Simulador Rentabilidade Real dos Investimentos

Quando uma instituição financeira divulga a rentabilidade de um investimento, costuma informar a chamada “rentabilidade bruta nominal”. É bruta por não estar livre do Imposto de Renda e outras taxas. É nominal, por não estar livre dos efeitos da inflação. Divulgar somente a rentabilidade bruta nominal acaba dificultando a vida do investidor iniciante na hora de comparar a rentabilidade entre os investimentos, especialmente aqueles que são isentos de imposto de renda. O trabalho de calcular a rentabilidade líquida e real, fica com o investidor.

Veja como é fácil entender.

  • Rentabilidade bruta nominal: É a rentabilidade antes de descontar impostos e inflação.
  • Rentabilidade líquida nominal: É rentabilidade depois de descontar os impostos, mantendo o efeito da inflação.
  • Rentabilidade líquida real: É a rentabilidade sem impostos e sem a inflação acumulada entre o início e o fim do investimento.

Quando você investe em um CDB, é necessário calcular a rentabilidade líquida descontando o imposto de renda sobre os juros recebidos. Aqui temos um simulador de rentabilidade líquida do CDB Pós-fixado, e um simulador do CDB Prefixado. Nos títulos públicos é possível utilizar o simulador do próprio Tesouro Direto para calcular a rentabilidade líquida. A rentabilidade da LCI, LCA e Poupança já são líquidas, já que não existe cobrança de impostos nestes investimentos. Para aprender mais sobre todos esses investimentos eu recomendo que você leia os artigos que já escrevemos sobre o assunto aqui no Clube dos Poupadores. Para aprender mais rápido, partindo do zero, eu recomendo que invista nesses livros aqui.

Com a rentabilidade líquida nominal, vamos calcular a rentabilidade líquida real utilizando o simulador abaixo.

É um erro descontar a inflação utilizando uma conta de subtração. A fórmula correta é

taxa real = ( (1 + remuneração da poupança) / (1 + taxa de inflação) ) – 1

Que também pode ser representada da seguinte forma:

Onde saber a inflação?

A inflação oficial do Brasil é medida através e um índice chamado IPCA. Ele é calculado e divulgado mensalmente pelo IBGE em um site muito confuso que é este aqui. Uma forma mais fácil de consultar é através do site do Tesouro Nacional visitando aqui. Você encontrará o IPCA do mês, do ano e projeções de quanto poderá ser o IPCA dos próximos anos. Na mesma página você encontrará a rentabilidade da Caderneta de Poupança. Para saber a taxa diária (de cada aniversário) da poupança você pode visitar aqui.

Independência Financeira

Aqui começa a sua jornada. No final, o trabalho será por paixão e não por obrigação. Crie o seu plano de construção de patrimônio colecionando investimentos que geram a renda que pagará pelo seu estilo de vida. Tenha de volta o seu tempo livre para aproveitar como quiser. Conquiste uma vida mais leve e menos corrida. Todas as ferramentas para você planejar e iniciar a sua jornada até a sua independência financeira. Comece por esse livro.

Saber mais
Comprar

Receba um e-mail quando novos artigos forem publicados, inscreva-se no Clube dos Poupadores. Ative as notificações no seu navegador clicando aqui ou no sino vermelho no canto inferior direito desta página
Junte-se a mais de 250.000 leitores
Inscreva-se
Seja o primeiro a receber novos artigo no seu e-mail:
Experimente, é grátis e você pode cancelar a inscrição a qualquer momento.
close-link

Compartilhe com um amigo