Tesouro Selic: Taxa, Preço e Histórico

Histórico de taxas e preços do Tesouro Selic para compra e venda antecipada. O Tesouro Selic é um título público que pode ser comprado por qualquer pessoa através do Tesouro Direto. A tabela abaixo é a mesma planilha Excel disponível para download no site do Tesouro Nacional, mas aqui você pode visualizar os dados atualizados online, sem a necessidade de baixar e abrir a planilha no seu computador sempre que deseja visualizar o histórico.

Observe que no final da planilha existem “abas” que devem ser selecionadas para que você possa ver os dados de cada título que podem ser negociados, ou seja, títulos Tesouro Prefixados que ainda não estão vencidos.

No final da página existe um botão de download do histórico.

Carregando…

Obs: selecione as “abas” acima para visualizar o histórico de cada título público Tesouro Prefixado. Caso queira baixar a planilha acima no formato Excel para o seu computador clique no botão abaixo. Exemplo: Tesouro Selic 2021 (LFT 010321), Tesouro Selic 2023 (LFT 010323) e  Tesouro Selic 2025 (LFT 010325).

Baixar planilha

Baixe as planilhas dos anos anteriores

 

Investir no Tesouro Selic

O Tesouro Selic é um título que paga juros pós-fixados. Isso significa que é impossível saber antecipadamente quanto você receberá, em dinheiro, pelo rendimento do investimento feito no título. Você sabe a taxa inicial no dia do investimento, mas não sabe quando e nem quanto a taxa irá subir ou cair no futuro. Isso ocorre pelo fato desse título ser rentabilizado diariamente através de uma taxa de juros que tem como base a taxa Selic. A cada 45 dias o Banco Central realiza uma reunião do Comitê de Política Monetária para definir essa taxa Selic.

A decisão depende da análise de diversos fatores como inflação (IPCA), PIB, taxa de câmbio, taxa de desemprego, indicadores de crédito, etc. No site do Banco Central é possível encontrar uma página de estatísticas com gráficos de diversos números da economia que são importantes nessa decisão (veja aqui).

Aqui no Clube dos Poupadores você pode consultar o gráfico e a taxa selic atual  Você também pode acessar o histórico da taxa selic. É possível descobrir quanto qualquer título Tesouro Selic teria rendido através do fator de acumulação, veja aqui.

Essas variações na taxa não são importantes para o investidor que investe no Tesouro Selic como forma de garantir uma rentabilidade sempre positiva, mesmo que pequena, sem riscos de perdas significativas no caso de uma venda antecipada. Acesse gráficos de preços e taxas de todos os títulos públicos disponíveis visitando aqui. Acesse a rentabilidade acumulada no caso de venda antecipada.

Já para o investidor que tem objetivo de maximizar os ganhos com títulos, deve considerar que o Tesouro Selic oferece melhor resultado quando o Banco Central está promovendo um ciclo constante de alta dos juros. Quando o ciclo é de queda, muitos investidores preferem fixar a rentabilidade dos seus investimentos em títulos através do Tesouro Prefixado ou Tesouro IPCA. Quando as taxas estão estagnadas no final de um ciclo de queda, muitos investidores preferem aguardar o início de um novo ciclo de alterações na taxa.

Aqui no Clube dos Poupadores existem diversos artigos onde eu falo com mais detalhes sobre o funcionamento dos títulos e tudo que você deve avaliar antes e depois de investir. Para dominar os seus investimentos com seriedade, você precisa aprofundar os seus conhecimentos. Você encontrará o aprofundamento que precisa, de forma rápida, fácil e didática no livro sobre Como Investir em Títulos Públicos. Esse livro possui todo conhecimento e as ferramentas que você precisa para investir sem depender das opiniões de outras pessoas.

Investir em Títulos Públicos

Conheça os títulos públicos que pagam juros fixos, títulos que fazem você lucrar quando os juros estão subindo, títulos que rendem mais quando a inflação dispara, títulos que depositam dinheiro na sua conta semestralmente e até títulos que valorizam enquanto os juros estão em queda livre. Aprenda a lucrar emprestando o seu dinheiro para o Governo Federal, assim como bancos, instituições financeiras e investidores fazem todos os dias gerando bilhões em lucros.

Saber mais
Comprar


Receba um e-mail quando novos artigos forem publicados, inscreva-se no Clube dos Poupadores. Ative as notificações no seu navegador clicando aqui ou no sino vermelho no canto inferior direito desta página
Junte-se aos nossos leitores
Inscreva-se
Seja o primeiro a receber novos artigo no seu e-mail:
Experimente, é grátis e você pode cancelar a inscrição a qualquer momento.
close-link

Compartilhe com um amigo