Tesouro Prefixado: Taxa, Preço e Histórico

Histórico de taxas e preços do Tesouro Prefixado para compra e venda antecipada. O Tesouro Prefixado é um título público que pode ser comprado por qualquer pessoa através do Tesouro Direto. A tabela abaixo é a mesma planilha Excel disponível para download no site do Tesouro Nacional. Aqui você pode visualizar os dados da planilha, atualizados diariamente, sem a necessidade de baixar arquivos no site do Tesouro.

Observe que no final da planilha existem “abas” que devem ser selecionadas para que você possa ver os dados de cada título que podem ser negociados, ou seja, títulos Tesouro Prefixados que ainda não estão vencidos. Exemplos: Tesouro Prefixado 2019 (LTN 010119), Tesouro Prefixado 2020 (LTN 010120), Tesouro Prefixado 2021 (LTN 010121), Tesouro Prefixado 2023 (LTN 010123) e Tesouro Prefixado 2025 (LTN 010125)

No final da página existe um botão de download do histórico.

Carregando…

Obs: selecione as “abas” acima para visualizar o histórico de cada título público Tesouro Prefixado. Caso queira baixar a planilha acima no formato Excel para o seu computador clique no botão abaixo.

Baixar planilha Tesouro Prefixado (Excel)

Você pode acessar o histórico consolidado de todos os títulos Tesouro Prefixados que já venceram em 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018. Eu reuni os dados históricos de todos os anos de todos os títulos vencidos em uma única planilha. Clique no botão abaixo e depois selecione o título que deseja consultar no menu horizontal superior da tela que se abrirá. Um gráfico também será exibido.

Acessar histórico de títulos vencidos

Investir no Tesouro Prefixado

Todo título Tesouro Prefixado valerá R$ 1.000,00 na sua data de vencimento. Isso significa que investir em Tesouro Prefixado significa comprar um “Vale de R$ 1.000,00”, com desconto, alguns anos antes da sua data de vencimento. É esse desconto que determinará o seu lucro e a sua rentabilidade total e anual no investimento.

Quanto menor o preço do título e maior for o prazo até o vencimento, maior será a sua rentabilidade. É somente sobre essa rentabilidade que incidirá imposto de renda, que só será cobrado na data de vencimento. Quanto mais tempo você ficar com o título, menor o imposto de renda sobre o rendimento.

É importante destacar que o Tesouro Prefixado só nos remunera através de uma taxa prefixada de juros, que é 100% garantida pelo Tesouro, se você ficar com o título até o dia do vencimento. A taxa que rentabiliza o título será variável se você resolver vender o mesmo antecipadamente, ou seja, antes da data de vencimento do título. Essas variações podem representar ganhos maiores (ganhos turbinados) ou até mesmo prejuízos (caso você não invista no título sem saber investir).

Apesar de ser um título público de renda fixa, podemos dizer que a rentabilidade do Tesouro Prefixado é variável antes do vencimento e fixa na data de vencimento.

Para turbinar ganhos nesse tipo de título público, ou seja, ter uma rentabilidade acima da oferecida pelo Tesouro no dia da compra do título, é necessário comprar o Tesouro Prefixado antes do início de um ciclo de queda da taxa básica de juros da economia, durante esse ciclo de queda ou em momentos críticos, de crises ou pânico no mercado financeiro onde todas as taxas prefixadas sofrem grande volatilidade.

Para entender o funcionamento detalhado do Tesouro Prefixado, fazer simulações avançadas e conhecer todas as estratégias de investimento de curto prazo (especulativo com riscos, ganhos elevados e volatilidade) e de longo prazo (renda fixa com rentabilidade garantida), recomendo que você leia este livro aqui e aproveite as ferramentas que ele oferece.

Investir em Títulos Públicos

Conheça os títulos públicos que pagam juros fixos, títulos que fazem você lucrar quando os juros estão subindo, títulos que rendem mais quando a inflação dispara, títulos que depositam dinheiro na sua conta semestralmente e até títulos que valorizam enquanto os juros estão em queda livre. Aprenda a lucrar emprestando o seu dinheiro para o Governo Federal, assim como bancos, instituições financeiras e investidores fazem todos os dias gerando bilhões em lucros.

Saber mais
Comprar

Compartilhe com um amigo