Gráfico atualizado com preço de venda e taxa de venda do título público Tesouro Selic 2025.

Veja logo abaixo a tabela com o preço de compra, preço de venda, taxa de compra e de venda do Tesouro Selic que foram utilizados para elaborar o gráfico acima. Essa página é atualizada diariamente.

O Tesouro Selic é o título público mais conservador entre todos os outros títulos vendidos pelo Tesouro Direto. Ele é remunerado por uma taxa de juros pós-fixada que está atrelada a taxa básica de juros da economia brasileira que é chamada de Taxa Selic. Como você pode verificar no gráfico, a rentabilidade do Tesouro Selic é crescente e não sofre grandes variações. Também não temos variações negativas no preço de venda antecipada do Tesouro Selic como podemos observar em outros títulos como o Tesouro Prefixado e indexado pelo IPCA.

A cada 45 dias o Banco Central realiza uma reunião de um comitê chamado COPOM onde define qual será a meta para a Taxa Selic até a próxima reunião. Quando ocorre alteração da Taxa Selic a rentabilidade do Tesouro Selic sofre alteração no dia seguinte. Quando a Taxa Selic aumenta a rentabilidade do título também aumenta e o inverso ocorre quando a Taxa Selic cai. A taxa que aparece no gráfico e na tabela se refere ao percentual a mais ou a menos que você receberá. Exemplo: se a Taxa Selic for de 6% e o título oferece taxa de 0,02% isso significa que você receberá a Taxa Selic de 6% + 0,02% se ficar com o título até a data de vencimento.

Essa característica faz com que o Tesouro Selic seja visto como um investimento que concorre e até substitui a Poupança e fundos de investimento de renda fixa. A Poupança, CDB, LCI e LCA pós-fixados também possuem rentabilidade que dependa da Taxa Selic.

Muitas vezes títulos privados como CDB, LCI e LCA oferecem rentabilidades acima do Tesouro Selic. No caso do LCI e LCA, essa vantagem ocorre principalmente pela isenção do imposto de renda sobre o rendimento. Recomendo a leitura do livro Como Investir em CDB, LCI e LCA para fazer investimentos pós-fixados que rendem mais que o Tesouro Selic. Para aprender a investir em outros títulos públicos, como o Tesouro Prefixa do e IPCA que rendem mais que o Tesouro Selic recomendo a leitura do livro Como Investir em Títulos Públicos.

Investir em Títulos Públicos

Aprenda a conquistar as melhores rentabilidades da renda fixa através de títulos públicos que pagam juros fixos, títulos que fazem você lucrar quando os juros estão subindo, títulos que rendem mais quando a inflação dispara, títulos que depositam dinheiro na sua conta semestralmente e até títulos que valorizam enquanto os juros estão em queda livre. Aprenda a lucrar emprestando o seu dinheiro para o Governo Federal, assim como bancos, instituições financeiras e investidores fazem todos os dias gerando bilhões em lucros.