Taxa Selic Atual, Histórico e Gráfico

Veja a Taxa Selic atual, seu histórico e realize os seus estudos através de uma ferramenta gráfica completa. Tudo que você precisa para acompanhar as tendências da taxa Selic em tempo real para tomar as suas decisões de investimento em renda fixa, prefixados, pós-fixados, títulos privados como CDB, LCI, LCA e títulos públicos. Obs: Todos os gráficos dessa página são interativos.

Taxa Selic Hoje:

* aguarde o carregamento da taxa Selic atualizada:


A Taxa Selic é conhecida como a “taxa básica de juros” por servir de referência para toda a economia. Ela influência a rentabilidade dos investimentos de renda fixa, afeta a taxa DI (CDI) que remunera títulos privados como o CDB, LCI e LCA, especialmente os pós-fixados. A taxa Selic interfere no preço e na remuneração de títulos públicos como o Tesouro Selic. A sua tendência de alta ou de baixa interfere no desempenho de ativos de renda variável como as ações listadas na bolsa de valores e fundos imobiliários. O desempenho dos fundos de investimento também sofrem a interferência da taxa Selic.

Histórico da Taxa Selic (5 anos):

Clicando na opção “máx.” no gráfico abaixo você pode visualizar o histórico da Taxa Selic das últimas décadas.



O Banco Central utiliza a Taxa Selic como um instrumento de política monetária. Através de mudanças constantes na meta da taxa Selic o governo consegue interferir no nível de atividade econômica do país e, por consequência, influenciar a inflação para que se mantenha próxima de uma meta que ele mesmo define. O gráfico abaixo mostra a Taxa Selic Atual com suas movimentações nos últimos 5 anos. Observe os ciclos de alta e de baixa da taxa Selic que marcam momentos de retração e expansão da economia.

Gráfico da Taxa Selic



A ferramenta acima permite que você faça estudos e análises gráficas da meta da Taxa Selic desde 1999 até os dias de hoje. Na barra inferior do gráfico você encontrará o indicador MACD (Média Móvel Divergente / Convergente) que permite estudar a tendência através da relação entre médias móveis. Você pode adicionar outros indicadores.

A alta, queda ou manutenção da taxa Selic é definida a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária, conhecido como COPOM. Em reuniões que acontecem apenas 8 vezes por ano o COPOM determina a meta da taxa para os próximos 45 dias.

O anúncio da próxima taxa é um evento muito esperado pelo mercado, principalmente pelos investidores, já que a Taxa Selic interfere diretamente na Taxa DI (CDI) que os bancos utilizam como base para definir a remuneração de investimentos como CDB, LCI e LCA. A Taxa Selic também interfere na rentabilidade de títulos públicos como o Tesouro Selic e a sua tendência pode afetar as expectativas do mercado com relação a taxas prefixadas e indexadas pelo IPCA que influenciam os preços e as taxas de títulos públicos como o Tesouro Prefixado e Tesouro IPCA.

Para melhorar o desempenho dos seus investimentos eu recomendo o uso dessas planilhas e a leitura desses livros, visite aqui. É fundamental que você invista na sua educação financeira agora, pois é isso que permitirá expandir os resultados dos seus investimentos de forma consistente e segura no decorrer da sua vida.

Compartilhe com um amigo