:

Na coluna “No dia” temos a taxa Selic do dia. É uma taxa anual utilizada pelo Tesouro para calcular a rentabilidade atual do título Tesouro Selic. Na coluna “Projeção” temos taxas anuais que o mercado projeta para o final desse ano e o final do próximo ano. Esses dois números podem mudar a cada semana, pois semanalmente o Banco Central realiza pesquisas no mercado para definir novas projeções (através do Boletim Focus). Uma projeção não é uma premunição, mas ela nos dá piscas sobre a tendência da taxa (de alta ou baixa). No exemplo do nosso simulador utilizamos a taxa de 6,4% por ser a taxa que estava vigorando quando essa página foi escrita. Você pode simular taxas maiores ou menores, dependendo da sua projeção ou expectativa sobre o futuro da taxa Selic quando estiver usando o simulador.

Taxa de compra do Tesouro Selic: Essa taxa aparece na tabela de preços dos títulos públicos exibida nesse endereço aqui. Na figura abaixo você verá um exemplo para localizar a taxa que deve ser utilizada no formulário. Ela representa uma taxa adicional de ganho ou perda. No nosso exemplo o Tesouro Selic renderá 0,02% acima da taxa Selic acumulada no período do investimento, que você indicou no campo anterior. É importante lembrar que o Tesouro Direto “penaliza” o preço de venda do título caso você resolva se desfazer do mesmo antes da data de vencimento. O simulador não considera esse preço de venda antecipada que sofre a influência dessa “taxa de venda”. É impossível saber qual será o preço de venda antecipada do Tesouro Selic em alguma data futura, pois isso é definido pelo Tesouro todos os dias. Uma dica que você deve considerar é que a taxa prometida pelo Tesouro é garantida somente no vencimento do título. Quanto mais longo for o vencimento do título, maior será a diferença entre o preço de compra e venda antecipada e isso penaliza a venda antecipada. Quanto mais tempo você ficar com o título, menor será essa diferença, ou seja, maior será a rentabilidade do Tesouro Selic.

Taxa da corretora: muitas corretoras não cobram mais a taxa administrativa. Se você ainda usa corretoras que cobram essa taxa, reflita sobre a possibilidade de mudar de corretora para reduzir os seus custos. As corretoras dos grandes bancos continuam cobrando essa taxa e ela costuma ser bem elevada. Se a taxa for cobrada, preencha o campo e veja no simulador que ela vai impactar negativamente a rentabilidade do título Tesouro Selic.

Taxa DI (CDI): Essa é a taxa utilizada para calcular a remuneração do CDB e da LCI/LCA que rendem um percentual do CDI. Para saber qual é a taxa DI atual você deve visitar a primeira página do site www.cetip.com.br. No exemplo abaixo a taxa era de 6,39%. Você pode definir a taxa atual ou estimar uma taxa média para todo o período do investimento. Normalmente e taxa DI é muito próxima da taxa Selic.

Remuneração da Poupança: Quem define a remuneração da poupança é o Banco Central. Para saber qual é a taxa atual visite esse endereço aqui. Procure na última linha, da coluna “Rentabilidade Total” que está em “Depósitos a partir de 04.05.2012 (*)”. No exemplo desse artigo a taxa atual era 0,3715%. Todos os dias o BC divulga a taxa do mês para o investimento do dia. Você também pode chutar uma taxa média futura nesse campo.

Percentual do CDI no CDB: A rentabilidade dos investimentos em CDBs pós-fixados são divulgadas pelos bancos e corretoras através de percentuais da taxa DI (CDI). No nosso exemplo de simulação estamos utilizando um CDB que rende 110% do CDI. Em bancos pequenos e médios é possível encontrar CDBs com taxas de até 120% do CDI. Em grandes bancos essa taxa não costuma ser muito maior do que 80% do CDI. Consulte os CDBs oferecidos pelos bancos e corretoras onde você possui conta.

Percentual do CDI no LCI/LCA: Os bancos e corretoras que oferecem LCI e LCA divulgam a rentabilidade desses investimentos como percentuais do CDI, assim como ocorre com os CDBs pós-fixados.  LCI e LCA de bancos pequenos e médios costumam oferecer até 95% do CDI. É difícil encontrar uma instituição oferecendo 100% do CDI ou mais. Vale lembrar que LCI e LCA são investimentos isentos de imposto sobre a renda. Consulte o seu banco ou a sua corretora para observar as taxas oferecidas.

Dias corridos: esse campo será preenchido automaticamente. Ele será útil para o simulador definir qual será a alíquota do imposto de renda.

Dias úteis: os investimentos CDB, LCI, LCA e tesouro Selic recebem juros todos os dias úteis. Esse campo será preenchido automaticamente e o número será utilizado para calcular o efeito dos juros sobre juros. A poupança é remunerada mensalmente, na data em que o investimento completa um mês. O simulador só utiliza meses completos. O investidor da poupança perde a rentabilidade do mês se sacar o dinheiro antes da data de aniversário do investimento.

Como ler os resultados:

Total líquido: essa é a rentabilidade líquida dos investimentos entre a data inicial e do vencimento que você indicou no simulador. Essa taxa já está com o imposto de renda descontado no CDB e Tesouro Selic. Poupança, LCI e LCA são isentas de imposto. A taxa da corretora e a taxa de 0,3% da B3 (Bolsa de Valores) estão descontadas da taxa total do Tesouro Selic.

Anual Líquido: exibe uma taxa anual de rentabilidade já com impostos e taxas descontadas.

Mensal Líquido:  exibe uma taxa mensal de rentabilidade já com impostos e taxas descontadas.

Diária Líquida: exibe uma taxa diária de rentabilidade já com impostos e taxas descontadas.

% do CDI: esse campo divide taxa Anual Líquida do investimento pela taxa DI (CDI) que você informou para o simulador. No exemplo podemos observar que a taxa anual de 4,55% de rendimento da poupança equivale a 71,21% do CDI informado, que no caso foi de 6,39%. Isso significa que 4,55% é 71,21% de 6,36%. Observe que o CDB que rende 110% do CDI brutos, na verdade rende 95,70% do CDI já com os impostos descontados (líquido). Já o Tesouro Selic do nosso exemplo equivale a 83,07% do CDI.

Saldo líquido: esse campo mostra quanto você receberia no final de cada investimento. Os impostos e taxas já estão descontados.

Renda líquida: esse campo mostra qual seria o seu lucro, ou seja, quanto você receberá no vencimento acima do que investiu. Os impostos e taxas já estão descontados.

Importante:

Vale destacar que esse simulador de renda fixa é apenas uma ferramenta com objetivo educativo. Para que você se torne um investidor de verdade, plenamente consciente sobre as decisões que toma com relação ao seu dinheiro, é fundamental que você aprenda o funcionamento de todos esses investimentos.

Se você fica confuso ao utilizar esse tipo de planilha, isso sinaliza a necessidade de um pouco mais de investimento na sua educação financeira.

Investir sem entender o que você está fazendo é um risco que pode ser eliminado através do investimento em educação.

Recomendo que você invista primeiro em você. Aqui no Clube dos Poupadores temos centenas de artigos gratuitos que aprofundam e detalham todos esses temas. Você também encontrará tudo que precisa saber, de forma mais rápida e organizada, na minha série de livros, visite aqui. Para quem está investindo com foco na Independência Financeira, recomendo a leitura desse outro livro aqui para que possa elaborar um projeto bem-sucedido de independência. Todos os meus livros acompanham muitas planilhas e simuladores.

 

Investir em CDB, LCI e LCA

Todos os conhecimentos e as ferramentas que você precisa para multiplicar a rentabilidade dos seus investimentos em renda fixa de forma imediata e segura. Aprenda a investir em centenas de bancos através de títulos privados como CDB, LCI e LCA que pagam juros acima da média.

Saber mais
Comprar

Compartilhe com um amigo